• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A experiência espírita de Machado de Assis

Arges

Usuário
Pessoal, não sei se vocês já tinham ouvido falar disso, mas o texto é simplesmente magistral! E até onde eu saiba, quase ignorado...

Quem diria que o maior escritor brasileiro de todos os tempos já andou se engraçando pro lado da Federação Espírita Brasileira...? O país era ainda Império, o Rio de Janeiro, a capital nacional, e a FEB mal abrira as portas. Em crônica publicada dia 05 de outubro de 1885 na Gazeta de Notícias, a mesma que viria a receber artigos espíritas de Bezerra de Menezes alguns anos mais tarde, Machado atrai os leitores com a manchete: "Mal adivinham os leitores onde estive sexta-feira. Lá vai; estive na sala da Federação Espírita Brasileira, onde ouvi a conferência que fez o Sr. M. F. Figueira sobre o espiritismo".

Mas, logo a seguir, vem a advertência aos que aguardaram um relato corriqueiro sobre a visita a uma instituição espírita: "Sei que isto, que é uma novidade para os leitores, não o é menos para própria Federação, que me não viu, nem me convidou; mas foi isto mesmo que me converteu à doutrina, foi este caso inesperado de lá entrar, ficar, ouvir e sair, sem que ninguém desse pela coisa."

Se já ninguém esperava por uma visita de Machado à FEB, que dizer de uma visita espiritual? Pois é isso mesmo o que ele relata dali por diante!


Texto completo no Portal Espírito de Arte:
http://espiritodearte.blogspot.com/2008/09/mais_06.html
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo