• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

d20 System A História do D&D

Elda King

Senhor do passado e do futuro
A idéia veio deste tópico aqui: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=80033

A pré-história
Tudo começou quando um Homo wargamer conhecido como Gary Gigax viu um monolito negro flutuando pelo que viria a ser o plano astral e criou Dungeons and Dragons - O jogo de interpretação de papéis. Não que o jogo fosse um RPG como conhecemos - "roleplaying" significava simplesmente que você tinha um personagem único e individual para jogar, e não um exército ou algo assim. As regras utilizadas eram do wargame de Gigax, Chainmail.
Os jogadores dessa época se tornaram conhecidos como "homens das cavernas", devido à sua inexplicável mania de sempre adentrarem masmorras, cavernas, templos e outros lugares semelhantes, a despeito do grande número de criaturas terríveis que os habitavam (alguns diriam até que exatamente por causa dessas criaturas). Esses homens das cavernas possuíam hábitos sociais que hoje encontram pouca aceitação por parte da sociedade civilizada: hack'n'slashing, dungeon crawling, breaking the door, seting "gotcha!" traps.
Embora esse período seja conhecido popularmente como OD&D, o nome mais cientificamente correto seria Paleolítico ou Idade da Regra Lascada. Essa última definição se refere, obviamente, a coisas como as classes "guerreiro, usuário de magia, ladrão, clérigo, anão e elfo".
Idade média
Com o fim da pré-história, as edições de D&D começaram a ser numeradas. Nesse período houveram duas sub-espécies em conflito: os Homo rpgistas sapiens, que jogavam AD&D - a versão completa do jogo, daí o prefixo "advanced" - e os Homo rpgistas neanderthalensis, que jogavam a versão simplificada do jogo.
Com o tempo, os neandertais chegariam à extinção, e apenas o AD&D seria considerado na numeração oficial das edições. A primeira edição de AD&D seria eternamente D&D1E e a segunda edição D&D2E. Alguns costumes antigos foram caindo em desuso (embora todos eles ainda persistam até os dias de hoje em alguns grupos culturais - ou anti-culturais, segundo alguns). Nesta era os jogadores ergueram os primeiros cenários de campanha, começando a viver em ambientes organizados (e não exclusivamente subterrâneos).
A nomenclatura científica adequada para este período seria Neolítico, ou Período da Regra Polida. No entanto, os homens ainda usavam o THAC0, uma ferramenta primitiva, e não tinham ferramentas para muitas coisas. Embora os Elfos e Anões tenham se emancipado e passado a exercer outros cargos, ainda havia uma estrutura muito rígida do que você podia ou não ser. Seu poder pessoal era em grande parte derivado da quantidade de ouro que você tinha, que determinava o quão rápido você avançava dentro de seu trabalho.
Idade Moderna
Após um período de convulsão no qual a TSR fechou as portas e muitos cenários de campanha caíram no esquecimento (com excessão dos Reinos Esquecidos, que permaneceram lembrados por muito tempo). No entanto, um poderoso Mago da Costa - auxiliado pelo Cozinheiro dos Montes - guiou o povo para uma nova era de esclarescimento. Dungeons & Dragons foi relançado, criando a magnífica 3E, e alguns anos mais tarde revisado na polêmica edição 3.5.
No entanto, no momento em que estamos vivendo o Projeto Orcus criou uma 4E do jogo, cujo destino apenas o tempo revelará...


Eu sou um amador em história de D&D, mas acho que deu para o gasto... sugestões, correções, e comentários são bem-vindos.
 
(com excessão dos Reinos Esquecidos, que permaneceram lembrados por muito tempo)
:rofl:

Elda, gostei da idéia cara, eu pessoalmente conheço bem pouco da história de como o D&D se desenvolveu, sabia um pouco dessas coisas do ínicio, da relação dele como o Chainmail mas os detalhes são bem engraçados. Adoraria ler um texto mais completo sobre isso.
 
Ih, pulou UM MONTE de coisa, hehehe.

Quem sabe depois do dia 5 de janeiro, quando eu voltar da praia, me presto a fazer a linha do tempo definitiva do D&D? :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo