1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Talvez nunca paramos para pensar por que os elfos são imortais, talves por terem sido inspirados nos elfos nórdicos, mas pelo que sei não há nenhum texto da mitologia nórdica que fale isso. Talvez por ter perdido os pais cedo, os elfos Tolkien tenham um sentimento pessoal, pois como sabem ele era orfão, e isso lhe provocou cicatrizes profundas. Com isso, a imortalidade élfica pode representar que é ruim viver para sempre, e que isso não para ser invejado, pois na verdade os humanos são abençoados por terem vidas que alcançam um término natural.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. cpm22

    cpm22 Visitante

    eru criou a mais bela e sabia de todas as raças ,os elfos
    Ilúvatar declarou que os Elfos teriam e construiriam maiores belezas do que qualquer outra raça, que possuiriam as maiores felicidades e a maiores tristezas. Deveriam ser imortais e eternos, e deveriam viver tanto quanto a terra viveria. Nunca conheceriam doenças nem pestilências, mas seus corpos seriam como a terra, em substância, e poderiam ser destruídos. Poderiam ser mortos com fogo ou aço na guerra, ser assassinados ou mesmo morrer de uma grande tristeza.
    creio que a imortalidade dos elfos foi um grande presente que eru concedeu a eles ,nao um grande castigo ,por viver pela eternidade,mas por amor a eles ,ele queria que seus crianças vivecem grandes alegrias (e tbm tristezas) queria que sua raça nunca fosse extinta ,por este motivo eru consedeu vida eterna para eles ( nao totalmente eterna ,pq eles podem morrer em guerra ,ou com uma grande tristeza ) mas creio que este foi o motivio pelo qual eru os vez eternos!

     
  3. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não sei se Tolkien foi motivo a criar elfos imortais devido a morte de seus pais.

    Mas fica bem claro que a intenção era comparar as duas raças: humanos e elfos. Apenas um modo de chegar a uma conclusão que as pessoas só chegam ao final de suas vidas: que a gente se cansa de viver um dia, por mais que goste da vida e do mundo.

    O legal é ver que os humanos invejavam a imortalidade dos elfos. Mas, por sua vez, os elfos invejavam a mortalidade dos humanos. Gosto muito desse embate!
     
  4. Concordo!Mostra as duas partes...a parte boa de viver eternamente e a ruim..e a parte boa de poder morrer e a parte ruim.Acho que, como quase todo o livro, Tolkien nos dá lições sobre questões velhas,na verdade ninguém parece estar contente com o que tem, exemplo, quem tem cabelo liso quer ter cabelo enrolado e vice-versa, desde o começo os homens temiam a morte e gostariam de ser imortais.Talvez se fossemos imortais nós provavelmente gostaríamos de poder morrer.Que confuso...:think:
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    É exatamente isso, Elenedhel: talvez, se fossemos imortais, acabaríamos desejando a morte.
     
  6. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Enquanto os elfos desejavam na verdade existir além do tempo, pois sua imortalidade era limitada, os homens queriam permanecer no mundo que conheciam... A morte para os homens aos olhos élficos foi como uma benção por poderem fugir do grande tormento que os assombrava... O seu fim junto ao fim de Arda.
     
  7. Daewen

    Daewen Elener

    "Inclui-se, nesse dom de liberdade, que os filhos dos homens permaneçam vivos por um curto intervalo no mundo, não sendo presos a ele, e partam logo, para onde, os elfos não sabem. Ao passo que os elfos ficam até o final dos tempos, e seu amor pela Terra e por todo o mundo é mais exclusivo e intenso por esse motivo e, com o passar dos anos, cada vez mais cheio de tristezas. Pois os elfos não morrem enquanto o mundo não morrer, a menos que sejam assassinados ou que definhem de dor (e a essas duas mortes aparentes eles estão sujeitos); nem a idade reduz sua força, a menos que estejam fartos de dez mil séculos; e, ao morrer, eles são reunidos na morada de Mandos, em Valinor, de onde podem depois retornar. Já os filhos dos homens morrem de verdade, e deixam o mundo, motivo pelo qual são chamados Hóspedes ou Forasteiros. A morte é seu destino, o dom de Ilúvatar, que, com o passar do tempo, até os Poderes hão de invejar."

    Esse trecho está no Silmarillion. E acho que esclarece muita coisa. Para Eru os elfos eram a expressão mais sublime da beleza que ele podia criar, daí a sua permanência no decorrer dos tempos. São imagem e semelhança dele mesmo. Enquanto os humanos representam a faceta inquieta, insatisfeita, que sempre vai ansiar por mais e que tem o DOM, vejam o nome dado, da morte.
    Acho que Tolkien amava a beleza em todas suas formas e parte dele queria que isso permanecesse, dai os elfos, e a perspectiva de viver infinitamente e contemplar tudo que se passasse no mundo.
    Mas parte dele sabia com as perdas que tinha sofrido durante sua própria vida, que viver pra sempre, quando os mais caros lhe são tirados, não é fácil. Que essa imortalidade posse se tornar solitária e enfadonha. Dai os homens e seu dom da mortalidade.
    Acho que o professor estava no mesmo embate que todos nós...indeciso sobre o que seria melhor...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Assim como os seres humanos, os elfos muitas vezes desejam - e valorizam - justamente aquilo que não têm. Por mais clichê que seja isso, quando você tem algo, alguma característica boa, você acaba não a valorizando. Só percebe o que tinha depois de ter perdido. Por isso as características de outras pessoas muitas vezes parece melhor do que as nossas. É a grama do vizinho que é sempre mais verde.
     
  9. Sauron

    Sauron Dark Lord

    E o pior de tudo não é simplesmente a angustia de ver tudo o que aprenderam a apreciar definhar e cair, mas saber que seu tempo de existência não se extende além do de Arda. Digamos que os homens tinham a capacidade de desfrutar do mundo e assim partir, diferentemente dos elfos que estavam muito mais ligados com o próprio mundo por assim dizer e todas as feridas sofridas pela terra se refletiam nos elfos, tanto em armagura quanto em receio, pois o mundo caia, e caso chegasse ao seu fim os elfos cairiam junto.
     
  10. yoko

    yoko Usuário

    Gostei do ponto que a Elenedhel frisou, que se fóssemos imortais desejariamos a morte!
     
  11. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Sobre o fato dos Elfos viverm-em uma vida imortal e triste, depende muito de como você vÊ a vida. Se bem que depois de séculos a sua opnião pode mudar...
     
  12. Nesse caso a vida dos elfos se tornam tristes pq eles veem tudo morrer, eles veem tudo passar...ou seja, eles tem que conviver com as perdas do mundo já que eles são imortais e não podem deixá-lo.
    Que nem nesse trecho do Silmarillion:
    " [...]os elfos ficam até o final dos tempos, e seu amor pela Terra e por todo o mundo é mais exclusivo e intenso por esse motivo e, com o passar dos anos, cada vez mais cheios de tristeza.Pois os elfos não morrem enquanto o mundo não morrer, a menos que sejam assassinados ou que definhem de dor[...]"
     
  13. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    A morte para os humanos é uam benção, pois afinal, os homens partem e nunca mais retornam para o mundo, ninguém sabe para onde vão. Mas, se fossemos elfos desejaríamos morrer, pois veríamos tudo que amamos morrer com o passar dos anos, veríamos o mundo mudar. Isso explica sua grande relação com o mundo, estão ligados a ele. Logo, isso também explica seu desejo de preservar, afinal, as Silmarillis poderíam indiretamente ser isso, uma forma de presevar a luz das árvores de valinor, sei que foram criadas por Fëanor, não com essas intenções.
     
  14. alhana listhi

    alhana listhi Usuário

    Os Elfos podem viver pra sempre, porém tenque ver tudo morrer ao seu redor e os humanos muitas vezes morrem ates de ver algo que precisam muito. Talvez seja apenas uma falta de um equilíbrio ou o excesso dele.

    Se olharmos para a relação humano, elfo e a morte dos pais dele como uma coisa realmente presente na obra acho q esse ponto seria um modo de aceitação com o fato.É obvio q ele não queria ter perdido os pais, mas quando há uma grande dor o ser humano talvez busque os prós e os contras da situação.Como se ele tivesse dizendo q a morte é necessária, pois talvez fosse pior se tudo fosse para sempre, ou talvez simplesmente mostrando o preço a pagar por ter a quem vc gosta sempre perto.
     
  15. Café

    Café O importante é o que importa

    Talvez seje uma questão de perspectiva e de como alguns e outros encaram isto!!! Aos elfos foi dada a imortalidade, mas também uma inteligência e sabedoria muito acima do normal além de uma visão do mundo diferente da dos homens onde eles poderiam prever e viver suas angustias e tragédias; já aos homens foi dada a vida mortal e uma visão do mundo um tanto limitada, mas talvez por isso a mortalidade dos homens poderia ser chamada de dádiva, pois sabendo que um dia eles iram partir deste mundo, o hoje se torne tão belo e glorioso!! Talvez um exemplo disto seja Húrin ou mesmo seu filho Túrin que mesmo sendo mortais fizeram mais em suas vidas, do que muitos elfos em sua imortalidade!!!
     
  16. Elanor Ladeira

    Elanor Ladeira Apaixonada

    Na obra fica claro que o maior presente de Eru para os homens é a mortalidade. Não me lembro de nenhum homem invejar a imortalidade dos elfos, alguém se lembra de algum caso?
     
  17. Café

    Café O importante é o que importa

    Ar-Pharazôn o último rei de Numenor!!!
    ele invejou tanto a imortalidade dos elfos, que resolveu invadir Aman para tentar conseguir a imortalidade!!
     
  18. Elanor Ladeira

    Elanor Ladeira Apaixonada

    Confesso que não conheço a história de númenor, só superficialmente, mas as vezes tenho a impressão que tolkien quis mesmo era mostrar aos homens q eles deveriam ser gratos por serem mortais, a imortalidade quase nunca é vista como algo bom na obra.
     
  19. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Mas isso é explicado nas obras:
    ''A morte é seu destino, o dom de Ilúvatar, que, com o passar do tempo, até os Poderes hão de invejar. Melkor, porém, lançou sua sombra sobre esse dom, confundindo-o com as trevas; e fez surgir o mal do bem; e o medo da esperança.''
    Silmarilion
    :kiss:

    :beijo:

    :grinlove:

     
  20. Elanor Ladeira

    Elanor Ladeira Apaixonada

    todo cheio de graça... hehehe

    como a gente ficou discutindo a noite: foi por culpa de Melkor que os homens confundiram tudo, viam a morte como um castigo e a imortalidade dos elfos como o maior presente de Eru.
    Os homens aparecem quase sempre com aquele complexo de vira lata na obra em grande parte por mais essa deturpação de Melkor.
     

Compartilhar