• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 A influência das pesquisas eleitorais

Minha namorada foi entrevistada em 2010! Eu já conheço pelo menos uma pessoa :lol:
Mas galera, vamos lá: Brasil tem 200 milhões de pessoas, e as amostragem são de, no máximo, 10 mil pessoas, é realmente muito difícil de ser entrevistado, mas usar isso TODA SANTA ELEIÇÃO para contestar as pesquisas já tá ficando meio maluco vai...
** Posts duplicados combinados **
Minha namorada foi entrevistada em 2010! Eu já conheço pelo menos uma pessoa :lol:
Mas galera, vamos lá: Brasil tem 200 milhões de pessoas, e as amostragem são de, no máximo, 10 mil pessoas, é realmente muito difícil de ser entrevistado, mas usar isso TODA SANTA ELEIÇÃO para contestar as pesquisas já tá ficando meio maluco vai...
 
Não, Fela, quando eu falo que não conheço ninguém que foi entrevistado, estou pensando na quantidade de gente que já foi entrevistada desde que começaram a fazer pesquisas eleitorais, há sei lá quantos anos. Então são milhares de pessoas entrevistadas a cada 2 anos, pessoas diferentes, a probabilidade de conhecer uma cresce.

E antes que usem o argumento da mega-sena, em Tapiratiba, cidade vizinha a Caconde, tem mais de um ganhador :yep:

Anyway, agora eu já acredito que entrevistam pessoas de verdade :lol:
 
Alguém tem a relação de como estavam as últimas pesquisas e como realmente ficou?
 
Alguém tem a relação de como estavam as últimas pesquisas e como realmente ficou?
Última parcial do Ibope e Datafolha:
- Dilma: 40%
- Aecio: 24%
- Marina: 21%

Resultado final:
- Dilma: 41%
- Aecio: 33%
- Marina: 20%

A margem de erro não funcionou pro Aécio, Marina e Dilma ficaram na margem.
 
Não ficou tão errado, só que em vez da margem de 2%, foi no máximo 6% no caso do Aécio.

Devem simplesmente pegar uma fórmula que diz que isso é 95% de confiança e ±2% de margem de erro, mas devem pecar na parte de garantir a aleatoriedade de quem é pesquisado.
 
Eles fazem amostragem por cota, que seria ok se eles fizessem direito, mas a amostra não é aleatória pq quem controla as 'cotas' é o entrevistador, ele que escolhe quem vai entrevistar ou não. E como se uma amostra não-aleatória já não fossem ruim, eles fazem as contas como se os dados viessem de uma amostra aleatória simples.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo