• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A igreja católica aceita a mitologia Tolkiniana?

Status
Fechado para novas mensagens.

998

Usuário
Estava discutindo isso com o Deriel e achei interessante colocar aqui no fórum.

A discussão é: Oq a igreja católica pensa das obras de Tolkien?


A igreja católica sempre foi muito fechada em seus costumes, e sempre incriminou pensamentos diferentes que envolvem o mundo.

Tolkien criou uma mitologia que envolve a criação de Arda, que nada mais é que o nosso próprio planeta a uns milhares de anos atrás. Claro que existe claros traços cristãos nessa mitologia, mas o fato é que a história não corresponde a da bíblia. O Silmarillion é uma espécie de bíblia da mitologia Tolkiniana.

Na minha opinião a igreja não aceitaria tão facilmente assim as obras de Tolkien, visto por exemplo que ela critica duramente o jogo RPG, que o classifica como heresia (e coisa do capeta tb...hehe).

Acho que se Tolkien fosse um homem da idade média, certamente ele muito provavelmente seria enforcado e seus livros, queimados.


Oq vc acha disso?
 
Com certeza a igreja não v6e com bons olhos as obras de Tolkien.Mas já a algumas décadas a igreja perdeu parte de sua força,principalmente pq as pessoas passaram a ser mais cultas e mais críticas.Mas com certeza se fossem outros tempos,a igreja teria atacado Tolkien de maneira muito dura
 
Hoje em dia, apesar de ter seu orgulho mantido - não como antigamente - a igreja neste século, se remete às desculpas por sua prepotência. Claro que elas condenam, mas não estão em uma situação privilegiada para condenar alguma coisa, pois ela esta muito ocupada condenando-se... Um século ainda não foi suficiente para se desculpar por todos os atos. Podem condenar, mas não interferir. Desculpem-me, aos que se sentirem ofendidos com esse post, é só uma opinião.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Bem, gente ... se Tolkien tivesse nascido na idade média, ele nem teria SONHOS com as obras que ele criou e escreveu.
O "meio" influencia um pouquinho o homem ...
 
Bem, eu, pessoalmente, acho que o Vaticano tem mais coisas a se preocupar do que sair por aí condenado as obras de Tolkien. A Igreja não têm condenado nada nos dias de hoje, e as pessoas apenas arranjam motivos para condená-la. Desculpem a grosseria de minhas palavras, mas essa é a minha opinião.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
A igreja só não condena mais pq sabe que o povo hoje não admite mais isso.

Mas na idade média ela teve a cara d epau de modificar as obras de Platão, que só foram recuperadas durante o Classisismo.
 
As pessoas foram em muito influenciadas pela televisão, fazendo com que a Igreja parecesse algo retrógrado e/ou atrasado. Estão fazendo essa novela das 6 agora só pra amenizar o estigma da Globo de ser contra a Igreja. Pode se ver que a maioria das novas novelas fala sobre gays e lésbicas como algo normal... o que eu acho INADMISSÍVEL.
Como é que a Igreja não vai criticar o uso da camisinha, se um de seus fundamentos principais é o sexo apenas como procriação e não como fonte de prazer? O mesmo acontece com o RPG que na visão da Igreja fere algum de seus fundamentos (na verdade, não sei qual, pois não conheço bem como funciona o RPG).
Essa é a minha opinião. Também não gosto de algumas resoluções da Igreja, mas não é por isso que vou protestar contra a Igreja exigindo uma nova Reforma.
Assim como as nossas opiniões aqui nesse fórum devem ser respeitadas, as opiniões da Igreja também devem ser, mesmo que não as leve em consideração.
É isso.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
acho que esta discusão naum eh pra tanto, pois Tolkien criou uma obra ficticia, que de maneira alguma veio pra impor algo de novo (como uma ideologia ou uma nova religião). As obras de tolkien tem como função apenas de mostrar um novo mundo apenas para nos divertimos e explora-lo como hobby. hoje a igreja católica naum tem a mesma função reprimidora que tinha na idade média (pois naquela época alem da igreja ser uma religião, fazia parte do poder tb - naum que hoje ela naum comande mais os novos imperios ). Acho que muitas obras e costumes de hoje seriam muito reprimidos e combatidos na idade média , sendo Tolkien apenas uma parte das inumeras coisas que seriam combatidas..
estamos numa outra época e hoje acho que ela aceita sobre os aspectos que falei.. pois se ela falou que naum tem nada contra pokémon, por teria contra tolkien?

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."




Edited by - mystlink on 23 August 2001 21:25:16
 
CONCORDO com cada palavra Mystlink. A obra de Tolkien não é uma religião (apesar de poder virar fanatismo até certo grau...) e sim uma bela forma de mitologia, algo que a Igreja nunca reprimiu (pelo que sei) pois faz (ou fazia) parte da culura de muitos povos (nórdicos, por exemplo).

Agora, se Tolkien escrevesse que Sam era "A P A I X O N A D O" por Frodo, daí acho que a Igreja não só poderia como deveria reclamar... imaginem só...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
O Mystlink tocou num ponto que devemos considerar sobre a posição ocupada pela Igreja durante a Idade Média: ela controlava o poder.
Mas Cristo nunca pregou nada disso, muito pelo contrário... e as pessoas não devem apenas ver a Igreja por seus crimes passados, mas parar e avaliar sua verdadeira essência.


----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Falou bonito Éowyn!! Acho que a Igreja ainda tem um grande papel no nosso mundo, o qual não acho próprio ficar postando e postando em um fórum sobre Tolkien e sua grandiosa obra.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Estou com voce Éowyn, fiz aquele comentário, porque sou um apaixonado por história, principalmente a medieval. E eu nem preciso falar sobre a Igreja da época... acho que me exaltei quanto à igreja atual, é só ouvir falar sobre condenação por parte da igreja, que eu fico com o pé atrás... Acho que hoje sim, a igreja esta pondo em prática seus verdadeiros dogmas. valeu Éowyn.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Mas não estamos aqui para discutir dogmas religiosos. Se consideramos a mitologia de Tolkien como uma religião, (mas sem dogmas por favor, e sim asas à imaginção)sou um seguidor fiel.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Cheguei tarde nessa discussão mas não poderia deixar de dar minha opinião, bom em primeiro lugar queria deixar claro que não sou ligado a nenhuma religião, o que não me torna um ateu pois tenho muita fé em Deus, mas no Deus onipresente e não no Deus que só fica dentro da Igreja, bom mas isso não vem ao caso

Acho que a igreja nunca deveria ditar o que deve e o que não deve ser feito, ninguem lhes deu este poder, se repararmos bem 80% das guerras no mundo são causadas por divergências religiosas, só pra citar alguns exemplos bem conhecidos temos os Palestinos E Judeus derramando sangue numa terra que já foi pisada por uma das criaturas mais sensacionais que já pisaram na terra e que um dia também foi morto por tais divergencias, temos também os Irlandeses e os Ingleses que até hoje não perceberam que somos livres pra acreditarmos no que quisermos, e várias outras guerras que nem vale a pena mencionar, e o pior é que todas elas, dizem eles, são em nome de Deus

Por favor não me tomem por uma pessoa incredula, muito pelo contrário, só que eu acho que não preciso de um intermediário mortal (padre, pastor, etc..) para me comunicar com Deus, e eu o trato como se fosse meu amigão e não como um carrasco

Bom acho que me empolguei um pouco e fugi do assunto do tópico, é que esses assuntos realmente são complexos, e mais uma vez me desculpem se ofendí alguem com minhas palavras, não foi nem de longe a minha intenção


Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 
Bom..

Isso definitivamente não é como discutir sobre as asas do Balrog!!!! Mesmo porque Balrog tinha um "dono"...

IMHO, devemos primeiro separar 3 coisas : Deus, Religião e Igreja (como instituição)

Colocando as coisas de maneira bem simplista, eu diria que Deus é algo em que você acredita ou não (simplesmente fé). Religião é algo que você segue ou não (como direcionar sua fé). Igreja é algo concebido, criado e mantido poe homens que são tão falíveis quanto nós!!

Em qualquer segmento vai haver pessoas de boa vontade e pessoas mal intencionadas. Na igreja não é diferente... A questão é que normalmente os interesses das pessoas mal intencionadas sobressaem aos interesses das outras...

Acho que cabe às pessoas buscar a sabedoria (leia-se educação, instrução) para saber filtrar isso. Quem só defende a igreja, está equivocado, assim como está quem só critica. Ou vocês esquecem de pessoas como Madre Teresa de Calcutá ou Irmã Dulce ?

Mas onde isso se encaixa com Tolkien ?
Ora, qualquer obra, não só de Tolkien, pode chamar a atenção da instituição Igreja, se esta estiver cruzando o caminho de seus interesses( no mal sentido) ou aspirações (no bom sentido). Tolkien pode ser usado para educar ? Lógico!!! E pode ser usado para dar idéias erradas ? Lógico também. Só depende do uso que o homem faz dele...



"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
Só mais uma coisinha :

Discordando de um ou dois colegas aqui do fórum, NÃO acho que o povo ficou mais culto e mais crítico. Na verdade isso vem acontecendo com uma pequena parte da população (como sempre). Com o restante está acontecendo justamente o contrário. Basta ver quais são os tipos de programas mais assistidos (Gugu, Faustão, Ratinho e Cia), quais são os tipos de músicas vem fazendo mais sucesso (pagodes, funks, axés e etc).

A nova "religião" é a mídia meus caros...

E essa emburrece e domina muito mais do que a religião católica sequer sonhou em fazer...

Repito, existem coisas boas na religião, na literatura, no cinema, e até na televisão (raríssimas, é verdade). O que cabe a nós é separar, da melhor forma que pudermos, o joio do trigo.

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."
 
Eu gostaria de deixar bem claro o respeito que eu tenho para com quem é religioso ou com quem representa a igreja.Mas eu sou muito preconceituoso,não só com a igreja católica,mas com a religião como um todo.
Isso se deve muito ao fato de saber vários atos que considero VIS pelas diversas religiões.A arrogância e o assassinato sempre caminharam ao lado das religiões.
Me perdoe quem é religioso.Mas essa é a minha opinião.
 
Aragorn.... sem comentários sobre seus dois posts... fiquei até boba ao ler... muito bonito!

Gente, enfim, podem sair por aí dizendo que adoram Eru que o bispo da sua cidade não vai tentar te exorcizar! Os tempos são outros!!

Não me levem a mal, pois foi só uma brincadeirinha....

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
quote:

Repito, existem coisas boas na religião, na literatura, no cinema, e até na televisão (raríssimas, é verdade). O que cabe a nós é separar, da melhor forma que pudermos, o joio do trigo.

"I am Aragorn, son of Arathorn; and if by life or death I can save you, I will."




Concordo plenamente com isso.
 
quote:
Discordando de um ou dois colegas aqui do fórum, NÃO acho que o povo ficou mais culto e mais crítico. Na verdade isso vem acontecendo com uma pequena parte da população (como sempre). Com o restante está acontecendo justamente o contrário. Basta ver quais são os tipos de programas mais assistidos (Gugu, Faustão, Ratinho e Cia), quais são os tipos de músicas vem fazendo mais sucesso (pagodes, funks, axés e etc).

A nova "religião" é a mídia meus caros...

E essa emburrece e domina muito mais do que a religião católica sequer sonhou em fazer...

Repito, existem coisas boas na religião, na literatura, no cinema, e até na televisão (raríssimas, é verdade). O que cabe a nós é separar, da melhor forma que pudermos, o joio do trigo.



concordo com vc tb aragorn...
acho que cada pessoa se caracteriza com a religião que na qual pertence... uns se adaptam a doutrina espirita, outros ao catolicismo, outras ao protestatismo e ainda outros naum possuem religião mas adoram a Deus pelo simples ato de ama-lo. Naum podemos tentar mudar a mente do nosso próximo dizendo que minha religião eh melhor ou que aquela religião explora a pessoa.. cabe somente a pessoa escolher dentro daquilo que acha certo, a verdade...

As religiões, foram concebidas por humanos, e sendo elas criadas por humanos possuem erros e qualidades, mas em todas existem as boas ovelhas e as que naum ainda encontraram a verdade...

Jamais devemos nos esquecer da maior mensagem que Jesus deixou para nós " Um novo mandamento: eu vos dou, amai-vos uns aos outros tanto quanto eu vos amei" deste modo para cumprirmos a vontade de nosso mestre (que para mim eh e creio que para todos os cristãos) que eh tentar amar com a intensidade que Jesus nos amou. Assim Jesus naum pertence as Religiões, mas sim , as religiões pertencem a Jesus bem como todos somos irmãos e como ele disse, aprender a amar!

espero naum ter criado nenhuma polemica e minhas intesões naum foram de ferir as crenças das pessoas que leram meu topico

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo