1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A descoberta de Arda por Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Sauron, 12 Set 2008.

  1. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Apesar do professor ter o maior conhecimento de Arda, ele era como um viajante que conforme fazia sua jornada descobria novos horizontes dentro de sua própria obra.

    Um tópico que vale a pena destacar é que muitos personagens tiveram seus traços psicológicos muito definidos e Tolkien por sua vez, como mostrado em algumas cartas, analiza alguns fatos como uma probabilidade e não como algo certo ou ditado, tratando aquele mundo que ele, melhor dizendo, descobriu, não como uma simples história, mas sim um relato de fatos que poderiam ter sido diferentes, pois na sua mente tudo tinha um andamento, uma certa cadência, não era tudo definido desde o início... Isso é um ponto de vista que gosto muito, o que acham sobre isso? :)
     
  2. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Eu gosto quando ele trata a obra como se ele tivesse apenas traduzido ela toda de textos ancestrais ( no caso o livro vermelho se me lembro bem ). A forma como ele escreveu a obra funciona extremamente bem dessa forma.
     
  3. Eu acho que isso dá uma de "realmente tudo isso aconteceu", parece que Tolkien traduziu o livro vermelho de Bilbo...acho que se fosse de outro jeito não teria a mesma "magia" que a obra nos passa.E é isso que me deixa mais curiosa pra saber sempre mais sobre os personagens de Arda, ou seja, Tolkien sabia escrever...ele nos deuxa mais curiosos sobre a história e isso faz com que o sucesso seja maior pois eu sempre digo, para considerar um escritor como excelente o livro dele tem que prender a minha atenção e me deixar querendo saber mais.
     
  4. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    É, agente sente textura no mundo dele, sentimos que ele existe.

    Considero isso como a necessidade tipicamente humana de se refugiar num mundo sobrennatural.
     
  5. É por isso que, pra mim, Tolkien pode ser considerado um gênio..ele escreve o gênero que eu mais gosto e ainda assim o faz de um jeito diferente e único.
     
  6. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    É ele nos cativa e literalmente leva pelo seu mundo.
     
  7. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Concordo. Tolkien criou o mundo de fantasia perfeito e por apenas ele ter tido acesso a criação ( acreditamos ) temos um mundo totalmente crível mesmo dentro de seus absurdos e particularidades estranhas.

    Eu temo o dia em que as obras caíram em domínio público, mas ainda assim penso que tipo de coisas interessantes poderiam vir disso.
     
  8. E ele tem personagens únicos...poucos escritores conseguem criar personagens como ou melhores do que os de Tolkien.
     
  9. Acho que não devíamos temer e sim anciar por esse dia...imagina só, todos lendo Tolkien, com certeza as pessoas seriam bem melhores, eu por exemplo, me tornei uma pessoa melhor depois de ler Tolkien
     
  10. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    é tem uma capacidade nata para criar personagens com textura e nos transmitir uma sensação de transparencia em relação a historia que nos leva a pensar, nos nossos pensamentos mais intimos "Mas... será que aconteçeu mesmo?" e depois, tentando enganar a nossa propria imaginação e credulidade quase religiosa na historia "Ah e claro que não, estou apenas divagando!".

    Enfim posso parecer uma criança aqui falando e levando sua imaginação ao extremo, mas muitas vezes me interrogo sobre a veracidade de Arda!
     
  11. Então somos duas crianças!:lol:
    Acho que todos que leram Tolkien já pensaram assim, pelo menos uma vez, conscientemente ou não.
     
  12. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Freud explica.

    Mas é normal sim, o anseio por fazer parte disso, lutar nos campos de Pelenor, despedaçar Orcs com sua espada, tentar ser o décimo quinto ( desculpe-me, perdi as contas ) homem a conquistar o amor de uma elfa.
     
  13. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    É, eu não pesso isso só uma penso muitas :lol::lol::lol: enfim até me apresentarem uma prova irrefutável que é impossivel a existencia desse mundo acreditarei nele.

    É, o que eu acho preocupante é que eu quase me ofendo quando alguem me diz "Bah isso e impossivel!"

    Bom agora vou ter que sair, ca em portugal já é uma da manha, a minha tv e a minha cama me estão chamando! Mas amanha continuarei esta discussão sem duvida alguma, é um tema que me agrada muito!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
     
    Última edição: 12 Set 2008
  14. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Vou ser novamente apedrejado, mas para mim o Silmarillion é tão verossímil quanto o Velho Testamento, porém, uma leitura muito melhor.
     
  15. Ah eu queria conhecer os elfos do Silma...e o Legolas:hihihi:, só pra ver se ele é bonito mesmo.

    :lol:
     
  16. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Após completar a leitura dos livros pela primeira vez fiquei com um vazio tremendo huahuahua do tipo e agora? QUERO MAIS!

    E também não sei se foi apenas comigo, mas fiquei com um sentimento que o mundo está dividido, entre os que leram as obras do professor e os que não leram... De fato passei a observar as coisas pequenas com outros olhos e o funcionamento de outras mais atentamente.
     
  17. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário


    Essa frase figura numa das edições do Volume Unico publicado pela Martins Fontes.
     
  18. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Tarik Khalil sabe dizer em que parte ou edição? :uhum:
     
  19. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Tente virar o livro ao contrário. 1ª edição do Volume Unico. Traz a frente uma ilustração do Gandalf, provavelmente de autoria de John Howe. Na parte de traz do livro temos uma imagem de Tolkien com um pequeno enxerto do The Sunday Times que diz:

    "O Mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram."
     
  20. Ulca

    Ulca Usuário

    [3]

    "A História é uma versão do passado na qual decidimos acreditar" Napoleão Bonaparte

    Muitas vezes eu considero Arda como o passado do nosso mundo, mesmo que só por brincadeira. Relacionando acontecimentos da Terra-média com os atuais, por exemplo. Isso vem a minha mente, involuntáriamente, e é ótimo.

    Talvez não existam mais Mestres nas Tradições que conheçam esses "fatos", por isso não nos parecem tão palpáveis. :obiggraz:

    Descobrimos Arda através de Tolkien, e ela se torna real quando assim decidimos (ao menos pra mim).

    Mesmo que só aconteça nas nossas cabeças, "por que razão isso significaria que não é real?"
     

Compartilhar