• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Lenda do Despertar dos Quendi (Cuivienyarna)

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
<div align="justify">
<em>Famosa lenda do Despertar dos Elfos, em forma e estilo de Conto de Fadas.</em>
</div>
<div align="justify">
&nbsp;
</div>
<div align="justify">
&nbsp;
</div>
</ br> Leia Mais...
 
Olá pessoal,

Leiam esse texto, é muito bom, embora tenha aura de fábula:
http://www.valinor.com.br/artigos/textos-de-tolkien/a-lenda-do-despertar-dos-quendi-cuivienyarna/


Algo curioso sobre ele:

Entre os tatyar e os nelyar, aqueles cuja maioria viria a se tornar respectivamente os noldor e os teleri foram os grupos achados posteriormente por Tata e Enel, e não os primeiros grupos, que poderiam ser considerados "os mais velhos" - estes mais velhos tornaram-se, em sua maioria, avari. É entranho isso acontecer em Tolkien, afinal em seus contos os filhos mais velhos sempre tem maior destaque, importância e qualidades, e os mais novos ficam relegados ao segundo plano. Não é o que acontece nesse caso.

Os minyar, por sua vez, foram constituídos de um grupo apenas, e por isso permaneceram unidos e nenhum virou avar. O mais estranho é o motivo desse sucesso: não foi por nobreza de Imin, e sim por que este percebera que o último grupo escolhido era sempre maior que o anterior. Querendo dar uma de esperto, ele resolve esperar os outros dois elfos escolherem seus grupos, esperando um grupo maior no final, mas tal grupo não chega e ele fica sem um segundo grupo. Não deixa de ser esperteza brasileira, embora poderia-se afirmar que era direito dele escolher um grupo maior, por ser o mais velho e por ter escolhido, primeiramente, o menor grupo.

Como interpretar essas coisas?
 
Aya, Haran,

Reli agora o Cuivienyarna (obrigado pelo link) e só posso pensar em uma explicação, se bem que ela mais complica que explica: O fascínio de Tolkien pelos números e sua simbologia. Explico: A obra de Tolkien é, por confissão, de inspiração e orientação católica. Então, os primogênitos são três, como três são as pessoas da Santíssima Trindade. As esposas são acordadas pelos maridos e vêem o mundo através deles (assim interpreto a "paixão pelo marido antes da paixão pelo mundo"), tal como eva é uma parte de Adão e só por ele pôde existir.
Finalmente: Todos os números envolvidos na lenda são múltiplos de três (a extensão da trindade) e os mais importantes estão relacionados diretamente ao nove, que é o número divino, em oposição ao seis, que é o número do mal (capeta, satã ou no caso, Melkor, ele mesmo composto por seis letras!). por aí, acho que sai mais coisa, mas preciso de mais algum tempo para matutar.

grande abraço!
 
Mais um texto para agregar ao que já lí. Gostei e agradeço ao tradutor/autor dele!:joinha:
 
Puxa, parabéns pelo trabalho Tilion ^^ Me deu uma sensação tão boa depois que eu li essa Lenda.
 
Não é bug, é o sistema de Karma se "protegendo" para evitar que um usuário encha outro de karmas sem distribuir o mesmo "prêmio" para outros usuários.
Exatamente, tenho que dar karma para 20 outros usuários antes de novamente ao Tilion.

O problema é que os méritos dele merecem meus respeitos em velocidade bem maior do que outros 20 juntos.
 
Belíssima historia, realmente Imin quis aproveitar desse "padrão" com o qual encontravam os quendy, e quis dar um "jeitinho brasileiro", o mais velho (apesar de nem tanto assim) deveria ser o mais sábio e não o mais "espertinho".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo