1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A dívida externa morreu

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por TT1, 21 Fev 2008.

1. TT1

TT1 Dilbert

Artigo do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    no G1, de hoje.

É tão bizarro que eu fiquei achando que perdi alguma coisa na história do país. Como assim? :lol:

Eu nasci e vivi toda a minha vida sabendo que estávamos indo a falencia. É realmente surpreendente (e alegre) ter uma notícia dessas. Muito, muito bacana.

Ô Tisf, explica pra gente, meu filho

2. Engethor

Engethor Son of Jango

Estou me sentindo um ancião, mas é por uma boa notícia.

3. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Pois é, vi isso na Exame deste mês mas de uma forma diferente. Dívida nós temos(e é bom ter, trabalhar "alavancado") mas as nossas reservas de capital cobrem 92% desta dívida.

Acabou aquilo de "Vendeu o país pra pagar a juros da dívida Externa".

Nenhum país não terá dívida. Isso sempre vai ocorrer pq muitas vezes é mais barato pegar $$ emprestado doq usar seu próprio dinheiro q pode ter outros fins com retorno maior. Por isso, toda empresa trabalha com nível de endividamento e a maior dos investidores tem sua grana e pega mais emprestado pra investir.

4. Tisf

Tisf Delivery Boy

O seu artigo já explicou tudo :lol:

Quando as reservas começaram a crescer bastante, muitos ficaram bravos que o governo usou o dinheiro pra quitar a dívida com o FMI, lembram? Falaram que ele tava usando isso pra se promover e tal. Pode até ter sua parte de promoção nisso, mas havia muita coisa técnica. A economia do país em juros sobre aquela dívida é bem significativa.

Com a intervenção mais forte do governo no câmbio, sobretudo quando ele caiu abaixo de R$ 2,00, as nossas reservas começaram a crescer bastante. É bom que se diga que o custo dessa reserva é alto, já que o diferencial de juros aqui dentro é maior que lá fora. Mas aí já impactaria na dívida interna nossa, que apesar de ter ultrapassado R$ 1,1 trilhão, está controlada.

O perfil da dívida nossa melhorou muito nesses últimos anos.

5. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Rapaz...eu sou do tempo que estava querendo vender a Amazonia para pagar essa dívida....
    Se eu contar pro meu pai ele não vai acreditar.

6. Tisf

Tisf Delivery Boy

Ah e com isso, o dólar continuaria sua baixa, mesmo com toda a crise que tá acontecendo lá fora.

E duas notícias boas pro Brasil essa semana:
    -A possível fusão da Bovespa com a BM&F que criaria a segunda Bolsa em valor de mercado das Américas, perdendo apenas pra Chicago e passando a de NY;
    -A Vale levantando a oferta que ela fez pela Xstrata, a mineradora suíça, para US$ 90 bilhões. Seria a maior aquisição de uma empresa de um país emergente, num país desenvolvido.

Edit. na verdade isso que eu falei ficou meio fora de contexto, mas eu quis dizer que é bom quando tem esse movimento complementar entre o privado e o público, com esse último criando melhores condições pro privado investir e crescer.

Última edição: 21 Fev 2008
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Curunír

Curunír Usuário

Engraçado... Há muito tempo que tenho em mente (se não me engano aprendi com algum professor de Geografia) que essa dívida externa era impossível de ser quitada e, além disso, era até importante que os países mantivessem algum nível de dívidas, para o bem da economia global. Inclusive os EUA tinham uma das maiores do planeta.

Como as coisas mudam. :think:

Ps: lembrar de comprar ações da Vale o mais rápido possível.

8. Aira/Jackie

Aira/Jackie Quero abraçar um

Essa é uma notícia muito boa mesmo. Passei a vida inteira ouvindo que era melhor entregarmos logo o país pros EUA porque nunca iríamos nos livrar da dívida externa... Ainda bem que mudam Curunír!

TT1, o artigo é muito bom e obrigada ao Tisf pelas explicações complementares.

Quanto às ações, já comprei há um tempinho hehe

[]s

9. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Isso é sério mesmo!?

Assim, acho que todos nós jurávamos que a Dívida Externa não tinha mais jeito, ou não? E do nada, eu leio isso! Sem dúvida uma ótima notícia.

10. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Exatamente. Lembro de um professor meu dizendo isso. Mas se finalmente estamos livres desse peso nas costas, é sinal que o Brasil pode melhorar muito mais sua economia.

11. Foxwulf

Foxwulf Banned

E isso quer dizer que os impostos vão poder baixar e eu vou poder comprar o meu Playstation 3 por um preço não tão abusivo?

12. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Mas eu ainda sou a favor da venda da Amazonia. E usaria o dinheiro para serrar o nordeste e empurrá-lo até ele encaixar lá na Africa, consertando assim um erro que aconteceu lá na época da Pangéia.

13. Foxwulf

Foxwulf Banned

E o que o Nordeste tem haver com África?

14. TT1

TT1 Dilbert

:wall:

15. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Poder, eles até podem. Mas eu conheço uma turma muito legal que não vai deixar isso acontecer. :joinha:

16. Izze.

Izze. What? o.O

Nooossa... comentei isso agora com minha colega e o comentário de ambas foi: "Eu pensei que essa dívida nunca teria fim".

Que bom que pelo menos uma coisa boa o ano já rendeu. Agora, seria bem melhor se todo o resto melhorasse.

Agora, me encuquei com uma parte aí do artigo que fala que se o nosso governo fosse menor e arrecadasse menos impostos cresceríamos mais que a China... Será que alguém de dentro do governo sabe disso? Se sabem, não percebem que ganhariam bem mais se fizessem tudo do jeito "certo"? Creio que todos preferem ignorar esse fato. =/

17. Duilin

Duilin Eruhín Alcarohtar

Eeeeeeeeeeeita!
    Será que o Brasil poderá crescer, se desenvolver e oferecer um páis melhor aos seus nativos e agregados?

:ahn?:
    Nunca imaginei que leria isso...

18. Foxwulf

Foxwulf Banned

Me perdoe. Mas não entendi o que ele quis dizer.

19. Duilin

Duilin Eruhín Alcarohtar

Acho que vêem sim, mas aí o capital de cada um deles poderá não crescer como o desejado...

:cerva:
    Por políticos honestos!

Pelo fim da hipocrisia!

Por uma nação mais justa!

Pelo fim da desigualdade social e pelo fim dos preconceitos!

Pelo fortalecimento da economia do país

Pelo fortalecimento da cultura do país

Pelo :cerva:!

20. Tisf

Tisf Delivery Boy

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Compartilhar