• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Dominação Masculina - Bourdieu

Zuleica

Usuário
No geral deixo de lado os assuntos que estou estudando. O fórum e o blog são lazer. Como esse último está meio de lado, vou compartilhar esses estudos sobre o comportamento social. O assunto é debatido aqui em casa abertamente, fala sobre corpo e sexualidade, por isso creio que os frequentadores do fórum podem debater.
Bourdieu, autor de A Miséria do Mundo, A Produção da Crença: Contribuição para a Economia dos Bens Simbólicos é considerado um "sociólogo enervante".
Algumas de suas afirmações:
"É preciso conhecer os mecanismos tácitos da dominação e da manutenção das hierarquias sociais que produzem tanto as exclusões como as prerrogativas de poder."

"O que o mundo social fez, o mundo social pode desfazer."

"A sociologia tem o triste privilégio de ser a todo instante afrontada em sua cientificidade e de ser um "problema" justamente porque desvela coisas ocultas, não imediatamente apreendidas pela percepção comum, tal como a correlação entre o sucesso escolar e a transmissão do capital cultural pelas famílias."
Vou deixar >>> o link de um pdf "Dominação masculina e saúde: usos do corpo em jovens das camadas médias urbanas" de M. Goldenberg. O artigo tem 6 páginas e o conteúdo é excelente para homens e mulheres. Vamos ver se conseguimos fazer um debate?
 
Eu também vou dar uma lida Kuin! Gostei disso, porque precisamos de debates aqui no Meia Palavra, tá faltando mesmo! Assim que eu ler, eu aviso...
 
Olhe, acabei de ler o texto, e é muito bom mesmo. (O Scielo realmente tem textos muito bons! )