• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A "cultura" do FUNK.

Obrigado gente, não vou precisar responder os posts do Vovin, Flora Valls, Marendûr e ombusdman. Vcs 4 tomem por resposta o quote de todas as outras pessoas.

E sobre "funk" x cultura, claro que ele é uma expressão cultural. Mas eu digo, e daí? Em certos países do oriente médio apedrejar uma mulher em praça pública porque ela foi infiel também é uma expressão da cultura local e nem por isso deve ser incentivado. Desse ponto de vista quase tudo é uma "expressão cultural", e isso por sí só não faz de nada sagrado.

E pros que estão me achando defensor da "moral e bons costumes" estão enganados, quem me conhece sabe que estou longe disso. :lol:

Vou continuar colocando "funk" entre aspas, do mesmo modo que vc vai me ver colocando música "sertaneja" entre aspas quando eu me referir ao "sertanejo" de Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, etc. São estilos de música que podem ter tido base a música sertaneja mas que já se perderam há muito da sua origem.
Eu faço questão de colocar entre aspas pq estamos (pelo menos eu estou) debatendo apenas esse "funk" horroroso que só sabe falar de sexo e porrada. Os funks que falam sobre a violência nas ruas, do cotidiano (ainda que com pobreza nas letras), etc, etc, são OUTRA coisa, e acho que em momento algum o post inicial os criticava. Nossa, eu adorava - e ainda adoro - os funks antigos como "Cidade de Deus", "Rap do Silva", e mesmo os mais bobos como "Estrada da Posse", "Banho de Espuma"... Mas eles em momento algum pregavam sexo indiscriminado, pedofilia, violência. Coisas que não afetam a mim mas afetam a milhares de pessoas.

Eu acredito em entretenimento como entretenimento por sí só, agora não vem me dizer que "funk" é arte, pq não é. Disseram que se for assim temos que dizer o mesmo de pagode e outros estilos... Fine by me! Por mim eu tbm começo a colocar aspas pra falar de "pagode", "sertanejo", entre outros.

Entendam, se "funk" entretém, ótimo, divirta-se. E acredite, eu vou me divertir também, pois a uns 2, 3 anos eu adorava sair pra dançar "funk", "axé", dance, etc, etc. Agora eu nunca perdi o resto do meu dia vivendo em função disso, e nunca me deixei cegar pra outros estilos musicais. A partir do momento que o "funk" (tal qual outros estilos musicais - aliás, deviam botar fogo na Nativa FM) cega as massas mais pobres pra outros estilos de música e ainda incentivam coisas erradas (vcs ainda discordam disso?), eu entendo como um movimento prejudicial à sociedade. Entretém, mas só. E eu não me deixo ser tendencioso só pq eu gosto de algo que me diverte, mas procuro analisar a questão de forma imparcial.
 
Bruce disse:
Eu faço questão de colocar entre aspas pq estamos (pelo menos eu estou) debatendo apenas esse "funk" horroroso que só sabe falar de sexo e porrada. Os funks que falam sobre a violência nas ruas, do cotidiano (ainda que com pobreza nas letras), etc, etc, são OUTRA coisa, e acho que em momento algum o post inicial os criticava. Nossa, eu adorava - e ainda adoro - os funks antigos como "Cidade de Deus", "Rap do Silva", e mesmo os mais bobos como "Estrada da Posse", "Banho de Espuma"....

Isso resolve tudo :cerva:
"..ele era funkeiro, mas era pai de familia..."
 
Ah, certamente, a preferência por um ou outro tipo de funk deveria ter sido explícita desde o início. Isso só prova que estamos certos: não há como não gostar de funk.
 
Não é questão de preferência ou gosto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pessoas que odeiam "funk" o defenderam, pessoas que gostam de "funk" o atacaram (talvez só eu).

Isso só prova que eu estava certo: vc não sabe do que está falando...

Tchau, Flora.
 
Peraí!!!

Quando eu disse que funk é cultura não queria me posicionar a favor do funk... pelamordeDeus, metal na veia!!!

Eu só queria dizer que é uma forma de cultura, sim! Isso é incontestável!!!

O problema se dá quando se parte do princípio errático de verter a palavra "cultura" para a súmula do "cult" que quer dizer culto...
Não, eu não acho que o funk seja uma forma de adquirir conhecimento (o significado de "cult"). Mas é, sem dúvida, o respaldo da "cultura de gueto" que a Flora citou, independentemente de vir ceceada de outros aspectos "aculturantes", se me permitem o neologismo, como por exemplo, o fato de que o funk é na maioria das vezes vulgar; tem caráter de mulher-objeto; é manifestado em circunstâncias nada respeitáveis...

Quando falamos da "cultura do harakiri"(o suicídio japonês), por exemplo, usamos a palavra cultura para entender que aquilo é um aspecto do pensamento daquele segmento ideológico (dos samurais). Independetemente de estarmos falando de um homem tirar a própia vida ou não! Ou quando falamos da "cultura islâmica", não estamos falando da objetivação da mulher? E mesmo assim não usamos a palavra "cultura"?

Perdoem-me se antes eu não fui claro, e perdoem-me agora se pareço obscuro... espero que me compreendam. Até!
 
Não cheguei a ler todos os posts, ms o pouco que li foi suficiente par dar boas gargalhadas. O pessoal está com os ânimos meio exaltados não?

Direto ao assunto: concordo quanto ao respeito a toda e qualquer forma de expressão, por mais bizarra que seja. Acho legal funk, enqianto ele permanecer somente em festas, que sua ideologia, a idéia que suas músicas passam não seja notadas ou consideradas.

Imagine como seria se todo mundo deixasse ser influenciado pelas letras do funk? sinceramente não entendo como alguém pode gostar de ouvir uma música cujo único atributo é a batida...
 
não entendo qual o problema d gostar de funk será q uma pessoa não pode gostar de metal e funk tbm??:think: :think: não são só as pessoas com minhoca na cabeça q gostam dsse tipo de musica :hanhan:
tá certo q algumas letras são pesadas (a maioria) p/ ficarem sendo tocadas de dia por causa das crianças...mas o funk tem um ritmo contagiante e acaba sendo levado pelo ritmo, so p vc curtir m poko :cerva: :cerva:
 
*Saraah_swd* disse:
não entendo qual o problema d gostar de funk será q uma pessoa não pode gostar de metal e funk tbm??:think: :think: não são só as pessoas com minhoca na cabeça q gostam dsse tipo de musica :hanhan:
tá certo q algumas letras são pesadas (a maioria) p/ ficarem sendo tocadas de dia por causa das crianças...mas o funk tem um ritmo contagiante e acaba sendo levado pelo ritmo, so p vc curtir m poko :cerva: :cerva:

:eek:
 
*Saraah_swd* disse:
não entendo qual o problema d gostar de funk será q uma pessoa não pode gostar de metal e funk tbm??:think: :think: não são só as pessoas com minhoca na cabeça q gostam dsse tipo de musica :hanhan:
tá certo q algumas letras são pesadas (a maioria) p/ ficarem sendo tocadas de dia por causa das crianças...mas o funk tem um ritmo contagiante e acaba sendo levado pelo ritmo, so p vc curtir m poko :cerva: :cerva:

:eek:
 
O dia que uma pessoa conseguir gostar de metal e funk tb vai ser o dia que a tati quebra-barraco vai ser convidada para cantar uma ária do "la Traviatta"...
 
Eu gosto de Metal e de Funk. Mas não de Tati Quebra Barraco, Bonde do Tigrão e esses funks novos. Gosto daqueles antigos que foram citados pelo Bruce, tipo Rap do silva, Rap da felicidade, Estrada da posse, etc...
 
conheço um abndo d gente q é metaleiro mas tbm curte ir pra uma balada funk :tsc: se bem q a maioria diz q vai p "apreciar a vista" :roll: :roll: mas eles naum tem nada contra
 
será então que vou ter que ver a cena deprimente da tati cantando "la traviata"? ir para apreciar a vista não conta. o que eu falo é das criaturas que curtem mesmo, tipo comprar o cd, escutar em casa....
 
Cada um gosta do que tem capacidade para gostar... e é levado pelo que não tem capacidade de distinguir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo