1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Estrada (The Road, Cormac McCarthy)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 11 Nov 2008.

1. Anica

Anica Usuário

Acabei de publicar um post lá no meu blog sobre esse livro. Na verdade eu terminei de ler no domingo à noite, mas ele ainda está causando efeito sobre mim, digamos assim. É simplesmente brilhante, certeza que está entre os melhores que li esse ano.

(Link para o post: http://www.anica.com.br/2008/11/11/the-road-cormac-mccarthy/ )

2. imported_Raphael

imported_Raphael Usuário

RE: The Road (Cormac McCarthy)

É um péssimo modo para julgar, mas ouvi tanto falarem do No Country for Old Men – inclusive no seu blog – e acabei me decepcionando com o filme. Não que ele seja ruim, mas não era o que eu esperava. Tanto que acabei perdendo a vontade de ler o livro. Talvez só de para gostar do filme lendo o livro, que provavelmente é melhor que ele. Como disse, é um péssimo modo para julgar.

Em todo caso, o The Road parece interessante. Você leu em inglês?

3. Anica

Anica Usuário

Mas o No Country eu vi o filme primeiro, e só uns meses depois eu li o livro. Acho que nesse caso é mais uma questão de gostar ou não do estilo mesmo, Raphael. :think:

Yep, li em inglês sim :sim: Não sei se na tradução eles mudam algumas manias do McCarthy (tipo não usar aspas), na verdade tenho bastante curiosidade para saber como fica a tradução dos livros dele para o português.

4. imported_Raphael

imported_Raphael Usuário

Sim. Pode ser que eu veja o filme daqui a alguns anos e tenha outra opinião.

Sobre o livro, bacana. Vou tentar incluir na minha lista.

5. Pips

Pips Old School.

Eu tenho até medo da tradução do No Country, afinal eu consegui ler em inglês logo depois que saiu o filme. Achei o estilo do McCarthy muito bom.

6. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

O McCarthy é foda! Eu descobri ele por causa do filme dos Coens, li o No Country numa sentada só :lendo:
    Eu gosto do estilo dele, sem aspas ou travessão e quase nenhuma vírgula.. não sei, acho que a leitura fica mais dinâmica, você segue melhor a ação que tá acontecendo. Eu li o The Road também, mas ainda preferi o No Country.

Agora, se vcs querem um desafio, tentem ler o Blood Meridian, é um dos livros mais conhecidos dele (acho que foi o Harold Bloom que disse que era um dos melhores trabalhos de ficção do século 20, ou algo parecido... o Ridley Scott acho que queria fazer um filme dele também...). Não tem tradução pro português, eu li em inglês e suei pra conseguir terminar, às vezes tinha que voltar e reler o mesmo parágrafo.

Além disso, Blood Meridian é, de longe, o livro mais violento que eu já li. Mesmo.

7. Anica

Anica Usuário

O Tiago (Lord Ueifoul aqui do Meia) vive falando desse Blood Meridian, morro de curiosidade para ler (especialmente porque eu adorei No Country e The Road, acho que foram uns dos melhores livros que li esse ano).

8. Excluído01

Excluído01 Banned

Bem , aí nos comentário deu pra pra ver que o livro é muito violente :tchitum: !

Mas vale a pena ler ? Porque tem livro que exagera em certos pontos , aí acaba ficando até ridículo .

:tchauzim:

9. Anica

Anica Usuário

Como está escrito lá na citação do meu post no Hellfire, "É uma obra única, daquelas que dificilmente serão esquecidas". Não é uma violência gratuita patética e sem propósito, longe disso, a violência está nos detalhes. O momento do bebê sem cabeça sendo assado que comento no meu post é uma frase apenas, por exemplo. O leitor mais desatento perde a imagem fácil, fácil. O horror (ou a violência) é implícito, não está escrito com todas as letras. O McCarthy te dá uma situação e dela você pensa como um ser humano pode ser feladaputa e como pode ser um santo quando quer.

Enfim, é uma leitura densa e difícil, não acho que todos estão prontos para isso e para alguns talvez o livro possa até ser chato. Mas eu acho que mesmo a tentativa vale a pena.

10. Excluído01

Excluído01 Banned

Anica , mas a leitura é tão densa assim que fica até chato ?! Porque aí eu vou deixar pra ler quando tiver comprado tudo os que eu realmente quero ler ...

11. imported_Raphael

imported_Raphael Usuário

The Road está custando 27,01 pela Cultura.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2080619&sid=897874249101218780056083311&k5=249E31C8&uid=

12. Excluído01

Excluído01 Banned

Valeu ai Raphael !

13. Herenvarnon

Herenvarnon Usuário

Acabei de lê-lo hoje. Demorei um bom tempo porque não é uma leitura que eu conseguia prosseguir por muito tempo, então intercalei com livros mais fáceis. Mas valeu à pena. Os sentimentos que ele me produziu foram bem fortes.
    Acho que mérito maior dele foi retratar a natureza humana, intensificada pela situação inóspita, em toda sua capacidade de produzir horrores e de amar.

Para quem ficou curioso com a tradução, eu tentei transcrever um trecho mas não consegui saltar o espaço da maneira adequada. Então onde vocês vêem "(espaço)" imaginem que não haja nada escrito :P

14. Anica

Anica Usuário

Aliás, por coincidência o Luciano aqui do fórum trouxe aqui em casa a tradução e eu dei uma olhada, no final das contas eu acho que eles tomaram o cuidado de preservar o estilo do McCarthy quando possível (inclusive tem uma página em branco sobrando no final do livro que também tem na tradução :lol: ).

15. Herenvarnon

Herenvarnon Usuário

E eu achei que as páginas em branco fossem para deixar o livro mais grossinho. :dente:
    Pensei nisso porque é um livro com razoavelmente poucas páginas (232), mas que são feitas com um papel mais espesso. Inclusive, várias vezes quando eu passava a página, sentia que estava virando duas. :P

16. Luciano R. M.

Luciano R. M. vira-latas

Eu só li esse do McCarthy até agora. Mas eu gostei... Tem um que de brutalidade, mas como já foi dito, a violência não é explicita.
    Eu quero ver se leio em inglês pra comparar o trabalho dos anõezinhos...

17. Regente

Regente Serenity Painted Death

Comecei a ler, mas desgostei da edição nacional. O formato, o papel (um tanto áspero) e a arte de capa (acho que um fundo preto com o título d aobra e o nome do autor teriam sido mais eficientes).

O estilo do autor é certamente único, mas não me adaptei a ele ainda. Eu gosto de vírgulas e de ponto-e-vírgulas etc. Achei que a leitura ficou mais confusa com a ausência deles.

18. Alguém sabe se o livro sugere o motivo para o mundo estar destruído daquele jeito? Sei que no fundo isso não importa, que o cenário provavelmente é apenas um dispositivo pra tratar dos temas e etc etc, mas fiquei curioso.

Terminei de ler agora e achei muito foda.

19. Diego-

Diego- Usuário

Li algumas resenhas no Skoob sobre o livro, não foi uma balela nuclear?
    Lá pelas resenhas deram a entender isso, mas fiquei bem curioso, devo pegar na próxima compra.

20. imported_Capitu

imported_Capitu Usuário

Li algo, não lembro onde, sobre o lançamento de um filme baseado no livro.

Compartilhar