• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A ética de Zeca Pagodinho

Não sei se já falaram isso aqui, mas a música que o Zeca Pagodinho canta naquela propaganda tem um monte de indiretas... Prestem um poquito dde atenção e tentem relacionar as coisas da letra com o histórico de propagandas de cerveja recentes do rapaz! :mrgreen:
 
Não vejo princípios básicos mais limpos no jornalismo. Apenas uma hipocrisia velada na regulamentação da profissão que não espelha em nada a sua prática.


Peraí... você tá confundindo princípio básico com o que realmente é. A proposta do jornalismo é informar e sim, mostrar as várias versões dos fatos para que cada um julgue o que bem entender. Tanto é que jornais como NY Times e até mesmo O Globo costumam colocar opiniões controversas, mesmo que eles discordem delas.

É claro que há manipulação, mas a proposta primordial do Jornalismo é e sempre foi uma só: informar.

A Publicidade, como você falou, é baseada na persuasão. Eu tenho que te convencer de que um produto é melhor que o outro e acabou. A empresa me paga para que eu faça isso.
O correto seria apenas exaltar as reais qualidades do produto, mas não é e nunca foi assim.

Jornalismo não é sujo. O jornalista é o cara que lida com a informação e a fornece para outros, a divulga e , muitas vezes (como é o caso do jornalismo da globo, por exemplo) a manipula.

Hum, acho que você não entendeu o que eu quis dizer, pois foi exatamente o que você falou acima :wink:
Eu quis dizer que o jornalismo é, com raríssimas exceções, um meio de manipulação, mas que os princípios primordiais, pelo menos a meu ver, são mais limpos que o da publicidade.
Aliás, eu sabia que esse meu comentário ia gerar polêmica. Não concordo mesmo com a Publicidade, e com a faculdade menos ainda eu passei a gostar.

Voltando ao Zeca Pagodinho...

Eu acho sim que ele foi anti-ético ao lidar com o problema da maneira como ele fez. Uma coisa é você sair de uma empresa e ir pra outra. Outra coisa é você sair no meio da vigência do contrato, mudar pra outra e ainda provocar.

Tudo bem que Schinchariol é uma porcaria, mas, se fosse pra ele tomar uma atitude dessas, era melhor que não tivesse assinado contrato com a primeira. Eu, como dono de uma empresa, não assinaria contrato com um cara desses.
 
Peregrin disse:
Peraí... você tá confundindo princípio básico com o que realmente é. A proposta do jornalismo é informar e sim, mostrar as várias versões dos fatos para que cada um julgue o que bem entender. Tanto é que jornais como NY Times e até mesmo O Globo costumam colocar opiniões controversas, mesmo que eles discordem delas.

Então o princípio básico da publicidade, dentro dessa linha de raciocínio, é levar a massa informações úteis, sejam elas correlatas a qualidade de mercadorias disponíveis no mercado para o consumo, ou mesmo campanhas de cunho institucional e filantrópico. É linguagem persuasiva, sim, mas não menos do que a jornalística, que só é meramente informativa e imparcial na teoria. :roll:
E publicidades há para todos os gostos, mesmo que umas discordem das outras... :roll:


É claro que há manipulação, mas a proposta primordial do Jornalismo é e sempre foi uma só: informar.

E quando isso foi praticado? Cara, é uma definição bonita, mas pouco ilustrada na prática.


A Publicidade, como você falou, é baseada na persuasão. Eu tenho que te convencer de que um produto é melhor que o outro e acabou. A empresa me paga para que eu faça isso.

Assim sendo, se eu sou jornalista, eu tenho que passar uma verdade que o meu patrão, o proprietário da mídia, quer, e acabou. O jornal, a rede de TV, o rádio ou o que quer que seja me paga para que eu faça isso.


O correto seria apenas exaltar as reais qualidades do produto, mas não é e nunca foi assim.

Bom, o jornalismo que você apresenta nunca foi assim, o princípio nunca se cumpriu. Mesmo tensionando informar, muitos queriam é fazer carreira e não cumprir o nobre propósito da profissão. Chegamos a um paradigma. Mesmo quando apresenta diferentes versões do fato, o jornalista só o faz quando não compromete diretamente os seus patrões e aqueles com quem tem vínculos e interesses comuns. Quando inevitavel, relatam mas sem dar destaque. Ver o jornalismo que existe de outra maneira seria ingênuo. Ele é tão persuasivo quanto a publicidade, mas num outro plano, revestido de informativo, trabalhando com fatos e não com produtos. Na prática, é comunicação social.

Eu fazia uma brincadeirinha quando estudantes de jornalismo me vinham com esse discurso blá blá blá positivando o jornalismo em detrimento da publicidade, na faculdade de comunicação:

O publicitário mente e assume que mente.
O jornalista mente e finge que não mente.
O produtor editorial enfeita a mentira.
O radialista propaga a mentira.
O cineasta dá a mentira o status de arte.


O primeiro passo pro cara ser bom jornalista é ignorar sumariamente o glamour da sua profissão e encarar que na prática ela não é nada do que se apresenta como sendo. :| Colocar o jornalismo num altar, numa instância mais nobre do que a publicidade ou qualquer outro ramo da comunicação social é digno de anedota.
 
Bha...
Vcs exageram demais.

Ele não vai sair perdendo nada com isso, vai fazer mais propagandas e ganhando dinheiro.
Independente de ser ético ou não, isso tudo vai continuar acontecendo.
É como jogador de futebol que reincide contrato p/ ir p/ um clube com uma proposta melhor.

O único erro do Zeca é ta fazendo propaganda p/ cervejas merdas e gostar de uma delas.
Fora isso, ele é bem esperto e eu não faria diferente.
 
Concordo com o Peregrin. O Zeca Pagodinho (artista q eu gosto muito) foi de total ausência de ética ao fazer uma propaganda para a empresa concorrente no meio do contrato com a Schin. Ele ganhou sim, e propavelmente ganhará ainda mais, mas manchou (em parte) a sua reputação. Ficou clara uma falha no seu caráter q vai demorar a ser desfeita.
 
Hellboy disse:
Gandalf disse:
Narsil disse:

Zeca Pagodinho é um dos caras mais fodões que eu conheço :obiggraz:

Tão fodão que o mal caratismo dele ultrapassou barreiras em relação aquela história do comercial da Brahma.... :|

Isso não é mal caratismo, é inteligência. :|

Concordo...mal carater por mal carater temos o Cesar Naya, Marta Suplicy, Lalau dentre outros pilantras...ZP fez o que todo mundo faria, já q como SDA nos mostrou muito bem, o ser humano é o ser mais corruptível que existe!!! Até eu no lugar dele faria o mesmo e não é uma questão de caráter e sim de se pensar no fato de que no Brasil pra faturar uma grana dessa ou pelo menos ter uma boa opoturnidade de emprego pra que consiga acumular bens durante a vida só depende de uma coisa: Q.I. (Quem Indica!) :roll:
 
Ecthelion disse:
Concordo com o Peregrin. O Zeca Pagodinho (artista q eu gosto muito) foi de total ausência de ética ao fazer uma propaganda para a empresa concorrente no meio do contrato com a Schin. Ele ganhou sim, e propavelmente ganhará ainda mais, mas manchou (em parte) a sua reputação. Ficou clara uma falha no seu caráter q vai demorar a ser desfeita.
O pessoal esquece rapidinho até quando artistas atropelam e matam pessoas. Não vai demorar nem uma semana pra todo mundo esquecer disso.
 
A Oi! faz pouco tempo ofereceu milhões por uma música do Lobão, para ele ceder os direitos, ele não cedeu! Isso sim é um cara correto e com carater! Ao contrario do Zeca Pagodinho, se ele não gostou da Nova Schin e tem um contrato desses que ele não faça o comercial e tenha etica, obvio que ele tá errado! Isso não foi nenhum pouco inteligente, isso é malandragem e mal-caratismo, são coisas diferentes!
 
O pessoal esquece rapidinho até quando artistas atropelam e matam pessoas. Não vai demorar nem uma semana pra todo mundo esquecer disso.
:nope: :nope: :nope: em publicidade não é assim não!!
um publicitário NUNCA esquece uma facada dessas!!
 
Voltando ao assunto, ele se queimou sim... Mas acho que ficou feio foi pra ele... Afinal, quem confia agora no Zeca Pagodinho pra divulgar seu produto?

Lembram do barbudo gordinho que falava "-Ah, esse Bamerindus..." Poisé, um belo dia virou garoto-propaganda do Banco Real e veio a TV anunciar "-Eu mudei de banco, mude você também". Alguém tem ouvido falar nele nos últimos anos?

A questão é que ficou feio... Todos sabemos que garotos propagandas o são porque são pagos, mas existe implicitamente uma ética no contrato (foram violadas inclusive cláusulas contratuais). Enfim, problema do Zeca que saiu queimado e problema da Schin que muda de cara e continua ruim. :lol:
 
Foi a coisa mais ridícula que eu já vi em toda a minha vida, se tratando de comerciais. O Zeca provou que foi só dar mais dinheiro pra ele fazer propaganda para uma concorrente da Schin.

E realmente, quem vai confiar num cara como ele pra divulgar seus produtos?
Eu não seria a louca!
 
Na boa... tem um monte de gente aqui falando um monte e que eu tenho certeza que não faria diferente se pudesse.
Falar quando é outra pessoa é muito fácil. Queria ver fazer na hora.
 
Bom, eu falo por mim. Não faria mesmo, assim como nem faço provas pra algumas empresas cujo método de trabalho eu não concordo.

E esse lance de ter artista que atropelou, que matou e que fez o diabo... Na boa, não é porque o erro de um é maior que o do outro vai deixar de existir. Que ele não teve um pingo de ética, isso é fato. Agora, vai da cabeça de cada um concordar com esse tipo de coisa.

Nunca concordei com o lema do "todo mundo faz, então eu também faço". Cada um merece a punição de acordo com o seu erro... e ele merece sim ser punido.

Ontem eu vi o Belo na televisão, dando uma de santinho, sendo aplaudido. Fiquei com nojo daquilo, com asco, mas é o tal negócio... aqui é um país onde um assassino como o Edmundo anda pelas ruas normalmente e ninguém mais se lembra do que ele fez. Pra que vão se preocupar com a falta de ética do Zeca Pagodinho, né?
 
Ética, repeito profissional, repeito pessoal. Dinheiro não move o mundo. Se vocês esquecem, eu não esqueço. ZP já era.
 
Eru disse:
Então o princípio básico da publicidade, dentro dessa linha de raciocínio, é levar a massa informações úteis, sejam elas correlatas a qualidade de mercadorias disponíveis no mercado para o consumo, ou mesmo campanhas de cunho institucional e filantrópico.
Úteis para o publicitário, certo? Porque quem for enganado, não vai considerar essas informações úteis.

E de fato jornalismo também manipula, mas você concorda que é em 100% dos casos? Creio que por mais que a opinião do redator esteja implícita (ou explícita) numa notícia, ou que ele defenda um dos lados do caso etc, o núcleo da informação vai estar sendo passado. Eu posso pegar a Veja, por exemplo, que dizem ser uma das revistas mais manipuladoras que existe, e posso até ser persuadido... mas pelo menos do esqueleto do acontecimento eu vou tomar conhecimento. Mas, como eu disse, porsso ter uma impressão errada. Por isso acho interessante não se prender a apenas uma fonte, afim de ter outras versões dos fatos e buscar a conclusão por si mesmo.

Já a publicidade é capaz de ser completamente mentirosa. A única verdade que ela estaria mostrando seria a de que "esse produto existe".

Não que eu não goste de publicidade... pelo contrário, é uma das minhas paixões e estou ralando pra passar para a ESPM. 8-) E com certeza um dos objetivos é persuadir, mas não encaro isso como um meio de enganar a população, ser o tirano e rei das fraudes. Existe o lado dos jogos de idéia e por aí vai, que fazem dessa profissão muito atraente, pelo menos para mim.

Enfim, isso não é o assunto do tópico, imagino. :P

Quanto minha opinião a respeito do Zeca, concordo com o Deriel. Eu fiquei surpreso quando vi mensagens do tipo "ele foi inteligente, isso sim" ou "claro que ele está certo, afinal, era por dinheiro." Na boa, você pode fazer uma coisa dessas e ganhar toneladas de dinheiro, mas em compensação vai perder a moral, conceito e estima por muita gente. E se você vive num meio, numa sociedade, e não tem o mínimo de caráter, ética, como vai ser respeitado? Respeito pra mim é fundamental.

É claro que enquanto houverem pessoas que concordam com a atitude dele isso não vai acontecer, infelizmente. Não que tenha sido um acontecimento extraordinário, que vai mudar o conceito do mundo a respeito da ética publicitária ou algo que o valha, mas isso é só um exemplo, uma projeção de coisas que, apesar de terem proporções maiores, têm a mesma essência. Pra mim, só porque algo é menor não quer dizer que seja aceitável; pelo menos não nesse caso, não em relação à ética. Até porque as maiores plantas já foram sementes, e grandes idéias às vezes se inspiram em pequenos pensamentos.
 
teve uma coisa que o Martin Luther King disse que se encaixa no caso "Eu não me surpreendo com a violência de poucos e sim com o silêncio de muitos". E eu não me surpreendo com a falta de ética, hombridade e respeito de poucos, me surpreendo com a conivência, aceitação passiva e "é assim mesmo" de muitos.
 
Como já disse, para mim depende do que o "ídolo" faz para que se queime comigo. O Zeca vacilou, embora concorde que a jogada publicitária foi bem bolada.

Já não gostava de pagode, mesmo o dele, agora menos ainda.

Muitos falam que o rock é uma fonte de problemas, mas os pagodeiros só estão fazendo merda. O Pires atropela e mata, o Belo é colaborador do tráfico e o Zeca comete um erro que mancha sua imagem.

Realmente, assim não dá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo