1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A invasão dos povos do mar

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elminster, 31 Mai 2007.

  1. Elminster

    Elminster Usuário

    Alguém pode me passar tudo o que sabe sobre a invasão dos povos do mar lá pelo ano de 1000 a.c. ?

    Estou pesquisando á fundo o assunto Fenícia-Brasil e gostaria de conseguir algumas pistas que envolvam esta invasão, agradeço de alma! :mrgreen:
     
  2. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Ah, é de fato um assunto magnífico mas controverso a referida invasão dos povos do mar, que originou teorias como a dos povos vermelhos, ou hipóteses como as migrações escalonadas arianas, ambas antagônicas. E ainda com estas movimentações destrutivas dos povos do mar, que esmagaram o império hitita, vieram sobre a Hélade povos do norte, os dórios, com sua armas de ferro, em plena Éra do Bronze... (Alguns povos, como os hititas, possuíam armas de ferro já na éra do bronze), e até os egípcios sentiram o efeito devastador de tais incursões. Vou organizar melhor os dados de que disponho sobre, e aí eu posto aqui, Elminster.
     
  3. Elminster

    Elminster Usuário

    Agradecido grande Lobo, que teus caninos nunca caiam! :mrgreen:
     
  4. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Os Hicsos também causaram um baita estrago no, até então, pacífico império egípcio.
    Os Dórios formaram esparta, revolucionando a política séculos depois e barrando a invasão persa de Xerxes.
    Os grandes navegadores Fenícios, podem ter chegado aos quatro cantos do mundo 2000 anos antes dos europeus, arqueólogos procuram indícios dele no Brasil e no centro da áfrica.
    E por fim meus favoritos, os vikings, que exploraram o mundo na idade média e que hoje produzem metal de qualidade(a múisica).:mrgreen:
     
  5. #Ryu

    #Ryu Usuário

    Em algum lugar, um professor no começo do século XX andou pesquisando sobre o assunto e acabou achando algumas evidências. Não me lembro o nome dele, mas lembrarei.

    Mas diz uma lenda que um famoso rei fenício veio expulso para o Brasil, perto do Século VII a.C.
    O nome dele era Badezir. E, dizem os mais aficcionados, que dele vem o nome "Brasil" - Badezir, Baradezil, Bradezil, Bradil, Brasil.
    Embora este tenha sido um nome comum, e apenas semelhante- Brasil - na europa, sendo um radical, e nas terras índigenas, com outro significado.
     
  6. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    "Tur Phoenician Badzir Bar Yethbaal"...

    A inscrição sería mais ou menos assim, só q de trás pra frente. Os fenícios, arameus, e a maioria dos povos semitas escrevem ou escreviam da esquerda para a direita... A inscrição significa "Tiro Fenícia, Badezir, primogênito de Jetbaal..." A língua dos antigos fenícios éra muito semelhante ao aramaico e hebraico...

    De facto, é muito interessante...
     
    Última edição: 3 Jun 2007
  7. Elminster

    Elminster Usuário

    Além disso existe o termo tupi "carioca" que na língua fenícia "oca" significa casa e "cari" branco, ou seja os Tupis q habitavam a regiao do Rio de janeiro denominavam a região da Guanabara como "casa dos brancos". Essa etimologia é a que eu acho mais interessante.

    Já disse que em uma cidade á 107 km de manaus foi encontrado quarenta urnas funerárias, sendo que o processo era adotado pelos Fenícios.
     
  8. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Não sei nada sobre os povos do mar mas devo ressaltar que acho curiosa a forma como as coisas que vêm do mar, voltam para o mar. Digo isso porque quando vou à praia vejo tios deveras barrigudos comendo camarão e peixe e, bem, sempre sobram espinhas e cabeças e não é lá tão raro elas serem esquecidas na areia e serem levadas pelo mar ou serem diretamente atiradas no mesmo.

    Daí a regra: veio do mar, volta para o mar.
























    xD
     
  9. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Esses fenícios provavelmente tiveram contato com alguns indígenas daqui, e depois se miscigenaram ou foram exterminados por esses ou outros indígenas.
    Da mesma maneira que aconteceu, 1000 anos depois com Erik, o vermelho e os Skraelings da Groenlândia e de Labrador.
     
  10. #Ryu

    #Ryu Usuário

    Salvo o extremo misticismo, seria muito importante descobrir o passado do Brasil. Mas nós destroçamos os índios. E os que sobraram pra contar história, não sobraram, ou não sabem a história. E a maior parte pode ter sido esquecida, já que nossos índios jogam futebol, usam bermuda e tem celular com bluetooth (não que isso seja algo ruim).
    Se eu fosse historiador e tivesse os recursos, ou ainda que não fosse, mas tivesse os recursos, iria atrás da história pré-colombiana da América do Sul.

    Embora os românticos tenham tentado no século XIX, colocar o índio como o herói nacional, poucos fizeram alguma descoberta e misturaram algumas coisas.

    Como por exemplo, o verso mais famoso de Gonçalves Dias:

    "Na minha terra tem palmeiras onde canta o Sabiá"

    As palmeiras são originarias da África! e Sabiá não canta em palmeiras.
     
  11. Elminster

    Elminster Usuário

    Eu pretendo um dia juntar tudo relacionado a fenícios no Brasil, tudo mesmo e promover um conselho entre os historiadores e arqueólogos brasileiro para provar a todos. Depois faria com que o congresso e o presidente aprovassem lei que colocasse este trecho esquecido do Brasil nos livros didáticos. Podem me taxar de sonhador e maluco, pois assim disseram as pessoas dos grandes descobridores do mundo. :mrgreen:
     
  12. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Você tem interesses sobre o idioma dos fenícios?

    Uma das mais antigas escritas semíticas de que se tem notícia é o alfabeto fenício. Originário da escrita hierática egípcia, esse alfabeto (ou uma forma mais antiga), escrito da direita para a esquerda, foi a base para outros surgidos na mesma região e depois levados para o sul.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 4 Jun 2007
  13. Pinchester

    Pinchester macaco loco

    pelo q eu sei essa "invasão" começo um pouco depois de Cristo.
    posso estar errado
     
  14. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    A invasão dos povos do mar ocorreu em 1.200 A. C. (antes de Cristo).
     
  15. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Na verdade, a glória maior nas Guerras Médicas coube aos atenienses e sua esquadra. Essa foi um dos principais motivos da ascenção político-econômico ateniense no período posterior, com a aquisição de tamanho prestígio.

    :lol:

    Etimologia equivocada é muito comum. Cuidado Elminster!

    Muitas e conceituadas pesquisas sobre esse assunto são feitas. Sobre os povos imperiais, como incas, maias, astecas, etc., a maioria é feita por estrangeiros e as obras raramente são traduzidas para o português.

    Quanto aos povos nômades ou semi-nômades, caso do Brasil, deve-se considerar a dificuldade de encontrar fontes históricas confiáveis, a maioria provém de cronistas europeus, que eu nem preciso ressaltar o tendencionismo né?

    A arqueologia presta favor inestimável nesse ponto, mas até ela é deficiente, se utilizando de cerâmica e ossadas difíceis de precisar uma data com a tecnologia do Carbono 14. A dendrocronologia é igualmente imprecisa, não tanto pelo método, mas pelo contexto de ter que ser encontrada perto de um assentamento indígena.

    Tá bom. :mrgreen:
     
  16. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Ei Kainof. Você citou todos eles e eu não? Humpf... Ninguém mais êstá lendo os meus posts neste tópico...
     
  17. Pinchester

    Pinchester macaco loco

    sabia q eu tava errado
    =D

    mais pelo que eu li na super interessante, o povo que chegou as américas, com relatos, foram os chineses primeiramente, depois os europeus, pois foi confirmado nos povos nativos da América varias doenças que os chineses da época tinham, e os traços fisicos são semelhantes aos dos asiaticos, e os chineses podem até ter chegado as indias, pois os barcos eram velozes e resistentes, e aguemtariam as fortes correntezas nessa faixa.


    na revista tb falava que talvez um povo (que esqueci o nome agora) que também era da Asia poderia ter vindo a América antes mesmo dos Chineses, talvez por volta de 1000 A.C.
     
  18. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Realmente... Eu falei um pouco sobre isto também no tópico sobre Sinologia, a propósito, Pinchester, gostaria que vc postasse lá, sua opinião é muito bem vinda...
     
  19. Elminster

    Elminster Usuário

    Eu tenho tudo isso num livro, mas obrigado mesmo Lobo, saceia a curiosidade dos outros :mrgreen:

    Kainof, não acha semelhança demais para ser ao acaso? :think:

    Os cários, mas as provas de que eles vieram são baseadas em idéias, ainda não foi encontrado provas aqui no Brasil :osigh:. É por isso que pergunto sobre os povos do mar, pois eles usavam elmos com aquela "vassoura de penas" na cabeça, o que valeu uma evolução militar na europa
     
  20. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Eu li, mas não achei nada pra discordar dessa vez.

    Eu não daria tanto crédito histórico-científico à Super. As semelhanças étnicas entre indígenas americanos e asiáticos é devido à tese já comprovada da chegada do homem da Ásia para a América, provavelmente via Estreito de Beering, mas a vinda pela Polinésia não é descartada.

    Por mais que a tecnologia marítima chinesa, fenícia, grega, ou seja lá o que for, acho muito difícil a chegada de algum desses povos da Antigüidade aqui. Qualquer teoria nesse ponto é quase impossível de ser provada e principalmente, de ser levada a sério por meio idôneos.

    Às vezes, as "semelhanças" são produzidas.

    Esse estilo de elmo era típico de gregos e oficiais romanos...
     

Compartilhar