1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A língua dos animais

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Prado., 8 Fev 2007.

  1. Prado.

    Prado. Mostly Harmless

    Em varios momentos da obra são citados personagens que sabem se comunicar com os animais que não falam com palavras(como por exemplo Radagast ou Elwing, que aprende a lingua dos pássaros).
    Isso seria literalmente, tipo, Elwing ficava piando e cantando pra conversar com eles? Ou seria algum tipo de assovio, algo assim? Ou talvez ambos falassem como falam normalmente, ela com palavras, e os passaro cantando, mas eles se entendiam mutuamente?
     
  2. Parisio

    Parisio Usuário

    gosto de imaginar essa última opção. Beren era outro exemplo.
     
  3. Larissa

    Larissa Usuário

    Eu acho que eles se entendiam mutuamente, cada um com suas palavras.

    Só acho que daí se exclui o caso de Huan, que falaria 3 vezes antes de morrer. Acho que nesse caso ele falava na língua dos homens mesmo.

    Mas não sei, é um caso pra se pensar... :think:
     
  4. Luki_nha

    Luki_nha Usuário

    Creio que seria a segunda opção...
    Mas seria bem estranho Elwing piando pra conversar com os pássaros...
    Em todo caso, gostaria de ouvir alguém que tivesse alguma certeza à respeito disso ;D
     
  5. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Bom, não me lembro de nada na obra que diz como ocorre a comunicação. Pode ser a pessoa piando mesmo, ou cada um falando em sua língua e sendo entendido pelo outro. Certos animais, como Scadufax, parecem entender os humanos mesmo estes não falando sua língua, o que confirmaria a segunda hipótese.

    De qualquer forma, podemos ver detalhadamente como é a língua dos animais aqui:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    :mrgreen:
     
  6. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Falavam na língua dos homens. Eles não só cantavam e piavam. Pelo menos os animais que falavam no Hobbit, faziam em línguas humanas.
    Citando O Hobbit, capítulo 15 - Tempestade à vista:
    Acho que isto resolve esta questão.
     
    Última edição: 8 Fev 2007
  7. Prado.

    Prado. Mostly Harmless

    Exceto pelo fato que nesse caso foi o caminho inverso, como no caso de Huan e das águias. É o animal que chega e se mostra conhecedor da língua dos homens. Não foram os anoes e Bilbo que aprenderam de alguma forma a língua dos corvos.
    A não ser que em todos os casos seja isso que aconteça: o animal fala com palavras, e, do ponto de vista do personagem, parece que ele aprendeu a falar a língua dos animais.
    Mas pelo menos no caso de Elwing não parece ter sido isso, já que ela foi transformada em um pássaro durante um tempo.
     
  8. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Ela foi transformada em pássaro antes ou depois de ter começado a falar com pássaros? Isso ajudaria a resolver a questão, pois, se ela começou a conversar com os pássaros depois da tranformação, ela poderia ter ficado com o conhecimento da língua dos pássaros em sua memória. Se foi antes, então voltamos à estaca zero. :tsc:
     
  9. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu acho que varia conforme o interlocutor... por exemplo, alguns animais especiais (mágicos, ou enfeitiçados), poderíam dialogar em línguas humanas, elfas, etc, enquanto alguns seres (humanos, elfos, megos, elementais, etc...), teríam a capacidade de falar com os animais de uma forma telepática,ou usando alguma linguagem específicamente desenvolvida só para este fim, (só que aí entra uma dúvida semelhante: tais linguagens específicas seríam baseadas nos sons própios de cada tipo de animal- O que eu discordo, pois sería inviável, mesmo para uma memória prodigiosa- ou seríam linguagens mágicas para se comunicar com várias espécies diferentes, (aí sim, isto podería ser mais provável, e para ilustrar tal, acho interessante o(s) momento(s) de conversação do Gandalf, com um pequeno inseto alado, usando-o como mensageiro para escapar da torre do Saruman, chamando aquele "grifo", (desculpem, esqueci o termo certo). Mas é apenas uma suposição...
     
  10. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Ao meu ver, Ulmo transformou Elwing em Ave para ser salva das águas, mas não foi neste momento que ela aprendeu a língua dos pássaros. Somente após Eärendil ser colocado nos mares do firmamento (leia-se Vênus) com a Silmaril que ela o seguia em forma de pássaro, pois aprendera a arte de voar com os pássaros de Valinor. Conta-se que ela em Valinor aprendeu a falar a língua dos pássaros.

    Todos os dias após a longa jornada de Eärendil para Aman no pôr do Sol, Elwing se transformava em pássaro e voava até seu encontro. Aqueles que tinham boa visão diziam que era Elwing.

    Quando os animais não falam em nossa língua, nós devemos fazer nas suas. O Silmarillion deixa claro que ela aprendeu a língua dos pássaros, então não era telepatia, ou uma espécie de língua mágica que os permitia entender. Na Terra-Média pode ser possível que eles apenas se compreendessem, não vejo Elwing piando por aí, mas sim ela falando em uma língua usada pelas aves.

    Só vale lembrar que aquele inseto foi idéia do PJ, foi uma maneira de acabar com Radagast, e mesmo assim, as águias serem chamadas.

    Curioso lembrar, que após o pôr do Sol, na direção Oeste, lá está Eärendil com sua Silmaril na forma de um ponto Verde-Azulado, mais brilhante que todas as estrelas.
     
  11. rafaellotr

    rafaellotr Usuário

    eh uma lingua pra cada animal? ou eh uma lingua pra todos??
     
  12. Larissa

    Larissa Usuário

    Eu estava pensando: pode ser que, quando um animal não falava a língua dos homens, ele conseguia se fazer entender e vice versa. Nós entendemos o que nosso cachorro ou gato (ou outro bicho de estimação) quer, sabemos quando está bravo, quando está com fome, etc. e eles nos entendem também. Sabem quando estamos bravos, quando estamos tristes, e por aí vai.
    Enfim, só uma idéia. =]
     
  13. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Tá, pessoas ou outros seres "racionais", mesmo transformados em animais, falaríam a língua humana... ( afinal este Rôac, Filho de Carc,já nasceu pássaro ou foi transformado?). Mas e os animais comuns, falaríam o quê?
     
  14. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Animais comuns falariam? Simples, nada. Animal não falava naturalmente, alguém tinha que saber falar com eles. Tenta chegar numa lagoa e falar com um pássaro, ele não vai te responder nada (se responder, me mande uma MP, que eu te ajudo), no entanto Elwing falava com os pássaros. Não eram os pássaros que passavam por Valinor falando, tenta imaginar:

    P.S.: Qualquer semelhança com um certo Eli de outro livro, é mera coincidência.
     
  15. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Istimo, por um acaso seria o Eli criador de Chulingos???asduhasdhuuhasd...Respondendo à pergunta...Animais e humanos usavam cada um a sua lingua, porem eram entendidos( isso é o que eu penso, nao descartando outras possibilidades)
     
  16. Prado.

    Prado. Mostly Harmless

    O único problema dessa teoria é que, não só os homens teriam que aprender a lingua dos animais, mas os animais a sua.
    Então seria mais lógico que houvesse realmente uma língua particular dos animais(não sei se uma pra cada espécie, ou uma geral, tipo um westron animalesco :mrgreen:).
    Acho dificil também que essa comunicação fosse feita através dos sons comunmente emitidos por cada animal. No caso dos pássaros pode até parecer normal, se voce imaginar que se pode assoviar pra imitar o canto deles, mas e no caso de outros animais, como um cachorro ou um cavalo?
     
  17. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Creio Prado, que o fato de eles se entenderem esteja mais ligado à presença de espírito, algo como uma força de vontade que os levava a ser entendidos, ou algo parecido, algo como uma telepatia(exemplo tosco), mas nao tão acentuado quanto.
     
  18. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    É mais uma questão filosófica, naqueles tempos aqueles que sabiam a língua dos animais, se faziam entender, e com seu espírito entendiam os animais. Não vejo uma pessoa imitando um cavalo, sim sua alma ligada ao cavalo, o que permitia que eles interagissem.

    Nem todos, as Águias, o pássaro d'O Hobbit, falavam línguas humanas. O inverso aconteceu, animais que aprenderam a falar, se um pássaro conseguia falar em westron, porque razão um humano não poderia ficar piando? Mas no caso de Elwing, ela já se transformara em pássaro, e talvez esta ligação tenha sido tão forte, que a partir daquele momento, ela tornou-se capaz de entender os pássaros.

    Ainda hoje, muitos dizem poder falar e entender os animais, pode ser um apêndice da mesma comunicação entre animais e homens, visto em Tolkien.
     
  19. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    É engraçado como nós temos dificuldade de imaginar uma pessoa piando ou relinchando, mas imaginamos com facilidade um cavalo ou um corvo falando...Continuo acreditando na teoria do se fazer entender atraves da força de vontade, assim como o amigo Istimo
     
  20. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Dizem os árabes que (na vida real), o grande rei Salomão dos hebreus falava com os animais também, este é um asssunto ("falar com os animais"), que realmente é intrigante... Um animal perfeitamente domesticado, treinado pelo dono, etc, ambos se entendem perfeitamente por sinais, sons característicos, etc. Mas fico a pensar como sería então falar com um animal "selvagem" e tal... Não tenho certeza se fosse utilizada pelos personagens "presença de espírito", "telepatia", mas também concordo convosco que sería necessária grande força de vontade, nestas questões.
     

Compartilhar