• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A idade de Gandalf

Blind Éowyn

Guerreira romântica
Oi pessoal.
Por várias vezes eu me peguei pensando em um trecho do livro, que também aparece no filme, em que Gandalf diz que já tinha vivido 300 vidas de homens.
Bem a minha dúvida é se ele estava falando de vidas de homens comuns ou da vida dos descendentes de númenor.
sei que é uma dúvida boba, mas sempre me pego querendo saber isso.
 
Eu tava dando um olhadinha na Wikipédia, e não encontrei nada, bom ... sendo ele um Maiar, provavelmente 300 vidas de homens de Númenor
 
Péra, ele diz que já viveu 300 vidas de homens no mundo (ou seja, incluindo como Olórin) ou na Terra-média, só como Gandalf?
 
Acho que ele deve ta se referindo ao tempo dele na Terra, nao soh na Terra Media...Mas se foi tudo isso mesmo, ele deve ser bem velho mesmo...Agora, quanto a pergunta original, ele deve ter vivido vidas de homens normais...pensa bem, um Dunedain vive mais de 200 anos, se ele viveu 300 vida deles, ele deve ter vivido cerca de 60000, muito tempo...Acho que ele deve teruns 18000 ou menos....ou, umas 300 vidas de homens comuns...Acho que eh isso
 
Acho que ele deve ta se referindo ao tempo dele na Terra, nao soh na Terra Media...Mas se foi tudo isso mesmo, ele deve ser bem velho mesmo...Agora, quanto a pergunta original, ele deve ter vivido vidas de homens normais...pensa bem, um Dunedain vive mais de 200 anos, se ele viveu 300 vida deles, ele deve ter vivido cerca de 60000, muito tempo...Acho que ele deve teruns 18000 ou menos....ou, umas 300 vidas de homens comuns...Acho que eh isso
Gandalf era um Ainur, ele foi criado antes mesmo da criação de Arda, assi sendo ele passou por todas as Eras e algumas delas não se sabe exatamente quanto tempo durou. A Era das Árvores, provavelmente durou muitos milhares de anos [árvores demoram um bom tempo para crescerem], e ainda tem a Era das Lampadas, e etc. Então o Gandalf, enquanto Olórin, deve ter mais do que 60000 anos.
 
Como Gandalf, ele teria por volta de 2019 anos, já q eles (os Istari) chegaram na T-M em alguma data próxima ao ano 1000, desta mesma Terceira Era!!

Como Olórin, sua vida era mais longa q a vida da própria Arda, já q ele é um Ainur, e sua existência remonta direto aos Palácios de Eru fora dos círculos do mundo. Além de todas as Eras de Arda, ainda teríamos q somar o Tempo antes do Tempo, ou seja, o período do Ainulindale, q não sabemos qnto tempo durou!! Não tenho como fazer nenhuma estimativa!! :lol:
 
Isso é linguagem figurada, pra falar que ele é bemmmmmm velho.
Não é pra ser lido ao pé da letra.
 
Negócio é o seguinte. Ele era velho bagarai. Pensem que ele já estava em Aman (como Olórin) antes dos elfos voltarem à TM.
 
Gandalf era um Ainur, ele foi criado antes mesmo da criação de Arda, assi sendo ele passou por todas as Eras e algumas delas não se sabe exatamente quanto tempo durou. A Era das Árvores, provavelmente durou muitos milhares de anos [árvores demoram um bom tempo para crescerem], e ainda tem a Era das Lampadas, e etc. Então o Gandalf, enquanto Olórin, deve ter mais do que 60000 anos.

Realmente, pensando por esse lado dificilmente ele se referia a vida de homens comuns.
 
Acho que seria bem mais provável ele ter vivido 300 vidas de homens "comuns".Porque na época em que ele veio à TM não haviam tantos númenorianos,haviam mais homens "comuns".
 
ele é velho... simples assim..
Provavelmente a idade dele contabiliza também o tempo na Terra Média, pois fala que ele desembarcou já velho..
 
Alanië!

Gente, se bem me lembro da citação, Gandalf diz "CAMINHEI por esta terra por trezentas vidas de homens".

Cabe aqui algumas sub-perguntas:

1 - Esta terra é a TM da Terceira Era? Se for, as vidas terão de ser de homens comuns, poiis os Numenorianos viveram e pereceram na Segunda Era, deles restando apenas a sombra representada pelos Dúnedan.

2- Este "caminhei" significaria habitei num corpo físico ? Se for, Gandalf pode ter vindo com os Ainur, apesar de não ser um deles (era um Maiar) e estar em Arda desde que a canção se fez matéria!

abraços!!
 
1 - Eu entendo que seja a T-M na Terceira Era sim, pois antes disso Olorin vivia em Aman.

2 - Também entendo dessa forma, caminhar na T-M usando um hröa de um homem velho, porém com envelhecimento muito lento. Para mim, são vidas de homens comuns.

Só uma correção, maiar são ainur, a distinção entre vala e maia é em Arda, uma gradação de poderes. Portanto, Olorin já estava em Arda desde a criação de Eä.
 
Só uma correção, maiar são ainur, a distinção entre vala e maia é em Arda, uma gradação de poderes. Portanto, Olorin já estava em Arda desde a criação de Eä.

Caro Erula, me embananei. Cito o Silmarillion (única fonte que disponho que fala sobre a natureza dos Maiar): " Com os Valar vieram outros espíritos..., e da mesma ordem dos Valar, mas de grau inferior. São os Maiar, o povo dos Valar, seus criados e auxiliares."

Entendo então que Maiar=servo dos Valar e que Ainur= Valar. Se for diferente, por favor me corija mesmo. Sou novo por aqui e estou mesmo precisando de uns esclarecimentos. Abração!:think:
 
Entendo então que Maiar=servo dos Valar e que Ainur= Valar. Se for diferente, por favor me corija mesmo. Sou novo por aqui e estou mesmo precisando de uns esclarecimentos. Abração!:think:

Não sou ele, mas acho que posso te ajudar: Maiar=servo dos Valar e Ainur= Valar e Maiar. :)
 
Entendo então que Maiar=servo dos Valar e que Ainur= Valar. Se for diferente, por favor me corija mesmo. Sou novo por aqui e estou mesmo precisando de uns esclarecimentos. Abração!:think:

Não sou ele, mas acho que posso te ajudar: Maiar=servo dos Valar e Ainur= Valar e Maiar. :)

Posso apenas completar para que não restem mais dúvidas...

Maiar e Valar são ainur, porem de diferentes graus de poder...
os valar tem grau superior do que os maiar.
Istari são maiar que foram enviados a terra-média. tomaram um hroar e vieram.
por tanto.
Istar = Maiar
Maiar = Servos dos Valar
Ainur = Maiar e Valar.
 
Última edição:

Maiar e Valar são ainur, porem de diferentes graus de poder...
os valar tem grau superior do que os maiar.
Istari são maiar que foram enviados a terra-média. tomaram um hroar e vieram.
por tanto.
Istar = Maiar
Maiar = Servos dos Valar
Ainur = Maiar e Valar.


É só que então ele existe desde que Eru o criou e isso significa muito tempo

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo