1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Explosão de Tunguska

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Roy Batty, 8 Mar 2009.

  1. Roy Batty

    Roy Batty "Inconsertável"

    30 de Julho de 1908



    Pouco depois das 7 da manhã. Os moradores da remota região de Tunguska (Rússia) observam uma coluna de luz movendo-se no céu, com tonalidade azulada. Minutos depois, irrompe o maior impacto registrado na História do planeta, que permanece inexplicado até hoje.

    Estima-se que a explosão tenha derrubado mais de 80 milhões de árvores numa área de 2.000 quilômetros quadrados, causando um terremoto que alcançaria 5 graus na Escala Richter. A onda de choque derrubou pessoas e quebrou janelas num raio de centenas de quilômetros.

    A energia gerada pelo fenômeno é calculada em 10 a 15 megatons, força 1.000 vezes maior que a bomba de Hiroshima, lançada pelos Estados Unidos sobre o Japão em 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial. A Grã-Bretanha registrou alterações consideráveis em sua pressão atmosférica. No mundo todo foi observada uma diminuição na transparência da atmosfera por vários meses, causada pelo pó suspenso no ar.

    Curiosamente, a História oficial relata que uma primeira expedição só foi enviada para investigar o local em 1927. Pelos resíduos de metais encontrados no solo, deduziu-se que o impacto foi resultado da queda de um meteorito, no entanto, não havia nenhuma cratera.

    O gigantesco objeto vindo do espaço teria explodido no céu, numa altura calculada entre 6 e 10 quilômetros. Esta é hoje a versão mais aceita na 'comunidade científica.

    Mais sobre o assunto:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (digitem Tunguska no espaço de procura do site e entrem no primeiro link)



    PS: O Metallica fez um clipe da música "All Nightmare Long" contando a história da misteriosa explosão de Tunguska (claro, acrescentando detalhes fictícios à versão verídica)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 8 Mar 2009
  2. Irkhan

    Irkhan .....

    Opa, tem até episódio duplo da 4ºª temporada de AX que passa em Tunguska.
     
  3. Tuor

    Tuor Usuário

    Eu não tinha conhecimento deste fato. De todas as informações que procurei depois de ver este tópico, não encontrei nada que relacionasse à radiação. Realmente é muito interessante.
     
  4. clandestini

    clandestini Cylon ou


    Foi a primeira coisa que pensei quando comecei a ler o texto!
     
  5. pedropires

    pedropires Usuário

    Foi pela esplosão deTunguska que os quimerianos chegaram a terra(resistance)
     
  6. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Andou lendo "Eram os Deuses Astronautas?" do Erich von Däniken?

    Acho que foi em um livro dele ou do J. J. Benítez que li sobre isso a primeira vez.

    Esse link da Winkpedia lista teorias ortodoxas e outras nem tanto sobre o evento:

    [ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Evento_de_Tunguska[/ame]
     
    Última edição: 26 Mai 2009
  7. TT1

    TT1 Dilbert

    "Atualidades" :lol:
     
  8. Raphael S

    Raphael S Desperto

    E Deus disse...

    - Sacred Shield Level 10. Porque essa Terra é minha meteoro intrometido.

    BUUUUUUUUMMMMMMMMM

    By Raphael S
     
  9. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    "Atualidades" :lol: [2]
     
  10. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Hoje em dia, se um treco desses acontecer em um lugar com grande densidade demográfica, estará fazendo um favor para o planeta.


    "... e Generalidades" :yep:
     

Compartilhar