• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A importância estratégica da Batalha dos Cinco Exércitos

Sr Isengard

Senhor de Isengard e Rhovanion
É sabido que o Um Anel estava presente na batalha que ocorreu em uma região muito importante; haviam povos diversos habitando, como elfos, homens e anões.

Percebi que a vitória da união destes povos foi de tremenda importância, pois caso houvesse a vitória dos orcs e wargs, as forças élficas, humanas e dos anões estariam vulneráveis a derrocada. Concluo também que no futuro, com o desenrolar da Guerra do Anel, Rohan e Gondor além de Lórien estariam em sérios apuros. Uma avalanche do norte e de Dol Guldur acabariam por desestabilizar tais regiões, e além disso, o poder de Mordor se fortaleceria formando duas frentes bem fortes, na verdade três, do norte, leste e sul.

Tais frentes seriam as do norte pelas forças dos orcs das montanhas e de Dol Guldur, do leste de Mordor e Minas Mógul e do sul, dos haradrim e variags.

Qual a sua opinião sobre o desenrolar desta batalha, e sua consequência geoestratética para os povos da Terra média?
 
A verdade é que caso a vitória dos orcs fosse realidade, seria como vc mesmo disse, os reinos do norte estariam vulneráveis porque com o domínio de Sauron em Erebor e outras áreas, o poder de Mordor fortaleceria bastante, mesmo com ele indo para Barad dûr.

Thranduil, Esgaroth os beornings poderiam ficar ameaçados já que não teriam a quem recorrer em caso de necessidade.

A mesma coisa seria em Lothlórien, mesmo sabendo que Galadriel tinha muito poder, ela não poderia aguentar por muito tempo.

Também quando da guerra do anel, o poder do norte se juntaria com o poder de Mordor e de Harad fazendo frentes muito poderosas contra Rohan, Gondor e Lórien, uma vez que Dol Guldur estaria restabelecida.

Também não se esquecendo de Isengard que poderia fazer uma outra frente vinda do oeste.

Com certeza estrategicamente foi muito importante a vitória dos elfos, homens e anões foi importante para estabelecer o equilíbrio de forças.
 
e sem esquecer os gnomos das montanhas nubladas que poderiam atacar lorien e ao mesmo tempo atacar as terras do norte, shire, rivendell, bree.
 
Seria horrível! Meldels! :lol:

Tipo, sigam o raciocínio. Vitória dos Orcs no Norte, todo o Norte seria ocupado em pouco tempo! Beorn não teria tempo nem possibilidade de multiplicar o seu povo, Dale, Erebor e Esgaroth estariam destruídas e despovoadas e o Reino de Thranduil não resistiria muito tempo.

No tempo da Guerra do Anel a Irmandade talvez nem tivesse Gimli e Legolas com eles, teria ainda mais dificuldade a atravessar Mória porque toda a zona estaria infestada. Por fim, na guerra propriamente dita, imaginem as consequências.

Sauron poderia concentrar TODO o seu poderio em Gondor e Rohan. Tipo, seriam as hordas de Orcs a atacar Minas Tirith, Corsários a atacar os Feudos do Sul, Isengard a atacar Rohan, os Orcs do Norte a atacar Thranduil e Lothlórien. Dol Guldur não teria que dispensar a mesma quantidade de Orcs para a Batalha de Dale e Erebor, que seriam utilizados para atacar Rohan pelas bocas do Entwash, Thranduil e Galadriel. Os Orientais seriam utilizados, provavelmente, em Minas Tirith.

Lothórien seria mais fortemente atacada e talvez caísse, apesar de eu achar o menos provável das consequências. Thranduil cairia, talvez, mais provável que Galadriel. Rohan cairia, pois não teria a ajuda dos Ents, os homens de Rohan ficariam ocupados a defender-se nas bocas do Entwash (Água dos Ents). Os dunlendings e o exército de Saruman tomariam o Oeste enquanto os Orcs de Dol Guldur tomariam o Este. A ajuda não chegaria a Gondor a tempo e talvez Aragorn não conseguisse reunir o Exército dos Mortos e derrotar os corsários.

Enfim...
Eu acho que a Batalha dos Cinco Exércitos foi uma das batalhas mais importantes da Terceira Era pela forma como diminuiu drasticamente a população de orcs e outras coisas más no Norte, o que permitiu aos seus habitantes aumentarem em número, esplendor e força e que obrigou Sauron a dividir as suas forças!
 
E uma outra coisa: Bilbo tinha o Um Anel com ele.

Com a derrota e uma provável morte ou captura dele, em dois tempos o Um Anel daria um jeito de voltar para Sauron e então ia cair todo mundo. Nem Galadriel ou Elrond escapavam.
 
Como foi lembrado aí em cima. Presumindo que Bilbo não tivesse morrido... Ele teria chegado desesperado com inimigos em seu encalço na casa de Elrond, fugindo da destruição. O povo da floresta teria perdido o exército enviado e estaria enfraquecido. Esgaroth sumiria do mapa e a montanha viraria um covil.

As colinas de ferro ficariam enfraquecidas...

Lórien perderia um grande naco de seu domínio em busca de segurança e a viagem da comitiva pioraria horrores com a audácia dos Orcs e criaturas do mal.
Animados pelas vitórias os selvagens e os Orcs expulsariam todos das terras ermas deixando ilhadas e sitiadas as povoações e fortalezas da Terra Média.
Talvez não fosse mais possível viajar para o sul sem um exército.

É possível que Thranduil se visse forçado a se juntar aos parentes em Lórien antes da derradeira luta.
 
Última edição:
Como eu acabei de ler o Hobbit, com certeza essa vitória dos homens, elfos e anões foi importante para garantir a sobrevivência dos povos de toda a região de Rhovanion para os anos posteriores. Caso contrário, é como vocês já disseram, a existência deles seriam muito difíceis pelo grande poder do norte que cresceria principalmente pelas forças orcs das montanhas e de Dol Guldur, a fortaleza do Necromante.
 
Bom, vocês disseram tudo! Parabéns!

Realmente se a vitória no norte fosse por parte dos orcs, Sauron teria várias frentes de ataque, além do traidor Saruman vindo de Isengard. Gondor, Rohan, Lórien, Beornings, Thranduil estariam em sérios apuros.
 
Sem a vitória na Batalha dos 5 Exércitos, Valfenda e Lórien teriam, muito provavelmente, caído perante Sauron. E concerteza os orcs venceriam a Batalha de Valle.

obs: vcs falam a palavra "Valle" como ela se escreve ou vcs pronunciam o "a" como no inglês?
 
Valle acho que se deve pronunciar como Vale em Português de Portugal, em Português do Brasil têm de ter atenção ao "e" final. Em Dale eu leio como em Fail, e tenho quase a certeza ser essa a pronúncia correcta!

Enfim, creio que conseguimos reunir as consequências entre o meu post e o da Fernanda! :lol:
 
Não haveria como Se mover entre Arnor e Gondor se a batalha tivesse sido ganha pelos orcs. O que aconteceria? As Montanhas Sombrias estariam infestadas de orcs. Rhovanion ficaria isolada. Erebor seria posse de orcs também, de modo que os anões seriam extintos, como voltariam às suas oficinas em Eriador com a passagem bloqueada pelas montanhas?

Os hobbits perderiam a proteção dos dúnedain que seriam extermiandos ou fugiriam para Gondor, a situações ficaria difícil nos Portos, provavelmente Círdan fugiria e como os outros elfos voltariam a Valinor? Curioso não?

Gondor e Rohan ficariam cada vez mais acossadas até exaurirem suas forças, logo Sauron montaria seu exército no Sul e no Leste e acabaria com os reinos dos homens. E estes não poderiam fugir para Eriador, Saruman fecharia a rota por Isengard, ele e seus amigos da Terra Parda.

Os orcs do Norte encurralariam Lórien e Rhovanion e esses elfos ficariam desesperados para chegarem aos Portos e rezariam para Círdan estar lá ainda para levá-los de volta a Aman. Ou morreriam lutando contra os orcs e seriam cercados, sangrando lentamente.

E os hobbits e homens de Bri? Ou ficariam isolados e esquecidos para serem destruídos depois (ou não) ou seriam exterminados, escravizados pelos terrapardenses (promessas do Escuro, dar àqueles desgraçados as terras ricas e gordas do Condado. E o mesmo aconteceria com os drúedain, e eles podiam ser seduzidos a participar da destruiçaõ do Condado e/ou de Rohan.
 
Sei que fui meio drástico, então vejamos, no que afetaria a missão da Sociedade a derrocada em Valle?

Primeiro, Caradhras seria muito pior, Moria seria impossível e Isengard impensável. Pode-se pensar em uma viagem longuíssima pela costa, indo das Ered Luin até as Ered Nimrais, mas o longo caminho passando por Minhiriath e Enedwaith os cansaria miseravlemente e eles teriam ainda que se preocupar com batedores de Saruman e com wargs das Terras Ermas,a gora muito mais numerosos. Eles se proliferariam como os orcs? Muito provavelmente.

Mas podiam conseguir e, se o fizessem, era só cruzar Gondor e tentar chegar a Cirith Ungol a partir de Ithilien. O problema? Boromir. Ou matavam ele ou ele matav todo mundo por causa do Anel. Ele se sentiria tentado ou a tomar ele de Frodo ou a denunciá-lo para Denethor, o Louco, já que, certamente, eles parariam em Minas Tirith. E claro que Aragorn ficaria tentado a tomar o trono de Gondor ali mesmo, e Legolas, Gimli e o próprio Gandalf ficariam coçando para não matar uns Orientais. Gandalf, claro, seria Cinza ainda, e, por estar vivo, a Sociedade taria seus sábios conselhos, mas ele teria poder inferior.
 
Bom, e quanto a Frodo? Ele provavelmente fugiria de Minas Tirith, se não fosse capturado antes, e talvez Sam, Merry e Pippin o seguissem. Ou pode ser que a Sociedade os seguisse. Assim, a história tomaria seu curso normal se fossem somente Frodo e Sam, com exceção do evento com Faramir, que não ocorreria.

Mas se os utros dois hobbits ou mesmo toda a Sociedade seguisse Frodo, daria em merda: aquela multidão chamaria a atenção, e Merry e Pippin mais que todos.

E com certeza quem lutasse na Guerra contra Sauron morreria ou seria feito prisioneiro, rei ou não. Seria torturado até revelar o paradeiro do Anel. Se Frodo ficasse em Minas Tirith ou se o Anel estivesse nas mãos de Denethor, Boromir, Faramir ou com Aragorn-rei, seria descoberto e Sauron voltaria ao poder supremo, constituindo corpoe tal. Aí acabaria a Guerra do Anel com a escravização de Gondor.

Quanto à situação precária das Selvas do Leste, Fangorn cairia também e, se ali, estivessem os últimos ents, eles se extinguiriam. Quando? Ou logo depois da tomada de Lórien ou depois da tomada de Rohan. Assim, Isengard se preservaria da destruição e o bloqueio do desfiladeiro se manteria.

Se Sauron e Saruman se mantivessem amiguinhos, toda a Terra-Média cairia em seu poder. Já Anórien e das Emyn Muil até Rhun, as tropas de Morodr dariam conta. Gondor cairia facilmente pelas mãos dos orientais, corsários e sulistas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo