• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Estrada (The Road, Cormac McCarthy)

Anica

Usuário
Acabei de publicar um post lá no meu blog sobre esse livro. Na verdade eu terminei de ler no domingo à noite, mas ele ainda está causando efeito sobre mim, digamos assim. É simplesmente brilhante, certeza que está entre os melhores que li esse ano.

Pense em um lugar morto. Sem árvores, sem o canto dos pássaros, dominado por cinzas. Na verdade, as cinzas cobrem inclusive a luz do sol, tirando as cores do céu, da terra e de tudo o que ela toca. À noite, não há mais iluminação artificial, não há mais a luz da lua ou das estrelas, há apenas uma escuridão total, que não permite que você enxergue um palmo diante de sua face. Silêncio quase enlouquecedor. A falta de vida significa falta de comida, e homens tornam-se canibais. É o fim da humanidade.

Nesse cenário que McCarthy (autor de No Country for Old Men) desenvolve o romance “The Road”, que conta a história de um pai e seu filho atravessando a estrada que dá título à obra, fugindo dos horrores causados por um desastre sem nome. A narrativa começa já anos após o que fez o mundo como conhecemos virar esse pesadelo, e o pouco que se sabe (e pouco mesmo) do que era antes vêm de flashbacks.

Lembrando bastante Saramago em O Ensaio sobre a cegueira, as personagens não têm nomes. São sempre “o homem”, “a criança”, “o velho” e assim segue. E o McCarthy também tem lá suas singularidades na forma de escrever - no post sobre o Nou Country… eu comentei sobre a falta de uso das aspas, certo? Aqui os poucos diálogos que surgem ao longo da travessia são de frases curtas, quase sempre encerrados com um “Okay” do garoto.

E sim, é angustiante ler o romance, porque em alguns momentos com uma única frase McCarthy cria todo um horror da situação que as personagens estão vivendo (como quando o menino vê um bebê sem cabeça sendo assado). Mas é como falo inclusive no caso do livro do Saramago (já que já o citei): qualquer livro que consiga causar reações fortes no leitor, já merece a leitura.

Mas indo mais além, nessa história de sobrevivência, de bondade, maldade e escolhas, McCarthy pinta a humanidade com todas suas características, não necessariamente perfeitos. Mesmo o menino que na grande maioria das vezes representa o “puro”, em dado momento sente raiva e deseja o pior para algumas pessoas que atravessam seu caminho na estrada.

É uma obra única, daquelas que dificilmente serão esquecidas. Por sorte, já tem tradução disponível aqui no Brasil (o título foi traduzido fielmente para “A estrada“, menos mal). E fiquem espertinhos que no ano que vem sai o filme, com Viggo Mortensen no papel do homem. E do jeito que o Viggo se entrega aos papéis, tenho certeza que será uma ótima adaptação.

(Link para o post: http://www.anica.com.br/2008/11/11/the-road-cormac-mccarthy/ )
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

É um péssimo modo para julgar, mas ouvi tanto falarem do No Country for Old Men – inclusive no seu blog – e acabei me decepcionando com o filme. Não que ele seja ruim, mas não era o que eu esperava. Tanto que acabei perdendo a vontade de ler o livro. Talvez só de para gostar do filme lendo o livro, que provavelmente é melhor que ele. Como disse, é um péssimo modo para julgar.

Em todo caso, o The Road parece interessante. Você leu em inglês?
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Raphael disse:
Talvez só de para gostar do filme lendo o livro, que provavelmente é melhor que ele. Como disse, é um péssimo modo para julgar.

Mas o No Country eu vi o filme primeiro, e só uns meses depois eu li o livro. Acho que nesse caso é mais uma questão de gostar ou não do estilo mesmo, Raphael. :think:

Raphael disse:
Em todo caso, o The Road parece interessante. Você leu em inglês?

Yep, li em inglês sim :sim: Não sei se na tradução eles mudam algumas manias do McCarthy (tipo não usar aspas), na verdade tenho bastante curiosidade para saber como fica a tradução dos livros dele para o português.
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Sim. Pode ser que eu veja o filme daqui a alguns anos e tenha outra opinião.

Sobre o livro, bacana. Vou tentar incluir na minha lista.
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Anica disse:
Yep, li em inglês sim :sim: Não sei se na tradução eles mudam algumas manias do McCarthy (tipo não usar aspas), na verdade tenho bastante curiosidade para saber como fica a tradução dos livros dele para o português.

Eu tenho até medo da tradução do No Country, afinal eu consegui ler em inglês logo depois que saiu o filme. Achei o estilo do McCarthy muito bom.
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

O McCarthy é foda! Eu descobri ele por causa do filme dos Coens, li o No Country numa sentada só :lendo:
Eu gosto do estilo dele, sem aspas ou travessão e quase nenhuma vírgula.. não sei, acho que a leitura fica mais dinâmica, você segue melhor a ação que tá acontecendo. Eu li o The Road também, mas ainda preferi o No Country.

Agora, se vcs querem um desafio, tentem ler o Blood Meridian, é um dos livros mais conhecidos dele (acho que foi o Harold Bloom que disse que era um dos melhores trabalhos de ficção do século 20, ou algo parecido... o Ridley Scott acho que queria fazer um filme dele também...). Não tem tradução pro português, eu li em inglês e suei pra conseguir terminar, às vezes tinha que voltar e reler o mesmo parágrafo.

Além disso, Blood Meridian é, de longe, o livro mais violento que eu já li. Mesmo.
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

O Tiago (Lord Ueifoul aqui do Meia) vive falando desse Blood Meridian, morro de curiosidade para ler (especialmente porque eu adorei No Country e The Road, acho que foram uns dos melhores livros que li esse ano).
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Bem , aí nos comentário deu pra pra ver que o livro é muito violente :tchitum: !

Mas vale a pena ler ? Porque tem livro que exagera em certos pontos , aí acaba ficando até ridículo .



:tchauzim:
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Como está escrito lá na citação do meu post no Hellfire, "É uma obra única, daquelas que dificilmente serão esquecidas". Não é uma violência gratuita patética e sem propósito, longe disso, a violência está nos detalhes. O momento do bebê sem cabeça sendo assado que comento no meu post é uma frase apenas, por exemplo. O leitor mais desatento perde a imagem fácil, fácil. O horror (ou a violência) é implícito, não está escrito com todas as letras. O McCarthy te dá uma situação e dela você pensa como um ser humano pode ser feladaputa e como pode ser um santo quando quer.

Enfim, é uma leitura densa e difícil, não acho que todos estão prontos para isso e para alguns talvez o livro possa até ser chato. Mas eu acho que mesmo a tentativa vale a pena.
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Anica , mas a leitura é tão densa assim que fica até chato ?! Porque aí eu vou deixar pra ler quando tiver comprado tudo os que eu realmente quero ler ...




:tchauzim:
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

The Road está custando 27,01 pela Cultura.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2080619&sid=897874249101218780056083311&k5=249E31C8&uid=
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Acabei de lê-lo hoje. Demorei um bom tempo porque não é uma leitura que eu conseguia prosseguir por muito tempo, então intercalei com livros mais fáceis. Mas valeu à pena. Os sentimentos que ele me produziu foram bem fortes.
Acho que mérito maior dele foi retratar a natureza humana, intensificada pela situação inóspita, em toda sua capacidade de produzir horrores e de amar.

Para quem ficou curioso com a tradução, eu tentei transcrever um trecho mas não consegui saltar o espaço da maneira adequada. Então onde vocês vêem "(espaço)" imaginem que não haja nada escrito :P
Carregaram suas novas provisões empacotadas em lonas ou cobertores pelas praia e colocaram tudo no carrinho. O menino tentou carregar coisas demais e quando pararam para descansar ele tinha pego parte do fardo e colocado junto ao seu. O barco tinha se deslocado ligeiramente com a tempestade. Ele ficou parado olhando para lá. O menino observava. Você vai voltar lá?
(espaço) Acho que sim. Uma última olhada.
(espaço) Estou com um pouco de medo.
(espaço) Está tudo bem. É só ficar de olho.
(espaço) Agente tem mais coisas do que consegue carregar agora.
(espaço) Eu sei. Só quero dar uma olhada.
(espaço) Tudo bem.
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Aliás, por coincidência o Luciano aqui do fórum trouxe aqui em casa a tradução e eu dei uma olhada, no final das contas eu acho que eles tomaram o cuidado de preservar o estilo do McCarthy quando possível (inclusive tem uma página em branco sobrando no final do livro que também tem na tradução :lol: ).
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Anica disse:
Aliás, por coincidência o Luciano aqui do fórum trouxe aqui em casa a tradução e eu dei uma olhada, no final das contas eu acho que eles tomaram o cuidado de preservar o estilo do McCarthy quando possível (inclusive tem uma página em branco sobrando no final do livro que também tem na tradução :lol: ).
E eu achei que as páginas em branco fossem para deixar o livro mais grossinho. :dente:
Pensei nisso porque é um livro com razoavelmente poucas páginas (232), mas que são feitas com um papel mais espesso. Inclusive, várias vezes quando eu passava a página, sentia que estava virando duas. :P
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Eu só li esse do McCarthy até agora. Mas eu gostei... Tem um que de brutalidade, mas como já foi dito, a violência não é explicita.
Eu quero ver se leio em inglês pra comparar o trabalho dos anõezinhos...
 
RE: The Road (Cormac McCarthy)

Comecei a ler, mas desgostei da edição nacional. O formato, o papel (um tanto áspero) e a arte de capa (acho que um fundo preto com o título d aobra e o nome do autor teriam sido mais eficientes).

O estilo do autor é certamente único, mas não me adaptei a ele ainda. Eu gosto de vírgulas e de ponto-e-vírgulas etc. Achei que a leitura ficou mais confusa com a ausência deles.
 
Alguém sabe se o livro sugere o motivo para o mundo estar destruído daquele jeito? Sei que no fundo isso não importa, que o cenário provavelmente é apenas um dispositivo pra tratar dos temas e etc etc, mas fiquei curioso.

Terminei de ler agora e achei muito foda.
 
Li algumas resenhas no Skoob sobre o livro, não foi uma balela nuclear?
Lá pelas resenhas deram a entender isso, mas fiquei bem curioso, devo pegar na próxima compra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo