• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A falência da Lego

Derfel Cadarn

Usuário
Revista Veja de 17 de novembro deste ano. Dizia lá que nossa querida Lego, uma das mais carismáticas corporações, está enfrentando sérias dificuldades, tendo mesmo que colocar à venda seus parques temáticos, entre os quais o de Copenhagem. A principal casa da época de vacas magérrimas, supõe-se, seja o desencanto das crianças em relação ao brinquedo, que foi utilizado como metáfora para a teoria dos átomos de Demócrito, no livro O mundo de Sofia (que eu estou lendo). Segundo a reportagem, as crianças estariam preferindo os brinquedos/ jogos eletrônicos ao tradicional artefato de encaixar pecinhas.
Há alguns especialistas que afirmam que o desinteresse pelo Lego deve-se ao desenvolvimento precoce das atividades motoras dos infantes (infames...). Na minha opinião, isso é uma babaquice; há maluco pra tudo.
Bem, mas de qualquer maneira eu acho muito triste isso. Jurei amor eterno ao Lego quando eu era menor, dizia que jamais enjoaria de brincar. Entretanto, bem como várias outras coisas, o Lego acabou esquecido, mas ainda nutro a esperança de vir a ter um Lego castelo algum dia, um dos meus presentes de Natal não concretizados, mas o único que eu acho que me fez alguma falta.
É estranho ver nosso querido Lego sendo trocado por jogos eletrônicos, desenhos violentos, computador, internet. Sei que a nossa geração, a geração do Changeman, Jaspion, Cybercops, Chaves, ou, acima de todos estes, a geração da Caverna do Dragão, já presenciou um afastamento das atividades mais manuais mesmo, sabe, mas, pelo menos na minha infância, a gente ia brincar na casa do nosso amigo, passar a tarde lá. E isso implicava em jogar bola, brincar de polícia e ladrão, brincar com bonecos, pique-alguma-coisa. Sim, havia video-game, mas isso era complemento, jamais o protagonista. E, interessante, eu tenho um amigo que tem um irmão 4 anos mais novo e, caracas, a infância dele foi completamente diferente da minha; cara, quatro anos de diferença somente.
Mas, ainda que aos meus olhos a minha infância, e não esta da era da eletrônica, é que fora feliz, tentando deixar um pouco de lado a mágoa que o esquecimento do Lego traz, talvez a questão não seja de melhor ou pior infância. A falência do padrão tradicional da Lego deixa patente o que?
Eu arriscaria dizer que a mudança dos padrões de diversão, a influência grande que a infância tem sofrido das tendências (e tecnologias) atuais e, por extensão - por que não?? -, a questão da precocidade infantil. Se tais coisas são benéficas ou não, se faz bem ou não trocar os piques por um apertar frenético de botões, prefiro não opinar.



PS: Ephemera, valeu pela ajuda
 
A falência da Lego... quando li isto na revista Veja eu quase não acreditei, ou melhor eu nao queria acreditar. Eu já tinha ouvido falar que a empresa estava falindo mas a reportagem pareceu concretizar a informação.

Como já comentei com o Roberto (Derfel) a minha ''história'' com a Lego tem muito a ver com a dele, quando eu era pequena, eu e minhas amigas passavamos horas brincando com as pecinhas miúdas, formando os mais diferentes castelos e histórias fantásticas, o que me remete ao RPG que jogo hoje, e não era muito diferente.

Também juravamos não deixar de lado nunca as pecinhas, de certa forma o juramento não foi quebrado pois que entra em um dos quartos de minha casa ainda pode ver algumas ''construções'' de Lego dispostas na prateleira, mas claro, brincar ninguém brinca mais.

Esta notícia me deixou realmente triste e nostalgica, era um sonho meu poder dar a meus filhos e sobrinhos todo tipo de lego existente por ai... pelo jeito não vai dar, o que é uma pena. :(

Derfel Cadarn disse:
PS: Ephemera, valeu pela ajuda
Nem precisa agradecer porque a ajuda nem foi lá essas coisas :wink:
 
eu até hoje fico babando por uns lego technic.... mas o foda eh o preço das coisas, 200 pau por um brinquedo de montar realmente não rola, prefiro meu plastimodelismo, 50 - 100 reais um bom conjunto com decalques e tudo.
 
Yes, nowdays is to expensive Lego toys and they r not so good as they were in the past... I love this game, but my little brother toke all of them from me... :tsc:
 
Eu até hoje tenho meus Legos :grinlove:

E acho um absurdo o preço que estão cobrando por eles. Como o Omykron disse, eu já vi uma nave por quase 500 reais. Não pode ser tão caro assim fazer um brinquedo como esse :tsc:
 
Tisf disse:
Eu até hoje tenho meus Legos :grinlove:

Vc não é o único!!!

Eu espero que a Lego não chegue ao ponto de falir, porque eu acho que todas as crianças deviam ter a chance de brincar com esse brinquedo. Passei boa parte da minha infância brincando com o Lego e espero que meus filhos (se eu tiver) brinquem também.
Eu nunca gostei muito desses Legos mais novos, como os Technics, eu sempre gostei de comprar caixas de peças avulsas e montar por conta própria: era bem mais divertido!!!
 
mas o thecnics tem um charme a mais comigo, eles podem realmente funcionar, e não são apenas meros brinquedos, é legal vc tentar montar, ver como ele fica, e as diferentes variações que vc pode fazer

mas pelo preço que cobram, lego no more, sem brincadeira
 
Com certeza, Lego foi o melhor brinquedo da minha infância... eu lembro até hoje do meu barco dos piratas... :grinlove:

O maior problema sempre foi o preço, e acho que deve ser isso que tá causando a crise hoje. Lego já era absurdamente caro na época em que eu brincava. Eles cobravam praticamente mais de um real por pecinha. Tinha pacote de 500 reais! Eu tinha que lutar com a minha mãe pra ela comprar. Eles se aproveitavam da popularidade do brinquedo pra enfiar a faca.
 
os legos sao meio karos, mas compensam... ateh hj brinco com os meus, tenho castelo, radical, indio e velho oeste... minha mae vai compra legos agora pra guarda pros netos :D
 
Eu tenho uma porrada de lego até hoje, era muito fã. O problema é que os preços sempre foram muito altos, e isso foi fazendo a empresa decair. É uma pena. Lego é um brinquedo mais saudável do que muita coisa que existe por aí hoje em dia.
 
Lego didaticamente falando é um dos, senão o melhor brinquedo do mundo já inventado. Lamentei muito ao saber da noticia publicada na Veja

Na minha infância brinquei com brinquedos de encaixe nacionais equivalentes e mais baratos, mas depois que a Lego lançou uma série dedicada exclusivamente pro aprendizado de robótica e eletrônica, nem lembro quanto gastei.. Não tem como não ficar vidrado com algo que simplesmente não há limite de idade. As possibilidades de criação são praticamente infinitas!

Espero e torço para que alguma empresa ou várias se asscociem numa parceria e não deixe o Lego acabar.. É até um patrimônio mundial.
 
Como assim desinteressa em relaçao às atividades motoras?
Por acaso jogar esses jogos de computador de hoje em dia, onde cada tecla tem uma funçao, somado ao mouse etc.. nao exigem coordenaçao motora?

As crianças só mudaram o foco...
 
Nossa eu amava Lego! Como a Ephemera já disse montávamos castelos e histórias, que não muito diferente q uma de um RPG!
Depois que conheci Tolkien então... Sempre tentei montar coisas relacionadas, mas nunca consegui! :lol:
Pena que hj em dia as crianças trocam o Lego por computadores e outras coisas com bem mais tecnologia!
Mas com certeza meus filhos vão brincar! :grinlove: :grinlove:
 
Eu tinha uma caixa lotada de Lego! Tinham peças da época das minhas rimãs e os lançamentos mais novos da época (leai-se início da década de 90). Sem falar na concorrência ferrenha com o Playmobil, outro brinquedo fabuloso que sumiu das prateleiras.

Não consigo imaginar o mundo sem LEGO. :(
 
Que droga isso! :x
Lego é clássico!

Infelizmente, eu tive poucas peças de Lego, por causa do preço. Mas Lego tb foi inspiração para muitas versões genéricas mais baratas, essas eu tive. :mrgreen:

É triste ver que as crianças de hoje preferem jogos eletrônicos a brinquedos que estimulem a imaginação, já que com as peças de Lego vc pode montar qualquer coisa.

Mais dos que o desenvolvimento tecnológico de jogos, acho que o que atraí mesmo as crianças é exposição dessa garota a massiva publicidade desses "novos" brinquedos. Porém, acho que o pior nem são esses "novo" brinquedos em si, mas o fato de que muitas crianças estão ingressando muito cedo no mundo adulto. A garotada de hoje não brinca mais como há 10 anos atrás. As meninas preferem ganhar sandálias da Eliana de presente a brinquedos. Se esforçam tanto em imitar os adultos que esquecem de brincar. ISSO é realmente triste.
 
vcs falam em crianças não desenvolvendo coordenação motora; em alguns aspectos é verdade, mas nem acho que essa é a grande questão aqui. o que elas estão deixando de desenvolver é a capacidade de criar, imaginar, sonhar; estão cada vez mais fechadas em mundos criados e impostos por outros, o que é não apenas triste como desvantajoso até para o futuro destas crianças. aquele que não consegue imaginar algo novo nunca vai ser capaz de criar uma solução original, de ter uma idéia genial, porque vai estar sempre pensando dentro daquele paradigma que foi imposto a ele.

Lego falindo... isso só pode ser um pesadelo. acho que vou começar a guardar minhas peças com mais cuidado, porque faço questão que meus filhos tenham a oportunidade de criar mundos à parte como eu fiz quando era menor - e diga-se de passagem ainda faço de vez em quando.
 
Nossa.. nunca imaginei a a Lego ia falir!
Acho q os brinquedos são muito legais, adoro brincar de lego! Mas quando eu era pequena uma das coisas q dificultavam era o preço do lego, deve ser esse um dos motivos da falência. Além disso, tem o fato das crianças não brincarem mais com pecinhas coloridas... elas preferem um mouse.. ¬¬ A gente não pode criticar muito tbm... estamos num fórum de discussão pela internet, fazendo amigos pela rede... o mundo mudou né...
Ai como era bom brincar o dia todo de lego... *saudades*
 
Não pode, a Lego falir? :(

Vamos fazer uma campanha pra salvar a Lego, ela foi um símbolo pra minha infância, ainda hoje eu tava dando uma olhada no meu jogo aqui :grinlove:.

Não deixa a Lego morrer, não deixa a lego acabar...(ai que podre :puke:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo