• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Forma física de Sauron na Terceira Era

Ele confundiu, com certeza.

E Mith, eu não acho que Sauron envelhecesse por usar um hröa, já que ele era um ainu. Era só o corpo e limitações naturais, mas envelhecimento é associado à "raça". "Homens têm vida curta", "elfos têm a vida de Arda", entendeu o que eu quis dizer?
Os istari não sofriam com o passar do tempo, e usavam corpos limitados, hröar.
 
Nossa, que discussão encarniçada essa aqui! :eek: Vou tentar ver o que dá para fazer.

O que o Tolkien disse sobre o corpo com que Gandalf voltou, e sobre fánar:

Aqui eu vou entrar logo de sola, contando uma coisa super curiosa que eu descobri quando fui procurar onde foi que o Tolkien escreveu que Gandalf voltou comum fána: em nenhum dos volumes da HoME series aparece a palavra fána. No Letters também ela não aparece. O único lugar em que essa palavra é usada que eu consegui localizar, através do Ardalambion, foi o "Road goes Ever On". Se a palavra estivesse num desses outros livros que eu falei o Ardalambion daria a localização.

O que aparece citado nos HoME são referências a uma "vestimenta" (raiment), citações como por exemplo aquela do começo do Silmarillion. Eu não tenho o Road Goes Ever On, mas o Ardalambion diz que fána é uma palavra para essas vestimentas que os Ainur usam (tá, nenhuma novidade aqui, mas já que surgiu por aqui essa questão sobre o Gandalf, eu me dei o trabalho de verificar tudo isso). Se a gente aceitar essa definição de fána, não dá para ter dúvidas de que Gandalf voltou com um fána, por causa do que eu disse no meu post na página anterior.

Agora, as perguntas do Ringil: por que Gandalf então não se materializou em algum outro lugar, e sem estar nu? Bem, acho que ele não tinha poder ou autoridade (mais provável que fosse um problema de autoridade, ele estava sob o comando direto de Eru na hora em que ele voltou, pois foi Eru que o mandou de volta (Letters:156)) para se materializar do jeito que ele quisesse e onde ele quisesse. Ele mesmo diz que *foi mandado* de volta nu, e nu aqui significa pronto para receber as vestes brancas que ele portaria (Letters:156). E por que ele precisou ser carregado por uma águia, ao invés de simplesmente sair dali por si mesmo? Por medo, basicamente. Gandalf parece que não estava consciente do poder do fána que ele tinha acabado de receber, eu acho. Ele fica parado na Montanha por um tempo, até que Gwaihir aparece, e depois pede, com medo, que a Águia não o deixe cair, embora a passagem dê a entender que ele não sofreria dano nenhum se caísse lá de cima. E finalmente, por que era necessário que Gandalf voltasse com um fána? Em resumo, porque a idéia do retorno de Gandalf é que ele voltasse mais poderoso (mas ainda sob a obrigação de esconder o seu poder), já que a idéia dos Istari havia fracassado. Ele precisava de mais poder para cumprir a sua missão, que era orientar a oposição a Sauron.

Fora essas questões eu não consigo imaginar o que mais poderia levar a crer que Gandalf usasse um hröa depois do seu retorno.

Mith e Maglor: Não concordo que fána é um hroä reforçado. Fána é fána, hröa é hröa. Agora, se vocês quiserem dizer que o corpo com que Gandalf voltou tinha menos limitações, aí eu concordo.

Mith: não concordo que Gandalf teria tido seu poder diminuído ao receber o fána. Se o poder dele mudou, então só pode ter aumentado (Letters:156). E Gandalf na hora de voltar estava sob o controle de Eru. É uma situação muito particular, a dele naquela hora.

Maglor: não consegui "provar" que Sauron usava mesmo um hröa depois da Queda de Númenor, mas acho que a idéia de que ele usava um fána é a menos provável das duas.

Mith: o hröa de Morgoth não envelheceu durante a Primeira Era, pelo que a gente sabe.
 
Swan, eu falei que o poder de Gandalf diminuiu? :eek: Que erro horrivel, esse meu! Devo ter digitado errado... Eu acho que deixei bem claro que o poder dele aumentou depois de receber o fána dele.

O hröa de Morgoth nao envelheceu? Bom, não sei explicar isso aí... Talvez tenha sido algo de Morgoth mesmo. Se me lembro bem, o hröa envelhece qualquer um, embora possa demorar mais em uns que em outros. Um bom exemplo são os elfos. Gandalf, em questões de vida, era que nem eles. Então, ele também envelhecia, mesmo que MUITO lentamente, pq um hröa (corpo físico) envelhece com o tempo.

Ah, eu usei o termo "hröa reforçado" me referindo a fána em termos leigos. Fánar e hröar são meio iguais sim. Os dois são corpos físicos, por exemplo. Logo, um "hröa reforçado" pode ser um corpo físico que não envelhece mais, além de ter outras propriedades especiais, que é o caso do fána. :D
 
Maglor, concordo com tudo que tu disse menos com uma coisa... eu não acho que Sauron estava tão fraco assim na Terceira Era como vc sugeriu. Ele precisaria estar relativamente BEM poderoso para no mínimo controlar os exércitos de orcs que ele tinha em seu poder (que era gigantesco), os exércitos de homens do leste e do sul que trabalhavam do seu lado, sem falar em controlar a Montanha da Perdição à distância e manter a sua fortaleza de Barad-Dur em pé. Precisa de MUITO poder pra isso eu imagino. Eu acho que ainda na Guerra do Anel ele era o Maia mais poderoso, mais ainda que Gandalf o Branco (apesar de Tolkien sugerir o contrário).
Eu não acho que faça sentido Sauron existir na Terceira Era com um hröa... porque aí ele precisaria se alimentar e ir no banheiro ou dormir sei lá... pode até ser (apesar de estranha a idéia :-P)... mas eu acho que ele tinha sim forças para recuperar a sua velha imagem na forma de um fána.
 
Ah, eu usei o termo "hröa reforçado" me referindo a fána em termos leigos. Fánar e hröar são meio iguais sim. Os dois são corpos físicos, por exemplo. Logo, um "hröa reforçado" pode ser um corpo físico que não envelhece mais, além de ter outras propriedades especiais, que é o caso do fána.

Hröa é bem diferente de fána, hröa nasce da terra, faz parte dela, como os corpos dos elfos e humanos originais que aparentemente surgiram diretamente da terra. Fána é uma vestimenta que não deriva do mundo, e sim do conhecimento sobre ele ou de seu próprio pensamento, como era o fána de Melkor. Não encontrei citação a maiar usando essas vestimentas no ainulindale, mas não vejo porque não poderiam eles mesmo as criarem, aliás, o fána parece ser algo tão pessoal que seria estranho os valar os doarem aos maiar. Sauron podia mudar seu corpo à vontade na PE, ele teria esse controle se corpo não fosse criado por ele? E ele fez outro corpo após o naufrágio de Númenor.
 
O destina prega peças, acabo de escrever uma enorme resposta ao post da Swanhild, e quando eu mando aparece escrito invalid session e o meu post vai pro beleléu. Tô deprimido, talves seja um sinal divino de que era um fána mesmo :osigh: . Só sobraram as primeiras palavras:

" Primeiro, parabéns, Swanhild, pelo excelente post. Tenho que admitir que me senti meio desarmado, mas não desisto fácil, lá vou eu."

Se me lembrar de metade, eu escrevo depois.
 
Foi coisa de Eru... :mrgreen:

Serio agora, isso ai eh muito chato :osigh:. Eu ja perdi tantos posts assim que agora sempre dou um control c control v para o notepad antes de fazer qualquer coisa, quando ja nao comeco escrevendo la mesmo, no caso de posts que tendem a ficar grandes.

Voce deve ter algum bom motivo para estar tao certo de que Gandalf sempre usou um fana. Estou curiosa. Mas esta bem documentado que ele usava um hroa antes de morrer, inclusive acho que no Contos diz alguma coisa assim.

Quanto a isto aqui, Ringil...

Ringil disse:
Primeiro, parabéns, Swanhild, pelo excelente post. Tenho que admitir que me senti meio desarmado, mas não desisto fácil, lá vou eu.

:oops: :oops: :oops:
 
Swanhild, o que eu falei sobre "hröar reforçado" só se encaixa no contexto daquele post. Era só uma maneira de ilustrar a minha opinião, mas tecnicamente, eu sei que está incompleto, para não dizer 'errado'.

Mith, a idéia de que os ainur com hröar tenham "a vida de Arda", como os elfos, é muito legal, mas eu não sei até que ponto podemos ter certeza disso, já que, se existe algum lugar que prove isso, eu não conheço. A certeza é de que, se envelhecem, é muito lentamente, já que os Istari estavam a um tempo bem razoável na TM para continuarem vivos. :mrgreen:

Elrond, Tolkien disse que Sauron conseguiu ser maior do que Morgoth, mas eu sempre achei que a trajetória de derrota de ambos foi, pelo menos por alto, semelhante.
Morgoth depositou tanto de seu poder em Arda, e tanto se esforçou em fazer parte dela para controlá-la que estava ligado à ela, e isso, em termos de corpo seria o equivalente a decair (pelo menos para um Vala) até assumir um hröa.
Sauron usou apenas um pequeno objeto, mas que também recebeu muito de sua essência, grande parte dela, e ela também era matéria de Arda. Ele não desejava sub-criação, e sim dominar a TM e fazê-la seu reino, então usou de um plano de dominação semelhante em essência, mas diferente na prática do que seu Mestre fez. De qualquer forma, o que ele conseguiu, imagino eu, foi se aproximar ainda mais de Arda, e se afastar dos seus propósitos como Ainu, exatamente como Morgoth. Daí eu estar mais inclinado a aceitar que ele tinha um hröa.

Eu acho que não fui o único a ter a impressão, enquanto lia o SdA, de que Sauron era um tanto impalpável. Parecia mais uma existência maligna, como uma Força cruel, do que propriamente alguém como o Gandalf, físico, visível, "real". Provavelmente por isso, e por toda a ameaça que ele representava, nunca consegui imaginá-lo inferior ao Gandalf, ele sempre pareceu "maior", mesmo enfraquecido. Por isso eu acredito que a sua vontade e "medo" que emanava eram ainda muito grandes, entretanto menores do que na SE, já que não estava "completo", faltava "Anel" ali. E o tempo que ele levou para refazer uma forma de horror foi imenso, milênios até ele aparecer em Dol-Guldur, muito maior do que em qualquer momento antes. O que eu enxergo como ilustrativo das limitações que ele sofria era a falta dos dedos que foram cortados. Se ele tivesse poder para reconstruir um fána, teria como refazer seus ferimentos físicos; mas com todo esforço, o que ele refez foi uma forma de horror e com seqüelas do que havia sofrido.
 
Maglor disse:
O que eu enxergo como ilustrativo das limitações que ele sofria era a falta dos dedos que foram cortados. Se ele tivesse poder para reconstruir um fána, teria como refazer seus ferimentos físicos; mas com todo esforço, o que ele refez foi uma forma de horror e com seqüelas do que havia sofrido.

Verdade, entretanto Morgoth (o mais poderoso de todos os seres) ficou para todo o sempre com o ferimento da espada de Fingolfin (um simples elfo) no pé, além de ficar mancando. Claramente ele tinha poder para simplesmente recuperar o ferimento ou se regenerar. Então eu acho que pode ter um fator digamos psicológico aí. Uma forma de trauma que faz com que os Ainur que se ferem na Terra-Média (pelo menos uma ferida significativa em algum evento significativo) não consigam se livrar de suas feridas nunca mais... pelo menos os Ainu do mal. Morgoth até tinha o poder para reconstruir o seu corpo, mas aí ficou o trauma da batalha que impedia ele de regenerar a ferida. Seria a mesma coisa com Sauron... uma ferida tão importante como aquela.
 
Sobre Sauron após a Queda de Númenor, bem, é dito no Akkalabeth que, após a queda de Númenor, Sauron escapou com um esforço incrível. Provavelmente, e aqui eu estou especulando bastante, mas provavelmente Gil-galad e Elendil não tivessem tido sucesso contra Sauron se ele nunca tivesse passado pelo "trauma" da Queda de Númenor. Imaginem um Maia escapando duma fenda feita por ninguém menos que Eru. Ele deve ter perdido uma quantidade impressionante de poder quando escapou, tanto o foi que ele não mais conseguia assumir uma forma bela (é isso que é dito no Akkalabeth).

Sauron foi incrível, se formos notar, ele foi, dos Inimigos, um dos que difundiu muito sua força, mas sem, como eu poderia colocar, sem "se aleijar". Ele manteve sua habilidade de mudar de forma durante muito tempo.

Após a Queda de Númenor, ele assumiu um corpo imutável e bem mais vulnerável, grossamente falando; acho que podemos dizer, então, que Sauron, quando retorna à Terra-média, assume um hröa, definitivo e imutável. É derrotado por Gil-galad e Elendil, seu hröa morre, mas seu poderosíssimo espírito escapa para os ermos do Leste, para recuperar sua força, que estava muito reduzida (escapou da Queda de Númenor e então perdeu seu hröa... complicado).
Se fosse um fána, acho que Sauron não ficaria tão enfraquecido a ponto de ter de fugir para longe; além do mais, ele poderia assumir alguma forma alada e fugir, como ele fez na luta contra Huan, em Minas Tirith, no Silmarillion (na qual ele fugiu em forma de "vampiro"). Esses fatores realmente me levam a crer que Sauron, naquele momento, ou seja, à partir do momento que ele assume sua "forma final" depois da Queda de Númenor, estava em posse de um hröa, e não um fána. Pois tudo leva a crer que ele não conseguia mais assumir um fána, apenas um hröa, e não belo (o Akkalabeth deixa isso claro), em reflexo ao seu espírito maldoso e astuto (a astúcia, em Tolkien, é vista como um instrumento do Mal).

Mas aí a gente cai num novo probleminha... :tsc:

Se era um hröa, depois desse hröa ter sido morto, acho que é correto afirmar que, mesmo que os soldados da Última Aliança tenham largado o "corpo" de Sauron a céu aberto, esse "corpo" eventualmente seria decomposto. Mesmo assim, acho que era costume queimar os cadáveres dos inimigos. Então, no que eu quero chegar é: Como foi que Sauron reassumiu seu corpo (o provável hröa) na Terceira Era (lembrem-se de Gollum comentando sobre Sauron: uma forma terrível de apenas nove dedos) se é certo pensar que o antigo hröa de Sauron havia sido decomposto? Ó pelos Valar, e agora?? :tsc:

Se formos levar em conta, então os espíritos que assumiram hröar (Balrogs, Saruman, etc...) poderiam voltar a tomar novos hröar? O que eu penso: até poderiam, dependendo do Ainu, mas indubitavelmente mais fracos do que antes.

Mas Sauron é um caso à parte: é muito provável que ele seja o maior dos Maiar, e a gente pode notar, ao decorrer da história da Terra-média, que Sauron nunca foi alguém muito ligado ao corpo, essa é uma das mais formidáveis habilidade dele; os Maiar, em hröar, quando perdem esse hröar, devem, além de sofrer uma perda de poder muito grande (por estarem habituados àquele hröa, ainda mais se estiveram com ele durante tanto tempo), devem sofrer um grande trauma.
Talvez Sauron não tenha perdido tanto poder assim quando perdeu seu hröa, já que ele era um Maia que nunca foi tão preso à sua forma assim, a exemplo dos Istari e dos Balrogs; arrisco-me a dizer que Sauron não sofreu o tal trauma. Com a astúcia dele, eu acredito que ele deve ter deixado seu hröa quando percebeu que este seria destruído :wink: , assim sendo, ele desligou-se do hröa antes desse morrer, e fugiu!! Dessa forma, seu espírito não perderia tanto poder, por ter "sentido" a morte do hröa. E provavelmente Sauron, se é que sofreu algum trauma, o superou, e depois retornou, reassumindo uma forma semelhante à sua antiga (se é que realmente não era a mesma) devido ao fato de, depois da queda de Númenor, Sauron não conseguir assumir outra forma senão aquela que perdeu o dedo.

O que isso significa, a longo prazo?

Se o Anel não fosse destruído, mesmo se subissem até a câmara mais alta de Barad-dûr e assassinassem Sauron, ele, depois de um tempo, voltaria mais uma vez, com um hröa semelhante. Ele conseguiria devido à sua astúcia e poder impressionantes, então, ele sempre retornaria. Sem perna, sem braço, até sem cabeça, se seu hröa a perdesse, mas retornaria. Aí é que está a grande sacada de destruir o Anel: assim, eles destruíram parte da própria essência de Sauron, assim, ele deve ter perdido, inclusive, o poder de se manter preso ao hröa, e virou um "ventinho malvado". Por isso que gosto de sustentar que Sauron foi o maior dos Maiar; ele era praticamente invencível!!

Nossa, divaguei e cansei... :wink: :mrgreen:
 
(Porcaria, apaguei meu post sem querer... :tsc: Vamos lá, de novo... )

Interessante como tanto o Elrond quanto o Fëaruin chegaram a conclusões bem parecidas; os dois disseram que existe um fator psicológico que impedia de alguma forma a reconstrução completa do corpo, e era comum já que erma ambos Ainur. Concordando ou não, eu achei bastante interessante isso. :D

As feridas não curadas de Morgoth, na verdade parecem reforçar a idéia de que ele usava um hröa (o que faz total sentido se lembrarmos das intenções dele ao difundir seu poder). E isso faz Sauron ainda mais próximo dele, como eu tinha imaginado. Esses ferimentos não curados parecem provar que ambos usavam realmente hröar. Mas, apesar de a idéia do trauma ser legal ( e eu ter algumas idéias que de certa forma se aproximam dessa), eu acho que é simples incapacidade mesmo. Melkor e Sauron estavam diminuídos, desgastados, não conseguiam mesmo ter um corpo que refletisse sue pleno poder. Estavam limitados e presos à terra que queriam dominar.

Durante a Queda de Númenor, eu acho, como sugeriu o Fëaruin, que Sauron realmente se desfez de seu fána, e como estava de posse do Anel, pôde reconstruir um outro, entretanto não mais conseguia mudar a forma que assumiu. Na TE, ainda mais fraco e sem o Anel, conseguiu um hröa.

Fëaruin, ao que tudo indica, os balrogs usavam hröar mesmo.
E concordo completamente com o seu (pen)último parágrafo.
 
Bom, vou só postar uma idéia minha sobre Sauron, uma coisa pequena em relação ao post do Fëa.

A grande fraqueza de Sauron era o Anel, não concordam? E o Anel de Melkor, qual era? Era a Terra-Média. E se Sauron tivesse o poder de fazer a Terra-Média toda o SEU Anel? Ele seria praticamente invencível, a menos que um exército fosse e o matasse em Barad-Dûr, o que seria impossível, com o tamanho total do Exército dos Povos Livres. Sauron seria, de todos os modos, invencíveis. Pensem bem: se alguem conseguisse matar o hröa/fána de Sauron (digo fána pq Sauron poderia ter talvez conseguido um fána ao invés de um hröa), ele fugiria em sua forma de fëa e acharia outro corpo para si. O jeito de destruir o anel dele era destruir a própria Terra-Média, mas assim todo mundo morria. :roll:
Bom, é só isso que eu tinha a dizer mesmo. :roll:
 
Maglor, a sua idéia da incapacidade é valida, mas quão difícil seria para um ser poderoso como Sauron regenerar o seu dedinho??? Diabos, se ele conseguiu criar um corpo novinho para ele mesmo, porque não completar o dedinho??? Ele teve forças para criar todo o corpo, mas quando chegou na parte do dedo aí acabou o poder dele??? Não faz muito sentido.

Eu sempre achei que Sauron e Morgoth em todos os momentos de suas vidas sempre tiveram fánar. Isso porque um fána é uma simples vestimenta ou uma embarcação que o Ainu utiliza para entrar no mundo. Um hröa é uma coisa mais profunda, uma coisa mais íntima da terra e mais próxima do fëa. Devem até ser duas estruturas diferentes... acho que um não poderia se transformar no outro.
 
Mas, Elrond, acho que o problema é que ele nao pode só regenerar o corpo por livre e espontânea vontade. Se ele criasse outro hröa para si, esse sim teria 10 dedos (ou 9, mas seria de propósito). Bom, acho que é isso. O único jeito de se livrar de marcas como essa são criando um novo corpo inteiro. :D
 
Elrond disse:
Ele teve forças para criar todo o corpo, mas quando chegou na parte do dedo aí acabou o poder dele???
Bom, sentido tem que fazer, afinal, foi assim que aconteceu. :mrgreen:
No corpo reconstruído de Sauron estava faltando um dedo, e eu interpreto isso como fruto do enfraquecimento dele. O seu antigo corpo morreu, e com sacrifício ele reconstruiu um. Mais limitado do que nunca, e afastado dos seus propósitos iniciais de Ainu e Guardião de Arda, ele deve ter se associado à terra em sua ânsia de dominação. Simples refém dos fatos, ora. Apenas conseqüências das próprias atitudes.

Sobre "transformação", isso soa muito RPG. Não deve ter nada disso em Tolkien mesmo, concordo.
 
Eu ainda não sei se o corpo de Sauron na Terceira Era era um fána ou um hröa (ainda não tive tempo para ler direito os posts aqui). Mas estava pensando numa coisa agora: quando Sauron apareceu em Dol Guldur, ele apareceu com um corpo novo de repente? Ou ele foi aparecendo aos poucos? Ele apareceu mesmo naquela hora, ou levou centenas de anos para conseguir formar um corpo novo?? Se ele não apareceu, então o que era aquela "presença" dele em Dol Guldur?

Me parece que ele não apareceu inteirinho de repente em Dol Guldur. Nesse caso, que tipo de corpo pteria permitido a ele fazer isso??

Mais uma coisa. Não sei bem se este é o lugar ideal para sugerir isso, mas mão seria uma boa idéia trocar o nome do tópico?? Já tem um tempo que deixamos de discutir se Gandalf era mais fraco do que os elfos.
 
Elrond disse:
Ele teve forças para criar todo o corpo, mas quando chegou na parte do dedo aí acabou o poder dele???
Maglor disse:
Bom, sentido tem que fazer, afinal, foi assim que aconteceu. :mrgreen:

Opa, a questão não é se aconteceu ou não, mas sim o 'por que?'. Eu tô dizendo que foi por causa do trauma e vc que foi porque ele não tinha mais poder disponível... :wink:

Agora pensando melhor, eu acho que criar um hröa deveria exigir muito mais poder e "energia" de um Ainu do que para criar um fána. Oras, um hröa é uma coisa inerente dos seres de Arda, é provido pela Terra e está profundamente associado ao seu fëa. É uma coisa mais íntima, mais perfeita, mais física. Um fána era uma simples carapaça ou couraça que o Ainu usava para poder interagir no mundo real. Era menos complexo ou menos perfeito que um hröa, embora feito com outro propósito. E através do fána o Ainu poderia melhor manifestar os seus próprios poderes pelo próprio fato de o fána ser mais "leve" (lembre-se Gwaihir) e menos "complexo", assim o Ainu estava livre dos pesos do mundo.
Por isso que eu acho que seria muito mais fácil para o Sauron montar um fána, mais simples e menos complexo e não preso aos pesos do mundo do que gastar energia criando um corpo físico perfeito e "coeso".
 
Swanhild disse:
Me parece que ele não apareceu inteirinho de repente em Dol Guldur. Nesse caso, que tipo de corpo pteria permitido a ele fazer isso??
Eu tb pensei nisso, e o mais perto q eu cheguei foram os portadores e espectros de Anel. Talvez ele tenha criado um fana muito fino ("manteiga espalhada"), e com o tempo fosse se recompondo, tornando-se visivel, tangivel, opaco... até tornar-se totalmente material denovo. Eu digo fana, não hroa, pq eu duvido q o Sauronj comesse ou dormisse ("O Olho Sempr Vigilante" :wink: ), mas eu acho q o unico tipo d fana q ele conseguisse criar seria parecido com o q usava na queda d Numenor, ou seja, humanoide feio.

Agora, pq ele ficou denovo com 9 dedos? Eu concordo q foi psicologico, mas não para ele, e sim para os povos livres. Eu acho q ele se refez assim d proposito, para ficar exatamente igual ao ultimo encontro q teve com a Ultima Aliança, aumentando o temorr dos inimigos.
 
Pois, é, Prime. Essa idéia de que o Sauron náo apareceu de repente parece que faz mais sentido com um fána do que com um hröa. Morgoth, do jeito que está contado no Silmarillion, criou um hröa (ou transformou o seu fána num hröa) de repente.

Cuidado com essa história de fána "manteiga espalhada" aí. Bilbo se sentia assim, e ele nunca usou um fána.

Minha idéia inicial de que Sauron adquiriu um hröa tinha uma base bem fraca. Acho que foi por rinfluência do exemplo de Melkor, que perdeu o poder de se transformar numa forma bela e adquiriu um hröa praticamente ao mesmo tempo. Mas está claro para mim agora que o mesmo não aconteceu com Sauron, não necessariamente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo