1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A divisão do pré-sal entre os estados. Você concorda?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Thorin III Elmo-de-Ferro, 9 Out 2011.

?

Você é a favor da divisão do pré-sal?

1. Sim, sou a favor da divisão.

2 voto(s)
    66,7%
  2. Não, sou totalmente contra.

1 voto(s)
    33,3%
  1. Esses dias estava na faculdade tendo uma aula de tópicos especiais e o tema são os recursos naturais com enfoque no Pré-Sal. Está tendo uma discussão acirrada no congresso nacional para aprovar a lei da “Emenda Ibsen” onde determina a divisão dos royalties entre os estados, municipios e união de forma mais "igualitária". A discussão em sala de aula foi calorosa, dois colegas que são do Rio de Janeiro dizem contra pois acham que os recursos devem ficar apenas no estado de origem. Há outros que dizem o contrário, até mesmo outro colega capixaba e paulista se dizem a favor.

Tais investimentos devem ser direcionados a saúde e educação, mas fica uma incógnita quanto a isso.

Segue abaixo um texto simples retirado do site Brasil Escola que trata do tema. É simples, mas interessante.

Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Mas e vocês? Concordam que os royalties devem ser divididos com os estados que não são produtores de petróleo?

Última edição: 9 Out 2011
  2. Éomer

Éomer Well-Known Member

Eu não concordo. Mas acho que os estados que refinam devem entrar na divisão também :dente:

3. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Pelo que vejo, atualmente alguns investidores muito ricos vêm defendendo que se aumente os impostos dos detentores de fortunas muito grandes e eu vejo nisso uma tendência na busca de se equilibrar o mercado.

Quando começarem a explorar as riquezas do pré-sal haverá uma pressão econômica com potencial de inflacionar o mercado nacional e gerar demanda desde a compra de mais vasos de guerra para a Marinha até o uso de redes telefônicas disponíveis e isso vai ter que ser canalizado sem penalizar demais os outros estados.

Será que a opção é uma política de royalties ou será que é melhor aumentar as taxas de exploração para que o governo federal tenha dinheiro para manter o equilíbrio? Só o tempo poderia dizer.

Última edição: 10 Out 2011
  4. Excluído045

Excluído045 Banned

Eu acho que não devia ser uma divisão igual não. Acho que os estados produtores deveriam ter uma participação maior e dependendo do grau de 'importância' no mercado do pré-sal, fossem definidas porcentagens-padrão de investimento desse dinheiro.

5. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Sou contra a divisão equalizada.

O que não quero dizer que os estados não-produtores e/ou não-refinadores não mereçam, mas sim receber uma fatia ligeiramente menor.

6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Concordo com a divisão, foi por acidente que um Estado detém uma riqueza mineral, e o país não deve ter um polo rico e o resto miserável, mas acho que os produtores devem ter uma fatia ligeiramente maior, mas não muito maior.

Há estados que não possuem potencial mineral desse quilate, e merecem receber alguma ajuda para que também não se crie uma migração dessa zonas mais pobres para zonas mais ricas.

Compartilhar