• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao (Junot Diaz)

Ramalokion

Mecha-de-Folha
Certo antes de mais nada: ainda não terminei a leitura. Nunca gosto de comentar livros antes de terminá-los pq livros são iguais aos árbitros e goleiros no futebol: podem estragar tudo em um único lance no último segudo!

Entretanto, todavia, porém... A 1ª vez que li sobre o livro foi na Superinteressante deste mês (07/20090). Gostei da resenha, procurei e comprei junto com a coleção comleta do harry Potter e mais uns 3 ou 4 livros.

Copiado descaradamente da revista:

"EPOPÉIA NERD. Oscar Wao é um gordinho que não pega ninguém e vive ilhado num mundo de rpgs, quadrinhos e Senhor dos Anéis em Nova jersey. Rafael Trujillo é um dos ditadores mais cruéis da história, que aterrorizou a Republica Dominicana por 30 anos. O que um tem a ver com o outro? este romance explica. Ele conta a vida de duas gerações de uma família dominicana entre a terra natal e a migração para os EUA. E o autor faz isso metralhandoreferências pop (Matrix, punk rock, malandragem de periferia) e eruditas também (Garcia Marques, melville). Tudo centrado no grodinho que não pega ninguém.

Um épico do século 21. Não é à toa que ganhou o Pulitzer (o Oscar dos livros) no ano passado."

Bom, até agora (estou mais ou menos na metade) o livro cumpre o que promete! É divertido caçar as referências, além de quê nerds adoram ler sobre nerds. XD
 
[align=justify]O Senhor dos Anéis, Silmarillion, Star Trek, Star Wars, Detective Comics, Marvel, Os Herculóides, Space Ghost, Capitão Marvel, Alan Moore, Planeta dos Macacos, Dungeons & Dragons, Stephen King, Ultraman, Watchmen, Matrix, e por aí vai. Essas são só algumas das referências nerds presentes em A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao, do dominicano Junot Díaz.

Mas não se engane, elas não vem simplesmente para dar estofo a personagens ou para mostrar o conhecimento da cultura nerd por parte do autor (embora elas dêem um ritmo todo especial para a trama), elas são o instrumento que o autor usa para tratar da história pouquíssimo conhecida da República Dominicana. Elas servem de metáfora para a situação complicadíssima de um país que serve como exemplo de muitos outros casos América Latina afora.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
O livro parece ser bem interessante, já vai para a minha lista de futuras leituras, e tenho que confessar que as referências à Tolkien me pegaram de vez. :timido:
 
[align=justify]O livro é muito bom mesmo, vale a pena sim. O Oscar é a minoria da minoria, sua trajetória de nerd serve de metáfora para a vida dos latino-americanos, que também vivem, em muitos casos, a margem, excluídos das discussões do cenário mundial. Yunior, o narrador da história é um personagem muito especial e peculiar, pois é a voz ativa de Junot Díaz, dominicano autor do livro. Lendo esse livro dá para se ter uma noção muito boa de como as ditaduras na América Latina tiveram um poder absurdamente grande.[/align]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo