• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A dedicação dos atores ajudou Peter Jackson?

Sindar Princess

Que deselegante...
Estava cá, relendo um tópico sobre o ator Sean Bean e sua brilhante interpretação no papel de Boromir e me indaguei: até que ponto a escolha do elenco é primordial para o bom andamento e consecutivo sucesso de um filme?
E pensando no aspecto trilogia de "O Senhor dos Anéis", o que vocês acham?
O grau de envolvimento foi grande da parte de todos, não?
Será que pelo fato de terem sido longos anos de produção, de filmagem, de convivência e de afinco pelos papéis?
Gostaria da opinião de vocês! :obiggraz:
 
Estava cá, relendo um tópico sobre o ator Sean Bean e sua brilhante interpretação no papel de Boromir e me indaguei: até que ponto a escolha do elenco é primordial para o bom andamento e consecutivo sucesso de um filme?
E pensando no aspecto trilogia de "O Senhor dos Anéis", o que vocês acham?
O grau de envolvimento foi grande da parte de todos, não?
Será que pelo fato de terem sido longos anos de produção, de filmagem, de convivência e de afinco pelos papéis?
Gostaria da opinião de vocês! :obiggraz:


Creio que sim, até porque para se criar algo bom e de qualidade, precisa-se da colaboração de todos. E num ambiente em que todos traballham com afinco, determinação e companheirismo, as chances de se lançar algo espetacular ( como SdA) são maiores.
 
O comprometimento e dedicação foram fundamentais, sim. Seja o fato de Christopher Lee já ser leitor assíduo de Tolkien há décadas, seja a idéia do Viggo de ficar caracterizado como Aragorn direto, para "entrar no personagem", esse tipo de "entrega" dos atores só ajuda no resultado final do filme. =]
 
Conhecer as peculiaridades de cada personagem da obra é quase que essencial para que se faça um papel bem elaborado e profundo, e nesse ponto a dedicação e compromentimento do ator em conhecer e representar a alma do personagem é essencial, tanto em conhecer a obra e o contexto em que ela existe e foi feita quanto no entrosamento com toda equipe de produção, sejam tanto os atores quanto técnicos, a sintonia é fundamental para que se faça algo grande, como foi no Senhor dos Anéis.
 
Concordo inteiramente com os posts anteriores. :yep:

Os atores foram tão convincentes que hoje, sempre que releio trechos da trilogia, "vejo" sempre os seus rostos na leitura.
Já não me imagino sem a existência dos filmes, dos atores, da ambiência, e, sobretudo, da espantosa trilha sonora de Howard Shore.
 
Ouso dizer que o elenco de SdA foi perfeito, não só porque reuniu ótimos atores, mas, como Peter Jackson disse num depoimento, o elenco também era formado por gente de bem, de caráter. Por isso a grande amizade entre os atores que perdurou mesmo após o término das filmagens.

O sucesso da trilogia, certamente, está nisso, e no amor pelo seu personagem que cada ator assumiu durante todo o processo de filmagens. Seja na dedicação de Viggo Mortensen, como bem lembrou o Tilion, que ia até ao supermercado com a espada do Aragorn, seja em Ian McKellen que disse conhecer cada dor de cada parte do velho corpo de Gandalf. Todo o elenco entrou de fato no personagem que representava, mesmo os dublês. O pessoal que interpretou os elfos e uruks no Abismo de Helm, por exemplo. Lembro-me de uma entrevista do Viggo em que ele diz que era fácil reconhecer um deles na rua - já que filmaram por vária noites e sob chuva muitas vezes - era só encontrar um sujeito pálido e com olheiras que já diziam: "lá vai um". :lol:

Portanto, por mais inovadores que os efeitos especiais tenham sido, figurino, maquiagem, cenários... se não fosse um elenco escolhido "a dedo", parte do sucesso que SdA conquistou não teria acontecido. E espero que tenham a mesma sorte, ou sensibilidade, na escolha do elenco definitivo de O Hobbit e sua sequência.
 
Como já falaram, com toda certeza PJ foi beneficiado pela grande dedicação dos atores, o que de certa forma também é merito dele, por escolher os mesmos.

E certamente o longo prazo de produção da trilogia deu a oportunidade para que muitos atores pudessem desenvolver grandes amizades, o que confere ainda mais sinergia para a produção.
 
Ouso dizer que o elenco de SdA foi perfeito, não só porque reuniu ótimos atores, mas, como Peter Jackson disse num depoimento, o elenco também era formado por gente de bem, de caráter. Por isso a grande amizade entre os atores que perdurou mesmo após o término das filmagens.

O sucesso da trilogia, certamente, está nisso, e no amor pelo seu personagem que cada ator assumiu durante todo o processo de filmagens. Seja na dedicação de Viggo Mortensen, como bem lembrou o Tilion, que ia até ao supermercado com a espada do Aragorn, seja em Ian McKellen que disse conhecer cada dor de cada parte do velho corpo de Gandalf. Todo o elenco entrou de fato no personagem que representava, mesmo os dublês. O pessoal que interpretou os elfos e uruks no Abismo de Helm, por exemplo. Lembro-me de uma entrevista do Viggo em que ele diz que era fácil reconhecer um deles na rua - já que filmaram por vária noites e sob chuva muitas vezes - era só encontrar um sujeito pálido e com olheiras que já diziam: "lá vai um". :lol:

Portanto, por mais inovadores que os efeitos especiais tenham sido, figurino, maquiagem, cenários... se não fosse um elenco escolhido "a dedo", parte do sucesso que SdA conquistou não teria acontecido. E espero que tenham a mesma sorte, ou sensibilidade, na escolha do elenco definitivo de O Hobbit e sua sequência.
O que eu ia dizer já está aqui xD
Mas realmente se não fosse um elenco escolhido a dedo o sucesso do Senho dos Anéis não seria o que ele é
 
E...
Concordo com voce flavio =|
Se o elenco nao foce muito bem selecionado talvez nao tivece ficado tao bom, apesar de algumas coisas.
Mais acho que a dedicao deles ajudou muito.
 
Claro que sim! Os actores mais velhos conheciam muito bem a obra e a muitos anos que esperavam este grandioso projecto.
 
Claro que ajudou,a dedicação deles foi incrivel!E a escolha do elenco também é claro.Visto o ator que originalmente iria interpretar Aragorn,ele não chegaria nem perto da atuação do Viggo.

E todos os outros,eles se tornaram os proprios personagens,não se ve isso em todos os filmes,precisa ter amor ao que faz.
 
Não há dúvida de que a dedicação ajudou, né? Acho que em qualquer trabalho, seja em empresas ou em filmes, a dedicação do pessoal sempre ajuda no resultado.

O PJ fez um trabalho maravilhoso, mas imagina se tivesse um elenco desmotivado, que não gostasse da obra? Acho que por mais que a parte de direção tivesse sido boa, não haveria aquele brilho que teve, não seria tão empolgante e tão envolvente como foi. :yep:
 
Mas sabe o que me chama mais a atenção?
Tirando o fato de alguns atores que conheciam as obras de Tolkien, muitos jamais tinham lido.
Mas ao lidar com aquele universo fantástico, com seus roteiros e seus personagens e o melhor, com a paixão de PJ por tudo isso, eles começaram a respeitar e admirar as obras de Tolkien.
E souberam tratar seus personagens com muita dedicação e apreço.
E tudo fluiu da melhor maneira possível.
Mas creio que mais do que tudo isso, o fato de morarem na Nova Zelândia no processo de filmagem e produção foi fator determinante para criar-se o vínculo entre todos, entre os locais, etc. A forma de integração de equipe e elenco x viver/trabalhar na Nova Zelândia foi determinante.
 
Mas sabe o que me chama mais a atenção?
Tirando o fato de alguns atores que conheciam as obras de Tolkien, muitos jamais tinham lido.
Mas ao lidar com aquele universo fantástico, com seus roteiros e seus personagens e o melhor, com a paixão de PJ por tudo isso, eles começaram a respeitar e admirar as obras de Tolkien.
E souberam tratar seus personagens com muita dedicação e apreço.
E tudo fluiu da melhor maneira possível.
Mas creio que mais do que tudo isso, o fato de morarem na Nova Zelândia no processo de filmagem e produção foi fator determinante para criar-se o vínculo entre todos, entre os locais, etc. A forma de integração de equipe e elenco x viver/trabalhar na Nova Zelândia foi determinante.
Concordo com vc... Acho que o PJ conseguiu motivar todo o elenco! É aquilo, podia ser um elenco da melhor qualidade, mas sem a motivação necessária, não teríamos o mesmo resultado!!!

Sobre eles terem morado na NZ, não tinha pensado nisso... Acho que ajudaria a qq um, né??? (ai ai, Nova Zelândia) :obiggraz:
 
Tirando o fato de alguns atores que conheciam as obras de Tolkien, muitos jamais tinham lido.

Posso estar enganado, mas o único no elenco a conhecer as obras de Tolkien, era o Christopher Lee. Ele lê SdA todos os anos e teve o privilégio de se encontrar com o Tolkien uma vez. Acho que nem o Ian McKellen tinha lido SdA até então.
 
Posso estar enganado, mas o único no elenco a conhecer as obras de Tolkien, era o Christopher Lee. Ele lê SdA todos os anos e teve o privilégio de se encontrar com o Tolkien uma vez. Acho que nem o Ian McKellen tinha lido SdA até então.

Li em algum lugar que o Orlando Bloom já tinha lido ou no colegial ou na faculdade.
 
Posso estar enganado, mas o único no elenco a conhecer as obras de Tolkien, era o Christopher Lee. Ele lê SdA todos os anos e teve o privilégio de se encontrar com o Tolkien uma vez. Acho que nem o Ian McKellen tinha lido SdA até então.

Legal essa observação sobre Lee, tinha me esquecido dela. Estou relendo A Sociedade do Anel, me passou pela cabeça de reler todos os anos agora também, :hihihi:.

Quanto ao nosso querido Ian 'Gandalf' Mckellen, realmente, ele diz no making off dos filmes que nunca tinha lido a obra, mas leu para interpretar nosso mago preferido. Adoro os making offs, vi cenas de Gandalf andando em Minas Tirith com o livro SDA nas mãos, muito massa.

A Sindar coloca uma questão interessante também: "Será que pelo fato de terem sido longos anos de produção, de filmagem, de convivência e de afinco pelos papéis?"

Tenho certeza disso Sindar, Elijah Wood, por exemplo, era bem jovem quando foi gravar o SDA na Nova Zelândia, ele cresceu lá como Frodo também cresce na obra literária, quero dizer não apenas no sentido cronológico, mas principalmente no sentido emocional e psicológico.

Observando os making offs do filme pude ver uma situação muito divertida, Billy Boyd e Dominic Monaghan (Pippin e Merry) jogando sinuca. Meu, não são adultos humanos, isso eu posso atestar, com certeza são hobbits! Acho que os atoresficam tanto tempo nos papéis que depois eles demoram um pouco para sair deles. Nesse caso os dois estavam se divertindo na cidade, mas como se ainda fossem Merry e Pippin, incrível. O mais sensacional é que eu acredito que eles nem perceberam isso.

Resumindo: PJ foi bom, mas de fato a escolha dos atores foi fundamental para o sucesso dos filmes. Todos trabalharam muito bem. Eu por exemplo, não conseguirei assistir O Hobbit se Gandalf não for Mckellen. "Tô certo ou tô errado"?
 
Última edição:
Parece uma coisa bem kármica tudo isso, né? :hihihi:
Tudo conspirou para o bom andar das carruagens: PJ na direção, o pessoal por detrás das câmeras, a escolha do elenco, dos locais... e o pessoal da sonoplastia e dos efeitos especiais então, gente?
O figurino, a forja das armas... minha nossa... como não entrar e não se empolgar até o último fio de cabelo de seu personagem?
Alguém aqui teve a oportunidade de ver o making of das versões estendidas?
A última cena gravada? Que o PJ gravava e regravava incessantemente, com medo de dizer "acabou"?
E quando não há mais como escapar, de tão perfeita a cena (eu não me lembro qual era), ele chorava compulsivamente nos braços do Elijah?
Afffff.... tadinho! Até eu chorei... :osigh:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo