• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A. Iniesta Vs. M. Laudrup

Quem é melhor?


  • Total de votantes
    9
Se a comparação for entre os dois apenas jogando no Barcelona, o Iniesta pra mim foi ligeiramente melhor.

Apesar do Barça ser o clube onde o Laudrup estava no auge da carreira entre os 25 e 30 anos, fez gols e mais partidas disputadas, na minha opinião foi na Juventus nos anos 80 em que ele jogou um futebol mais vistoso, mais veloz, com passes precisos e jogadas brilhantes. Por coincidência foi nessa época que a seleção da Dinamarca começou a se destacar em Copas do Mundo e Eurocopa onde a participação dele foi essencial.
 
Mas uma coisa é certa: nem Juninho, nem Rogério Ceni, Neto, Ronaldinho, Beckham, nenhum desses bate/batia falta tão bem quanto Marcelinho. Melhor, só me lembro do Zico.
 
Isso eu concordo.
Dos jogadores que vi ao vivo o Marcelinho era o cara que tinha um repertório mais amplo em chutes. Colocado, trivela, tipo folha seca, etc.
E não só falta, lançamentos, passes, chutes com bola rolando, etc, sempre com efeitos incriveis.
 
Mas uma coisa é certa: nem Juninho, nem Rogério Ceni, Neto, Ronaldinho, Beckham, nenhum desses bate/batia falta tão bem quanto Marcelinho. Melhor, só me lembro do Zico.

Eu acho o Marcos Assunção mais bizarro do que o Marcelinho era em bola parada. Mas o Marcelinho é mais ícone, né?
 
Eu acho o Marcos Assunção mais bizarro do que o Marcelinho era em bola parada. Mas o Marcelinho é mais ícone, né?

Jamais. Marcos Assunção é muito bom, mas não só o Marcelinho, o Juninho Pernambucano é melhor que ele. Ele não acertou falta de trivela de 50 metros como os dois fizeram.
 
Marcos Assunção sabe bater muito bem colocado.
Mihailovic era um monstro assim também.


Mas em termos de repertório das formas de bater na bola, não é melhor não.
 
Físico elege Juninho Pernambucano como melhor batedor de falta do mundo

Na época dessa matéria o Pernambucano vinha de uma destacada carreira no Lyon. Não sabemos se ele estudou as cobranças do Marcelinho que no exterior é pouco conhecido.

Até já teve tópico aqui e discutimos isso e antes disso sair eu sempre achei o Marcelinho o de repertório mais completo e variado. Já no quesito "potência" do que vi jogar é o Roberto Carlos, embora reconheça que Rivelino e Pepe estão pau a pau.
 
Última edição:
Pro Zico era aquela falta colada na área. Aí ele tinha uma precisão absurda de colocar na gaveta. É o mesmo tipo de cobrança de falta do Messi, embora o galinho de quintino tivesse um aproveitamento melhor. Ainda assim, já vi entrevista do Zico, em que ele falava que batia no canto do goleiro, usando a barreira para tampar-lhe a visão. Hoje em dia acho que é mais difícil goleiro levar gol no seu canto, do que era antigamente, né? Sempre quando acontece, todo mundo bota na conta do goleirão. (PS.: Não estou falando que o Zico era pior batedor do que os cobradores de hoje em dia. Só estou falando de um fato. Ainda acho que ele tinha uma precisão absurda, só que hoje teria que mudar um pouco a estratégia).

Já o Roberto Carlos era pancadaria pura... Mas tinha um baixo aproveitamento. Já o Éder Aleixo, além de ter uma bomba, acredito que tivesse um aproveitamento maior do que do Roberto Carlos.

Em relação ao Marcelinho, ele realmente foi um dos melhores batedores que já vi, junto do Beckham e do Juninho. Mas o Marcos Assunção na passada dele pelo Palmeiras era completamente sem noção. O time foi campeão da Copa do Brasil só em Bola Parada. E ele batia colocada, mas tinha força no chute sim. Ele batia umas cobranças bem afastado da área, que era um deus nos acuda pro time adversário sobreviver. Lembro dos jogos contra o Galo. Mas é claro que, no geral, Beckham e Marcelinho eram muito melhores jogadores do que o Marcos Assunção, né?

Só acho que talvez vocês estejam se esquecendo do Nelinho. Pelos vídeos que já vi, o efeito que ele colocava na bola era mais bizarro do que do Marcelinho, viu? E isso porque a bola na época era de couro e mais pesadona.
 
Já o Roberto Carlos era pancadaria pura... Mas tinha um baixo aproveitamento. Já o Éder Aleixo, além de ter uma bomba, acredito que tivesse um aproveitamento maior do que do Roberto Carlos.

Aí são dois verdadeiros "canhões" e não lembro bem as estatísticas, mas no futebol brasileiro quem tinha um aproveitamento muito alto nesse estilo de falta foi o Pepe que no Santos é o maior artilheiro depois do Pelé.

Só acho que talvez vocês estejam se esquecendo do Nelinho. Pelos vídeos que já vi, o efeito que ele colocava na bola era mais bizarro do que do Marcelinho, viu? E isso porque a bola na época era de couro e mais pesadona.

Bem lembrado esse detalhe do peso da bola e um dos gols mais bonitos da Copa 78 contra a Itália embora não fosse de bola parada, mas era muito parecido com muitas faltas que ele cobrava pelo efeito que ele colocava matava o goleiro e ia na gaveta do ângulo oposto. Já vi muitos comentaristas antigos que falavam que o Marcelinho tinha um estilo que se baseava muito nele.
 
Aí são dois verdadeiros "canhões" e não lembro bem as estatísticas, mas no futebol brasileiro quem tinha um aproveitamento muito alto nesse estilo de falta foi o Pepe que no Santos é o maior artilheiro depois do Pelé.

Pois é. Quanto mais pesada a bola, mais perigosos são os "chutes fortes". É mais fácil deixar a bola rápida nas bolas de hoje em dia, mas por outro lado o limite de "energia cinética" que você pode colocar na bola tem um limite menor. Se vem uma bola de couro na mesma velocidade de uma bola de hoje em dia, pode ter certeza que a de couro vai ser muito mais potente. É só ver que os goleiros machucavam muito mais antigamente... A mão do Manga que o diga. Por isso acho que o Roberto Carlos deu azar... Se ele tivesse nascido uns 20 anos antes, seria o Kojiro Hyuga da vida real. Seria atacante, com certeza.

Já a bola de hoje em dia favorece muito mais a bola colocada e de efeito. Por isso que acho o Nelinho uma mutação. Fazer a bola curvar como ele fazia na década de 70 é muito bizarro.
 
Arce > Assunção, de longe.

E Marcelinho, batendo falta, era mito. Ainda bem que em penaltis não foi tão bem. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo