• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A informação da internet a serviço do mal

Úvatar

Meow? Miau!
Usuário Premium
Eu ia colocar isso no post Orkut, mas como está no Comunidade e tem um nível mais ameno, resolvi trazer para cá.

http://tinyurl.com/egqzv disse:
Rapaz que matou namorada pediu informações no Orkut

O jovem Murilo dos Santos, 23 anos, acusado de matar a tiros a ex-namorada Ana Carolina Baso, 26 anos, procurou informações sobre armas de fogo no site de relacionamentos Orkut antes de executar o crime.

Na comunidade "Armas de fogo/Firearms", Murilo pergunta se uma arma de calibre 38 é capaz de matar uma pessoa. "Pessoal, a 38 pode matar uma pessoa, dizem que ela não atravessa cranio (sic) por que os matadores de aluguel usam ela, onde eles atiram para acabar com caboco(sic). Grato Murilo", escreveu o jovem no dia 25 de junho, às 18:50.

Continua...
O rapaz pediu informações em dois tópicos (1, 2) sobre a eficiência de determinadas armas.
E o perfil do cara, virou um mural de ofensas e chat. :mrgreen:

Como controlar o acesso de doidões assim à informações em fóruns, orkut, páginas...

É algo que não vejo muita solução até porque, acho que todo mundo é inocente até o momento do crime.

O que acham? :cerva:

Mais uma dor de cabeça para o Ministério Público.
 
Será que se ele não tivesse conseguido a informação ele iria desistir de matar a namorada?
Francamente... internet pode até facilitar algumas ações, mas daí a induzir alguém a um crime, é um longo passo...sem descartar a hipótese de que isso possa acontecer, mas se formos analisar a quantidade de gente que circula na rede e a porcentagem de criminosos que agiram influenciados por ela, creio que não vamos achar nada muito significativo... ou vamos? :think:

Tipo: será que a internet influencia um indivíduo mais/menos/igual a sociedade real?

Hey, Uvinha!! saudades de ti!! :grinlove:
 
Não há como controlar quem acessa, e é muito difícil controlar o conteúdo, em razão da vasta quantidade de sites na net.

Enfim, só rolo mesmo.
 
Também não creio que os posts do orkut foram determinantes e/ou formadores de opinião no crime.

E a dúvida dele não deixa clara a real intenção dele. Mas serve para ilustrar a situação: O usuário acessa sua comunidade/fórum/página e colhe informações que dão a entender que ele fará uma cagada. Tem jeito de moderar isso?

Há os casos do alemão que contatou sua vítima e a comeu (duas vezes :roll:) e os suicídios coletivos japoneses.



Lasgalen disse:
será que a internet influencia um indivíduo mais/menos/igual a sociedade real?
Sempre tem um doido. :lol:
 
ele poderia ter pesquisado no google e achado muito mais informacao.
ele soh foi mais "pratico" perguntando no orkut aonde o pessoal que entende de armas de fogo e responderia na maior inocencia, sem acreditar que ele seria capaz de matar alguem.
 
Pior é que o alemão foi condenado, mesmo a vitima sendo totalmente conivente (e até mesmo insistente) com o crime. É melhor vc tomar cuidado com suas tendências sadô, Uva... :devil:

Mas, vejam o lado positivo da coisa: se alguém desconfiar que o cara vai fazer alguma besteira, muito além de simplesmente moderar, ainda pode-se tentar falar com ele, dissuadir, convencer... tudo pela mesmíssima internet!
 
Acho que fico mais brava pelo fato de este tipo de crime pode ter atenuante (perdeu a cabeça) e que a pena será mais branda que homicídio qualificado.
 
Omykron disse:
ele poderia ter pesquisado no google e achado muito mais informacao.
ele soh foi mais "pratico" perguntando no orkut aonde o pessoal que entende de armas de fogo e responderia na maior inocencia, sem acreditar que ele seria capaz de matar alguem.

É que a Internet é algo muito pouco palpável pra maioria das pessoas. Não se pode processá-la, ela não tem dono. Já o Orkut não, Orkut é muito mais palpável. Poderia mesmo ser a Valinor.
 
Deriel disse:
É que a Internet é algo muito pouco palpável pra maioria das pessoas. Não se pode processá-la, ela não tem dono. Já o Orkut não, Orkut é muito mais palpável. Poderia mesmo ser a Valinor.
sim, ele poderia muito bem ter feito uma pesquisa, lido sobre, e optador por qualquer arma.
ia ser soh uma questao de tempo para a policia vasculhar, achar sites fora do pais com as mesmas ou mais informacoes.

sabe aquele negocio que o que mata nao eh o conhecimento, e sim como ele eh aplicado.

Processar o orkut ou qualquer site por ai por conter informacoes eh o cumulo do absurdo. IMO.
 
Se fosse uma informação, digamos, mais difícil de ser obtida (sobre algum veneno/substância tóxica que mata e faz parecer ser morte natural, ou algo assim), mas essa dúvida dele ele podia tirar em qualquer lugar, no google, perguntando para alguém, ou até mesmo lendo jornais procurando notícias de homicídios em que a arma era uma calibre 38.
 
O clichê "o que mata não são as armas e sim as pessoas" cabe perfeitamente nessa situação. Quem assistiu a "tiros em Columbine" deve lembrar da comparação entre Canada e EUA em relação a "quem tem mais armas e o quanto e como as utiliza".

Há gente que usa armas para praticar um esporte, a caça, coisa não mais cruel do que os seres humanos fazem desde o início dos tempos e até bem leve perto das milhares de mortes cruéis e em série em frigoríficos no mundo todo. Há gente que as ostenta nas suas funções como profissionais (policiais, seguranças) e finalmente os que as utilizam do modo errado: matar outros seres humanos.

Agora, outro clichê: quem quer matar, o faz, seja como uma arma de fogo, com um pedaço de pau, com uma corda, com um travesseiro, com uma faca... a arma de fogo só "agilizou" as coisas e foi ele e seu intuito inicial que geraram o crime, não a arma.

Sem mais, abraços
 
Bem lembrado Shazan. Ele só utilizou todo o conteúdo de informações que a internet disponibiliza para ver qual era o meio mais fácil de matar a namorada. Então entrou no orkut, e perguntou sobre armas.

Como o Shazan disse, muitas pessoas que praticam tiro podem ter respondido a sua pergunta, como também muitos seguranças, etc etc.
 
Enroladas, bem enroladas. Orkut teria que proporcionar infomações do passado e como não é brasileiro cabe todo um processo beeeeeeeeeeem longo. Ou utilizar testemunhas.
 
Tem uma patota lá que alega ter guardado print screen, não só do moleque que tirou dúvida, mas dos que deram informações (e que tipo de informação deram).
 
E quem garante a autenticidade do print screen? A própria página dele no orkut, se existisse, já não me soaria como uma grande prova de nada.

Mas e porque a questão dos que forneceram a informação? Eu não li o tópico, não sei o que disseram, mas se eles se limitaram a responder a pergunta, não podem ser responsabilizados de nada. Só mesmo se eles estimularam a pessoa a realmente cometer o crime poderiam ter alguma responsabilidade.
 
Concordo em grande parte com Cildaemoth, isento a comunidade de culpa e considero as informações de um perfil pouco relevantes ao caso. Muita coisa aleatória na maior parte do caso.

Como já disseram ele era até "contra o desarmamento"... isso é até a "favor dele".

Complicado.
 
Cildraemoth disse:
Mas e porque a questão dos que forneceram a informação? Eu não li o tópico, não sei o que disseram, mas se eles se limitaram a responder a pergunta, não podem ser responsabilizados de nada. Só mesmo se eles estimularam a pessoa a realmente cometer o crime poderiam ter alguma responsabilidade.

Ao que parece alguns falaram para onde o rapaz deveria mirar caso quisesse matar alguém, os pontos fatais. Eu sei que não podem ser responsabilizados pelo crime, até porque não houve estímulo ao mesmo. Mas que foi uma cagada grande da parte deles não desestimular, e responder os pontos mais letais como se estivesse falando como fazer pão de queijo, ah isso foi.
 
Hum isso complica um pouco as coisas. Agora... como desestimular algo que você não sabe que vai acontece? Os próprios tópicos dele são um pouco vagos.

Em comunidades e tópicos sobre depressão discutem suicídio e quais tipos de corte no pulso levam uma pessoa à morte mais rápido. Iria a pessoa que criou o tópico se suicidar ou estava apenas tentando entender o tema? Alguém que teve aulas de anatomia ou entende do assunto diria que o corte vertical rasga a veia por inteiro e gera uma morte mais rápida.

Conhecer pontos vitais no corpo em relação às balas faz com que você defenda esses pontos em caso de um tiroteio por exemplo. Seria uma boa resposta para a defesa e até dada pela pessoa que deu a resposta...

Só estou mostrando o outro lado da moeda, mesmo entendendo e em grande parte concordando com você, Ana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo