1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Internet tornou-se o segundo veículo de informação

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por ricardo campos, 10 Jan 2014.

  1. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    sex, 10/01/2014 - 06:00 - Atualizado em 10/01/2014 - 07:45

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    A Internet já passou o rádio e se consolidou como o segundo meio mais consultado pelos brasileiros atrás de informação - perdendo apenas para a TV aberta.

    É a conclusão da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência contratado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para balizar sua estratégia de comunicação.

    Houve entrevistas nos 27 estados nacionais, com um total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma margem de erro de um ponto.

    A ponderação dos entrevistados foi por sexo, grupos de idade, instrução e atividade.

    Cada entrevistado poderia indicar até três meios de comunicação preferidos. em uma lista que incluía TV aberta, Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa.

    ***

    A primeira questão foi sobre o meio de comunicação mais usado. Pela ordem de preferência:

    1. TV aberta, com 78% de primeira opção, 13% de segunda e 2% dse terceira.

    2. Internet, com 12% de primeira opção, 17% de segunda e 9% de terceira.

    3. Rádio, com 8% de primeira opção, 32% de segunda e 6% de terceira.

    4. Jornal impresso, com 1% de primeira opção, 5% de segunda e 7% de terceira.

    5. Revista impressa, com 1% de segunda opção e 2% de terceira opção.

    ***

    A segunda questão foi sobre o meio de comunicação mais usado para se informar sobre o Brasil.

    A única mudança relevante é no item rádio, que 6% apresentam como primeira opção de informação e 22% como segunda.

    No caso das revistas, o percentual dos que a usam para se informar cai para zero porcento como primeira e segunda opção; e para 1% como terceira opção.

    ***

    Por faixa etária, os dados surpreendem.

    Na faixa de 16 a 25 anos, depois da TV aberta, há um franco predomínio da internet. 25% das pessoas consultadas a consideram como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e zero porcento de jornais impressos e revistas.

    Até a faixa de 55 anos, a Internet supera o rádio e até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É superada levemente pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas apenas 2% dos leitores dessa idade privilegiam os jornais.

    Embora preponderante em todas as faixas de idade, é significativo o fato de que enquanto 85% do público com mais de 65 anos trata a televisão como primeira opção, para a faixa dos 16 aos 25 anos esse percentual cai para 70%.

    ***

    No recorte por renda, a Internet crescer expressivamente nas faixas de maior renda.

    Para a faixa até um salário mínimo, a primeira opção é a TV aberta, com 83%; a segunda é o rádio, com 10%; a terceira, a internet, com 5%; jornais e revistas impressos tem menos de 1%.

    Quando se salta para o outro extremo, de renda superior a 5 SM, a TV cai para 65%, a internet sobe para 25%, o rádio cai para 6%, jornais impressos para 3% e revista impressa continua abaixo de 1%.

    ***

    Na frequência de uso, a internet também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da semana, contra 19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1% dos que lêem revista.

    ***

    Na média de uso por dia, a Internet é campeão. A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana, 3:44 horas durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25 durante a semana.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Lynoka

    Lynoka Like a lady, ya!

    Eu achava que a internet já era o maior veículo de informação :think: Hoje em dia com celular e internet movel é dificil achar alguém que não tenha acesso.
     
  3. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    No meu caso procuro mais informação na rede do que em qualquer outro meio de comunicação.
     
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu também, é internet em primeiro e livros em segundo. Faz alguns anos que não ligo um rádio ou escuto um já ligado e televisão só pra filmes ou algum programa do Discovery ou National Geographic.
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pra mim depende do que estou atrás pois pra informações básica em geral (tempo, trânsito, etc) o rádio é o veículo que mais tempo por dia permaneço em contato mesmo quando estou na Internet estou com um rádio ligado ao mesmo tempo.

    Já pra outras informações a Internet tem prioridade total.
     
  6. Limpë

    Limpë You already know too much...

    Tem muito tempo que eu não assisto TV ou escuto rádio, a internet também prevalece para mim. Penso se um dia ela vai superar a TV de uma vez por todas e equiparar-se a boa e velha comunicação verbal, já que existem os cursos online e as redes sociais estão crescendo como forma de interação social.
     

Compartilhar