• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

oh bem, Olavo já tinha posto cada um deles no bolso com um único tuíte, mas neam

upload_2016-1-14_0-19-33.png
 
oh bem, Olavo já tinha posto cada um deles no bolso com um único tuíte, mas neam

Ver anexo 68538

Cara, mas é evidente que existe uma seita olavete intransigente, em especial no Facebook!

Ficam lá o dia inteiro bajulando o mestre, tentando obter algum sinal de aprovação deste como redençao de suas próprias consciências, imitam (toscamente) a linguagem de seu guru.

Mandam uns links de umas páginas completamente toscas, como os Destros Direitosos da vida, e não raro o velho as compartilha.

Falar que não existe um movimento olavete alienado é negar a existência de Nando Moura e de toda a sua braveza vazia.

O Olavo em si não faz isso, salvo em casos como o da Pepsi e do Pirula, ante ao qual ele jamais vai admitir que levou a pior (e fica remoendo o tempo todo). Pode ser que ele esteja certo em defender o Bolsonaro contra as acusações e depreciações do Azevedo, só lendo as partes para saber. Imagino que esteja, embora eu próprio deteste as ideias Bolsomíticas. Né possível que, sendo um parlamentar e gozando de poder pelo processo democrático, ele defenda golpe militar hoje.

Mas que o Constantino pegou num calo dele, disso não há dúvida.
 
Última edição:
Tentem adivinhar, entre diversos fenômenos que ocorrem no país, qual o Olavo especialmente considera "um fenômeno da mais alta importância sociológica", "revelador como poucos do estado de coisas na mente brasileira", e que requer "um estudo maior"...

O fenômeno do "anti-olavismo". :naoteouc:

upload_2016-1-14_21-3-4.png

Fica a dica pros estudos do Felagund.


Isso me lembrou um episódio, onde Olavo reagiu com o seguinte texto a um escrito de alguém: "Nunca esperei que minhas coisas fossem lidas no Brasil com a atenção e seriedade com que você as lê. Parecia-me que isso só viria a acontecer por volta de 2070, caso ainda existissem brasileiros. Sinceramente, estou impressionado".

Qual seria a importante e profunda discussão que esse texto, dialogando com os textos do Olavo, trata tão bem a ponto de merecer tamanha surpresa e admiração do Olavo?

Seria a questão.... Porque Olavo é filósofo? :dance:


(diga-se de passagem, tão sério leitor não aprendeu direito as diversas escritas do "por que"...)
 
Última edição:
Fui ler o texto do cara pra ver se não era português ou se não escrevia sob forte influência dos portugas...
mas ele erra até crases bobas, então sem desculpa.

Mas não o li para saber se presta, enfim. De relance parece interessante.
 
Última edição por um moderador:
Bate-papo com o Carlos Andreazza, o "editor da direita", sobre, entre outras coisas, esse rótulo bobo.
 
Pode até vender bem... mas... os livros são bons?

Porque o que a direita brasileira produz é algo extremamente rasteiro no campo conservador. No campo liberal nem posso opinar muito porque é algo que já me afasto instintivamente, mas me parece ser de melhor apuro científico e bibliográfico, ou seja, implica em uma maior abertura epistemológica.

O conservadorismo brasileiro ainda não saiu do facebook, das redes sociais, ainda não está na ágora da discussão acadêmica, exceto raríssimos casos onde se sai de uma análise exclusivamente literária ou psicanalítica de um Dostoievski, Tolkien, Lewis e se coloca objetivamente seu problema política. Como discurso filosófico, o conservadorismo é, sempre foi, muito mais pujante que o liberalismo, e isso só se vê no Brasil com o Olavo. E eu não vejo mais esse velho escroto como filósofo sério, já o vi. E nem adianta interpor essas questões de espelhamento, recepção, discurso e hermetismos diversos, o Olavo não faz questão de ser compreendido por ninguém a não ser alguns poucos fieis de sua seita e essa atitude sectarista e intelectualmente desgastante, irritante, passa para os seus discípulos.

Alguém aqui, liberal ou esquerdista, já discutiu algo sério com um olavete? O problema não está nos argumentos, o ideal sectário e místico do guru que paira acima das águas sujas do discurso público com uma ironia rasteira está presente em todo discurso olavético. Sair disso para uma análise e uma crítica filosófica e política das instituições brasileiras? Ainda falta muito e eu não acho que o caminho das pedras seja aquele pelo qual o Olavo queira atravessar. Teremos de procurar mais...
 
Pode até vender bem... mas... os livros são bons?
Não sei. Quando eu ler te conto. Talvez eu faça resenhas. :P

Porque o que a direita brasileira produz é algo extremamente rasteiro no campo conservador.
Tipo o quê?

O conservadorismo brasileiro ainda não saiu do facebook, das redes sociais, ainda não está na ágora da discussão acadêmica
Bem, o Olavo certamente já saiu do Facebook e vendeu 200 mil exemplares só n'O Mínimo. E foi citado duas vezes na votação do impeachment na Câmara :lol: Mas a verdade é que o conservadorismo mais antigo que nós tínhamos estava fora de catálogo, esquecido pelo mercado e pela academia. Talvez por isso você mesmo não conheça e ache que não tem nada que preste. Agora estão redescobrindo alguns nomes (em grande parte por influência do Olavo): o Mário Ferreira dos Santos, o J. O. de Meira Penna e outros.

Uma editorazinha pequena, a Arcadia, está reunindo um volume com textos do João Camilo de Oliveira Torres. Logo mais a Record publica o estreante Francisco Razzo (ex-aluno do Olavo), etc. O processo há de ser lento até que tenhamos um mercado realmente aquecido nessa área. Como foi dito aí no vídeo, se até um clássico "obrigatório" estrangeiro como o "Livre para escolher", do Milton Friedman, estava completamente esquecido no nosso mercado, imagina os autores nacionais... Vai vendo.
 
Bom, Mario Ferreira dos Santos é absolutamente de outro nível, um verdadeiro filósofo conservador, como Miguel Reale. :yep:

Mas enfim, talvez eu pague a minha boca. Espero que esse conservadorismo não fique só na direita e meus antigos confrades conservadores de esquerda não fiquem só na tietagem do Dugin e produzam também. Alguns já produzem, outros estão em vias disso.

Tomara.
 
Saindo o forno:

10 Livros Que Todo Conservador Deve Ler - Mais Quatro Imperdíveis e um Impostor
Benjamin Wiker
Páginas334
Idioma Português
ISBN 9788567394886
Editora Vide Editorial

Sinopse
10 Livros Que Todo Conservador Deve Ler - Mais Quatro Imperdíveis e um Impostor

Assim como em Dez livros que estragaram o mundo, foi extremamente difícil reduzir a lista. Mas o objetivo do meu livro não é simplesmente prover uma lista, longa ou curta, de livros para ler. Este é um livro sobre idéias conservadoras, conceitos-chave, princípios essenciais -- coisas que, tendo em conta a dilapidação intelectual e moral de grande parte da cultura, todo conservador deve compreender para fazer qualquer reconstrução sólida possível. Como no primeiro Dez livros, a premissa é que idéias têm conseqüências. Más idéias têm más conseqüências, mas boas idéias têm boas conseqüências.

Lista dos livros/autores abordados no livro:

  • A Política - Aristóteles
  • Ortodoxia - Chesterton
  • A Nova Ciência Política - Voegelin
  • A Abolição do Homem - C.S. Lewis
  • Reflexões sobre a Revolução na França - Burke
  • Democracia na América - Tocqueville
  • Os documentos federalistas - Hamilton, Madison e Jay
  • Os Antifederalistas
  • O Estado Servil - Belloc
  • O Caminho da Servidão - Hayek
  • A Tempestade - Shakespeare
  • Razão e Sensibilidade - Austen
  • O Senhor dos Anéis - Tolkien
  • A Bíblia de Jerusalém
  • A Revolta de Atlas - Rand
10Livros-500x500.jpg

Ficha Técnica:
Número de Páginas: 334
Editora: Vide Editorial
Idioma: Português
ISBN: 978-85-67394-886
Dimensões do Livro: 16 x 23 cm
 
A Abolição do Homem, de Lewis é uma necessidade mesmo, principalmente para cristãos interessados em teologia.

Ortodoxia não tem esse peso teológico, mas é um must-read. Foi a primeira vez que tive contato com um pensamento propriamente conservador, de modo que me convenci que não era louco por ainda acreditar em algo chamado Cristandade.
 
Eu já acho obrigação moral de todo conservador reunir o maior volume possível de livros da Rand e queimá-los em praça pública. E jogar os ancaps dentro dessa fogueira.

Queria entender o que há de minimamente proveitoso nesse tipo de lixo para um conservador. 'Receita para acelerar a vinda do Anticristo'?

E Hayek? Pelo amor de Deus, que heresia dos diabos.
 
Última edição:
Vixe. Eu ia curtir pela parte da Ayn Rand/ancaps, mas daí foi malhar o Hayek...
:lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo