• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A experiência de ir no cinema vai acabar?

Você acha que a experiencia de ir ao cinema vai acabar?

  • Sim, acho que vai ser substituido pelo streaming

    Votos: 0 0,0%
  • Sim, porém apenas parcialmente, a experiencia tende a se manter mas apenas para um nicho de publico

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    7

felipeocr

Usuário
Bom, essa discussão esta sendo levantada de vez em vez, por conta do hype dos serviços de streaming.

Resolvi criar um tópico para discutir sobre o assunto, vocês costumavam ir ao cinema antes da pandemia? Com que frequencia?

Acha que a experiencia cinematografica tende a sumir e ser substituida pelo streaming?
 
Última edição:
Respondendo:

1- Antes da pandemia, a minha frequência pra cinema era em média algo que variava em torno de uma vez por mês ou uma vez a cada 45 dias aproximadamente. Eu sou mais frequentador de teatro, algo que fazia uma vez por semana ou no máximo uma vez a cada quinze dias.

2- Quanto a segunda pergunta, isso pra mim é igual ao eterno questionamento se o rádio seria totalmente aposentado pela TV e novamente mais tarde pela Internet, coisa que em ambas situações jamais aconteceu.

Aliás, quando o próprio Cinema surgiu, no início do século XX também se questionou se o teatro iria também acabar e isso não aconteceu.

Então assim como no caso do rádio e do teatro, quem gosta da experiência de apreciar cinema numa sala com tela grande e som da mais alta qualidade nunca deixará de curtir. Sempre haverá público interessado em apreciar.

Nem mesmo o Cinema Drive-in que atualmente está sendo uma opção alternativa é algo que irá substituir, a começar que o som do filme é ouvido no rádio do carro (quem não tiver um bom sistema de som interno sai perdendo em qualidade) e o posicionamento em relação a tela de exibição pode ficar bem mais distante, perdendo-se boa parte da experiência de apreciar a tela num tamanho bem grande.
 
Para mim o stream não briga com o cinema diretamente, mas sim com os canais de televisão. A experiência de ir ao cinema é outra. Tanto que até hoje ainda existem aqueles cinemas em que você vai com o carro.

A parte do covid foi uma surpresa para todos. É normal os cinemas estarem fechados para evitar a aglomeração. Com a descoberta de uma vacina, acredito que teremos a volta normal dos frequentadores.

Cinema é uma arte e dificilmente irá se acabar.
 
Eu costumava ir umas 3 vezes ao ano até 2019. Em 2020 o último filme que vi no cinema foi o Bad Boys 3.

Pra mim atrai pelos badulaques, pelo sistema de som (melhor que na minha casa) e as vezes dá pra comprar os pôsteres dos filmes que ainda valem a pena. O 3D ou 4D não acho tão importante.

Acredito que tudo vá depender de quem produz os filmes já que Hollywood anda uma várzea ultimamente. A princípio não me importaria de ver produtos exclusivos como 2 ou 3 episódios de séries de TV de sucesso na telona do cinema, mas é complicado tirar as pessoas de dentro de casa em massa hoje em dia.

A internet também não é lá essas coisas, por exemplo, no visual e capas de streaming de sistemas como a Netflix parece que foram feitas por gente que odeia filmes e que detesta entreter pessoas (não se acha nada a as capas são pouco inspiradas e genéricas). A parte da localização, cinemas próximos de praças de alimentação, tem sido corroída pela comida via pedidos de entrega.

Vai depender da cultura de sair pra se divertir em grupo (cinema na Europa ainda tem se mantido assim).
 
Também podíamos lembrar quando apareceram os primeiros aparelhos de vídeoK7 esse mesmo questionamento apareceu. E nem mesmo aparecendo depois DVD e Bluray o cinema não acabou.

É o tipo de coisa que na minha opinião só acabaria se a maioria da população tivesse condições financeiras de ter uma grande infra-estrutura de espaço, isolação acústica e tecnologia pra ter um verdadeiro cinema em sua própria casa.

Ainda que hajam bons projetores e equipamentos de Home-Theater com preços mais acessíveis no mercado do que há 10 ou 20 anos, só mesmo uma típica e autêntica sala de cinema proporciona a experiência audiovisual artística em toda sua plenitude.
 

Bom, as coisas estão se fechando, espero que esse acordo seja uma ação sobre a crise, e que com o tempo acabe se transformando em algo sustentavel para os cinemas.

Particularmente eu acho interessante que os filmes fiquem um tempo no cinema antes de irem para o streaming. Fui a favor do acordo que o Netflix fez para poder participar do Oscar, acho que a experiencia de assistir um filme no cinema é unica, principalmente porque cria quase que um padrão de qualidade só que mais natural.

O risco de não existirem mais filmes futuramente e só séries interminaveis é ridiculamente alto, basta ver o numero de adaptações para séries hoje em dia.

Não que a produção das séries não possa ser boa, mas o formato me desagrada, porque não privilegia uma história fechada, nem um jeito de contar história fechado, e sim roteiros abertos e quase que o formato "novelão" de tudo, onde nada tem fim ou uma história pode se arrastar por muito tempo.
 
Última edição:
Por mais que apareçam notícias com títulos apocalípticos e podem falar o que quiser, pra mim o que muda apenas é o consumo em larga escala de salas de cinema, assim como aconteceu com o disco de vinil e os amplificadores valvulados que sofreram uma drástica redução quando apareceram novas tecnologias e muitos sentenciaram que seriam totalmente extintos, mas depois da onda se recuperaram, ganhando um novo fôlego de crescimento e se estabilizaram dentro de um patamar sustentável, pois nunca deixará de existir público que tem fidelidade e apreciação total pelos mesmos, com direito até renovação de geração.

O mesmo digo em relação as salas de cinema. Não teremos tantas salas como antes, mas também não deixarão de existir, pois não são todos que podem se dar ao luxo de ter isso em sua própria casa. Então não vai acabar.
 
Última edição:
Para mim o stream não briga com o cinema diretamente, mas sim com os canais de televisão. A experiência de ir ao cinema é outra. Tanto que até hoje ainda existem aqueles cinemas em que você vai com o carro.

A parte do covid foi uma surpresa para todos. É normal os cinemas estarem fechados para evitar a aglomeração. Com a descoberta de uma vacina, acredito que teremos a volta normal dos frequentadores.

Cinema é uma arte e dificilmente irá se acabar.
Exatamente o que eu penso. O cinema se mantém também como forma de interação social, já que uma ida até lá é um passeio que muitas pessoas costumam fazer acompanhadas. Eu vejo o streaming como a evolução da televisão, se for pensar bem é basicamente uma grade de programas que vc monta assistindo o que desejar e quando quiser, por isso mesmo as redes de televisão não conseguem competir com essa personalização que o streaming permite ao consumidor.
 
Por mais que apareçam notícias com títulos apocalípticos e podem falar o que quiser, pra mim o que muda apenas é o consumo em larga escala de salas de cinema, assim como aconteceu com o disco de vinil e os amplificadores valvulados que sofreram uma drástica redução quando apareceram novas tecnologias e muitos sentenciaram que seriam totalmente extintos, mas depois da onda se recuperaram, ganhando um novo fôlego de crescimento e se estabilizaram dentro de um patamar sustentável, pois nunca deixará de existir público que tem fidelidade e apreciação total pelos mesmos, com direito até renovação de geração.

O mesmo digo em relação as salas de cinema. Não teremos tantas salas como antes, mas também não deixarão de existir, pois não são todos que podem se dar ao luxo de ter isso em sua própria casa. Então não vai acabar.

Eu acho que nesse caso, caso se torne algo de nicho, o cinema perde muito valor. Principalmente porque não tera mais uma qualidade a se produzir os filmes, só para quem quer fazer filme de nicho.

Espero que contratos sejam achados para que isso não aconteca, detestaria poder assistir só meia duzia de filmes no cinema, ainda mais se não tiverem a qualidade feita para o cinema.
 
Última edição:
Os filmes produzidos para cinema podem até diminuir em quantidade, mas não acredito em perda de qualidade. Aliás, ficará pra consumir justamente o público que deseja uma maior qualidade e uma experiência mais ampla e rica. Quem sabe com isso produções com apelo muito mais comercial do que artístico tendem a não ser mais dominantes nas salas de exibição e filmes não tão badalados, mas com muito mais valor artístico tenham mais espaço.
 
Os filmes produzidos para cinema podem até diminuir em quantidade, mas não acredito em perda de qualidade. Aliás, ficará pra consumir justamente o público que deseja uma maior qualidade e uma experiência mais ampla e rica. Quem sabe com isso produções com apelo muito mais comercial do que artístico tendem a não ser mais dominantes nas salas de exibição e filmes não tão badalados, mas com muito mais valor artístico tenham mais espaço.

O problema é que o publico de nicho não paga produções com qualidade, vou dar um exemplo, eu adoro efeitos praticos, nunca que um nicho conseguiria pagar um Batman: O Cavaleiro das Trevas ou um Interestelar.

O publico de nicho no cinema ja existe, que é aquele publico de filmes independentes. Se você pegar filmes independentes geralmente tem orçamento muito mais baixos do que filmes mainstream ou até que transcendem a nomenclatura.

Detestaria ver uma experiencia como Interestelar fora do cinema. Um dos filmes que considero como um dos melhores da decada.
 
Última edição:
Não vejo o cinema atual chegando ao seu fim como ocorreu com os cinemas drive-in, mas vejo que vai continuar perdendo boa parte de seu publico, pelos motivos anteriores a pandemia.
Primeiramente pelo fato dos streaming estarem investido em filmes que jamais passariam no cinema, o que abrem um leque que nos permite ver outros tipos de linguagens cinematográficas (filmes brasileiros e de outros países, que jamais veríamos no cinema), que a industria dos cinemas jamais nos permitiria observar, pois agora Hollywood (é praticamente um monopólio em nossos cinemas) ela só foca em reboots, remakes e a formula marvel.
O outro fator, creio que seja que o mais esta em voga quando se fala na queda de arrecadação cinematografica, pelos menos aqui no Brasil, é o fator preço, o cinema no Brasil é caro.
 
Primeiramente pelo fato dos streaming estarem investido em filmes que jamais passariam no cinema, o que abrem um leque que nos permite ver outros tipos de linguagens cinematográficas (filmes brasileiros e de outros países, que jamais veríamos no cinema), que a industria dos cinemas jamais nos permitiria observar, pois agora Hollywood (é praticamente um monopólio em nossos cinemas) ela só foca em reboots, remakes e a formula marvel.

Eu acho que é complicado generalizar isso, concordo que a ultima decada foi mais fraca em questão de diversidade de linguagens nos filmes do que a anterior, mas existiram excessões, como os filmes de ficção cientifica e os filmes de terror. Além claro de filmes de outros paises que fizeram um bom sucesso com o publico, como o proprio Parasita e Intocaveis.

A industria de filmes para TV era bem grande e creio que boa parte dos filmes diretamente para streaming caia nesse nicho, nesse ponto não vejo nenhuma inovação dos filmes lançados para streaming, só uma entrada no lugar da TV mesmo.

O que mais afeta pra mim, é o modo como a experiencia acontece, eu particularmente gosto de filmes e da experiencia do cinema e vejo um foco muito grande em séries nos serviços de streaming. Por exemplo, eu adoraria uma adaptação de Fundação (do Isaac Asimov) para o cinema, porém ficou a cargo da Apple fazer uma série. Assim como outras séries enormes como As Cronicas de Narnia ou His Dark Materials que ao invez de terem sido continuadas no cinema ou até refeitas de uma maneira melhor, viraram séries.

Além do problema da qualidade em si dos filmes, apesar de ter gostado de O Irlandes, a experiencia de assistir ele diretamente na TV foi mil vezes pior do que se eu tivesse ido assistir no cinema, me arrependo até hoje de não ter ido, mas ai lembro que foram pouquissimas sessões em pouquissimos lugares, o que chega a soar ridiculo.

O preço do cinema realmente esta alto no Brasil principalmente nesses ultimos 4 anos, mas creio que isso seja reflexo da quantidade de porcariada que tem colocado nas salas, como cadeira que balança, 3D que deixa tonto, ou até aqueles serviços com garçom (?!?). Tirando o fato de que estamos em crise mais ou menos desde 2014 e onde antes eu gastava 20 reais em uma entrada de cinema, hoje é pelo menos 30>40.

Eu acho um problema colocar o cinema numa politica do cancelamento, seja por qualquer motivo que for, não é porque é um meio caro de se assistir e frequentar hoje em dia, que é ele que é o problema, o problema é de varios outros fatores que esses sim teriam que entrar na politica do cancelamento, como politica mal feita, economia ingerenciada, politicos ridiculos. Esses é que fazem o preço do cinema ser caro, não o cinema em si.

Sobre a dominancia de hollywoody, concordo que hollywood seja dominante, mas não acho que isso seja o problema também, basta quando sair um filme interessante fora do circuito hollywoodiano, dar valor a ele. Assim não só mostrando para os produtores que você acha aquele filme fora do circuito hollywoodiano interessante, mas até valorizando a arte você vai estar, além de em consequencia estar mostrando para os donos do cinema que se eles colocarem mais filmes como aquele, os mesmos vão conseguir publico.

Aqui perto de onde eu moro, tem alguns cinemas que vivem apenas de filmes fora do circuito de hollywoody. Porque? Todos que aprenciam esses tipos de filmes vão neles e eles sempre tem publico. Se o publico valorizasse mais filmes fora do circuito de hollywoody, com certeza isso ia acontecer com outros cinemas, basta pegar como proprio exemplo Intocaveis, que fez muito sucesso em cinemas comuns, e que gerou uma onda de filmes do mesmo genero estrangeiros nos cinemas. Se o publico tivesse valorizado esses outros filmes, ou assistido mais, com certeza hoje a variedade de filmes fora do circuito de hollywoody no cinema seria maior e não só um efeito da epoca.
 
Última edição:
A questão do preço no cinema não está nada boa, mas todo esse conjunto de mudanças forçará os cinemas a terem que se readequar para se manterem, depois de ocorrer uma grande sangria que sem dúvida será inevitável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo