1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A fé retarda o avanço?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Melkor- o inimigo da luz, 6 Abr 2003.

  1. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Bom, eu sou da opinião de que a fé até hoje só retardou o avanço da humanidade. Na idade média, por exemplo, a igreja queimava docilmente quem dizia que a Terra era redonda, e por isso demoraram tantos anos para confirmar isto. Tantas teorias que foram rejeitadas por crença, por medo de Deus ser desbancado... Pra mim sempre foi um empecilho para o avanço do homem em quase todos aspectos.
    Para quem acredita em Deus, não estou indo contra quem acredita, mas eu como alguém que realmente não acredita vejo as coisas deste jeito. Se todos olhassem pro mundo e esquecessem a frase "porque Deus quis assim" e começassem a questionar as coisas, tudo andaria mais rápido.
     
  2. *Ëarwen*

    *Ëarwen* Usuário

    acho q a fé, as vezes, contribui p/ isso, ñ só uma religião específica...
    acho q esse comodismo de deixar as coisas como estão é q atrapalha..."Deus quis assim e pronto" ... acho q isso faz c/ q algumas pessoas se acomodem e esqueçam de olhar p/ frente

    *obs.: ñ estou falando de uma religião específica (só p/ ressaltar)

    acho q outra coisa q atrapalha bastante é o medo de alguém um dia provar a existência / não existência de Deus........seria como se alguém achasse o corpo de Jesus Cristo (tipo em "o corpo")......acho q o medo de mudar as convicções de grande parte da população ja seria o suficiente p/ a pessoa ocultar de alguma forma, com medo de desiludir as pessoas


    ..... meu post ficou confuso???? 8O 8O 8O
     
  3. *Ëarwen*

    *Ëarwen* Usuário

    postei minha msg duplicada sem querer, sera q algúm mod pode deletar isso p/ mim?
     
  4. †Mæglin†

    †Mæglin† Usuário

    bom eu realmente ñ acredito em nenhuma religião, acho q só se tem uma vida e temos q aproveita-la
    e eu acho sim q a fé só atrasou e muito mais teve guerras por causa da fé e etc...
    mas é claro q essa opinião depende muito de cada um (e é claro q não tenho preconceitos sobre isso e tb a fé tem muitos pontos bom)
    mas quem sabe não deveria ser assim mesmo do jeito q está... Afinal nunca seberemos como seria se não tivesse fé no mundo :roll: 8O
     
  5. *Ëarwen*

    *Ëarwen* Usuário

    bom, isso é verdade, muitas pessoas ñ saberiam ou teriam onde se apoiar...
    pelo menos a maioria das pessoas q segue uma religião (segue mesmo) ñ comete crimes (NORMALMENTE) e tem algo por que lutar (salvação, paz, etc, etc, etc)
     
  6. Joe Cool

    Joe Cool Usuário

    Se é que se pode culpar as religiões pelo tal "retardo" na evolução do pensamento científico, a culpa em si não é de nenhuma religião. A culpa, então, seria do uso da religião pelos governos ou poderes de ocasião.

    Por exemplo, Roma não era cristã, mas depois que passou a ser perseguiu aqueles que não seguiam a religião oficial do Estado. E desde aqueles tempos a Igreja Católica passou a exercer influência sobre toda a Europa, que é o referencial para toa a História do mundo que normalmente conhecemos. E com toda essa dominação da Igreja sobre todos os poderes na Europa, aí sim a religião passou a ser um problema, mas não por ser religião em sim, mas pelo fato do poder ser detido por quem a utilizava como justificativa de existência.

    De forma similar, essa supremacia dos poderes de ordem religiosa acontece em parte do mundo muçulmano hoje, principalmente nas alas mais conservadoras (xiitas). Mas a culpa em si não é da religião, mas sim do seu uso extremamente deturpado.
     
  7. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Sim, não estou culpando uma religião, mas a característica humana de precisar de respostas e encontra-las na religião, estou criticando a necessidade do homem de que as coisas tenham um criador.
     
  8. Joe Cool

    Joe Cool Usuário

    Isso é uma questão de fé. Não se pode criticar uma pessoa por acreditar ou não nas doutrinas de uma religião. Deve-se apenas respeitar isso e lutar para que as demais pessoas respeitem a sua crença em que a ciência lhe trará melhores respostas.

    É assim como penso.
     
  9. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Bom, não sei se dei essa impressão, mas não vou contra nenhuma religião nem tenho nada contra quem vai, mas sempre foi da minha índole não acreditar em nada disto.
     
  10. Barbárvore.

    Barbárvore. Beatlemaniac

    Mas tbm tem os riscos religiosos e científicos... se um cara descobre uma coisa totalmetne contrária q acreditavam TUDO cai abaixo! isso serve na religiao e ciencia
     
  11. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    E tem coisa melhor que uma descoberta surpreendente e uma reviravolta? É o que eu mais amo na ciencia, descobrir as coisas e mudar todos conceito.
    ^^
     
  12. Joe Cool

    Joe Cool Usuário

    É uma questão que varia de homem para homem. Querem exemplos?

    Dois homens de origem religiosa: Giordano Bruno e Charles Darwin. Um foi queimado na fogueira por defender suas idéias sobre o heliocentrismo; o outro promoveu aquela que talvez seja a discussão científica mais acalourada de todos os tempos.

    E independentemente da fé e de suas crenças religiosas, promoveram o progresso da ciência.

    É por isso que eu não concordo muito com a idéia de que a fé retarda o avanço.
     
  13. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Eu não acho que a fé retarda o avanço, não. A igreja atrasou muito o avanço, mas quem disse que igreja e fé é a mesma coisa?!
    Parece que uma está ligada à outra não é? Mas que nada!! Muita gente faz parte da Igreja (e isso antigamente mesmo) e não crê em quase nada que ela diz. Já outros como meu pai não fazem parte de nenhuma religião, mas acreditam em Deus e têm mais fé que muito católico ou que tenha religião!
    Eu acho que esa frase devia ser reformulada: a Igreja católica, que achava muito conveniente o povo ficar tudo na ignorância mesmo, pra eles não perderem o poder, é que atrasou e ainda atr4asa um pouco os avanços.
    E vai ver também o que é avanço. Depende muito do ponto de vista de cada um. Mtos acham que avanço foi descobrir que o homem veio do macaco e que somos feitos de átomos, mas e se um dia chegar alguém e mudar tudo? Poderemos ser considerados uns ignorantes no futuro, se isso for descoberto uma verdadeira bobagem.
     
  14. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    mas pense como seria se a fé nao impedisse o avanco da ciencia...pense q talvez sem essa intervencao da igreja as pessoas nao parariam para pensar sobre se o que a igreja defendia seria verdade ou nao...Tudo depende do ponto de vista, eu acho que a igreja retardou e que se ela nao tivesse se colocado contra isso demoraria mais ainda...Contraditorio o q eu disse ne? mas eh o q eu penso
     
  15. Thrain...

    Thrain... Usuário

    Os gragos tinham sua fé... ne pr isso deixaram de progredir.

    A fé como fonte d poder e controle absoluto e ganancioso sim retarda o avanço.
     
  16. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Isso depende mto de quem manipula essa fé e de como ela é usada. :wink:
     
  17. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Saranel, não é só a igreja católica que retarda o desenvolvimento. Os muçulmanos, por exemplo, como podem progredir se as mulheres nem estudar podem?
    Acreditar que foi um ser supremo que criou o universo e que ele rege tudo faz o individuo religioso (não todos, claro) não ter motivos pra contestar as coisas, pois se foi Deus que criou com seu poder divino e tudo mais não tem explicação...
    Mas é verdade o que o Thrain disse, quando a fé é fonte de poder as coisas ficam piores ainda!
     
  18. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Tem um autor bastante interessante chamado Max Weber, que mostra que o capitalismo surgiu justamente da doutrina de fé dos protestantes...
    No seu livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, ele diz que o trabalho constitui a própria finalidade da vida. O ócio e a preguiça são encarados como um sintoma da ausência do estado de graça: "A ética protestante se peculiariza por exaltar o "trabalho" como um meio de aproximação do homem para com Deus. Além disso a vocação para o trabalho secular é vista como expressão de amor ao próximo. O trabalho não só une os homens, como proporciona aos mesmos a certeza da concessão da graça. Diferentemente do catolicismo, para o protestantismo a única maneira aceitável de viver para Deus não está na superação da moralidade secular pela ascese monástica, mas sim no cumprimento das tarefas do século, impostas ao indivíduo pela sua posição no mundo."
    Claro que avanços no meio da Medicina, por exemplo, eu concordo que pode atrasar sim :wink:
     
  19. Stein

    Stein Usuário

    A Igreja Católica atrasou nosso progresso científico em quase um milênio. A Biblioteca de Alexandria, maior reduto de conhecimento da Antigüidade foi incendiada, Giordano Bruno que se recusou a desmentir sobre a teoria heliocêntrica foi queimado vivo e Galileu quase teve o mesmo destino.

    O Papa só foi perdoar a maior parte dos atentados conta a humanidade cometidos pela Igreja e a Inquisição no Renascimento ( O incidente com Giordano Bruno ) a poucos anos atrás se me lembro bem :P.
     
  20. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Boa lembrança essa da biblioteca de Alexandria. Um dos tesouros mais incríveis ao meu ver foi esta biblioteca. Imaginem o conhecimento antigo que ali se encontrava, já ouvi falar que eram cerca de 500.000 pergaminhos. Além de fonte para o estudo da história também poderiam se mostrar úteis em outras áreas. Mas nunca saberemos afinal, não é?
    Não só a igreja católica quanto a guerra e a cobiça destruíram coisas belissimas, como as múmias que eram usadas de lenha ou a esfinge que perdeu um nariz pra napoleão testar seus canhões (histórias, eu sei, mas não acho que estejam totalmente erradas). O mesmo acontece agora com as riquezas da mesopotâmia, com essa guerra estamos perdendo coisas magníficas antigas de nosso passado, um dos meus sonhos era conhecer os zigurates da mesopotâmia... Será que sobra algum? :(
     

Compartilhar