• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Dominação Masculina - Bourdieu

Zuleica

Usuário
No geral deixo de lado os assuntos que estou estudando. O fórum e o blog são lazer. Como esse último está meio de lado, vou compartilhar esses estudos sobre o comportamento social. O assunto é debatido aqui em casa abertamente, fala sobre corpo e sexualidade, por isso creio que os frequentadores do fórum podem debater.
Bourdieu, autor de A Miséria do Mundo, A Produção da Crença: Contribuição para a Economia dos Bens Simbólicos é considerado um "sociólogo enervante".
Algumas de suas afirmações:
"É preciso conhecer os mecanismos tácitos da dominação e da manutenção das hierarquias sociais que produzem tanto as exclusões como as prerrogativas de poder."

"O que o mundo social fez, o mundo social pode desfazer."

"A sociologia tem o triste privilégio de ser a todo instante afrontada em sua cientificidade e de ser um "problema" justamente porque desvela coisas ocultas, não imediatamente apreendidas pela percepção comum, tal como a correlação entre o sucesso escolar e a transmissão do capital cultural pelas famílias."
Vou deixar >>> o link de um pdf "Dominação masculina e saúde: usos do corpo em jovens das camadas médias urbanas" de M. Goldenberg. O artigo tem 6 páginas e o conteúdo é excelente para homens e mulheres. Vamos ver se conseguimos fazer um debate?
 
Eu também vou dar uma lida Kuin! Gostei disso, porque precisamos de debates aqui no Meia Palavra, tá faltando mesmo! Assim que eu ler, eu aviso...
 
Olhe, acabei de ler o texto, e é muito bom mesmo. (O Scielo realmente tem textos muito bons! )


Chama a atenção pra o fato de que não são apenas as mulheres que são vítimas dessa procura pelo "ideal de beleza", mas os homens também:

"No entanto, para Bourdieu (1999), a estrutura impõe suas pressões aos dois termos da relação
de dominação, portanto aos próprios dominantes, que são “dominados por sua dominação”,
fazendo um esforço desesperado, e bastante patético, mesmo em sua triunfal inconsciência,
que todo homem tem que fazer para estar à altura de sua idéia infantil de homem. A preocupação
com a altura, força física, potência, poder, virilidade e, particularmente, com o tamanho
do pênis, pode ser vista como exemplo desta dominação que o dominante também sofre.
"

Caberia talvez chamar a atenção também pela "cultura da juventude" eu acho.
Nesses tempos, envelhecer se tornou uma coisa vergonhosa.
Há alguns anos eram as mulheres apenas que tentavam parecer mais jovens e algumas extrapolavam com roupas e atitudes que ficariam melhor em uma garota de 14 ou 15 anos.
O triste é ver que essas mulheres não só continuam a existir como ainda ganharam a companhia de homens, alguns que já passaram dos 40 anos e se vestem e têm atitudes de adolescentes.

Quero ler umas coisas de Bourdieu e Goldenberg, já anotei o nome dos livros que estão nas "Referências" e vou procurar na biblioteca da faculdade... :sim:
 
Que ótimo, depois dá retorno.

Eu acredito que precisamos refletir sobre a forma que estamos vivendo. A idéia que se tem é que o custo é só para o dominado, mas a manutenção da dominação transforma a pessoa em alguém fixado em... e, por tanto, alguém que precisa abandonar outras qualificações, resultando em muita frustração. A busca de um equilibrio seria quase o bem para todos.

A minha geração foi abusca da fonte da juventude, que para mim é o aprendizado. A capacidade de aprender até o último dia de vida.

Muitos se equivocaram, ajem como se não percebessem que o tempo e as opções são diferentes para nós. Pior, esqueceram que em um esquema holístico seriam as referências, ou dariam suporte para as gerações mais atuais.

Segundo Bourdieau, o sucesso escolar e a transmissão do capital cultural pelas famílias são diretamente proporcionais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo