• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“A Game of Thrones” e “O Silmarillion”

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Que beleza! Estava com saudades de ler os textos do Cisne por aqui. Vou começar a ler Guerra dos Tronos nesta semana, por isso ainda não tenho argumentos para comparar ambas, o que sei é o que o pessoal fala por aí, mas se esse texto é uma "resposta" aquele horroroso da Veja, está indo no caminho certo. Aguardo a continuação. :D
 
Sério que eu entrei no fórum hoje só para ler isso, de tantos comentarios que vi no Facebook e no Twitter.

"[...] a comparação malfeita das obras com o universo de Tolkien, por gente que não entende picas de nenhum dos dois mundos [...]"
Disse tudo. :joinha:
 
Eu assino isto É não veja, logo não sei a que texto se refere, mas gostria de lê-lo, tem como conseguir?
 
Vou ter de ler os livros do Martin, já que, pela série da HBO eu vi bem poucas semelhanças com SdA ou O Silmarillion. Sendo que na obra de Tolkien não há qualquer trama dos nobres, além de menções as Contendas das Famílias e as batalhas em Eriador entre Arthedain, Rhudaur e Cardolan;esse evento sim, se o Professor tivesse escrito algo mais focado no conflito de interesses, teriam antecedido A Game of thrones e ainda teria a presença de Angmar, dos orcs do Monte Gram e de Gundabad para completar o enredo.
 
São histórias totalmente diferentes, a pessoa que está fazendo comparação está muito equivocada
 
Famílias em conflito no Silma: Casa de Fëanor versus Casa de Fingolfin, nobres Noldor versus Doriath, Eöl versus Noldor... só pra começar. O contexto geral é bem parecido sim.
 
Nossa, eu li a Veja que tinha uma reportagem sobre a série, mas não tinha esse texto. :think:

Achei um absurdo as comparações, mesmo porque Tolkien viveu em outra época totalmente diferente, e não tinha a pretensão de criar um mundo "real" demais, ele queria era criar uma mitologia própria, com linguagens e personagens próprios.

Não li os livros, tão pouco vi a série, mas creio que a intensão do autor de "A Game of Thrones" foi criar uma história realista com toques de fantasia, e já Tolkien fez o contrário, criou uma história fantástica que pegava elementos do mundo real para dar mais importância aos fatos.

Aliás, estou precisando reler O Silma para relembrar todas as passagens, acho que vou aproveitar a deixa. :mrgreen:
 
A Pergunta mais importante é...

Será que o Smeagol lidera os selvagens?

Parei parei ^_^.

É chato quando alguém compara assim algo que conhecemos mesmo. (como quem acha que os pintinhos do PS3 são chocobos do FF. -_-). Mas podem se preparar que as comparações vão piorar na segunda temporada porque...

...eu não li, mas ao que tudo indica começarão a aparecer seres mágicos e quem não manja patativas vai achar que tudo é da mesma série.

By Raphael S
And the Ring was Frozen
 
Olha, eu ADORO Game of Thrones mas sinceramente, não chega aos pés de O Silmarillion. (na minha HUMILDE opinião)
 
O que me irrita é que hoje em dia já não se pode mais escrever nenhuma história sobre magia, mitologia e seres mitológicos, nesse ou em outro mundo, que automaticamente será comparado a Tolkien se ficar muito famoso. O mesmo - por extrema infelicidade - aconteceu com Harry Potter no início.

Os autores mais recentes - especialmente os ingleses - leram Tolkien e se inspiraram nele. Sim, óbvio! Tolkien é conteúdo obrigatório para qualquer pessoa que se disponha a escrever fantasia hoje em dia [me refiro aos de qualidade, naturalmente...]. Muito provavelmente haverá inspiração? Sim, óbvio também...
Mas as pessoas esquecem de um ponto muito importante: Tolkien não inventou a mitologia, não é DONO dela e ele também se inspirou em outros autores anteriores a ele!
Então, quem faz essas comparações bestas, devia antes pesquisar mais a respeito das referências do próprio Tolkien.
Ele era genial, mas não era único e nem proprietário de qualquer ideia que, na verdade, é milenar!!!
 
Na verdade parece que todos querem fazer do gênero fantasia algo comum, como se tudo fosse a mesma coisa. De todos os livros que li hoje de fantasia nenhum deles tem tanta semelhança um com o outro e é por isso que fazem tanto sucesso, pois diferente dos demais gêneros, cada livro de fantasia tem um universo próprio e imimitável.
 
O que me irrita é que hoje em dia já não se pode mais escrever nenhuma história sobre magia, mitologia e seres mitológicos, nesse ou em outro mundo, que automaticamente será comparado a Tolkien se ficar muito famoso. O mesmo - por extrema infelicidade - aconteceu com Harry Potter no início.
O mesmo fenônemo ocorre com as histórias de fantasia ambientadas no mundo moderno - automaticamente são comparadas a Harry Potter.

Assino embaixo do post da Aranel. Claro, Martin foi muito influenciado por Tolkien, e há muitas semelhanças nas duas obras. Mas as pessoas não conseguem captar as diferenças - que também são muitas e gritantes.

Outro hábito que eu vejo muito por aí, e que me irrita, é quando uma obra tem muitas semelhanças com a de Tolkien vir alguém e dizer que foi plágio, sem notar as diferenças. Na hora de comparar duas obras, as diferenças são muito importantes. É elas que dão o "sabor" diferente que cada obra tem.
 
Acho complicado comparar. Toda obra de fantasia vai lembar algo de Tolkien, ele é um parâmetro, um ícone da literatura fantástica.

Martin fez um mundo muito mais real, mais humano. Com alguns elementos de fantasia, normalmente relacionados aos habitantes do Norte da Muralha (e os dragões e lobos gigantes). Mesmo o Silma, é totalmente fantasioso. Elfos, Orcs, Anões, Dragões...

O que se pode dizer: lembra, é o que o Imharil citou: o lado trágico e o conflito de casas. Fora isso, totalmente diferente, embora igualmente fantástico. (o herége no Fórum de Tolkien :lol: . Mas pirei em Martin. Pelo menos o Livro I é fantástico, incrível mesmo)
 
Como já falei, em outra ocasião, as comparações propriamente ditas não me irritam, o que me deixa um pouco frustrada é a forma que algumas pessoas escolhem para fazer essas comparações, querendo, por vezes, dizer que água e terra são a mesma coisa. Não são. E quando se juntam, elas continuam não sendo a mesma coisa, mas criam outra, a lama, o barro, a partir do qual se pode moldar, metaforicamente, a escrita.

Acredito que as comparações sejam necessárias, porque é no contato com o outro, que tomamos consciência da nossa identidade. E acho que funciona assim também no quesito literário. Não são as semelhanças entre Tolkien e Martin que definem suas poéticas, são as diferenças. Partimos do que é semelhante para chegar ao que é específico.
 
De todas as obras de fantasia dos últimos 20 anos, acho que os livros de Martin são os mais originais em comparação ás obras influenciadas por Tolkien.
 
Bom eu tenho os livros de GOT e já li boa parte d'O Silma. Eu particularmente não creio que existam muitas conexões, na verdade a disputa entre as famílias em O Silme; e a disputa entre "os reinos" em Game nada são além de uma representação de disputa por poder e nada além disso!

Essas comparações, acabei ja acostumada, muito autores que surgem são comparados com Tolkien e outros. GOT me lembra muito mais As Brumas de Avalon da Marion Bradley Zimmer (acho que é esse nome dela). GOT parece mais tangível e remonta as histórias contadas sobre o Rei Arthur.

Isso me lembra um post que vi no Facebook com uma foto ilustrando o quanto Rowling copiou Tolkien. Na hora eu achei hilário, mas depois de um momento eu tive um insight, se formos reparar bem todas as historias sejam medievais ou fantasiosas ou sei lá o que sempre tem temas comum a elas, e como já li certa vez "para se fazer historias boas existe uma fórmula"; acho que tudo parte de um mesmo contexto e partir "dessa receita" os autores desenvolvem suas narativas.

Segue abaixo a foto citada acima:

jj00ad.png


E não se irritem com comparações, elas servem para nos mostrar o quanto ele foi brilhante e bom no que fazia! E isso me deixa muito orgulhosa, saber que ele serviu de inspiração para outros autores, para músicos, para artistas em geral. E que ele de forma mudou a vida de muita gente, como ele fez com a minha ;]
 
Tu leu aquele artigo da veja, não foi? :lol:


Eu li Game of Thrones recentemente e gostei muito. adoro os dois e não dá pra comparar, pra mim. O próprio Martin disse que a obra dele tem influências de Tolkien e de Bernard Cornwell ( BC, talvez explique todas as sujeiras que tem em ASOIAF rs )

Se alguém me perguntasse eu não saberia dizer de qual eu gosto mais.



 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo