• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Epopéia de Gilgamesh"

<Gilgamesh>

Usuário
"A Epopéia de Gilgamesh", o famoso Rei de Uruk, na Mesopotâmia, provém de uma era totalmente esquecida até o século passado. Os poemas tem direito a um lugar na literatura mundial, não apenas por precederem as epopéias homéricas em pelo menos mil e quinhentos anos, mas principalmente pela qualidade e originalidade da história que narram. Trata-se de uma mistura de pura aventura, moralidade e trajédia. Por meio da ação os poemas nos revelam uma preocupação bastante humana com a mortalidade, a busca do conhecimento e a tentativa de escapar ao destino do homem comum. Os Deuses não podem ser trágicos, pois não morrem.
Se Gilgamesh não é o primeiro herói humano, é o primeiro herói trágico sobre o qual conhecemos alguma coisa. É aquele com quem mais nos identificamos (humanidade) e que melhor representa o homem em busca da vida e do conhecimento, uma busca que não pode conduzi-lo senão a tragédia.
 
Que droga... a única edição que eu encontrei na biblioteca da faculdade tinha apenas a tradução em prosa, o que obviamente tira todo o charme de qualquer livro. Mesmo assim, me pareceu uma história bem interessante, vou continuar procurando por uma versão em versos para conferir :mrgreen:
 
vc lembra de qual editora você conseguiu a versão em versos? ele tem um esquema fixo (algo como decassílabos heróicos ou coisa que valha)??? se você lembrar a editora dá um toque, belezim? :wink:
 
Interessante... me lembro de ter falado sobre Gilgamesh em um tempo remoto(nem tanto...) em um tópico onde se dizia que as primeiras epopéias foram a Ilíada e a Odisséia. Mas como é dito na descrição da Martins Fontes, imagino que ficou bem claro que Gilgamesh é bem anterior às epopéias de Homero. Apesar de não ser a primeira também, eu acho, consultarei a enciclopédia (que não está acessível neste momento), mas é outra epopéia escrita na Mesopotâmia, cerca de 4000 a.C.
 
A história é muito interessante.
Só precisamos de uma versão grátis em português.
 
Olha aí... Um pedacinho da tabuleta voltou à terra natal:
:hihihi:

Para quem queria uma tradução decente, que já está disponível no mercado brasileiro há uns anos, tem a do Jacyntho Lins Brandão, direto do acádio e com comentários:

"Ele que o abismo viu: Epopeia de Gilgámesh" (Ed. Autêntica)
 
Que coisa linda. Fui ver lá no canal dele, e tem outros trechos musicados e cantados também. E outros textos. ^___^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo