• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Lenda de Beowulf (Beowulf, 2007)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    30
Eu tenho um amigo na faculdade que é aficcionado em cultura nórdica. Ele me disse que em termo de adaptações, esse filme foi o mais fiel ao poema que ele já viu.

E vc acha que beowulf deveria ser herói ao estilo príncipe encantado ?
 
Eu tenho um amigo na faculdade que é aficcionado em cultura nórdica. Ele me disse que em termo de adaptações, esse filme foi o mais fiel ao poema que ele já viu.

Me pergunto se ele realmente leu o poema e, se leu, se entendeu.

E vc acha que beowulf deveria ser herói ao estilo príncipe encantado ?

:roll:

Ele deveria ser o tipo de herói que ele é no poema - e que simplesmente não é igual ao tipo representado no filme.
 
Gostei mutio do filme. Achei bem bacana mesmo. Tive medo de que eles tentassem fazer algo imitando o SDA. Como uma batalha épica de exércitos. O que não aconteceu.

Não li o poema original, por isso não posso opinar sobre a fidelidade da adaptação. Mas achei muito legal o estilo dos personagens. Algo bem medieval. Esse negocio de aumentar a estoria, ficou legal tambem. Devia ser comum os bardos cantarem os feitos dos herois aumentando "um pouco".
 
Nossa muito legal esse filme, tipo não tirou minha atençao um segundo sequer, eu só conseguia olhar pra tela *.*....eu só achei algumas partes nojentas demais, tipo a parte que ele arranca o coração do dragão com a propria mão...nossa eu quase morri naquela hora.
 
Adorei as cenas de batalha. O Troll é bastante nojento e se transpira essa emoção significa que o filme atingiu seu objetivo.
As cenas do dragão são muito boas. Só achei que o filme se focou muito em um lugar só e mostrou "poucas batalhas".

Mas enfim, um bom filme, mas recomendo assistirem em casa, é bom, mas não o suficiente para um cinema^^
 
Adorei as cenas de batalha. O Troll é bastante nojento e se transpira essa emoção significa que o filme atingiu seu objetivo.
As cenas do dragão são muito boas. Só achei que o filme se focou muito em um lugar só e mostrou "poucas batalhas".

Mas enfim, um bom filme, mas recomendo assistirem em casa, é bom, mas não o suficiente para um cinema^^

concordo contigo o Troll tá perfeito, mas deu medo xD e a Angelina tb, ficou muito bem como "mother" :D...mas, no geral não gostei muito não, não gosto quando o filme fica sem fim =/
 
Eu tenho um amigo na faculdade que é aficcionado em cultura nórdica. Ele me disse que em termo de adaptações, esse filme foi o mais fiel ao poema que ele já viu.

E vc acha que beowulf deveria ser herói ao estilo príncipe encantado ?

Acho que seu amigo OU não viu o filme OU não sabe nada sobre a história original....

O filme é muito porco em termos de história... dá até raiva.
 
Reinhard:
eu não assisti ao filme nem li o poema, mas, saca só, se alguém quer algo fiel ao poema deveria... hm... ler o poema, provavelmente, já que é impossível adaptar (veja só, adaptar - uma palavra que não é sinônimo de copiar -- seria isso uma pista?) uma obra literária de forma ortodoxamente (eu acredito que essa palavra não existe) fiel, já que o cinema e a literatura são mídias completamente (i.e. completamente) diferentes. Talvez o filme seja horrível mesmo, mas, caso isso seja verdade, será por outros motivos que não sejam a sua infidelidade à obra original, já que isso não é um defeito real. Na minha opinião, etc e tal.
 
Aproveitando que vi essa semana...

Eu sou fã do Robert Zemeckis. Assisto todos os filmes que ele dirige e é muito, mas muito difícil não gostar de todos.

Mas sinceramente, A Lenda de Beowulf é um trabalho muito porco, sem o mínimo de cuidado para deixar as coisas boas.

Primeiro que a animação é legal (vi em uma salda 3d aqui na cidade), isso nem tem como negar. Mas tudo isso é devido ao embiente 3d da sala que proporciona uma experiência mais divertida.

A animação em si não é nada demais, muitos filmes conseguiram fazer mais com menos recursos. E como falaram anteriormente, é ridículo como o desenho das bocas dos personagens ficou ruim, muito mal articulado. Até o ruim do Final Fantasy fez melhor.

Um grande destaque do filme é mesmo a Angelina que está muito bonita. Mas como já sabia, a boca dela ficou uma coisa entre o feioso e o mal-feito. As cenas de nudez? Faz favor, qual a nudez mostrada nesse filme?

Spoiler:

A trama é muito mal conduzida. Não existe uma boa transição entre as épocas do antigo rei e a de Beowulf como rei. Não existe sequer um pouco de preocupação em contar algo mais, simplesmente corta-se de uma cena no presente para uma totalmente no futuro sem explicar nada.

Poderiam ter explicado melhor a história das maldições dos reis, o motivo da criatura (Angelina) ter tanta raiva dos reis, se ela mesma fazia tanta questão de ter filhos deles. Ou a raiva dos filhos pelos pais. Só isso abriria uma brecha para deixar a história mais completa.

A trama é muito mal conduzida. Não existe uma boa transição entre as épocas do antigo rei e a de Beowulf como rei. Não existe sequer um pouco de preocupação em contar algo mais, simplesmente corta-se de uma cena no presente para uma totalmente no futuro sem explicar nada.

Poderiam ter explicado melhor a história das maldições dos reis, o motivo da criatura (Angelina) ter tanta raiva dos reis, se ela mesma fazia tanta questão de ter filhos deles. Ou a raiva dos filhos pelos pais. Só isso abriria uma brecha para deixar a história mais completa.

Resumindo, o filme é ruim e tão profundo em termos de história quanto um prato raso

Robert Zemeckis agora tem um buraco negro na carreira.
 
Reinhard:
eu não assisti ao filme nem li o poema, mas, saca só, se alguém quer algo fiel ao poema deveria... hm... ler o poema, provavelmente, já que é impossível adaptar (veja só, adaptar - uma palavra que não é sinônimo de copiar -- seria isso uma pista?) uma obra literária de forma ortodoxamente (eu acredito que essa palavra não existe) fiel, já que o cinema e a literatura são mídias completamente (i.e. completamente) diferentes. Talvez o filme seja horrível mesmo, mas, caso isso seja verdade, será por outros motivos que não sejam a sua infidelidade à obra original, já que isso não é um defeito real. Na minha opinião, etc e tal.

Como o nome diz, adaptações nunca poderiam ser iguais a uma obra literária. Até pela diferença brutal de formatos, etc.

Mas se você faz uma adapção de uma obra literária não seria correto manter um mínimo de coesão com a obra literária? Peter Jackson fez isso muito bem.

Uma coisa é você mudar para que as coisas se adequem a um filme, outra coisa é você pegar pedaços aleatórios da literatura e fazer um filme.

Se você adapta, o correto é manter uma relação início, meio e fim. E entre eles aplicar uma transição que faça sentido.

Bom, assista que você vai ver, nem precisa ler o poema pra perceber.
 
Eu já tinha visto o ator que fez Beowulf em algum outro filme, a voz dele especialmente foi muito familiar.
O Ray Winstone fez o Bors na última adaptação de Rei Arthur (a que tinha o Clive Owen e a Keira Knightley), e a voz do Senhor Castor em Nárnia...
http://imdb.com/name/nm0935653/
=D

Eu vi hoje o filme...
E não sei se eu gostei...
Meio que esperava algo mais... heróico.... I mean..
acabar com um demonio berrando com ele e fechando a porta no braço dele não é a minha idéia de heróico...
E aquela rainha dele? Não entendi qual a dela.... =P

Quanto à animação, em alguns momentos até deu pra relevar que era computação =D
E naõ posso comentar quanto à fidelidade de adaptação...
 
Como o nome diz, adaptações nunca poderiam ser iguais a uma obra literária. Até pela diferença brutal de formatos, etc.

Mas se você faz uma adapção de uma obra literária não seria correto manter um mínimo de coesão com a obra literária? Peter Jackson fez isso muito bem.

Existe muita gente que discorda de vc. Pra quem viu o filme, e depois leu o livro, adorou os dois. Mas quem já tinha lido o livro, muito antes dos filmes, detestou. PJ cometeu muito erros grotescos tambem. Mas ninguem aqui fala nada por ser fã de tudo que se relaciona a Tolkien. Ou, pq viu o filme primeiro, antes de ler o livro. Uma das MAIORES besteiras que PJ queria fazer, era colocar o Aragorn lutando contra Sauron. Isso é ter um mínimo de coesão de uma adaptação????
 
Existe muita gente que discorda de vc. Pra quem viu o filme, e depois leu o livro, adorou os dois. Mas quem já tinha lido o livro, muito antes dos filmes, detestou.

Quanta generalização. Eu li SdA a primeira vez sete anos antes da estréia do primeiro filme e reli várias vezes antes do mesmo estrear... e adorei os filmes, mesmo com as falhas inerentes a esse tipo de adaptação.

PJ cometeu muito erros grotescos tambem. Mas ninguem aqui fala nada por ser fã de tudo que se relaciona a Tolkien. Ou, pq viu o filme primeiro, antes de ler o livro.

Acho que tu devia passar com mais freqüência lá no fórum Filme pra ver que o que tu disse simplesmente não é verdade.

Uma das MAIORES besteiras que PJ queria fazer, era colocar o Aragorn lutando contra Sauron. Isso é ter um mínimo de coesão de uma adaptação????

Queria, mas fez? Não, então não muda nada. Idéia de jerico todo mundo tem uma hora ou outra, mas nem todas são colocadas em prática, de modo que o ele pensou em fazer mas não fez não pode ser usado como argumento contra ele. Use exemplos concretos, como a presença dos Elfos em Helm, por exemplo.
 
Última edição:
Não foi meu filme predileto. Até mesmo porque não gosto daquele tipo de fotografia (animação). Isso em si já me decepcionou, do mais, é bom e tal... sei lá, não me arrependi, mas não está entre os melhores da minha filmecoteca! hehe
 
Quanta generalização. Eu li SdA a primeira vez sete anos antes da estréia do primeiro filme e reli várias vezes antes do mesmo estrear... e adorei os filmes, mesmo com as falhas inerentes a esse tipo de adaptação.
Cara, eu não generalizei nada. Eu só disse que tem gente que discorda da opinião dele.

Acho que tu devia passar com mais freqüência lá no fórum Filme pra ver que o que tu disse simplesmente não é verdade.

E pode ter criticas ao filme aqui, mas não como as criticas a outros filmes. Nunca vi ninguem falando que SDA é uma merda. Que é totalmente ruim. As vezes o pessoal exagera. Talvez não se dêem conta, mas existem exageros as vezes.


Queria, mas fez? Não, então não muda nada. Idéia de jerico todo mundo tem uma hora ou outra, mas nem todas são colocadas em prática, de modo que o ele pensou em fazer mas não fez não pode ser usado como argumento contra ele. Use exemplos concretos, como a presença dos Elfos em Helm, por exemplo.

Queria, mas FEZ. Ele gravou a cena, só não apareceu no filme, pq todo mundo começou a espernear antes da estreia. A polemica foi grande, então ele mudou. Colocou um troll digital em cima do Sauron(ator vestido de Sauron que realmente gravou a cena de luta contra Aragorn). Todos aqui do forum estão carecas de saber quais são as falhas do filme, pq eu deveria ficar listando elas mais uma vez? Só citei um dos absurdos que ele pretendia fazer.
 
A uns dois meses fiz esse artigo e mandei pra administração naum aceitaram eu naum leram.....
ai to apresesntando aki para tds lerem, naum é grande.!


Beowulf
( Uma das maiores influencias de J.R.R. Tolkien )
| Por Cirdandooeste |
Beowulf foi a mais importante influencia que Tolkien sofreu em relação a suas obras, dizem alguns. Beowulf é um grande poema épico anglo-saxão, provavelmente o mais antigo poema do inglês antigo e o maior com cerca de mais de 3.000 linhas.

Este poema apresenta a história de um grande herói chamado Beowulf, e de suas aventuras, destas quais sobre a grande batalha contra Grendel. Grendel era um terrível monstro que atacava e matava todos na cidade de Heorot, Dinamarca hoje. Beowulf morava na chamada Grande Terra, que hoje se chama Finlândia, e ao saber dos acontecimentos que ocorria em Heorot rumou para a batalha.
Grendel era um monstro quase indestrutivel ja que nehuma arma feita naqueles temos poderia feri-lo. Quando Beowulf chegou em Heorot o rei o aguardou com muito intusiasmo. Logo no mesmo dia em que o guerreiro chegou, Grendel atacou novamente a cidade. Os dois tiveram uma terrivel batalha, porque mesmo que nenhuma arma pudesse prejudicar o monstro, Beowulf era muito forte e corajoso. Por incrivel que pareça Grendel sai da luta ferido mortalmente e sem um de seus horríveis braços.
Todos ficaram eufóricos com a vitória, mas não esperavam que o pior acontecece. A mãe de Grendel foi até a cidade e atacou e matou muitos em vingança da morte de seu filho. Nesse ataque ela levou de volta o braço perdido do amado filho.

Hrothgar, o rei, ao perceber o acontecido convoca Beowulf, que após saber das noticias corre em direção ao rastro de sangue que ficou pelo cominho onde Grendel fugiu. Ao encontrar a morada dos monstros ele se depara com a mãe ao lado do filho morto. Como a mãe não era tão poderosa quanto o filho, foi morta com a espada de seu assassino encravada em seu corpo.
Assim Heorot ficou livre de seus males e Beowulf pode voltar para sua terra. Ao chegar a sua terra foi recebido com gloria e prêmios. Após um tempo o jovem rei adoeceu e Beowulf foi o novo sucessor. Seu reino ficou em paz por muitos longos anos ate um grande mal cair sobre ele.



Esse mal era nada menos que um Dragão, que buscava vingança contra os que roubaram seu tesouro de sua caverna nas montanhas. Beowulf já muito velho mesmo assim tomou a decisão de combatê-lo. Com ele na hora da batalha ficou apenas um de seus guerreiros, Wiglaf era o nome dele. A luta foi árdua, o dragão feriu o grande guerreiro seriamente. Beowulf já terrivelmente cansado foi mordido em seu pescoço pelos grandes dentes do oponente. Nesse ataque o terrível dragão esqueceu do servo de seu oponente, e nesse descuido foi atacado mortalmente em sua cabeça e assim seu fim chegou.
Beowulf já sabendo que não conseguiria se recuperar nomeou seu amigo de todas as horas e seu salvador, o novo Rei e soberano de todo as terras do Reino.
...
Assim se conta ao meu ver a grande história de Beowulf de suas façanhas.
__________________________________________________ ____________________

Beowulf nas telonas.

Outra coisa interessante é a estreia do grande épico nas telonas do cinema. Será dirigido por Robert Zemeckis, com atuações de grande personalidades como Anthony Hopkins, Angelina Jolie, Robin Wright Penn e Dominic Keating. A estréia será no dia 16 de Novembro nos EUA e dia 30 do mesmo mês no Brasil.

Beowulf.firstpage.jpeg


Anglo-Saxão
O anlgo-saxão(ou inglês antigo) é uma forma bem primitiva do ingês que conhecemos. Foi falado em partes do mundo que hj se encontra a Inglaterra e na parte sul da Escócia.Usado mais ou menos entre os séculos V(cinco) e até o século XII(doze). O anglo-saxão praticamente faz parte do grupo de linguas germânicas ocidental. Ele é similar ao frísio(O frisão é a língua mais próxima do inglês dentro do grupo ocidental das línguas germânicas) e ao saxão antigo. O inglês antigo é bem parecido também ao norueguês antigo.
 
Lendo isso, fica meio obvio pq seu artigo não foi aceito. Simplesmente por não ser um artigo. Vc conta toda a historia. É puro spoiler.
 
Destetei! :osigh:

n gostei nada, n sabia q era em bonecos digitais, e toda a sala no cinema tambem nao.... uma desilusao!
 
Eu gostei muito do filme, animação incrível, história muito boa (mais ou menos fiel a história, pelo menos em relação a Grendel), bem épico, etc. Tudo que eu esperava do filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo