• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Fantástica Impressora de Chocolate, em 3D

Conan

Cavaleiro Pendragon
Eu ia colocar em Ciencias, mas pro algum motivo acho que é melhor postar aqui :lol:

020170110705-impressora-chocolate-3.jpg

O objeto do desejo é projetado em um software e enviado para a impressora 3D de chocolate, que produz a guloseima depositando camada sobre camada.[Imagem: Exeter University]

A Fantástica Fábrica de Chocolate alimentou os desejos de gerações no cinema.

Logo, logo, já será possível alimentar seus próprios desejos literalmente, usando uma "fantástica impressora de chocolate".

Impressora de chocolate

Usando os conceitos da prototipagem rápida e da fabricação aditiva, engenheiros criaram uma impressora 3D que produz peças de chocolate em qualquer formato.

O objeto do desejo é projetado em um software e enviado para a impressora, que produz a guloseima depositando camada sobre camada.

O objetivo dos pesquisadores é criar um aparelho que possa estar disponível nas boas lojas do ramo, onde os clientes poderão escolher o formato do presente que querem dar.

Fabricação em massa


A impressão 3D é uma tecnologia onde um objeto tridimensional é construído pela aplicação de sucessivas camadas de material.

A tecnologia já é utilizada na indústria para produzir peças de plástico e de metal mas, segundo os pesquisadores, esta é a primeira vez que esse princípio foi sido aplicado ao chocolate.

"No futuro, esse tipo de tecnologia permitirá às pessoas desenhar e fabricar muitos outros produtos, como joalheria e produtos para casa. Eventualmente, nós poderemos ter muitos produtos hoje fabricados em massa substituídos por designs personalizados criados pelo cliente," diz o Dr. Liang Hao, da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

020170110705-impressora-chocolate-2.jpg

O grupo já desenvolveu um aplicativo para criação dos projetos em chocolate que roda em um site na internet. [Imagem: Exeter University]

Impressão 3D em chocolate


A pesquisa apresentou alguns desafios. O chocolate não é um material fácil de se trabalhar porque requer ciclos precisos de aquecimento e de resfriamento.

Estas variáveis tiveram que ser integradas com as taxas de fluxo do material para que o processo de impressão 3D tivesse sucesso, garantindo, por exemplo, que uma camada já estivesse firme para que a próxima pudesse ser aplicada.

Os pesquisadores superaram essa dificuldade desenvolvendo um novo sistema de controle do aquecimento e de manutenção da temperatura durante todo o processo.

Como nos demais sistemas de prototipagem rápida, a impressão 3D tem a grande vantagem de economizar material - principalmente porque, no caso da impressora de chocolate, qualquer sobra de material pode ser comida.

Aplicativo web


O grupo já desenvolveu um aplicativo para criação dos desenhos que roda em um site na internet.

Desta forma, os futuros clientes do equipamento, que ainda não está disponível para venda, poderão compartilhar seus próprios projetos em chocolate.

"Esta é uma aplicação criativa de duas tecnologias em desenvolvimento e um bom exemplo de como a pesquisa criativa pode ser aplicada para desenvolver novas ideias para a indústria e o varejo," elogia-se o pesquisador.


Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo