1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A luta de Gandalf contra a Torre Escura

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Treville, 23 Out 2008.

  1. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Em As Duas Torres (O Cavaleiro Branco), Gandalf, relantando para Aragorn, Legolas e Gimli algumas coisas que aconteceram com ele desde que caiu com o Balrog da ponte de Khazad-Dûm, revela que travou uma batalha contra a Torre Escura (Barad-dûr):
    Logo depois, Gandalf menciona essa mesma "luta" contra o Olho de Mordor.
    Mas, em outro lugar que não me recordo, Gandalf se perguntava o que aconteceria se ele próprio usasse a palantír e se revelasse a Sauron.

    Bem, gostaria de entender melhor como se deu essa luta entre Gandalf e a Torre Escura naquela ocasião.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. LeOoOzin

    LeOoOzin Usuário

    Acredito que essa luta ocorreu assim como ocorreu a luta entre o Poder de Galadriel e do Necromante, através do pensamento.
     
  3. Ulca

    Ulca Usuário

    Acho que isso aconteceu quando Frodo coloca o Anel em Amon Hen:

    Aí duas vozes lutaram em Frodo. Uma dizendo que pegaria o Anel e a outra dizendo a ele para tirar o Anel. Ele retoma o controle e uma sombra passa por ele "tateando" e vai para oeste.

    Creio que essas vozes sejam de Gandalf e de Sauron, tentando influenciar Frodo.
     
  4. Café

    Café O importante é o que importa

    Também acredito que tenha sido uma luta de pensamentos e forças de vontade!! Pois os dois eram da ordem dos Maiar e assim como os Ainu acredito eu que eles poderiam "conversar" ou pelo menos sentir ou medir a força de cada um pelo pensamento!!!
     
  5. Daewen

    Daewen Elener

    Acho que Gandalf já estava ciente da possibilidade de Frodo acabar usando o Anel, durante uma jornada tão dura e cheia de percalços. Como maiar que era, ele deve ter se mantido de prontidão, sempre com seus pensamentos no Portador, para ajudá-lo assim a escapar de Sauron, quando esse percebesse a presença do Anel.
     
  6. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Temos que tomar cuidado com a extensão dos poderes que atribuímos a Gandalf... certamente ele não tinha tanta ciência dos caminhos do portador, caso contrário não teria temido ao receber o casaco de mithril de Frodo, entregue pelas mão do Boca de Sauron.
     
  7. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Acho que foi uma luta mental, uma troca de forças de vontade para mandar o Olho para outro lugar. Gandalf, que sempre se achou inferior ao Maia corrompido, venceu.
    Ou talvez uma luta para controlar a vontade de Frodo, um tentando controlá-lo para usar o Anel e finalmente descobrir sua localização, e outro tentando controlá-lo para retirar o Anel e fugir dali.
     
  8. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Concordo com o meu conterrâneo (brasilienses são fodas)

    Apesar das restrições impostas pelos Valar aos Istari (Maiar), Gandalf tinha (assim como os outros) um conhecimento além do normal até mesmo para um elfo do oeste (quando falo do oeste, me refiro aos altos elfos, os fodáticos). Na conversa em que Galadriel tem com o Frodo ela explica que Sauron constumava se insinuar para ela, desejando confrota-la, ou seja, é atraves desses confrotos mentais é que há uma possível chance de que o vencedor da lutar saibar além daquilo que o perdedo tem a oferecer, porque numa luta assim você abre a mente, é uma porta, e é difícil esconder outros desejos, planos e pensamento...

    Mas diferente dos demais seres da Terra-média Sauron não tinha restrição como Saruman ou Gandalf, seus conhecimentos estão além do imaginário, aquele que viu o Eä ser criado. Aprendeu muito com Morgoth, Confrota-lo seria muito arriscado, não que Galadriel ou Gandalf não fosse capaz, mas a derrota de um lado seria desastroso, da para notar que Gandalf conseguiu uma grande informação sobre os planos de Sauron no capítulo O Cavaleiro Branco, que por sinal é um ótimo capítulo.

    Que saudade de postar na AT:mrgreen:.
     
    Última edição: 26 Out 2008

Compartilhar