• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A lenda do Morgoth coitadinho

Olha, minha interpretação é isso, uma interpretação "minha". Não é, por mais que possa parecer, uma afronta a interpretação dos demais. Não acho Melkor um "Santo" e nem um "Demônio"!
É uma interpretação de um outro ângulo, pois me parece, toda vez que leio o texto da "Música", que algo não encaixa no que diz a Melkor e os demais. É como se, ao perceber que Melkor "se levantava em poder", Erú temeu e "corrompeu" os demais contra aquele que poderia ter chegado a um ponto mais alto...

Talvez, essa minha forma de pensar seja um reflexo do Livro Negro ou mera vontade de ter uma forma de continuar a "estória"( não a "História"). Enfim, minha interpretação, meio viajada, mas está aí!
 
Bom, eu nunca vi Melkor como coitadinho! Também nãoa cho que ele tenha sido reprimido. ele se impacientava com o Vazio, mas não poderia criar como Eru, por isso procurou pela Chama imperecível. Depois, tudo o que pôde fazer foi distorcer a criação, para impor sua vontade acima dos demais, acabou sendo egoísta (não sabe trabalhar em grupo, rsss)
O que eu nunca tinha refletido era sobre ele "ter escolhido ser mal" ou se "foi criado para ser mal". Antes eu entendia que era o destino de Melkor, mas lendo os posts aqui, tive muito o que pensar. Se Melkor tinha escolha, então Eru não é Onisciente? Ou se Melkor tinha escolha, mas Eru sempre soube qual seria essa escolha, isse seria memso livre-arbítrio? Ai, é tão confuso...
Mas não fica a dúvida de que as interferências de Melkor fora importantes para a criação, já citaram aqui exemplos como as nuvens e a neve, e no final das contas acabou servindo ao palno de Eru.
A visão do Húrin é bem interessante, Eru temia Melkor e "corrompeu' os demais para voltarem-se contra ele. Mas Eru tinha motivo pra temer Melkor, sendo criação Dele? Ou Melkor tinha elementos a mais como o Vilya falou (que Iluvatar precisava de um elemento diferente de si pra criar) ?
Por fim, citando o Roger

"E lembren-se, o vitorioso nunca esta errado! Ou seja, quem vence, nao importa os metodos, sempre estara certo!"
O vitorioso pode consider seus feitos corretos, porque eles tiveram um resultado "positivo" - ganhou, e pronto. Isso não deveria tirar a culpa dos crimes cometidos, mas infelizmente acaba acontecendo, é uma pena.
 
Eu não vejo Morgoth como um coitadinho, mas como um ser maléfico, demoníaco e quase absolutamente mal; quase porque, segundo Tolkien, em suas obras não há espaço para o mal absoluto, em nenhum tempo e/ou circunstância.

No entanto, nem tudo são flores. Eu não vejo Bondade absoluta nos Valar, ou mesmo em Eru. São violentos e cruéis sempre que é necessário ser. Afundaram Númenor e mataram todos sem considerações; e que eram os Númenorianos senão vítimas da Sombra de Sauron? Mataram vítimas da Escuridão, pessoas escravizadas pela maldade de Sauron. E, claro, os Valar queriam o domínio para si próprios, em nome de Eru, a fim de que a obra não se deturpasse, mas fosse cumprida em todos os detalhes, segundo a vontade de Eru. Embora seja algo mais nobre do que os sentimentos de Morgoth e/ou Sauron, ainda assim gerou neles a crueldade posta em ação sempre que necessário.

Então, acho que mais interessante do que indagar sobre uma suposta Bondade de Morgoth e uma Justiça em sua ação maléfica, seria indagar sobre a maldade dos próprios Valar; ou melhor: indagar sobre a origem desses sentimentos que, em Morgoth, levaram-no à rebelião e, nos Valar, à crueldade sem limites quando necessário, "em nome de Eru".


[]'s!

Ps.: sou só eu ou mais alguém vê, na estória de Sauron, uma enorme tragicidade?
 
Última edição:
Melkor não era mal no início, ele "só" fracassou na missão que lhe fora dada. Sendo Iluvatar perfeito ele não geraria pensamentos malignos, então a idéia do mal intrínseco estar descartada, o que deixa os fatos mais complexos. Por mais que seja dedicado toda atenção, amor e inteligência para a criação de qualquer artefato, este nunca será maior ou igual a seu criador, ou seja a criação estará sempre sujeita a falhas, assim os Ainur não eram PERFEITOS COMO ILUVATAR, sendo portanto sujeitos ao fracasso, dessa forma não é possível exiguir perfeição de seres imperfeitos. " ... pois cada um compreendia apenas aquela parte da mente de Iluvatar", Iluvatar sabiamente não revelou todos os seus propósitos aos Ainur, porque por mais sabios que fossem não compreenderiam a tudo, mais uma prova que a criação não era perfeita. ..." A partir do tema que lhes indiquei, desejo agora que criem juntos, em harmonia uma Música Magnífica". Foi aqui onde o Melkor fracassou, onde a criação quiz se maior que o criador, sendo Melkor detentor dos maiores dons e tendo uma parte dos dons de seus irmão a ele estava mais suscetível o pecado do orgulho que teve como consequencia a dissonância na música que no início era para ser MAGNÍFICA, dessa forma Melkor tendo o mal alojado no seu interior, tornou-se mal para sempre sem qualquer tipo de redenção. Essa discursão sobre a natureza de Melkor só existe porque é desconhecida a origem do mal, sendo o homem incapaz de compreender certos assuntos.
 
Última edição:
Melkor não era mal no início, ele "só" fracassou na missão que lhe fora dada. Sendo Iluvatar perfeito ele não geraria pensamentos malignos, então a idéia do mal intrínseco estar descartada, o que deixa os fatos mais complexos.

Eu não vejo por que os fatos são complexos. Melkor originalmente não era mau. Melkor se tornou o mal porque usou o livre arbítrio dado por Eru a todos seus filhos, a capacidade de conhecer e saber escolher o que é certo e o que é errado. Ele escolheu o seu caminho, e Eru, em sua bondade, mesmo sabendo (devido a sua onisciência) que esse seria o caminho escolhido não impediu que ele o seguisse.
 
o fato de Melkor se tornar um ser maléfico depois de Ilúvatar cortar-lhe as asinhas não faz dele um injustiçado que foi mal interpretado e tentou se vingar para defender a sua honra... todos os outros Valar ficaram na deles, apenas ajudando Eru a criar a canção... e Melkor poderia até ser um ser criativo e que iria compor uma bela canção e talz... mas ele preferiu ir contra a vontade de Ilúvatar e se rebelar contra tudo e todos para defender seu orgulho, ganância e cobiça...

pra mim Melkor foi o que tinha que ser, afinal, sem ele não teria história nenhuma...
 
Uma coisa que todo mundo esquece, quando tenta defender Melkor, é que Eru é O Criador, Ele não tem que ser democrático e aceitar mudanças que seus filhos queiram impor a suas obras. TUDO provem dele, menos o mal, já que o mal é a transgressão contra a sua vontade. Aliás, seus filhos não teriam existência se ele não tivesse querido que eles existissem. E como tudo provem dele ele está acima do bem e do mal, pois não existia o bem ou o mal antes que existisse a criação. Melkor não é proveniente da "parte má" de Eru, pois ela não existe. O mal é produto do livre arbítrio e, nesse cenário, tudo que se desvia do plano original de criação, seja ele qual for, pois os motivos de Iluvatar são somente dele e acredito que nem Manwë ou Mandos saibam qual a finalidade de sua obra. O porquê pertence a ele e a mais ninguém.
 
Última edição:
Uma coisa que todo mundo esquece, quando tenta defender Melkor, é que Eru é O Criador, Ele não tem que ser democrático e aceitar mudanças que seus filhos queiram impor a suas obras. Tudo provem dele. Aliás, seus filhos não teriam existência se ele não tivesse querido que eles existissem. E como tudo provem dele ele está acima do bem e do mal, pois não existia o bem ou o mal antes que existisse a criação. Melkor não é proveniente da "parte má" de Eru, pois ela não existe. O mal é produto do livre arbítrio e, nesse cenário, tudo que se desvia do plano original de criação, seja ele qual for, pois os motivos de Iluvatar são somente dele e acredito que nem Manwë ou Mandos saibam qual a finalidade de sua obra. O porquê pertence a ele e a mais ninguém.
Exato!

Eru deu a Melkor o bem da existência, o bem de decidir o que faria; grande poder. E Melkor é um injustiçado? :think:

É a mesma coisa um pai que chega pro seu filho: "Olha, filho, vou te dar dez milhões de reais. Eu só te peço que não compre uma bomba atômica e saia destruindo tudo". Esse filho é injustiçado porque o pai impôs uma condição a um presente? Nada que Melkor recebeu, nem mesmo a existência, era direito dele.
 
. Esse filho é injustiçado porque o pai impôs uma condição a um presente? Nada que Melkor recebeu, nem mesmo a existência, era direito dele.

E na primeira reprimenda que Eru passa em Melkor ele deixa claro a ele de onde todas as coisas provém (EU SOU ILUVATAR) e o que aconteceria se ele tentasse alterar sua obra. Ou seja, Melkor agiu por sua própria conta, risco e burrice.
 
Última edição:
E na primeira reprimenda que Eru passa em Melkor ele deixa claro a ele de onde todas as coisas provém (EU SOU ILUVATAR) e o que aconteceria se ele tentasse alterar sua obra. Ou seja Melkor agiu por sua própria conta, risco e burrice.


Verdade, Melkor agiu como bem deu na telha, Ele quis contrariar tudo é
a todos Sem sabe e sem importar q ERU é o único.
 
Pelo que me lembro, ja na canção dos Ainur, Melkor cantou com um tom , vamos dizer, "tenebroso" . Já na canção ele demonstrára sua 'aptidão' para o mal ... Ele era um Ainu realmente forte ! E acho que a força subiu na cabeça dele, ele quiz controlar tudo ... E aí sim, apareceu a violencia como forma de faze-lo ( ja que ele era o mais forte dos Ainur ) ...
Não vejo ele como coitado, pois, na minha visão, desde a canção dos Ainur, ele ja estava com pensamentos maléficos, e quando desceu á Arda, começou a destruição da mesma.
 
E pensando bem, se Eru tivesse destruido ou parado Melkor, ou mesmo não tivesse lhe concedido existencia, ele poderia ser considerado uma especie de tirano. Como ele era bom, não so lhe deu existencia como lhe deu poder, e deixou Melkor fazer o q queria, para lhe provar q estava certo. Como um Pai deixando um filho fazer merda para q este aprenda q estava errado por si mesmo. Por isso acho q talvez Melkor volte para luz no Final de tudo.
 
E pensando bem, se Eru tivesse destruido ou parado Melkor, ou mesmo não tivesse lhe concedido existencia, ele poderia ser considerado uma especie de tirano. Como ele era bom, não so lhe deu existencia como lhe deu poder, e deixou Melkor fazer o q queria, para lhe provar q estava certo. Como um Pai deixando um filho fazer merda para q este aprenda q estava errado por si mesmo. Por isso acho q talvez Melkor volte para luz no Final de tudo.


Bom ... até concordo ... só não acho que ele volta para a luz no final ... hehe'
E acho também que Iluvatar deixou Melkor sobreviver pois Eru tinha uma alma boa, e queria que Melkor ( como vs ja disse ), aprendesse com seu erro ... Pois Iluvatar viu a visão da musica ... e certamente para ele ja estava claro que Melkor iria ser isso que ele se tornou ... :sacou:
Ficou bem confuso, UIHASIAHSUIHAS ' :obiggraz:
 
Eu não vejo por que os fatos são complexos. Melkor originalmente não era mau. Melkor se tornou o mal porque usou o livre arbítrio dado por Eru a todos seus filhos, a capacidade de conhecer e saber escolher o que é certo e o que é errado. Ele escolheu o seu caminho, e Eru, em sua bondade, mesmo sabendo (devido a sua onisciência) que esse seria o caminho escolhido não impediu que ele o seguisse.

bem acontece que os Ainur não eram dotados de livre arbítrio por isso que eu disse que os fatos eram complexo. e dito no Silmarillion o seguinte: 'Portanto quando os Ainur os contemplaram mais ainda os amaram, por serem os filhos de Iluvatar diferetes deles mesmo, estranhos e livres.
 
Última edição:
Muito boa pergunta...

Tal interpretação da obra vem de um livro chamado
"O Livro negro de Arda".
romance que tem princípios claramente gnósticos publicado
por N. Vassilyeva na rússia.
Que em nada se relaciona com Tolkien.

Este livro coloca os mitos da criação de "O Silmarillion" sob a perspectiva
de Melkor.

Eru neste livro representa mais o papel de Demiurgo ao invés de um deus
Omnipotente, já que ele teria vindo do vazio ao invés de Existir atemporalmente.
Eru Ilúvatar em "The Black Book of Arda" peca por criar um mundo material e imperfeito
no seu ego e desejo de ser adorado.
Na visão deste livro aquilo que mais se aproxima do "Deus" seria o vazio da qual vieram todas
as coisas, a qual eru desprezaria...
Melkor seria nada menos do que o "Martir" que toma para sí a missão de cumprir a vontade
do vazio, e mostrar sua infinita sabedoria a seus irmãos Valar.

Eu Repito:
Nada disso tem relação alguma com Tolkien ou seu imaginário.
Na visão que Tolkien quis retratar, Eru seria o Único criador e Verdadeiro
Deus de Todas as coisas...

Ele nunca quis "podar as asas de Melkor" e nem controlar a criatividade de qualquer Vala...
Em "Ainunlidalle", a música de Melkor era fútil e buscava nada mais que aumentar
sua própria glória e importância na música dos Ainur. Por isso Eru interveio na tentativa de
impedir que Melkor corrompesse para sempre a música de seus próprios irmãos.

Melkor tentava ser original, e sem entender que qualquer que fosse sua música, teria
em Eru sua prima inspiração, Tentava fazer justamente o oposto da Vontade de Eru
para conseguílo....

Ele desde o inicio quis para sí o poder de Eru. Queria servos e o dom de poder fazer
os seus próprios seres para servilo...
Mas isto era impossível Pois a Chama imperecível;o réma (verbo) de Arístoteles,estava com Eru,e era
o próprio Eru.
então ele dedicou todo o resto de sua existência a deturpar as obras de Ainunlidalle,para a quarl, eru concedeu
a chama.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo