• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

a Força...

Uglúk o Uruk-Hai

... o maioral.
Bem, uma das coisas mais cativantes e interessantes na saga e com certeza o mistissismo da Força...

Nitidamente baseada em religiões orientais, a Força e o grande heroi da saga...

Eu ate compara o Yoda como um dos grandes pensadores da hitoria, se ele existisse claro... mas vejam essas palavras:

"Concentre-se. Sinta o fluxo da Força. Nem dentro nem fora, mas como uma parte de tudo que existe. Através da Força, coisas você verá. Através do tempo e do espaço ela avança. Outros lugares. O futuro… o passado. Amigos que há muito se foram. Sempre em movimento o futuro está. Tamanho não importa. Olhe para mim: julgar-me pelo meu tamanho você irá? Bem, não deve. Por que meu aliado é a Força. E um aliado poderoso é. A vida ela cria, e faz crescer. Sua energia nos permeia e nos une. Seres luminosos somos nós... não esta matéria crua. Você deve sentir a Força ao redor. Aqui, entre você... eu... a árvore... a pedra... em todos os lugares! Em balanço está a Força. A Escuridão e a Luz. Sem um, não há o outro. O Lado Negro tentador é. Rápido, fácil no início, mas uma armadilha é o Lado Negro. Mau, corrupto. Uma vez que se começa no Lado Negro, para sempre dominará seu destino. Para o caminho da Luz, paciência você precisa. Controle. Paz e harmonia ele é".

Quem as disse?? Claro todos sabemos não foi nem um grande filosofo Chines, foi o veneravel Mestre Yoda!!

Essas palvraz são nitidamente Ch'an ( Zen) Budismo, Taoismo e o Confucionismo....

E demasiado interessante como nós aceitamos a Força na estoria de Lucas como se ela fosse um fator fantasia... Vc ja pesnaram nisso?? Sabia q existe um grupoe de empresarios nos EUA q usa os encinamentos da Força para viver e trabalhar melhor??

Po isso e quase clube da insonia... Mas pensei nisso, nas verdadeiras mensagens q a Saga SW passa, alem da diverção claro... e incrivel se vc presatrem atençao temos liçoes de vida exelentes....


hehe... dito..
 
Eu acho a Força muuuuuuuuuuuuito parecido com a historia do "Caminho do Guerreiro" , aquele lance do Japao....
 
Muito legal esse texto!! Acho que a Força eh uma coisa muito legal, se nós resolvessemos prestar atenção nisso, e usar esses ensinamentos seria bem bacana!!
Eh complicado explicar, mas da pra usar isso no dia a dia.... acho que faria bem!!
 
Realmente caro amigo Uruk-Hai, a Força tem muitos elementos parecidos com religiões orientais e siceramente é algo muito perceptível durante todos os filmes. A sua sutileza e simplicidade, o fato de ser alguma coisa ao alcance de todos é instigante, é a base perfeita para que todos acreditem na sua existência. Nisso, a Força parecesse-se totalmente com as religiões orientais, sem os níveis eclesiásticos e o Deus inalcansável chamado de Senhor, curiosamente o mesmo nome dado a Jesus o que nos faz nunca saber exatamente de que "Senhor" falamos.

O importante da Força é o que nós absorvemos dela, sabemos que ela é uma ficção, mas podemos aprender respeito, honra e muitas outras coisas com ela. Assim também acontece com a obra de Tolkien, o modo como absorvemos as informações nela contida (aliás, estou curioso para ler o livro lançado recentemente no Brasil, "O Senhor dos Anéis e a Bíblia", que trata justamente deste assunto). Ambas essas obras trasmitem mensagens que devem ser compreendidas e cultivadas, o mesmo acontece com todas as outras religiões, mas, muitas delas elevam-se a níveis tão superiores e inatingíveis que apenas nos tornamos submissos à elas caindo em total contradição com nossos atos.

A Força, está em tudo e em todos. Qualquer um alcança-a e sente-a. Talvez, se as atuais grandes religiões fossem mais acessíveis, nosso mundo pudesse ser mais correto.

Nossa, isso é algo para se postar no Clube Star Wars?
green.gif
 
Hm...podem me chamar de fanatica, bitolada ou qualquer coisa, mas eu realmente acredito na força. Falando sério, nao acho que de para mover objetos e etc, mas, eu acho que a Força é uma das melhores definiçoes possivel do que seria Deus...tipo, é meio maluco isso sim, mas, vejam as definiçoes do Yoda e etc, e pensem se nao é a coisa mais viavel, mais viavel pra mim do que os milagres de jesus e etc...seilá, sem ateismo nem nada, eu acho que a Força é o que muito chamam de Deus, mas a acho mais bem "explicada", ou até mesmo mais viável...bom, eu acho isso...

E realmente lembra muito a cultura chinesa :)
 
Mithrellas disse:
Hm...podem me chamar de fanatica, bitolada ou qualquer coisa, mas eu realmente acredito na força. Falando sério, nao acho que de para mover objetos e etc, mas, eu acho que a Força é uma das melhores definiçoes possivel do que seria Deus...tipo, é meio maluco isso sim, mas, vejam as definiçoes do Yoda e etc, e pensem se nao é a coisa mais viavel, mais viavel pra mim do que os milagres de jesus e etc...seilá, sem ateismo nem nada, eu acho que a Força é o que muito chamam de Deus, mas a acho mais bem "explicada", ou até mesmo mais viável...bom, eu acho isso...

E realmente lembra muito a cultura chinesa :)
Caramba, você conseguiu me explicar muito melhor do que eu tentei. É justamente isto o que exalta a Força, ela é acessível a todos, não é mais uma religião que joga tudo para um ser que pelo que dizem só conheceremos em nossa morte, totalmente inacessível. Ela é simples, é fácil de entender, não exige uma grande compreensão como pensar no modo pelo qual surgiu Deus. A Força simplesmente existe.
 
É mto interessante essa relação Força/religião, pois apesar de negada por Lucas é inevitável.... a influência do oriente tb aparece quando o Obi-wan se refere à aprender a Força como seguir o caminho da Força... isso é pura sabedoria oriental.. arte da guerra na veia...

Mas falando em religião, Força e Deus, tem esse textinho aqui q é mto interessante.......chama-se Solstícios e Equinócios...
 
A força é o ponto central do universo de Star Wars ... é a espiritualidade que permeia todos os seres, todas coisas mesmo que muitas pessoas não saibam disso. É indiscutivel que essa concepção espiritual é baseada em ensinamentos orientais ... Mas uma coisa que eu percebi a muito tempo é como para os que entendem a força, ela funciona de forma meio maniqueista ... eu não posso falar de maniqueismo em relação as religiões do extremo oriente, porque não as conheço, mas acho que isso é presente de forma clara em Star Wars.
 
realmente a Força é algo muito místico/religioso e eh inevitável a conexão entre a Força e as religiões orientais....eu acho q a minha opiniaum eh exatamente o q a Mithrellas(ela eh mod,neh?tomara q eu tenha escrito certo o nome dela hehe) disse, a Força eh o q eu( e muitos ) acredita ser Deus
 
Uglûk o Uruk-Hai disse:
Essas palvraz são nitidamente Ch'an ( Zen) Budismo, Taoismo e o Confucionismo....

Engraçado essa discussão ao mesmo tempo que o pessoal reclama dos midi-algo.

Zen-budismo eu entendo como religião, mas Taoísmo e Confucionismo são? Sempre entendi o primeiro como filosofia e o segundo como uma forma avançada para a época de enxergar a forma de governar as pessoas. Terei me enganado, Uglûk?

Mas se pensar em termos de religião - da forma ocidental - posso até entender o desapontamento da maioria dos fãs com as explicações "científicas" que Lucas deu para a Força. Já que como vocês mesmo notaram, para os orientais a noção de Deus inalcançável é besteira (Buda era mortal e tinha uma vida beem mundana até perceber o vazio que era a vida dele e se iluminar. Note que não foi iluminado - passivo - mas ele se iluminou - ativo), então a religião e noções de divindade são mais próximos ao humano do que nas religiões que conhecemos.

(lembrem-se que esse conceito é tão possível que ao contrário de nós que não acreditaria em um Cristo reencarnado, os monges do Tibet sempre procuram o novo Dalai Lama quando o anterior falece)

A noção de simplicidade pra mim apela para a lógica, e sendo assim, eu consigo ver religião mais em ciência do que em dogmatismos apoiados em crença e fé. Misticismo que não dá pra explicar - e que você tem de acreditar e ter fé senão não adianta - nos remete de novo ao conceito de Deus inalcançável.

A fé que Yoda tanto fala creio que é a mesma que Cristo pregou e ninguém entendeu (porque ele era perfeito nascido de Virgem, somos burros demais para entender Sua palavra, etc.). Na capacidade do Homem de fazer o impossível, tendo fé em si em sua força, em conhecer a si próprio. Em conhecer e saber que é capaz.

Se a pessoa não conhece a si próprio, as barreiras que se impôs por causa de sua carne mortal (de não poder acessar outros semelhantes, de que somos barro e não luz... já tentou conter luz? Sabre de luz não conta!!!), realmente fica meio ridículo pensarmos em fé verdadeira, já que a maioria de nós apoia essa fé em algo superior a nós. E ao nos apoiarmos em Deus, falhamos. (mania de querer que Deus faça tudo!)

Claro que muito disso é no final subconsciente. Depende de como fomos educados e ensinados a acreditar. E que muito dessa crença é que nos impede de evoluir.

Xiiii tou viajando na maionese de novo!
 
egoNullius, esse é um assunto sobre a Força, por isso aqui no CSW, mas eu como um insone num podia de deixar ele com um pitada de CdI ne? hehehe... :wink:

Então Primula, vc tem razão, em parte.... hehehe..

Explicarei... C'han e considerado religião sim , e tudo q vc falou assino em baixo... Agora eu sitei o Taoismo, e não o Tao... A teoria do Tao foi desenvolvida pelo Emperador Hua Tang, o Amarelo... a mais de 2000 anos antes de cristo, mas era uam teoria cientifica e de certa forma ela o ajudou na politica com certesa, mas tarde foi fundado o Taoismo, q sim essa virou religião, se tratava da mistificaçao da teoria do Tao. Tanto q ai fora criado templos Taoistas e tudo mais. Inclusive por monjes Budistas.
Agora Confucionismo, esse sim, era realmente filosifia de um grande pensador, apesra de ser seguido como religião por muito poucos nunca foi aceito como tal. Bem tb é num exeplo mas realista seguir Marx como religião ne?

Mas eu citei essas ters por um motivo muito interessante...
Elas saum o verdadeiro laço filosofico q envolvem toda a cultura do oriente, e todas sua filosofia, e as tres tem caracteristicas nitidas na Força de SW.
Perceba q interessante, o Budismo C'han e a valorizaçao do espirito.
O Confucionismo e o respeito ao proximo, integridade valorizaçao do homem.
Taoismo é o respeito as forças naturais, a flora e fauna, valorizaçao da natureza e força q regem o mundo.

Perceba... e como Mente, Corpo e Alma! E isso e apresentado na Força.

Bem, Mithrellas... Vc num acha q a Foça existe, porq lendo oq vc disse, ela existe, vc descrevei o Taoimso, ou o Tao...

Como curiosidade o Tao e o unico preceito filosofico de origem do universo, q os cinetistas ate hj na atualidae não conceguem contrariar...

Bem, vou me manter aqui, pois oq eu disse leva a "conceito de religião" e "condeito do Tao" , mas creio q não se encaixa aqui, e eu je me expliquei no foco do q quiz dizer ne? Talvea eu abre topico no clube da insonia... hehe.. oq acham?? ai eu coloco o link aqui...hehe
 
eh neh, + u lucas estraga td inventandu us Midichlorians
(meu, esse foi o maior escorregão da vida do lucas)
 
Alguém aí já ouviu falar de Thelema, Magick ou coisa parecida? Tudo a ver com Força!
As duas são "religiões" que acreditam que você pode usar a sua força de vontade para fazer acontecer as coisas (des de que elas não fujam das possibilidades da natureza), isso inclui levitar objetos (inverta a polaridade, gravide e.. Bingo!), etc... É A FORÇA!
(tb tem Wicca, só que wicca usa muito rituais...)

Porém... MALDITOS SEJAM OS MIDICHLORIANS!!! Sempre pensei na força como uma coisa que as pessoas faziam utilizando o poder da mente... aí chegam esses viruzinhos malditos e acabam com toda a magia da Força :/

obs: Thelema, Magick, Wicca, entre outros, são todas "religioes" de Magia.
 
Olórin Fëanturi disse:
Eu li na VEJA q a Força eh uma religião q George Lucas criou ao criar Star Wars.

Opa, George Lucas não concebeu a Força como religião não. Muito pelo contrário, ele tem aversão por esse conceito que dão à Força.
O que acontece é que muita gente acabou levando a sério demais o que foi mostrado nos filmes e passou a encarar a Força como uma religião. Mas nada vindo da parte do Lucas...

Mas eu acredito na Força sim :)
Só não sou maluco a ponto de me filiar a uma religião que a tenha como base... hehehe
 
A força

O George Lucas fala em todas as entrevistas que as pessoas deveriam acreditar não em um Deus mas sim em O Deus. Que religião é uma coisa que só serve para ver Deus de uma forma diferente. Sou católico e prefiro não pensar no assunto, por enquanto, de não ter uma religião e sim acreditar que existe uma força superior a todos nós. De acreditar na mensagem da cruz. :roll:

Obi-Wån disse:
eh neh, + u lucas estraga td inventandu us Midichlorians
(meu, esse foi o maior escorregão da vida do lucas)
Pessoas que não gostam dos midichlorians botem uma coisa na cabeça. George Lucas inventou os midiclhorians para explicar como a força foi transmitida de geração em geração na família Skywalker. Algo fisiológico. Se ele não inventasse isso, depois iria aparecer gente falando que não tem nexo e tal. Que saco essa implicância! :x
 
Re: A força

Dimitri disse:
Obi-Wån disse:
eh neh, + u lucas estraga td inventandu us Midichlorians
(meu, esse foi o maior escorregão da vida do lucas)
Pessoas que não gostam dos midichlorians botem uma coisa na cabeça. George Lucas inventou os midiclhorians para explicar como a força foi transmitida de geração em geração na família Skywalker. Algo fisiológico. Se ele não inventasse isso, depois iria aparecer gente falando que não tem nexo e tal. Que saco essa implicância! :x

midichlorians n tem nexo
 
Midchlorians

Aproveitando as Midchlorians fiquemos atentos a uns detalhes:

...o aparelhinho que Qui-Gon recolheu o sangue de Anakin e, através dele, tb conversava com Obi...... achei essa parte um tanto exagerada... se tivesse levado até a nave e feito a análise ficaria melhor.

...o resto todo mundo ja sabe e que gera discução até hj.....hehe

...oantë :wink:
 
Sabia que a Força foi originalmente criada por George Lucas quando ele estava em sua casa e conseguiu impedir que um prato caísse antes que chegasse no chão. Ele disse que uma "Força" ajudou ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo