• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Fifa vendeu o mundial aos sheiks

Brunno Zenni

Usuário
Jornal alemão ironiza escolha do Qatar para 2022: 'Katarstrophe'
'Bild' diz que Fifa vendeu Copa para sheik e faz trocadilho com nome do país

A imprensa alemã coincidiu nesta sexta-feira em criticar com dureza a decisão de conceder à Rússia e ao Qatar a realização, respectivamente, das Copas do Mundo de 2018 e 2022, que, de acordo com os jornais do país, não fazem mais do que alimentar as suspeitas de corrupção na federação.
"Katarstrophe para o futebol", traz o título do tablóide "Bild", em um trocadilho com o nome do emirado. Um segundo título acusa diretamente o organismo máximo do futebol: "A Fifa vendeu o mundial aos sheiks".
"Que o Qatar tenha vencido só pode ser explicado assim: a Fifa vendeu o mundial aos sheiks do miniestado desértico. Para quem manda em Zurique tudo já estava claro antes da eleição", escreve "Bild", que lembra a suspensão de dois membros da executiva da Fifa.
Na mesma publicação, o ministro do Interior e Esportes alemão, Thomas de Maizière, exige que "a Fifa esclareça as acusações de corrupção" e expressa sua "profunda preocupação" pela situação e o crédito da federação internacional.
"Que grande decepção", define a publicação "Berliner Zeitung", para o qual "precisamente no meio de um colossal escândalo de corrupção a Fifa apostou pelo dinheiro em grande estilo e os bilhões procedentes de fontes duvidosas".
"O processo de candidaturas no qual ganharam aqueles que fazem malabares com números multimilionários" resulta em mais do que suspeito, afirma a publicação.
"O que muitos não imaginavam nem em seus piores pesadelos se transformou na quinta-feira em Zurique na realidade", escreve o periódico "Die Tageszeitung", para o qual "com a concessão dos mundiais à Rússia e ao Qatar, a Fifa não fez mais do que aumentar sua fama duvidosa"

Fonte
 
Eu achoq ue é o chororô dos derrotados. Eu achei mais é ótima a escolha, sério.
 
Mas não é novidade nenhuma que a FIFA se vende. Ter escolhido a Russia ao invés da Inglaterra é por um simples motivo: Na Inglaterra, quase não se gastaria dinheiro. Tá tudo pronto lá, e seria uma Copa Fenomenal, no berço do futebol, com jogos em Newcastle, Manchester, Liverpool e Londres... mas a Russia falou: Gastaremos mais (desviaremos mais), e Fifa foi atrás. O mesmo vale para Qatar X Eua. Ter escolhido um país tão morto para o futebol como o Qatar é a prova de que para a FIFA, o que importa é dinheiro.

E sem contar os dirigentes denunciados pela BBC (incluindo o Teixeirão), que são acusados também de se venderem (nenhuma novidade).

E não concordo com o papo de "desenvolvimento do país". É pura desculpinha.

Copa no Qatar...francamente...
 
Como Andrew Jennings já disse, a Fifa só tá seguindo os caminhos corruptos apontados pelo excelentíssimo Havelange.


E isso não ficaria na área de esportes?
 
Mas não é novidade nenhuma que a FIFA se vende. Ter escolhido a Russia ao invés da Inglaterra é por um simples motivo: Na Inglaterra, quase não se gastaria dinheiro. Tá tudo pronto lá, e seria uma Copa Fenomenal, no berço do futebol, com jogos em Newcastle, Manchester, Liverpool e Londres... mas a Russia falou: Gastaremos mais (desviaremos mais), e Fifa foi atrás. O mesmo vale para Qatar X Eua. Ter escolhido um país tão morto para o futebol como o Qatar é a prova de que para a FIFA, o que importa é dinheiro.

E sem contar os dirigentes denunciados pela BBC (incluindo o Teixeirão), que são acusados também de se venderem (nenhuma novidade).

E não concordo com o papo de "desenvolvimento do país". É pura desculpinha.

Copa no Qatar...francamente...
Pior é saber que com a história do rodízio de continentes (que a princípio eu achava excelente), até o fim do século teremos países completamente desprezíveis para o mundo futebolístico tendo sediado os jogos muito mais vezes que países tradicionalíssimos.
 
Pior é saber que com a história do rodízio de continentes (que a princípio eu achava excelente), até o fim do século teremos países completamente desprezíveis para o mundo futebolístico tendo sediado os jogos muito mais vezes que países tradicionalíssimos.
Fato. Um exemplo é a candidatura Holanda/Bélgica ter perdido. Um país como a Holanda nunca ter sediado uma copa, já tendo disputado 3 finais de copa e tendo um dos estádios mais importantes do mundo (o Amsterdam Arena, sede de não sei quantas finais de CL), não faz sentido.
 
Fato. Um exemplo é a candidatura Holanda/Bélgica ter perdido. Um país como a Holanda nunca ter sediado uma copa, já tendo disputado 3 finais de copa e tendo um dos estádios mais importantes do mundo (o Amsterdam Arena, sede de não sei quantas finais de CL), não faz sentido.

Esse caso faz sim: a FIFA disse um tempo atrás que candidaturas duplas não seriam mais escolhidas. E não foram.

(eu também sou contra candidaturas duplas)
 
Esse caso faz sim: a FIFA disse um tempo atrás que candidaturas duplas não seriam mais escolhidas. E não foram.

(eu também sou contra candidaturas duplas)
Ah disse, foi? :eh: Não sabia. Mas qual é o problema das candidaturas duplas?
 
Dois países com vagas garantida, dificuldades de organização (mesmo conjunta são dois países distintos) e tudo mais.
 
Mas mesmo assim, entre Inglaterra e Russia, não entendi até agora o porquê da Rusisa. Se a FIFA falar: "Inglaterra, quero uma Copa em dezembro" ela já está pronta.
 
Porque a Rússia é um lugar onde nunca teve uma copa, é perto da Europa, está cheia da grana, vai atender tudo que a FIFA pedir (ao contrário da Inglaterra) e o time da Rússia está consistentemente ali pelo10-20 da FIFA.

O lance da FIFA é expandir o futebol. Criar estádios e público onde não tem. Público e bons jogos vão existir em qualquer copa. Não há muito a ganhar num país onde o publico já está ganho e os estádios contruídos, num país novo teremos novos estádios, grande público novo e jogos do mesmo nível (pq seriam diferentes?) :yep:
 
eu não vejo problema nenhum na fifa vender seu peixe, afinal ela não é uma entidade sem fins lucrativos.
 
Dois países com vagas garantida, dificuldades de organização (mesmo conjunta são dois países distintos) e tudo mais.

Não consigo ver tantas "dificuldades de organização" assim. Uma coisa é Coreia e Japão, dois países separados por mar, realidades econômicas distintas (por mais que a Coreia do Sul também esteja bem desenvolvida), moedas distintas.

Outro caso totalmente à parte foram as duas candidaturas duplas apresentadas para os próximos mundiais. Fronteiras praticamente inexistentes, moedas iguais e (no caso de Holanda/Bélgica) economias bem próximas, além de que os países das Laranjas Mecânicas e dos Diabos Vermelhos têm longo histórico de cooperação?

Quer resolver o problema de dois países segurarem vaga? Ora, é só fazer um confronto direto entre os dois antes das Eliminatórias. O vencedor se classifica, o outro vai ter que pegar um caminho mais longo.

Num modelo assim, poderíamos ter, se quisesse, até Copa com vinte países.

Caribe 2030.

PS: E a Rússia pode nunca ter ganhado um título de expressão, além da Eurocopa de 60 pela União Soviética e as milhares de Olimpíadas, mas isso não desfaz o fato de que ela seja um país tradicionalíssimo no esporte. A começar de ser berço do goleiro considerado por muitos o melhor da História. Santo Yashin.
 
Última edição:
Dois países com vagas garantida, dificuldades de organização (mesmo conjunta são dois países distintos) e tudo mais.
Ela chegou a desfazer essa declaração, não? Mais especificamente as candidaturas de portugal e espanha.

Pra mim o único real problema é a vaga garantida. Logisticas na europa com a união européia hoje não é essa dor de cabeça toda.
E a vaga garantida foi um problema grande no caso do Japão e Coréia. Dois países fracos no futebol que foram cabeças de chave. No caso de Portugual/Espanha ou Holanda/Bélgica, 2 delas normalmente costumam ser cabeças de chave mesmo. Portugal tem evoluído a ponto de não ser um cabeça de chave fraco. Só a Bélgica que está um pouco abaixo, mas mesmo assim com bem mais tradição do que os 2 asiáticos ou a própria africa do sul.
 
Quando a copa é em 2 países o grande problema é sem dúvida a representatividade que eles tem de acordo com o continente que eles estão.

Coréia e Japão em 2002 simplesmente representavam na época 50% das vagas do continente asiático. Já na Europa esse percentual cai pra algo em torno de 15% apenas.

Por isso na Eurocopa tem sido algo cada vez mais comum o torneio ser sediado por 2 países vide a última edição na Áustria e Suiça e a próxima será na Ucrânia e Polônia.
 
No caso da Eurocopa, nem há tanto problema, à exceção de Estônia, Islândia, Finlândia, Lituânia, Bielorrúsia, dos nanicos ou do "asiáticos" (Cáucaso, Israel e Cazquistão), qualquer um é pelo menos aturável no futebol.

Mas para a Copa, seria melhor que, numa sede dupla, apenas um ganhasse vaga antecipada. Resta saber se os anfitriões aceitariam.
 
No caso da Eurocopa, nem há tanto problema, à exceção de Estônia, Islândia, Finlândia, Lituânia, Bielorrúsia, dos nanicos ou do "asiáticos" (Cáucaso, Israel e Cazquistão), qualquer um é pelo menos aturável no futebol.

Exceto Luxemburgo, Malta, Andorra, Ilha Faroe, Liechtenstein, Albânia, Moldávia, País de Gales, Irlanda do Norte, Montenegro, Chipre, Escócia.... ufa!

Só time bom na Europa!
 
Exceto Luxemburgo, Malta, Andorra, Ilha Faroe, Liechtenstein, Albânia, Moldávia, País de Gales, Irlanda do Norte, Montenegro, Chipre, Escócia.... ufa!

Só time bom na Europa!

Grande parte do que você falou faz parte dos "nanicos" que eu tinha citado. Esqueci-me de Montenegro, Moldávia, Macedônia ou País de Gales, mas a Escócia ainda é aturável, contando que a Áustria tenha sediado a última.
 
Na verdade esses sorteios para sede da copa do mundo são uma grande enganação. Vocês viram aquela mega entrevista que o Havelange deu pro Galvão Bueno mais pro começo desse ano? No final tem um vídeo dele de 2003 (ou 2005, não lembro agora) falando que tinha certeza absoluta que a copa de 2014 seria no Brasil...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo