1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A filosofia na era trágica dos gregos (Friedrich Nietzsche)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 1 Jul 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um dos mais influentes e controversos filósofos de seu tempo, e talvez continue a sê-lo até hoje, mais de 100 anos depois de sua morte. Ainda hoje seu ‘super-homem’ e seu ‘Zaratustra’ são infinitamente citados.

    Mas antes de chegar até tais ideais, Nietzsche fora discípulo de Schopenhauer e admirador de Wagner. Antes ainda admirava os antigos gregos por sua alma trágica, visível em sua filosofia, sua música e seu teatro- admiração esta que não esmoreceria com o tempo, ao contrario da que nutria para com seus compatriotas.

    Sua primeira obra foi O nascimento da tragédia, publicado originalmente em 1872, em que falava justamente sobre a gênese desse espírito que tanto admirava na antiguidade helênica. Nos 4 anos que se seguiram, publicou longos ensaios, que foram reunidos sob o título de Considerações extemporâneas.

    Nesse mesmo período, porém, começa a surgir em Nietzsche os primeiros indícios de seu afastamento de Schopenhauer e Wagner. Ele, em suas anotações, esboça também um manual sobre a filosofia trágica grega, nomeadamente a filosofia dos pré-platônicos. Depois de sua morte essas anotações seriam reunidas e publicadas como A filosofia na era trágica dos gregos.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar