• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A importância de Dol Amroth para Gondor

Afinal, qual seria a importância do principado de Dol Amroth para Gondor? Muitos dizem que os soldados de elite de Gondor residem em Dol Amroth, seria apenas lá ou haveria outro lugar que teriam algum tipo de ''soldado de elite gondoriano''? Na minha concepção, é importante apenas no ponto de vista marítimo, que devo considerar que Dol Amroth é muito forte nesse ponto, bem, também dizem que a melhor cavalaria reside lá, então onde estariam os Senhores dos Cavalos de Calenardhon nessa hora? Creio que funcionaria assim: Calenardhon: a melhor cavalaria, Ithilien:os melhores arqueiros, Dol Amroth:a melhor esquadra naval, mas onde estariam a melhor infantaria? Bem vcs é quem sabe me deêm suas opiniões, teria um outro principado com um exército de muito prestígio também?

OBS.: Seriam os mais fortes guerreiros gondorianos os soldados da antiga cidade de Erech? Bem devemos considerar que eles estavam mortos e n podiam ser feridos, mas quando estavam vivos? Seria o mais forte dos exércitos, se considerarmos suas habilidades? Outra coisa que me deixa intrigado, os seus soldados tinham um rei, o Rei dos mortos, mas ele antigamente deveria ser o rei de Erech, resumindo, podemos concluir que Erech quando estava ''de pé'' era muito mais forte que Dol Amroth e que os soldados mais fortes gondorianos residiam lá? Afinal, é o exército mais mortífero da Terra-Média(isso conta o fato de estarem mortos apenas? N creio, afinal n tem morte que dê habilidades para um soldado), como disse Elrond.
 
Caro Senhor, acho que você está misturando um pouco as coisas! O exército de Erech de maneira nenhuma foi ligado a Gondor! Quando os numenorianos se estabeleceram naquela região, encontraram os montanheses que residiam em Erech e adoravam Sauron como senhor. Frente ao poder dos numenorianos, o rei deste povo prestou juramento à Isildur, mas quando foi chamado, por medo do antigo senhor, se recusou a lutar na Dagorlad, fugindo e sendo amaldiçoados por Isildur!
O poder do Exército dos Mortos não estava nas armas, mas no terror que provocavam (vide capítulo "a passagem da companhia cinzenta") que literalmente matava de medo todos os homens que se encontravam no caminho deste exército!
Já a questão da melhor infantaria, acho que ela estaria onde é mais necessária, ou seja, dentro das muralhas da Cidade Branca (você pode notar que os habitantes daquela cidade estranham a presença de cavalos), a elite dos guerreiros constituindo-se na Guarda da Cidadela!
Grande Abraço
 
Afinal, qual seria a importância do principado de Dol Amroth para Gondor? Muitos dizem que os soldados de elite de Gondor residem em Dol Amroth, seria apenas lá ou haveria outro lugar que teriam algum tipo de ''soldado de elite gondoriano''? Na minha concepção, é importante apenas no ponto de vista marítimo, que devo considerar que Dol Amroth é muito forte nesse ponto, bem, também dizem que a melhor cavalaria reside lá, então onde estariam os Senhores dos Cavalos de Calenardhon nessa hora? Creio que funcionaria assim: Calenardhon: a melhor cavalaria, Ithilien:os melhores arqueiros, Dol Amroth:a melhor esquadra naval, mas onde estariam a melhor infantaria? Bem vcs é quem sabe me deêm suas opiniões, teria um outro principado com um exército de muito prestígio também?

OBS.: Seriam os mais fortes guerreiros gondorianos os soldados da antiga cidade de Erech? Bem devemos considerar que eles estavam mortos e n podiam ser feridos, mas quando estavam vivos? Seria o mais forte dos exércitos, se considerarmos suas habilidades? Outra coisa que me deixa intrigado, os seus soldados tinham um rei, o Rei dos mortos, mas ele antigamente deveria ser o rei de Erech, resumindo, podemos concluir que Erech quando estava ''de pé'' era muito mais forte que Dol Amroth e que os soldados mais fortes gondorianos residiam lá? Afinal, é o exército mais mortífero da Terra-Média(isso conta o fato de estarem mortos apenas? N creio, afinal n tem morte que dê habilidades para um soldado), como disse Elrond.

De onde voce tira essas informações sobre Gondor? Tem muita coisa que voce diz que eu nunca vi em nenhum dos quatro livros básicos.
Caso seja de RPGs ou jogos, tome cuidado, pq não são fontes confiaveis.
 
Então podemos concluir que os soldados de Dol Amroth n eram os soldados de elite de Gondor???

OBS.: Quem sabe os de elite seriam os guardas da cidadela como Pippin? Mas constituiriam exército?
 
Eu não acho que eles eram os soldados De Elite não. Acho que era apenas uma província de Gondor, assim como Ithilien, etc. Mas lá tinha exército muito bem-treinado, assim como os exércitos de Minas Tirith.

Quem sabe os de elite seriam os guardas da cidadela como Pippin?

Acho que Guardas da Citadela sempre são elites, só os melhores soldados seriam escolhidos. Mas não acho que estes seriam separados para ir na Guerra.
 
Tropas de elite têm como característica serem bem menos numerosas do que tropas regulares, pelo simples fato de que poucos possuem a vontade verdadeira e a capacidade de se tornarem os melhores. Claro, podem existir exércitos poderosos e extremamente bem-treinados, como o exército nazista, o dos Estados Unidos de hoje em dia e o exército de Hoplitas de Esparta na Antigüidade, mas sempre, mesmo nestes exércitos, haverá tropas ainda melhor treinadas. Estas tropas não existem para serem jogadas no meio do campo de batalha sem mais nem menos, mas com um próposito mais específico, como infiltrar-se no acampamento inimigo e eliminar os comandantes, assustar as tropas inimigas e/ou elevar o moral das tropas regulares, pois são estas que ganham as guerras.

No caso de Gondor, estas tropas melhor treinadas (e equipadas, antes que eu me esqueça) são os Guardas da Cidadela. Acho que as tropas de Dol Amroth eram tropas muito boas, mas que não eram boas o bastante para serem consideradas de elite, como a Guarda.
 
Senhor_de_Gondor disse:
Então podemos concluir que os soldados de Dol Amroth n eram os soldados de elite de Gondor???

Senhor_de_Gondor, as coisas não são bem assim. É dito que os Homens de Dol Amroth eram grandes soldados, dos melhores em Gondor, mas isso não quer dizer que todos os melhores, a elite por assim dizer, lá estivessem. Apenas eram um povo com grande tradição na guerra e muito bem treinado; e jamais Gondor enviaria toda a sua melhor infantaria para lá de propósito.

Quanto a Erech, apesar de se situar em Gondor, não era uma parte oficial desse reino. Os Homens que lá viviam faziam parte de tribos individuais, e não eram de maneira nenhuma uma elite do exército de Gondor. Além disso, Dol Amroth nem existia nessa altura, pelo que é difícil fazer comparações (embora arrisque que a cidade portuária e os seus guerreiros bem treinados sempre foi muito mais auspiciosa que uma colina e os seus camponeses).
 
Assim como disse o 10º Membro, Amroth situava-se ao sul de Endor, próxima aos elfos de Edhellond, de onde inúmeras embarcações deixaram Endor a procura da Rota Plana. Dol Amroth era lar de uma linhagem nobre númenoreana, ficando atrás, pensando no já estabelecido Reino de Gondor, da linhagem regencial. Uma província pequena, porém poderosa, com uma movimentada cidade portuária.
Também como já mencionado seus soldados seriam sim, uma espécie de elite, devido tanto a sua linhagem, como na excelência administrativa de Imrahil (pensando em Terceira Era).
Creio que a cidade portuária ao estilo númenoreano já existisse na época dos eredrim [levando em conta a opressão de Malithôr, um "corsário" númenoreano], mas assim como também já dito, não há necessidade, nem objetividade em comparações de povos de linhagens tão distintas.
 
N sei quanto a vcs, mas na minha opinião e como já foi afirmado, em Gondor: Minas Anor(Anórien em geral) possuía a melhor infantaria, Dol Amroth, Pelargir e Umbar, as melhores esquadras navais, Ithilien, os melhores arqueiros e Calenardhon, a melhor cavalaria, ou seja, há uma divisão, mas assim como Dol Amroth, todos tinham ótimos guerreiros.
 
Acho que o rumo desta conversa se tornou infrutífero. Creio eu que não ajudaria em nada saber quem seriam os mais poderosos guerreiros de Gondor, ainda mais que isto está descontextualizado neste momento da discussão.
O valor dos guerreiros mostra-se nas batalhas, e neste caso não importaria sua etnia, seu posto, mas sim suas ações.
Dol Amroth era uma importante província de Gondor, e Imrahil na terceira Era fora clamado nos portões de Gondor, e aguardado por sua bravura nos Campos do Pelennor. Seria na práxis e não na teoria a definição de eficiência em campo de batalha, e da coragem individual que movimenta o microcosmo de Arda.

Abraços.
 
Era pátria de príncipes, a mais elevada linhagem númenoreana no Sul depois dos Senhores de Gondor. Na época da Guerra do Anel, mesmo sendo uma pequena província tinha uma liderança firme do príncipe Imrahil, e contribuiu com Gondor enquanto a mesma estava cercada pelo inimigo.
Uma província portuária, com bravos guerreiros, e líderes de linhagem nobre, era de extrema ajuda em casos de batalhas, e na difusão cultural, sendo ela próxima ao porto élfico de Edhelond, de onde partiram muitos navios élficos. E, além do mais, era uma província pescadora, o que possívelmente era útil a econômia de Gondor.

Abraços.
 
Uma coisa que eu n entendo, os exércitos de Gondor eram unificados? Eu quero dizer, assim como no filme todos os soldados e guerreiros tem seu uniforme padronizado, o que eu penso é, os guerreiros de Amroth ostentavam azul, mas mesmo pertencendo a Gondor eles n seguiam o padrão, acho que é porque eram eram um principado independente e tinha seu próprio exército, mas que ficava dentro dos limites do Reino, estou certo? Outra coisa, a importância de Dol Amroth nas batalhas só veio surgir na guerra do anel ou desde sempre ajudou Gondor da forma que podia? Uma última dúvida, Amroth foi fundada por nobres numenórianos, mas estes estavam ou n na comitiva de Elendil? N era um porto élfico? Penso isso porque seus estandartes n parecem muito com os antigos numenórianos, parece muito com o de Rohan, um animal num fundo que representa algo da natureza(o mar azul ou os campos verdes).
 
Última edição:
Primeiramente, sobre a questão do exército unificado, é visto que um padrão de uniformes não existia. Além disso, os exércitos das províncias deveriam permanecer nas províncias, deixá-los todos em Minas Tirith por exemplo, pensando numa terceira Era, seria um equívoco.
Quanto a fundação de Dol Amroth, temos um trecho onde é dito que nos dias das primeiras povoações de Númenor, as costas da baía de Belfalas ainda estavam em grande medida desertas, "à exceção de um porto e uma pequena povoação de elfos ao sul da confluência do Morthond e do Ringló".
De acordo com as tradições de Dol Amroth esse porto foi estabelecido por navegantes sindar dos portos ocidentais de Beleriand, que fugiram em três pequenos navios quando o poderio de Morgoth sobrepujou os eldar e atani, e que de pois foi aumentado por aventureiros dos elfos silvestres que vieram descendo o Anduin. Esse fato prova a ligação do príncipe Imrahil com a linhagem élfica que Legolas lhe confere ao vê-lo no Pelennor. O porto de Dol Amroth foi fundado por númenoreanos, nas proximidades de Edhelond, o porto élfico citado acima. Por isso, além de sangue númenoreano, na Segunda Era, e isso ainda podia ser visto em Imrahil na Terceira Era, houve uma certa miscigenação. Mas esses númenoreanos não eram ligados aos Fiéia de Elendil, vieram nas primeiras incursões de Númenor a Endor.

Abraços.
 
O que me confunde é isso, depois de Minas Anor, Osgiliath e Minas Ithil, ficou na minha cabeça que Dol Amroth é a mais importante, mas aposto que não é, não existiria uma cidade em Gondor(acho que já peguntei isso mas n fui exclarecido completamente) sem ser essas três, mais importante ou igual em poder à Dol Amroth? Concerteza deve haver, pois em Gondor havia centenas de cidades?
 
São províncias, é como de fossem "feudos" espalhados pelo Reino de Gondor.
Essa analogia é meramente ilustrativa, mas as províncias tinham efetiva importância para o Reino. Por exemplo, além de Dol-Amroth, temos, Lond Galen, Minas Brethil, Tarnost, Lómost, e muitas outras, a relação de importância, diria que caberia mais as peculiaridades a sua questão.

Abraços.
 
Eu quis dizer, que sua pergunta, se enquadraria melhor ao conhecimento das particularidades das províncias de Gondor. A questão da importância teria de ser medida com base em acontecimentos da época, e ela mudaria de momento para momento, a não ser que queira uma avaliação econômica, ou algo do tipo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo