• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Explosão de Tunguska

Roy Batty

"Inconsertável"
30 de Julho de 1908



Pouco depois das 7 da manhã. Os moradores da remota região de Tunguska (Rússia) observam uma coluna de luz movendo-se no céu, com tonalidade azulada. Minutos depois, irrompe o maior impacto registrado na História do planeta, que permanece inexplicado até hoje.

Estima-se que a explosão tenha derrubado mais de 80 milhões de árvores numa área de 2.000 quilômetros quadrados, causando um terremoto que alcançaria 5 graus na Escala Richter. A onda de choque derrubou pessoas e quebrou janelas num raio de centenas de quilômetros.

A energia gerada pelo fenômeno é calculada em 10 a 15 megatons, força 1.000 vezes maior que a bomba de Hiroshima, lançada pelos Estados Unidos sobre o Japão em 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial. A Grã-Bretanha registrou alterações consideráveis em sua pressão atmosférica. No mundo todo foi observada uma diminuição na transparência da atmosfera por vários meses, causada pelo pó suspenso no ar.

Curiosamente, a História oficial relata que uma primeira expedição só foi enviada para investigar o local em 1927. Pelos resíduos de metais encontrados no solo, deduziu-se que o impacto foi resultado da queda de um meteorito, no entanto, não havia nenhuma cratera.

O gigantesco objeto vindo do espaço teria explodido no céu, numa altura calculada entre 6 e 10 quilômetros. Esta é hoje a versão mais aceita na 'comunidade científica.

Mais sobre o assunto:

http://www.zenite.nu/ (digitem Tunguska no espaço de procura do site e entrem no primeiro link)



PS: O Metallica fez um clipe da música "All Nightmare Long" contando a história da misteriosa explosão de Tunguska (claro, acrescentando detalhes fictícios à versão verídica)


http://www.riffola.org/tunguska.html
 
Última edição:
Eu não tinha conhecimento deste fato. De todas as informações que procurei depois de ver este tópico, não encontrei nada que relacionasse à radiação. Realmente é muito interessante.
 
Andou lendo "Eram os Deuses Astronautas?" do Erich von Däniken?

Acho que foi em um livro dele ou do J. J. Benítez que li sobre isso a primeira vez.

Esse link da Winkpedia lista teorias ortodoxas e outras nem tanto sobre o evento:

[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Evento_de_Tunguska[/ame]
 
Última edição:
E Deus disse...

- Sacred Shield Level 10. Porque essa Terra é minha meteoro intrometido.

BUUUUUUUUMMMMMMMMM

By Raphael S
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo