1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A importância dos Vanyar

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Avastgard, 14 Set 2008.

  1. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    Crio este tópico para debatermos a importância (ou não) dos vanyar, uma subdvisão de eldar que foram os primeiros a chegarem a Valinor.

    Eu não sei se o Contos Inacabados fala alguma coisa sobre eles (ainda estou no começo), mas pelo que eu já li de Tolkien, eles praticamente não aparecem hora nenhuma. Com a exceção de algumas referências aos seus cabelos dourados, os vanyar, enquanto um povo, só desempenham um papel que considero relevante durante a Guerra da Ira, integrando o exército de Valinor, que varreu Beleriand da ameaça de Morgoth e o derrotou. Existe mais alguma atuação relevante deste povo na hitória de Arda?
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    Re: A importância do vanyar

    A mais importante ação deles foi não fazer besteira. Eles eram sábios e não criaram confusão ou foram corrompidos como os Noldor, dos quais só temos notícias por causa das tremendas burradas cometidas principalmente por Fëanor. Também temos conhecimento das obras dos Noldor pq foram eles que se exilaram e, lógico, falaram sobre os próprios feitos.

    O que os Vanyar fizeram? Impossível saber, uma vez que essas informações estão lá com eles, em Aman :|
     
  3. Re: A importância do vanyar

    Ok, eles não fizeram "besteira" mas por isso mesmo se tornararam os elfos mais desinteressantes de Tolkien.Nada é falado sobre eles, não fizeram nada de importante, não ajudaram ninguém...na minha opinião foram "inúteis".
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Re: A importância do vanyar

    Eu prefiro ser "inútil" então :g: Não quero ficar na história por causa das minhas besteiras
     
  5. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Re: A importância do vanyar

    Concordo com Deriel. Prefiro ser inutil e estar sossegadinho no meu canto sem fazer besteira, do que ficar "mal na fotografia" porque fiz alguma asneira.
     
  6. Re: A importância do vanyar

    Bem, eu não considero "besteira" sair de Amam e ser "livre" pra fazer o que bem entender.Pra quem tem o coração inquieto, como os noldor, deve ser difícil ficar em um lugar em que são protegidos ou "mimados", eles sentiam a necessidade de ser livre, tomar decisões próprias.
     
  7. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Re: A importância do vanyar

    Apenas minha opinião :abraco:
     
  8. ALF

    ALF The Proudest Monkey!!

    Re: A importância do vanyar

    "Though no pure Vanyar ever set foot in Middle-earth after the Great Journey, save for those who fought in the War of Wrath, it was through Indis, the second wife of Finwë (the king of the Noldor) and the mother of Fingolfin and Finarfin, that some descendants of the Vanyar did come to Middle-earth, notably bringing their features such as their distinguishing golden Vanyarin hair."

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    "Embora nenhum Vanyar puro jamais tenha posto os pés na Terra-média depois da Grande Jornada, salvo pelos que lutaram na Guerra da Ira, foi através de Indis, a segunda esposa de Finwë (Rei dos Noldor) e mãe de Fingolfine Finarfin, que alguns descendentes dos Vanyar vieram para a Terra-média, notavelmente trazendo seus traços marcantes, como seus distintos cabelos dourados de Vanyarin."


    Pra mim essa é uma importância considerável dos Vanyar. Semana que vem eu traduzo esse artigo.
     
  9. Daewen

    Daewen Elener

    Re: A importância do vanyar

    Claro que os Vanyar são importantes...quem vcs acham que veio com os Valar salvar a pele dos noldor encrenqueiros na Terra Média? E eles podiam nem ter vindo, já que sempre ficaram lá e não se meteram em confusão. Além do que Indis foi a mãe de Fingolfin e Finarfin, dois grandes líderes dos elfos. O problema é que os noldor foram o elfos mais voluntariosos do mundo de Tolkien, dai sempre foram eles que comandaram as lambanças todas. É importante saber que os Vanyar eram a hoste mais antiga e de menor número. Talvez por isso fosse mais sábios e menos explosivos que os outros elfos, porque mais que ninguém eles viram em Aman, não uma prisão como pintou Fëanor, mas a sabedoria e proteção eternas dos Valar.
     
  10. Tam

    Tam Usuário

    Re: A importância do vanyar

    Eu acho e que eles sao uns grandas comodistas.... ali a beira do trono de manwê e tal xD

    :superupa:
     
  11. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    Re: A importância do vanyar

    Uma coisa é certa: se não fossem as cagadas dos noldor, não haveria quase nada a ser escrito sobre a Terra-média.
     
  12. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Re: A importância do vanyar

    Os vanyar. O que falar deles? Quase nada. Não podemos falar sobre o que não sabemos. E não sabemos nada sobre eles porque eles nunca se meteram em confusão. Aceitaram o comando dos Valar e ficaram quietos em Aman. É isso. Não consigo pensar em mais nada para dizer sobre eles:lol:
     
  13. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Re: A importância do vanyar

    Ah, temos que parar com a idéia de que eles ficaram quietinhos em Aman.

    Não temos histórias sobre eles, mas dúvido que ficaram quietinhos lá só olhando para os Valar.
     
  14. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Re: A importância do vanyar

    Bom, mas não há nenhum relato do que eles ficaram fazendo em Aman. Isso dificulta uma discussão sobre eles.
     
  15. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Re: A importância do vanyar

    Sim, concordo. Mas não ter relatos não significa que não fizeram nada.

    É especulação. Mas sempre os imaginei fazendo trabalhos diretamente ligados a Arda.
     
  16. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Re: A importância do vanyar

    Bom, acho que os vanyar eram os elfos considerados mais importantes, os belos, senhores, e um povo que não fez nada contra os valar. Nãosei se eles tiveram importancia em aventuras, e tudo mais, pois são pouco citados.
     
  17. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: A importância do vanyar

    Não é porque são eldar que eles devam fazer as mesmas coisas. Enquanto que os noldor colocaram seus pensamentos em suas habilidades manuais, os vanyar voltaram seus corações para vida campestre, sem grandes preocupações. O que não significa que alguns dos seus nao tenham feito parte das hostes de Oromë junto com os maiar. E o fato de também não demonstrarem apego ao poder ou objetos materiais, talvez tenham contribuído para serem bem cotados por Manwë e Varda.
     
  18. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    Re: A importância do vanyar

    É, afinal de contas eles não iriam participar da Guerra da Ira se fossem apenas um bando de bucólico-ociosos.
     
  19. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Re: A importância do vanyar

    Daí surge uma dúvida minha. Como será que eles treinavam batalhas se lá em Aman quase não houve nenhuma guerra?
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Re: A importância do vanyar

    Eles tinham, no mínimo, Oromë e Tulkas para ensinar-lhes. Tempo para treinar tiveram, com certeza, e tinham o brilho de Aman em seus olhos.

    Lembram como eram temíveis os Noldor, com menos treinamentoainda que os Vanyar, logo que chegaram na Terra-média?

    Difícil imaginar o quão terrível seria um exército de vanyar, bem equipado e preparado nas artes da guerra por Tulkas e Oromë.
     

Compartilhar