• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Imortalidade dos Nove

Imadofus

Banana Hammock!
Começando por partes.

Sauron era um Maia.

Maiar eram espíritos inferiores aos Valar

A Mortalidade era um dom dado por Eru aos homens, e somente Eru podia tirá-la. Nem os Valar nem ninguém a não ser ele.

Os Nove Anéis foram feitos por Sauron junto com os noldor de Eregion.

O Silmarillion disse:
Ao que parecia eles [os nove Espectros do Anel] tinham vida eterna [...]

Como poderia Sauron, com mais alguns elfos, forjar um artefato que torna homens imortais, se nem mesmo o maior dos Valar podia fazer isso?
 
Os seres ditos imortais no Tolkien estavam perfeitamente dimensionados para essa imortalidade, Imadofus. Seus corpos e seus espíritos aguentavam, estavam preparados para viver tanto tempo sem envelhecer. O que acontece com os nazgûl é diferente: os corpos e espíritos destes não tinham o memso preparo. É por isso que Bilbo diz que se sentia esticado: ele começava a sentir o efeito de ter uma vida que estava sendo levada além dos limites para os quais ela fora dimensionada. POr isso naõ se pode dizer que os nazgûl fossem de fato imortais. Imortalidade no Tolkien implica em estar dimensionado para durar tanto quanto Arda, não apenas viver por todo esse tempo.
 
Penso que eles já estavam mortos mas ainda existiam, como espectros, mas não tinham mais vida de fato, servindo apenas para a vontade de Sauron.
 
eles naum eram propriamente imortais... acontece q eles eram ligados ao Anel e seu Mestre, e enquanto estes durassem, eles tb durariam...A "imortalidade" deles era mais como uma escravidaum eterna, sofrimento eterno, naum como a imortalidade dos elfos, q foi algo dado por Eru pelo amor q teriam por Arda, mas essa eh uma kestaum bem dificil d ser discutida...
 
Mas se eles estão lá como espectros, então isso seria uma conexão do Twilight World (não sei direito em português, outro mundo, mundo dos espiritos) com o mundo carnal...
Acho que a hipótese mais válida é de que eles estavam tendo suas vidas prolongadas pelo poder do anel forjado por Sauron, mas, mesmo assim, eu largo aqui o mesmo questionamento de Imadofus:

Se só Ilúvatar podia tirar a mortalidade dos homens, como Sauron e os Elfos que forjaram o anel conseguem prolongar a vida dos homens até aonde eles não foram "dimensionados" pra agüentar?
 
Cúthalion disse:
Se só Ilúvatar podia tirar a mortalidade dos homens, como Sauron e os Elfos que forjaram o anel conseguem prolongar a vida dos homens até aonde eles não foram "dimensionados" pra agüentar?
Mas pelo que entendi do tópico, sua mortalidade não foi retirada, esse era o dom que Ilúvatar lhes deu, e permanecia com eles.
Pelo que entendi, suas mortes (dos Nove) foram adiadas, como no caso de Bilbo.
 
mas eh isso! se as mortes foram adiadas, o poder de Ilúvatar foi... sobrepujado? Ele "dimensionou", como estavam dizendo, os homens para certo tempo de vida. Se Sauron prolonga sua vida até além do ideal, seria adiar a mortalidade, dom que segundo está escrito apenas Ilúvatar deu e pode tirar. :o?:
 
Eru concedeu o dom, mas isso num quer dizer que ele o execute.
A mortalidade foi adiada, isso não significa que o poder de Eru foi sobrepujado, o indíviduo continua mortal.
 
A imortalidade dos Nazgul é relativa.
Por exemplo, os mortos da senda dos mortos também estavam mortos, mas lutaram na batalha de Pelennor.
Os Nazgul estavão "vivos" a tanto tempo, que o seu corpo não existe mais, e o que existe é um simples expectro de Sombra, uma sombra do que provelmente eram. Existem apenas para e pela vontade de Sauron. Sauron estava apenas adiando o inevitável, algo como "prender" o seu fëa. Já morreram, tanto que nem usam os seus anéis.
 
Os nove de certo não eram imortais, sua condição era imposta a eles pelos poderes dos anéis que portavam, servos estes do Um Anel que tinha em si a força "vital" de Sauron, logo a "vida" espectros do Anel estava condicionada a perenidade do Um, entendo que eles não tinham mais uma vida propriamente dita e sim apenas subexistiam como parte do Um, quando o um foi destruído e Sauron finalmente destituído de todo o seu poder, eles foram destruídos consequentemente. Sauron não lhes dera a vida eterna assim como a subentendemos e sim apenas os impedia de uma maneira anormal de morrer como os homens.
 
Eles não eram propriamente vivos, e por isso não se podem considerar de todo "imortais". Como se sabe, os Nazgûl eram espectros, nem vivos nem mortos, mantidos pela vontade de Sauron e pela poder do Anel nos seus corpos. Por isso eles não desapareciam. Os homens a quem foram dados os 9 nem chegaram nunca propriamente a morrer. Foram sendo a pouco e pouco transformados em criaturas sem vida própria, escravos do Anel e da vontade de Sauron, que os mantinha ligados ao seu corpo enquanto o Anel existisse. O que se quer dizer com "vida eterna" no Silmarillion não é bem "imortalidade", mas quer dizer que eles eram mantidos nos seus corpos para sempre, e por isso não "morriam" como os outros seres mortais, e não iam para o destino reservado aos Homens.
 
Os Nazgul tinham seus espiritos, bem como suas vontades, presas à Sauron e sua dominação. Eles era espectros, portanto não eram vivos. Eram imortais como espectros, não podiam morrer enquanto Sauron não fosse derrotado e o Um destruído, ou no caso de alguem lhes destruir, como fez Eowin.
Assim sendo, eles já haviam "morrido" como humanos que eram, passando a serem espectros imortais. É possível perceber que seus corpos eram praticamente invisiveis à visão comum, visto que seu hroa estava praticamente "consumado" em totalidade, e só era mantido pela bruxaria de Sauron. Assim penso eu! :mrgreen:
 
Cavalheiros/damas, uma vez q me atrevi a ressurcitar o tópico sobre "Os Mortos de Erech", atrevo-me a ressuscitar tb este, por achá-lo relacionado com aquele, profundamente.

Os nazgûl estavam mortos? Eram imortais? Sauron lhes deu esta imortalidade? Ele tinha poder para tanto? A pergunta q abre o tópico é muito, muito boa.

Por mim, creio (como já foi dito, no post # 4) q sua "imortalidade" era puniçao, condenação, escravidão e q eles ñ estavam vivos, mas "mortos-vivos" (pensem numa expressão mal colocada...); ñ eram imortais, portanto.
 
Gente, esta eu tenho de corrigir (e no meu visor ñ tenho como usar o comando Editar, caros moderadores! Ñ barrem este 2º post seguido, por gentileza...):

RESSUSCITAR...

Foi erro de BIOT: "bicho ignorante operando o teclado"...
 
Hum, certamente os anéis não os tornam imortais, se os tornassem imortais eles estariam vivos :mrgreen:
Sou a favor da teoria de que os anéis 'prendiam' seus Fëar e os tornavam escravos da vontade do Um. Por isso que eles ainda se encontravam em Arda, mas não tinham um corpo, tanto que precisavam usar aquelas capas para serem vistos.
 
Olorin Roux disse:
Hum, certamente os anéis não os tornam imortais, se os tornassem imortais eles estariam vivos :mrgreen:
Sou a favor da teoria de que os anéis 'prendiam' seus Fëar e os tornavam escravos da vontade do Um. Por isso que eles ainda se encontravam em Arda, mas não tinham um corpo, tanto que precisavam usar aquelas capas para serem vistos.
Concordo com vc, mas acho q vi isso no Sda tbm :think:
Mas isso poderia acontecer os anoes?
 
Enciclopédia de Valinor disse:
Os nove Cavaleiros Negros, uma vez homens, mas corrompidos por Sauron com os Nove Anéis de Poder. Transformaram-se em servidores completamente fiéis do desejo do Senhor das Sombras, dependentes do Um Anel para continuar a existir. Diz-se que dos Nove Nazgûl três eram Numenorianos Negros.

Bom, aki afirma que eles dependiam do Um anel para poderem continuar a existir em uma forma de Espíritos ou Sombra... Ou seja, realmente não eram imortais e sim eram ligados ao anel do poder, se o anel fosse destruído eles iriam juntos, apenas se o anel durasse para sempre :think: eles seriam imortais, mas acho que isso não seria possível em termos de 'Eternidade'...

Lady Ellwen disse:
Concordo com vc, mas acho q vi isso no Sda tbm
Mas isso poderia acontecer os anoes?

Bom... Vou por aki a história dos anéis onde fala um pouco sobre a resistencia dos anões aos 7 anéis...

Enciclopédia de Valinor disse:
Os Anéis de Poder foram feitos em Eregion,uma terra fundada pelos noldor, cujo líder era Celebrimbor, neto de Fëanor. Apesar das advertências de Gil-galad e Elrond, os Gwaith-i-Mídain (artesãos de Eregion) aceitaram a ajuda de um estrangeiro chamado Annatar, o Senhor dos Presentes. Instruídos por ele, por volta de 1500 da Segunda Era, surgiram os primeiros Anéis do Poder. Ainda com a ajuda do estrangeiro, nas décadas seguintes a fabricação dos anéis continuaram, mas em 1590 SE, os Três Anéis foram completados, feitos por Celebrimbor sozinho. Eram eles: Narya, o Anel do Fogo; Nenya, o Anel da ÿgua e Vilya, o Anel do Ar. O intuito dos elfos era retardar a ação do tempo, tentando preservar os locais onde moravam, pois devido a imortalidade, sofriam muito ao ver o definhamento do que amavam. Já Annatar, que não era ninguém menos que Sauron disfarçado, queria a dominação e escravização. Então, em Mordor, no fogo da Montanha da Perdição (Orodruin), forjou o Um Anel, onde colocou parte de sua própria essência. O Um controlava todos os outros anéis e ainda permitia a escravização mental destes portadores. Logo, quando Sauron o pôs pela primeira vez, os Elfos se deram conta e tiraram e esconderam seus próprios Anéis. Sauron em fúria, com um exército devastou Eregion e matou Celebrimbor, reivindicando a posse de todos os Anéis. Conseguiu vários, exceto os Três que já haviam sido enviados para longe e nestes Sauron jamais tocou. Dos anéis que capturou, 9 foram dados aos Homens (que assim se tornaram seus servos, os Nazgûl) e 7 aos Anões, entretanto estes últimos se mostraram bastante resistentes.

Bom, como foi dito os anões foram muito mais resistentes que os homens e não foram possuídos por Sauron mas os 7 que receberam os anéis não tiveram descanço e muitos deles foram a loucura...
 
Ou seja, realmente não eram imortais e sim eram ligados ao anel do poder, se o anel fosse destruído eles iriam juntos, apenas se o anel durasse para sempre eles seriam imortais, mas acho que isso não seria possível em termos de 'Eternidade'...

Statues, afinal eram imortais ou não, caro colega?
Pelo q vc disse, a resposta é sim... E não!...

Mas acho q foi apenas um termo mal empregado.
Pelo q entendi, de todo o seu post, vc pensa como eu: eles estavam mortos; ñ tinham mais corpo carnal, hröa; estavam presos aos mundo carnal pelo poder do Um Anel.

Ora, vida é o resultado de fëa + hröa. Assim, os nazgûl estavam mortos; a palavra "imortal" ñ se aplica extamente a eles. Melhor seria "não-vivos", como no original do Drácula de Bram Stocker, talvez.
 
N'liärien disse:
Statues, afinal eram imortais ou não, caro colega?
Pelo q vc disse, a resposta é sim... E não!...

Mas acho q foi apenas um termo mal empregado.
Pelo q entendi, de todo o seu post, vc pensa como eu: eles estavam mortos; ñ tinham mais corpo carnal, hröa; estavam presos aos mundo carnal pelo poder do Um Anel.

Ora, vida é o resultado de fëa + hröa. Assim, os nazgûl estavam mortos; a palavra "imortal" ñ se aplica extamente a eles. Melhor seria "não-vivos", como no original do Drácula de Bram Stocker, talvez.


Great! Great! Great! :cerva:
Acho que finalmente nos entendemos :abraco:... Era isso que eu queria dizer, eles não sao imortais e não possúem um corpo carnal, porém estão presos ao anel até que este seja destruído...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo