• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Divina Comédia" (Dante Alighieri)

Eu estava comprando um livro de matematica pra escola outro dia e encontrei uma versao lindolfíssima da obra. Agora estou pensando em comprar... queria saber a opinião de quem ja leu sobre o livro.. eh tudo isso que falam mesmo? Eh complicada a linguagem? O Inferno eh mesmo essa coisa estramboloficamente magnifica?
tb gostaria de saber algo mais sobre o autor...

Alguem me ajuda...
 
O Inferno é nota dez. Altas sub-divisões. O Alighieri se superou nessa. :wink:

A linguagem é um caso à parte. Traduzido do italiano daquela época (perdão, não me recordo do século), sai como algo rebuscado e bastante alegórico. Pra mim (sou anta mesmo :) ) foi trabalhoso ler cada capitulo, porque eu tinha que checar cada palavra e frase citada no vocabulário no fim de cada capitulo. :roll:

Mas ainda assim curti muito. :)
 
Eu comprei a versão em prosa e to quase comprnado a versão em poesia pq tá barato... Fox, é século 13 ou 14... O livro é antigo pacas... Só não comecei ainda por causa de vestibular e trabalho...
 
Adorei ler este livro, mas só recomendo se vc for do tipo q tem paciencia. O q o Raposa disse se aplica a muita gente. a Linguagem é pesada, rebuscada... mas cada vez vc entra mais e mais no universo criado pelo poeta... na verdade só não gostei do céu... tedioso demais :twisted: .
 
Eu tenho muita vontade de ler esse livro... Sempre quis saber com era o inferno :twisted: ... Mas se a linguagem for assim mesmo... Acho que vou ler só daqui há alguns anos quando meu vocabulário estiver mais enriquecido:P

Qual é a história mais ou menos do livro?
Eu sós eiq ue é um tal de Dante que vai pro inferno com seu amigo (mais ou menos isso), daí tem os patamares lá e em cada patamar "habitam" diferentes tipos de almas pecadoras... sinsitro:P
 
Fiz umas contas há pouco sobre o livro

Ele é divido em 3 partes:
Inferno
Purgatório
Paraíso

Cada uma é composta de 33 cantos.
Cada canto tem cerca de 45 estrofes.
Cada estrofe tem 3 versos.

45 x 3 = 135 versos por canto
135 x 33 = 4.455 versos por parte

Logo o livro todo tem cerca de 12.000 versos 8O 8O 8O
 
bem primeiro o autor é DANTE ALIGHIERI que viveu de 1265 até 1321
ele foi um repercusor do renascimento na italia que nessa epoca estava no trecento(deve se ler tretchento)que foi uma época do renascimento.
dante escreveu o livro como uma critica a igreja.
quanto a ele ser muito politico :D bem eu acho que a maioria dos escritores sao de certo modos politicos nessa época a igreja ainda tinha muito poder e os homens estavam num dilema se deviam seguir os dogmas da igreja ou se deviam se dedicar as artes e a ciencia.
 
Eu tenho uma edição relativamente nova em que vem os tres livros numa caixa, e tem a versão original em italiano arcaico do lado direito dos versos traduzidos... é simplesmente lindo, porém se vc naum tiver muito afim de ler e muita paciencia vc naum consegue pq realmente eh bem pesado... Mas como tudo na vida... com paciencia e vontade vc le tudo e amigo... vale a pena...
:)

Elanor Ladeira
 
Comprei hoje! Eh uma edição bilingue, muito lindissima demais, super uper duper truper!!!
Ja ate dei uma olhada e li as orelhas...




mas tenho uma duvida: qual a ordem dos livros? Inferno, Purgatorio e Paraiso?
 
Largo Cavafundo disse:
mas tenho uma duvida: qual a ordem dos livros? Inferno, Purgatorio e Paraiso?

Exato, é isso aí mesmo.

Eu comprei um versão de bolso ( de bolso o escambau ). Ela tem 500 páginas mais ou menos. e tá só em português... essa edição sua deve ser mto show hein Largo. Não tem uma foto pra gente ver não?
 
Essa edição q vcs tão falando é essa da Editora 34 q vem numa caixinha?Se for é bem bonita sim e o texto vem em português e em italiano, fiquei com vontade de comprar, "pena" q eu já tenho a edição de bolso...
 
Eu adorei as três partes, apesar da mais genial ser o Inferno mesmo. O problema nem é a linguagem complicada mas as inumeras citações a personagens da época do autor e anteriores a ele. Nada que as notas do pé de página não possam ajudar, mas quem conhece o contexto político da obra podera perceber muito melhor a qualidade da obra.

Agora o engraçado, o meu livro A Divina Comédia foi devorado pelas traças a uns meses atras. Fiquei furioso e agora estou para comprar o livro de novo.
 
Elanor Ladeira disse:
Eu tenho uma edição relativamente nova em que vem os tres livros numa caixa, e tem a versão original em italiano arcaico do lado direito dos versos traduzidos
Elanor Ladeira

Q inveja! Li uma edição velhissima do circulo do livro! Nem tenho mais ( era do meu pai ), mas outro dia vi num sebo uma velhisima, grandona e blingue também... tenho q ver o estado... talvez eu compre.
 
Ahh

tem certos livros q eu faço questão, mesmo jah tendo lido, de ter eles bonitinhos pra guardar sabe? meus livros do Jose Saramago eu tenho um xodó danado, a Divina Comedia eh outro, eu to quase comprando o SdA de novo, o meu tah destruido :( se tem algo q eu venero saum livros... não compro roupas, não compro cds, não compro sapatos, nada, mas livros... eu gasto tudo o q ganho com isso hehehehehehe
 
Elanor Ladeira disse:
Eu tenho uma edição relativamente nova em que vem os tres livros numa caixa, e tem a versão original em italiano arcaico do lado direito dos versos traduzidos... é simplesmente lindo, porém se vc naum tiver muito afim de ler e muita paciencia vc naum consegue pq realmente eh bem pesado... Mas como tudo na vida... com paciencia e vontade vc le tudo e amigo... vale a pena...
:)

Elanor Ladeira

Eu tenho essa edição também :) Já li a Divina Comédia três vezes, e o Inferno é realmente a melhor passagem.
Aí vai o meu resumo da obra.

Dante se perde e encontra Virgílio, que o leva a atravessar o Inferno, o Purgatório e o Paraíso, onde Dante encontraria a sua amada Beatriz. O inferno é muito interessante. Em seus nove círculos Dante faz uma crítica política que nunca ninguém conseguirá fazer novamente. Prestem atenção aos nomes das pessoas que estão no inferno, e os locais onde elas se encontram :)
Do purgatório e do paraíso eu nem vou falar. :) A melhor parte é o inferno mesmo, mas Dante superou em todos os cantos da Divina Comédia tudo o que antes se entendia por literatura.
 
Hoje acabei de ler o Inferno... soh uma palavra: bah. Fiquei de olhos esbugalhados durante a leitura inteira. Putz, que coisa demais de linda e legal e sei mais o que e nao da pra eu falar quao bom isso eh nem que eu continue a listar adjetivos ate que o proprio Dante levante da tumba e venha pro Brasil de classe economica pra me dizer que nao eh pra tanto!
Purgatorio, ai vou eu! Se for um terço do livro que o Inferno eh, ja to satisfeito.


Agora, eu tava fuçando pela internet e encontrei umas ilustrações MUITO legais! Vou ver se coloco aqui depois... e se voces encontrarem tb, por favor postem!



Rainha Vermelha disse:
Essa edição q vcs tão falando é essa da Editora 34 q vem numa caixinha?

A minha eh essa mesma!
 
Largo Cavafundo disse:
Hoje acabei de ler o Inferno... soh uma palavra: bah. Fiquei de olhos esbugalhados durante a leitura inteira. Putz, que coisa demais de linda e legal e sei mais o que e nao da pra eu falar quao bom isso eh nem que eu continue a listar adjetivos ate que o proprio Dante levante da tumba e venha pro Brasil de classe economica pra me dizer que nao eh pra tanto!

Po, não fala assim que eu tô ficando commta vontade de ler isso...
Mas pelo jetio tem milhares de edições diferentes... Po eu queria a mais simples... Alguém me ajuda :o?:
 
Acabei o Purgatorio no sabado!

Quase tao bom quanto o inferno, muito legal, as punicoes sao mto originais! :D

Ja o Paraiso, que comecei no sabado tb, ate agora esta meio monotono... :tsc:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo