1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A evolução dos Managers

Tópico em 'Jogos Eletrônicos' iniciado por Barbárvore., 30 Jan 2006.

1. Barbárvore.

Barbárvore. Beatlemaniac

Manager, nos jogos de futebol, é aquele técnico especial. Além de escolher a tática, faz contratações etc. é quase um presidente.
    E são vários os jogos que propõe uma carreira de manager para os aficcionados em futebol.

Acredito que tudo tenha começado com o Elifoot, desde a versão em DOS, para as mais modernas em Windows. Logo surgiu também o Championship Manager (CM) e suas trezentas mil versões que resultaram da parceria da EIDOS com a SI Games. Esse é o que eu considero que há de melhor em matéria de Manager. Principalmente a versão 3 do CM. Rápida, com tudo aquilo que julgo necessário, sem muita frescura.
    Enfim, muitos outros jogos surgiram (Brasfoot, USM...) e o que está agora na moda é o Football Manager.

Indubitavelmente está havendo uma evolução desses jogos, mas na minha opiniçao muita coisa piora. Ao mesmo tempo que os jogos vão ficando com mais opções, estamos diminuindo a jogabilidade e a passagem do tempo. Em 98, com o Elifoot daquele ano, jogávamos uma temporada em 1/2 hora. Com o CM 3, passamos a jogar uma temporada em umas 6 horas +-. Agora, com o Football Manager jogamos uma temporada em alguns dias.

Será que essa evolução está sendo boa? O que me dizem disso?
    Ah, e aproveitando a oportunidade, qual o melhor manager na opinião de vocês? Eu já dei meu voto: CM 3 :D

2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Eu tb axo q mtas opções passam a deixar o jogo bem monótono.....
    Mas em compensação essa evolução dos jogos mostrados ao vivo em vez de só em textos foi bem interessante.....Dos managers atuais seria uma das coisas q eu manteria.....

Meu manager favorito é e, provavelmente, sempre será o CM 97/98....
    Opções e jogabilidade divididos da forma mais interessante possível.....A unica coisa q acrescentaria, como ja disse, seria mesmo a opção de ver o jogo ao vivo (tanto faz se em 3D como Total Club Manager ou com bolinhas andantes como nos novos CMs).....

3. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Vc acredita errado. O primeiro e, na minha opinião, ainda inalcansável foi o Premier Manager, feito pra plataforma Amiga Comodore por volta de 1989.

Acho que não. Está tudo se tornando complexo demais. Realidade nem sempre é o melhor. No ultimo Championship Manager vc era obrigado a assistir os jogos para analisar a movimentação da equipe e ir acertando ela. Po, tenha paciencia né.

Pra mim o melhor é o Premier Manager 2, lançado tb pra Amiga em 1993. Ele tem a vantagem de, como na realidade, vc faz contratos com times para dirigi-los por até 5 anos com um valor fixo de grana, ou seja, sempre q seu contrato vence vc tem propostas de outros times, melhores ou piores que o seu dependendo da sua campanha.

Vc ainda trabalha com a venda de patrocinio e estrutura do estádio, como um manager mesmo.

Quanto os jogadores, eles tem apenas 6 atributos: Handling, Tackling, Passing, Shoting, Skill e Fitness. É o suficiente.

As limitações do jogo estão no fato que vc só pode jogar o campeonato ingles. Vc começa na 5a divisão, conhecida como Conference Division. Além disso, por ser de 93 vc não tem a satisfação de contratar grandes craques para o seu time pois até vc conseguir chegar na Premier Division a maior parte dos nomes conhecidos já estão se aposentando.

Mas bem, da franquia Championship Manager eu tb prefiro a 3, 2001-2002 q eu acho q foi a ultima temporada do 3 não?

4. Barbárvore.

Barbárvore. Beatlemaniac

Bom, quanto à narração em texto ao invés de jogo eu não me incomodo, já que até meio que decorei quando meu time está mal ou ruim no CM 01/02 (que também é meu favorito).
    Certa vez eu baixei o CM4 e não gostei muito do jogo, mas enfim... cada um, cada um. Talvez seja até útil, fui meio cabeça dura na hora de ver o jogo mesmo.

Só para deixar um relato, joguei certa vez também um joguinho chamado Futarg. Era um manager, só com a liga argentina, mas além de tudo a gente podia jogar também. Era um FIFA misturado com Manager heheh

E esse Primier Manager, afinal como era a narração, só por curiosidade?

5. Fingolfin

Existia um indicador 2D que mostrava em q parte do campo a bola estava algo tipo um [________|________] onde o | ficava se movendo pra um lado e pro outro e simbolizava a bola no seu campo ou no do adversário

Toda vez q alguém dava um chute aparecia uma imagem de frente onde o jogador chutava. A qualidade da imagem era nível placar eletronico de estádio.

Obviamente vcs tem q levar em consideração q o jogo é de 93 e nem pra plataforma PC-IBM era.

6. Turgon

Turgon 孫 悟空

Quanto ao tempo de uma temporada ficar bem maior para se jogar, isso é um pouco chato, já que você não pode controlar seus jogadores, acaba se tornando meio chato.

Acredito que eles devem ter acrescentado muitas novas opções nesses jogos, eu ainda não cheguei a jogá-los, os novos, mas parecem ser até legais.

7. Barbárvore.

Barbárvore. Beatlemaniac

Perfeito ia ser se botassem no CM 3 o negocinho pra ver o jogo 2d. :D

8. Fingolfin

Descobri q o Premier Manager 2 tb existe pra PC, mas não sei se é igual

tá aqui alguns screenshots do jogo. Veja q ele é de 93, muito anterior ao Elifoot e ainda assim muito superior graficamente.

Tela de Abertura
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Menu principal
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Tela de controle do time

9. biskvito

biskvito Usuário

Acho que uma evolução interessante foi o hattrick(
    )... que dá uma emoção especial porque são mais de 500 mil usuários jogando pela Internet... É um jogo viciante, mas não exige muito do seu tempo, ideal pra quem trabalha, estuda... A interação entre os usuários é muito legal, e é muito realista porque além do campeonato que seu time disputa vc elege o técnico da seleção do seu país, que vai escolher entre os melhores jogadores pra disputar com a seleção montada pelos outros países... tem um mercado de jogadores bem grande, e uma série de outras características... pra experimentar o jogo mesmo recomendo dar uma lida na introdução e depois na ajuda e conferências(tipo fórum)...

10. Ecthelion

Ecthelion Mad

O hattrick é fantástico!!! Eu parei de jogar CM e TCM desde que me cadastrei nele. O fato de ser online ao vivo é bem interessante, e diferente de muitos managers online por aí, a versão gratuita é EXCELENTE!!!

Ah, meu time lá é o Caxiense!!! :mrgreen:

11. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Eu sou fã do CM desde 98. Adorei o CM 3, não gostei do 4, e to curtindo o CM 2003/2004, pra mim o melhor. Sou leal ao jogo, e acho difícil trocar por outro game manager.

12. Tonho Hammond

Tonho Hammond Molusco

Jogo desde os idos dos anos 90.

Meu preferido é o 01/02, por ser o que eu mais tempo joguei, mas ultimamente tenho desbravado o FM2006, que, na minha opinião, é o melhor.

Eu acho que qaunto mais novo o jogo, melhor, vc tem uma atualização dos jogadores, aquelas promessas que vc arriscava tudo antes ou são uns bostas ou gênios.

Gostei muito da maior base de dados do novo FM.

E fingol, discordo quanto à necessidade de ver o jogo para entender se o time esta indo bem ou mal. gosto da narração e sempre fico de olho naqueles dados específicos em tela à parte.

13. Ecthelion

Ecthelion Mad

Tonho, quanto está custando esse Futebol Manager 2006? É de quem, qual empresa?

14. [F*U*S*A*|KåMµ§]

FM é Fifa Manager, né não?
    Da EA.

Mas eu já desisti de esperar mta coisa de jogos da EA. Principalmente da seção Sports. E pior ainda relacionado com futebol.

15. Ecthelion

Ecthelion Mad

Não sei...

Eu só conheço o Championship Managar, o Total Club Manager e Elifoots (Brasfoots) da vida...

16. Tonho Hammond

Tonho Hammond Molusco

Me poassa uma MP que te explico como achar :wink:

já jogou o FM, fusa?

17. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Esse FIFA Manager não.
    Mas tenho o Total Club Manager 2003 da EA e achei uma bela porcaria.
    Se seguiu a mesma linha, não acho que vá me agradar.

18. Tonho Hammond

Tonho Hammond Molusco

a linha é bem mais próxima do CM03/04 que qualquer outra coisa.

19. leon85

leon85 H, N, O, C, Ca, P, K, S, Na, C

Jogo manager desde o elifoot e atualmente treinava o MU e o Real no FM -05, sem dúvida qto mais novo o manager, melhor, e o q me incomodava era qdo pintava jogo da seleção (vc ficava sem jogar um tempão) agora gravei um FM -06 ( o oficial deve estar uns r$80 ) q só roda em plataforma XP ou >, vi alguns jogos e parece muito afu, vou conferir ...

20. Alialath

Alialath Peter Griffin

Eu tava jogando esse FIFA Manager, e não gostei muito não. Eu tava achando ótimo e tal, extremamente realista, que era o que eu gostava no CM. Agora eu fui chamado pra ser técnico da Rússia, aí fiquei em 3º do meu grupo nas eliminatórias, não classifiquei. Mas no meu último jogo, contra San-Marino, foram incríveis 37 á 2 !!!!!
    Tipo, tá que San-Marino é fraco, mas 37 á 2? E nem teve expulsos nem nada... eu fiquei o jogo inteiro clicando porque de 5 em 5 sec saía um gol.

Compartilhar