• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Estação Atômica (Hálldor Laxness)

Meia Palavra

Usuário
Ugla é a palavra islandesa para coruja. Além disso, também é o nome da jovem protagonista do romance A Estação Atômica, de Hálldor Laxness. Ao contrário do animal que lhe empresta o nome, porém, nada na garota remete à sabedoria: originária do norte da Islândia, uma região pouco habitada e pouco desenvolvida, ela não conhece o mundo fora da minúscula aldeia em que vive, um lugar onde as Sagas Islandesas e os Eddas são mais importantes do que praticamente qualquer outra coisa.

Quando ela deixa seu lar para ir trabalhar na casa de Búi Árland, membro do Althing - o parlamento islandês, que é o mais antigo do mundo, fundado em 930 – e aprender a tocar órgão, vai se confrontar com um mundo completamente novo, na forma da cidade de Reykjavík. Para piorar as coisas, ela chega na capital em 1946: o país está prestes a ser ‘vendido’ para os americanos, ou seja, em breve o primeiro-ministro autorizará que eles instalem uma base militar em solo islandês. De modo concomitante, o cadáver do poeta J. Hallgrímsson, estão para ser trazidos da Dinamarca para repousarem, agora, em solo Islandês.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
De longe o melhor livro que li em 2011. É meu primeiro contato com Laxness e achei que a narrativa une tudo que um livro precisa pra engrenar: a voz singular do autor, um bom enredo e uma história fluida. Isso sem contar as boas risadas que dei com a suposta ignorância da Uggla, que acaba se mostrando mais inteligente do que se pensa à primeira vista.

Sempre quis ler Laxness e não sei porque demorei tanto. Agora tenho pressa de ler mais obras. Sjálfstætt fólk já está no meu kindle e sigo correndo atrás de O Sino da Islândia.

Dizem que seus outros livros tem um tom de narrativa semelhante às sagas islandesas. Mal vejo a hora de conferir. Li o início do Gente Independente só de curiosidade e achei fantástico.
 
Laxness é um dos autores que eu mais gosto. A 'ignorância' da Uggla é coisa finíssima. O Gente Independente tem um tom mais sério, mas lembra mesmo a coisa das Sagas que você falou. Ou, como diz um amigo meu, parece Tolkien politizado: tem um pézinho no épico, mas não abandona os problemas do mundo real.
 
Ele tem um livro, Gerpla, que nas edições em inglês sai como The Happy Warriors e parece lidar diretamente com as sagas e a cultura viking. Segue algumas resenhas, só de curiosidade:
http://flippistarchives.blogspot.com/2009/02/happy-warriors.html
http://fooface.blogspot.com/2009/02/happy-warriors.html
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo