• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A guerra gera empregos e aumenta a produção"

Sra. Pseudo

I'm a blueberry pie.
Modo Capitalista On.

Ontem eu estava na aula de geografia e o tema era "Conflitos armados do Pós Guerra-Fria"
O prof me chamou atenção pra uma coisa q resolvi postar aki pra discutirmos:

"A guerra movimenta a economia.Faz girar o capital,é das formas mais eficazes de lavar dinheiro, gera novas técnologias" etc ...

Nos vivemos numa sociedade capitalista. Vcs ja pararam pra pensar nisso?Ja pararam pra analizar a guerra esquecendo o lado humanitário???

Bom, vamos fazer isso agora.Eu sei q é dificil mas vamos deixar o lado humanitario de lado. Ja pararam pra pensar em como a guerra é um dos principais mecanismos pra manter o capitalismo" funcionando"? A proposito, é esse o objetivo da guerra do iraque caso n tenham reparado.

Pra fechar fico c/ as palavras do Poeta. :D

"A Canção Do Senhor Da Guerra
(Renato Russo)

Existe alguém esperando por você
Quer comprar a sua juventude
E convence-lo a crescer


Mas uma guerra sem razão
E já são tantas as crianças com armas na mão
E lhe explicam novamente que a guerra gera empregos
E aumenta a produção


Uma guerra sempre avança a tecnologia
Mesmo sendo guerra santa, quente, morna ou fria
Pra que exportar comida
Se as armas dão mais lucros na exportação ?


Existe alguém que está contando com você
Pra lutar no seu lugar
Já que nessa guerra não é ele quem vai morrer


E quando longe de casa ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando novos jogos de guerra

Que belíssima cena de destruição
Não teremos mais problemas com a super população
Veja que uniforme lindo fizemos pra você
E lembre-se sempre que Deus está do lado de quem vai vencer


O Senhor da Guerra não gosta de crianças.
O Senhor da Guerra não gosta de crianças.
O Senhor da Guerra não gosta de crianças."
"
 
Anoriell disse:
"A guerra movimenta a economia.Faz girar o capital,é das formas mais eficazes de lavar dinheiro." etc ...

lavar, mas não no bom sentido.. vc deve saber disso né Anoriell... e não acho que isso seja bom.
e não consigo deixar o meu lado muito de lado não.

Porque, afinal, se a guerra movimenta o dinheiro, movimenta o de quem?? de quem já tem, ,e teoricamente não precisa de mais. e precisa ded destruir um país inteiro pra conseguir mais dinheiro?
 
Claro, Mila.
Mas o q quero discutir é o papel da guerra na manutenção da economia capitalista. Desigualdade social é outra historia. ;)

Qt a lavar dinheiro, sim, isso n é nada bom pra economia a n ser dakeles q o fazem.Mas foi so pra citar um exemplo.
 
A guerra é uma ótima forma de movimentar capital, principalmente da industria
mas quem enriquece são os burgueses, e mais ngm ~~
 
Lembrando que a própria Internet é fruto dos avanços tecnológicos alcançados na guerra. Porém, nada disso redime esses feitos. O problema é justamente que o ser humano se esforça ao máximo pra matar e tão pouco pra fazer viver.
 
Cês num pegaram o espírito da coisa.
O q euqueria mostra é q as guerras tem influencia direta no sistema socio-economico atual.
 
Sim, eu tbem creio que foi sempre assim, Anori.
Outra coisa que muita gente não saca quando vê a história de guerras menos recentes é que a guerra é um ótimo local pra acabar com os desempregados. Simplismente matavam eles, quer método mais eficaz? :|
 
Atual não, creio que sempre foi assim.
Foi o q eu quis dizer. Acontece q o atual é o RESULTADO de todo akele processo lá atraz, e por isso eu acho muito dificil de mudar o curso das coisas a curto ou médio prazo. Como diz meu prof de Geografia (Grande Ricardo!) :"A unica maneira de mudar o arranjo socio-economico atual é uma maravilhosa bomba atômica." Em algum ponto no passado o dia de hoje começou a ser escrito.
Outra coisa que muita gente não saca quando vê a história de guerras menos recentes é que a guerra é um ótimo local pra acabar com os desempregados. Simplismente matavam eles, quer método mais eficaz?
Com certeza. "N teremos mais problemas com a superpopulação".

Outra coisa: (N sei se é bem isso. Eu tav durmindo nessa parte da aula) Mas algumas empresas dos EUA estavam "investindo" capital em armas etc.(Financiando a guerra q estava por vir) Daí eles tinham q sumir com as provas. Engraçado. O WTC era uma espécie de central da economia americana né?90% das grandes empresas americanas tinham escritório lá. Lá tinha banco tb. Interessante. :aham:
 
Esse é, nas palavras de um economista do Bovespa, "o lado positivo da moeda da guerra. O lado que não tem a face humana". A guerra realmente faz gerar capital. Muito da supremacia dos EUA se deve às guerras que ele travou (e que foram travadas pelo mundo), pois deram muito gas para o avanço tecnologico no pais do Tio Sam.
 
È o famoso paradoxo da civilização. Infelizmente ou felizmente :| os grandes avanços da engenharia /tecnologia que nós usufruimos hj. em dia foram gerados dentro do mundo militar, inclusive a internet, os satélites, remédios...etc;Por um lado "esquenta" a economia, p/outro tb. pode destruir uma economia, pode matar um montão de gente, e acabar melhorando a vida de outro montão, gerando empregos e desenvolvimento. O ideal seria q.isso ocorresse s/war.
 
É mais q obvio q toda guerra é gerada envolta no poder financeiro. Mas o crescimento de desenvolvimento de tecnoligias são decorrentes não dá guerra em andamento, mas da possibilidade q de algum dia ela posso acorrer. O negocio é mostra quem tem o maior poder, político, econômico e tbm em armamentos de guerra e armas de destruição em massa, isso é q classifica quem é a potência do mundo hoje em dia.
Veja bem, a causa de uma guerra contra o Iraque é, e sempre foi pelo poder econômico. O Iraque fez a afronta à hegemonia americana de converter a moeda das suas Reservas Internas de dólar para Euro (na verdade títulos do Euro, já que só entrou em circulação em Janeiro de 2001). E esse é o motivo para os EUA declararem guerra ao Iraque. Punindo o rebelde, outros pensarão duas vezes antes de fazer o mesmo. Claro q eles são espertinhos :disgusti: Pra quem ainda não viu ligação lembre-se da Balanço de Pagamentos, dentro dele existem duas contas, dentro de uma delas é a conta de capitais, existem as Reservas Internas, que é o dinheiro base para o pagamento de dívidas, negociações em todo o resto q não seja negociado na moeda local. A grande maioria dos países adotou o dólar como moeda para suas Reservas Internas, isso dá poder à economia dos USA, pois o mundo depende da moeda deles para pagar as contas, fazer transações...
Agora chega um paízinho lá dos cafundós dizendo: "Não vou mais basear minha economia no dólar. O Euro me oferece melhores apoios." Isso tbm demonstra q há interesses político não só econômicos na mudança. E o q é pior para os USA abre os olhos e encoraja outros a fazerem o mesmo, principalmente aqueles se opõem aos EUA.
Os EUA já em crise há algum tempo. E com essa atitude, tudo piorou. A guerra movimenta a economia e sobe a popularidade de Bush. Ele não iria a guerra gastaria uma montanha de dinheiro(dai vem a lavagem) se ele não fosse ganhar nada com isso, a não ser a liberdade do povo Iraquiano...Ah.. Come on... :aham:

Ainda pensando no ambiente global o clima de guerra logo se alastrou pela economia. No setor produtivo, empresários iniciaram movimentos defensivos para se proteger e se adaptar ao ambiente. Só de ex. Wagner Canhedo, dono da Vasp, calculou que o petróleo, principal custo da aviação, irá a 40 dólares e pediu um estudo de racionalização de vôos... Pois é países emergentes como o Brasil sofrem as maiores conseqüências :tsc: Apesar q se olharmos na historia o brasil geralmente saiu melhor do q entrou em guerras. Num artigo na Isto É de fevereiro o empresario Jorge Gerdau comenta q reuniu os diretores e pregou um novo esforço de vendas do grupo que, em 2002, exportou US$ 350 milhões. Sua aposta bate com as previsões de consultores. Sem guerra, o Brasil teria um superávit comercial de US$ 15 bilhões em 2003. Com o conflito, que trará um real mais fraco, o saldo chegaria a US$ 20 bilhões.
Vê... tudo gira em torno do todo poderoso $$$$$$$$$$$$$$$$$$$
 
Pra continuar c/seu pensamento, eu vi uma entrevista, senão me engano do min. das rel. ext. (não lembro) que já apontou os beneficios financeiros que o Brasil poderá obter c/Iraque. Ele diz q. o Brasil pode ser chamado p/trab. nas areas de arquitetura/construção etc.. coisas que o Brasil já têm exp. no Iraque, citou muitas empresas bras. q. terão um aquecimento na sua prod.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo