1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A leitura dos quadrinhos

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Zuleica, 23 Abr 2009.

  1. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Quais as características dos quadrinhos? Como funciona o balão? Que papel exercem as onomatopeias, a cor e os personagens nessa forma de linguagem? Quais são exatamente os gêneros dos quadrinhos?
    Há muitas perguntas sobre a linguagem dos quadrinhos e ainda poucas respostas. É o que diz,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , sobre o Livro de Paulo Ramos.

    No livro, Ramos, que tem passagem por veículos como Folha de S.Paulo e TV Cultura e atualmente é professor do curso de Letras da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), combina análise de quadrinhos com os estudos linguísticos para discutir a utilização das HQs como ferramentas de apoio e educação na escola. Ramos é também titular do conceituado Blog dos Quadrinhos, mantido no portal UOL com notícias e resenhas sobre HQs aqui e lá fora, segundo ZH.

    A
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    coloca a disposição o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    resenha e outras informações.
     
  2. Esse livro é muito bom!
    Qualquer um que tenha o mínimo de curiosidade sobre a linguagem dos quadrinhos devia ler. Não é sempre se que encontra (pelo menos aqui) um livro tão bom e tão facil!
     
  3. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Fiquei interessado nesse livro, minha iniciação científica é sobre quadrinhos. Alguém já leu, sabe se tarta de estrutura de narrativa gráfica?
     
  4. Ronzi, ele fala sobre a narrativa sim. No capítulo "A cena narrativa" ele mostra as possilidades do requadro, e no "O espaço e o tempo nos quadrinhos" análisa a passagem do tempo (a impressão de) e o espaço, tanto no sentido de angulos e planos, quanto o espaço na página, inclusive o espaço entre os quadrinhos no sub-capítulo "O hiato e a elipse" que seria o momento em que nós produzimos a ilusão de movimento de tempo/espaço.
    O que você está estudando?
     
  5. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Bacana, parece bem interessante. Estou estudando a contrução da estrutura e do foco narrativo na história em quadrinhos. também trabalho com a questão do autor de quadrinhos.
     
  6. Legal Ronzi!
    Acho que o livro realmente pode te ajudar!
    O que você cursa?
     
  7. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Letras na CUSP!

    Comprei o livro e é realmente bem válido. Ainda estou no segundo capítulo, quando tiver uma opinião melhor formada eu posto aqui.
     
  8. clandestini

    clandestini Cylon ou

    Interessante. Eu não sou estudiosa de quadrinhos, mas sim uma leitora e admiradora. Tanho vontade de conhecer mais sobre o assunto para além dos personagens e arcos, que isso basta ler as histórias.

    Muitíssimo obrigada pela dica. E vou repassar, pq tem amigo meu no curso de História que vai TCC sobre HQs.
     
  9. imported_Cabal

    imported_Cabal O Poeta Aprendiz

    e aí Ronzi? já leu? achou bacana mesmo? vc acha que pra quem lê Hq´s é interessante ou é melhor pra quem faz algum tipo de estudo?

    Cusp é sacanagem ou é pq é fora de SP? desculpa se for uma ironia e eu tô falando zelda.
     
  10. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Olha, pra quem quer uma bíblia no assunto "A Arte Sequencial" do Will Eisner é perfeito!

    Tenho vários livros de teoria sobre histórias em quadrinhos... McLoud vem escrevendo umas coisas interessantes tb!
     
  11. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    OI Cabal, é na USP mesmo.
    Então, terminei sim de ler A Leitura dos Quadrinhos e achei ele bacana, não exatamente fantástico. O Paulo Ramos carece muito de opiniões próprias no seu estudo, ele praticamente apenas cita idéias dos autores da sua bibliografia. Serve como uma introdução ao estudo dos quadrinhos, mas bem superficial, pois os temas são abordados de forma bastante rasa. Na verdade, ele passeia pelos temas sem se aprofundar em nenhum, o que é um dos problemas dos estudos panorâmicos, onde é praticamente impossível abranger com profundidade tudo que se desejar falar.

    Entretanto, isso não chega a desmerecer o livro que tem seus pontos altos na acessibilidade da linguagem, não sendo obrigado o leitor a ter uma formação acadêmica no assunto para compreender.
     
  12. clandestini

    clandestini Cylon ou

    "A Arte Sequencial" do Will Eisner está na minha lista de livros obrigatórios Amélie. :)

    Indiquei para meu amigo e ele ficou super faceiro. Vai usar no TCC dele.
     

Compartilhar