• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A filosofia na era trágica dos gregos (Friedrich Nietzsche)

Meia Palavra

Usuário
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um dos mais influentes e controversos filósofos de seu tempo, e talvez continue a sê-lo até hoje, mais de 100 anos depois de sua morte. Ainda hoje seu ‘super-homem’ e seu ‘Zaratustra’ são infinitamente citados.

Mas antes de chegar até tais ideais, Nietzsche fora discípulo de Schopenhauer e admirador de Wagner. Antes ainda admirava os antigos gregos por sua alma trágica, visível em sua filosofia, sua música e seu teatro- admiração esta que não esmoreceria com o tempo, ao contrario da que nutria para com seus compatriotas.

Sua primeira obra foi O nascimento da tragédia, publicado originalmente em 1872, em que falava justamente sobre a gênese desse espírito que tanto admirava na antiguidade helênica. Nos 4 anos que se seguiram, publicou longos ensaios, que foram reunidos sob o título de Considerações extemporâneas.

Nesse mesmo período, porém, começa a surgir em Nietzsche os primeiros indícios de seu afastamento de Schopenhauer e Wagner. Ele, em suas anotações, esboça também um manual sobre a filosofia trágica grega, nomeadamente a filosofia dos pré-platônicos. Depois de sua morte essas anotações seriam reunidas e publicadas como A filosofia na era trágica dos gregos.

Continue lendo...
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo