• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A crueldade do homem

nossa, eu pensava que era um tópico sobre a crueldade humana para com os animais, não um debate sobre os beneficios de ser vegetariano ou não...

No início realmente era, mas acabou virando esse debate porque os vegetarianos acham que comer animais é crueldade...
 
Esse nutricionista por um acaso era vgetariano? Por que os únicos nutricionistas que eu conheço que defendem esse tipo de dieta são os vegetarianos...

Mais saudável segundo quem? E você viveu quantos anos sem ser vegetariana? Acha realmente que uma pessoa que sempre teve uma boa alimentação levará apenas um ano para conseguir deixar o organismo expoliado a ponto de apresentar sintomas?

O meu ponto é: não ache que você se tornou uma especialista em nutrição e saúde apenas porque leu meia dúzia de artigos tendenciosos escritos por vegetarianos militantes. O organismo humano é demasiado complexo para poder abrir mão de uma fonte essencial de nutrientes.

Quotando apenas os pontos principais.
Você também é especialista em soja, para dizer se é ou não uma fonte de proteína completa? Acredite, eu pesquisei antes de me tornar vegetariana e, como disse, consultei especialistas no assunto que puderam me informar de maneira confiável sobre a soja. E citando seus próprios argumentos, mesmo se a soja não fosse uma fonte completa de proteínas, você acabou de dizer algo em prol dos vegetarianos: "Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves."
Primeiro: o vegetarianismo em si não é uma dieta 100% vegetal. Existem vegetarianos, como no meu caso, que consomem ovos e laticínios. Ou seja, nos alimentamos de algo de origem animal. Eu sei que estou mais saudável pois tenho os resultados dos meus exames de sangue comigo, e já comparei-os com os de antigamente, fora que ao me tornar vegetariana minha alimentação se tornou muito mais rica do que antes e mais balanceada. Já citei tudo no outro post, acho que não preciso repetir.
E ah. Não, ele (esse nutricionista em especial, que considerei o melhor que consultei, só pra constar) não era vegetariano.
Segundo: não faça pouco do que é considerada a doutrina especista. Existem várias teses contra o especismo, e poucas estão perto do sensacionalismo. Sugiro que leia Ética Prática, de Peter Singer, e saiba um pouco do que ele fala sobre subjugar os outros animais. Não estou exagerando, é isso que o ser humano faz. E, segundo meu código de conduta (e o de vários outros), é errado. E não é estritamente necessário, nem quando diz respeito à alimentação.

Nunca disse que sou especialista em em nutrição e saúde, só tenho certeza de que não estou arriscando a minha vida ao seguir uma dieta vegetariana. Btw, não fui apenas em um nutricionista. Já disse que me informei a respeito o suficiente para me sentir segura. E, sem levar para o lado pessoal, não serei convencida do contrário, e creio que todos os outros vegetarianos do fórum também não.

No início realmente era, mas acabou virando esse debate porque os vegetarianos acham que comer animais é crueldade...

E é. Informe-se a respeito do assunto antes de dizer que anti-especismo é sentimentalismo ou o que quer que seja. Vou repetir, mais uma vez. Eu me informei bastante antes de me tornar vegetariana. Era algo que eu sempre achei interessante, mas não sabia se poderia ser realmente levado à prática. Ouvi opiniões diversas e confiáveis, vegetarianos e não-vegetarianos, e, no final, acabou por ser possível seguir uma dieta vegetariana e ser saudável, ao mesmo tempo.
Venho repetindo isso por todos os posts, acho que vai ser assim até o tópico ser trancado :roll:
 
Última edição por um moderador:
Hum, vamos lá... do início, pq temos pérolas legais...

Por questões de sobrevivência ser 'onivoro' de fato é correto, e justo... Pois seria instintivo. Mas por questoes de gula, e capricho, ao meu ver, é errado e injusto. Não consigo lidar com o fato de que milhões de animais são mortos por dia para alimentar um vicio humano: carne.
Nós podemos SIM viver de proteína animal. :yep:
Mas já falei bastante sobre isso aqui... )

1- ADORO atos falhos...



A minha justificativa:
Não comia nada que tinha olhos e que sangrasse.
Acho que isso esclarece um pouco meu ponto de vista...
:cool:

2- ADORO seres humanos antropocêntricos. Eu, apesar de bióloga, sou uma. Mas o mais legal é quando pegamos os antropocêntricos que não percebem sua própria hipocrisia. E não digo isso com intenção de ofender ninguém, é algo quase inconsciênte-instintivo.
Vc está defendendo os animais por possuirem olhos e sangrarem? Ok, tem vários animais divertidos sem olhos e cujo "sangue" não é vermelho, que imagino que seja um dos argumentos mais sensacionalistas. Um exemplo simples é a ostra. Não tem olhos (alguns pectinídeos até tem algo análogo) e aparentemente não sangram, então tudo bem comê-los? Devem ser mais próximos das plantas né? No entanto te garanto que ela sente dor, pois ao espetá-la para retirar seu sangue, ela, tadinha, tenta de tdo jeito fechar sua concha para impedir isso, confesso que dá dó. Vc pode comer minhocas tb, que tal? Estou aumentando a variedade do seu cardápio! Ó que legal.. tem as famosas cobras-cegas tb...e a lista vai... Esse argumento, por mais que pareça pueril e quase jocoso é na real o que guia muitas pessoas nesse mantra que é o vegetarianismo-fantático! E não os culpo totalmente, pois nada mais é que um instinto antropocêntrico que visa preservar ou ter pena com os seres mais relacionados comigo! Tanta que podemos ver claramente isso aumentando em escala exponencial quando chegamos perto de mamíferos... Aposto que vc não iria pensar duas vezes em matar o Aedes aegypti ou os vermes que se alojaram na sua barriga. São todos animais! Tadinhos! Pq então não servir de alimento para os vermes que dependem do nosso organismos para sobreviver?
Ok, exageros a parte, mas é a tal da lógica da vida! E eu nesse aspecto sou extremista-xiita, se vc quer defender a vida, TEM QUE DEFENDER DIREITO! No caso vcs só querem os animais (antropocentrismo na veia)? Ok, mas então que sejam TODOS! Quero vcs na borda do rio servindo de refeição para os borrachudos :P :mrgreen:

As plantas têm sistema nervoso pra sentir alguma dor?
Esse argumento é falacioso pelo simples fato de que o boi come toneladas de plantas durante toda a sua vida... e no final das contas rende poucos arrobas de carne.
Sendo assim, qualquer carnívoro "maltrata" mais plantinhas do que qualquer vegetariano "radical".

3- Se não estamos aptos para saber se o boi ou a galinha sentem uma dor no momento x, tb não estamos aptos para fazer isso com plantas. A Primula (acho que foi) disse mais acima de experiencias com plantas e eu já ouvi falar tb que demonstram que ocorre modificações fisiológicas quando els está em vias de.
E para mim é incoerente até o final achar justo tirar a vida de animais e não as da plantas. É de um antropocentrismo absurdo que me dói (e olha que eu sou a favor dele, mas com limites). Quem somos nós para julgar que um animal é melhor que uma planta, CÉUS!!!!?

4- Para vc ver mais uma vez.. são necessárias toneladas de plantas para gerar carne! E do que somos feitos?? Logo a quantidade de plantas que teríamos qu eingerir é absurda! Gente! Eles ficam pastando o DIA INTEIRO! Sorry, mas eu tenho mais o que fazer, se vcs quiserem vão pastar vcs :mrgreen:
E não ocorre um "desperdício" para "formar" o boi... ele come toneladas de vegetais e o que ele não aproveita ele ... excreta! Já se deparou com alguns desses subprodutos? Então, ele está devolvendo para a natureza o que ele não quis mais, logo não é desperdício,mas reaproveitamento, e as plantas agradecem!


Vamos pensar um pouco?

Pra que serve a dor? É um mecanismo natural do seu organismo pra avisar que "Ôpa, tem alguma coisa errada acontecendo". A dor é uma conquista da evolução... serve pra forçar os organismos a reagirem instintivamente para manter a própria integridade, evitar danos mais graves.
Que crueldade seria essa da natureza de prover um ser-vivo com a habilidade de sentir dor e não poder reagir nem escapar dela? Qual seria o sentido de sentir dor? Nenhum...

Quanto aos movimentos das plantas, existem vários, não só provocados pela luz do sol: Tropismos, nastismo, balístico, nutação, higroscópicos...
E te garanto: nenhum deles é provocado por dor.

5-Já falei um pouco sobre o que acho disso, mas a dor é justamente o que vc descreveu, esse mecanismo para atentarmos contra prejuízos nos nossos corpos.. é como nós os animais arranjamos de nos livramos disso. As plantas possuem parede celular, estruturas rígidas em sua maioria para garantir a integridade corporal delas! Esse é o objetivo! Tds querem terminar inteiros! Ou vc acha que ela tem um trabalho do caramba para produzir clorofila na folha inteira para chegar um qq e arrancar dela? Tanto que há tb mecanismos de defesa como venenos, spinhos e etc.. é a forma que esses organismos tiveram e nós tb deveríamos respeitar isso.

Quem falou em voce deixar de comer carne pela dor dos animais?!
Eu estava me referindo a MINHA opinião sobre o assunto.8-O
Me sinto melhor, me sinto com a consciecia limpa, e tranquila sabendo que nao estarei injerindo seres que foram mortos de forma CRUEL e que sentiram DOR apenas por: (repito) CAPRICHO.
Se eu não como humanos, por que comeria animais?!

6- Isso que não entendo! No nosso mundo é praticamente impossível alguém em sã razão ter consciência limpa. Nós estamos aqui agora e tem gente morrendo de fome na rua, crianças órfãs, violência de tdo tipo. E eu, como boa antropocêntrica que sou, dou muito mais atenção a isso do que pensar em milhares de bois sendo mortos e embalados para o meu almoço amanhã. E eu tb não estou ingerindo animais que sofrerão e sentirão dor. ISSO é uma falácia feita por esses vegetarianos-fantáticos. Existiu crueldade com animais? Muita. Existe hj? Com certeza, mas em escala MUITO menor! Os grande frigoríferos não tem esse modo de tratar mais os animais e isso é mto sensacionalista. Oq vc pode reclamar e aí te apóio total, é de experimentos malucos e sem sentido em animais. Isso sim é revoltante. (Falo como bióloga que mata camarões e ostras à rodo, é a hipocrisia quase inerente - porém em minha defesa, se eh que essa é possível- nós não os matamos e tentamos fazer o processo de maneira menos estressante possível).



E convenhamos, grande parte das pessoas comem carne por prazer, e não por seu valor nutricional. E eu acho no mínimo estranho termos nosso prazer a custa da morte de vários animais.

7- Capricho(pegando o coment lá de cima)? Não! Não é capricho! É por melhor qualidade de vida e sim! Este que pelo visto vos desagrada! O prazer!!! Este grande vilão do nosso mundo. Claro que a vida possui limites e infelizmente isso se deve ao prazer tb, mas tem certas coisas que não tenho pq me limitar! Eu adoro morango e é um prazer comê-los, do mesmo jeito eu tb adoro carne e não vejo pq é tão condenável deixar de comer algo ( que NÃO foi torturado até a morte e vítima de escárnio por seus maléficos assassinos) que me dá prazer. O prazer faz parte da vida e se não for de maneira nutricional, com certeza em termos de prazer a carne que eu como irá melhorar mais ainda minha qualidade de vida.

E é. Informe-se a respeito do assunto antes de dizer que anti-especismo é sentimentalismo ou o que quer que seja. Vou repetir, mais uma vez. Eu me informei bastante antes de me tornar vegetariana. Era algo que eu sempre achei interessante, mas não sabia se poderia ser realmente levado à prática. Ouvi opiniões diversas e confiáveis, vegetarianos e não-vegetarianos, e, no final, acabou por ser possível seguir uma dieta vegetariana e ser saudável, ao mesmo tempo.
Venho repetindo isso por todos os posts, acho que vai ser assim até o tópico ser trancado :roll:

8 - Hum, e pq vc se informou (provavelmente com a mente totalmente imparcial) eu devo aceitar o que vc concluiu? Achar confiáveis as fontes que vc consultou? E sabe, óooootimo que isso dê certo para vc e faça feliz, quero mais que faça mesmo! Mas o que vc achou interessante para vc não se adequa a muita gente.

9 - Outras coisas wue peguei jogadas por aí, vegetarianos evitam o uso de tds os tipos de produto de origem animal. Acho bom mesmo! Pq se eu pegar um que seja mascando um chicletinho que seja que contém tutano de boi para dar o efeito nnhect nhect eu vou chiar! Não fazem mais que obrigação! E isso é uma tarefa mais difícil que vcs pensam.

10-Sobre uma tal de tabela que estava num link que """mostrou""" que os humanos possuem características de herbívoros e não de oníveros e de carnívotos. Nossa, não me faça rir! Tabela mais parcial e absurda... a) não mostra INFORMAÇÕES, só conclusões, e b) é óbvio que os humanos vão se diferir dos carnívoros mais conhecidos, pois eles não caçam(ou caçavam) com a boca ou garras como a maioria faz! E todas as outras características que provam que ele é onívoro? Dentes, enzimas, história.. e é claro que temos mtas coisas em comum com os herbívoros! Afinal comemos plantas tb,não? Mas não somos exclusivamente herbívoros, tanto que não contemos por exemplos as famosas bactérias amiguinhas dos ruminantes por exemplo, para digestão da celulose.. ou temos mais de um estômago para remastigar milhares de vezes a mesma planta ou ainda não praticamos a coprofagia para remastigar o que não foi aproveitado anteriormente (cim, basicamente comer cocô :P).. enfim.. Isso sim que é fugir do natural que é comer de ambos grupos e isso feito na medida certa sem absurdos, desrespeitos e desperdícios é totalmente cabível e aceitável e o que estamos aptos para.

E chega por hj, se é que alguém leu algo :cerva:

ps: tda vez que eu falo 'vc' é algo generalizado.. eu nem sei com quem estou falando especificamente... eu apenas me expresso de forma um pouco mais 'emocionada'..:grinlove:
 
Não foi com a mente imparcial, se ler todos os meus posts desde a penúltima página verá que não foi. :D
Desculpe não copiar e colar aqui, mas é porque eu estou praticamente repetindo as mesmas coisas desde o meu primeiro post. Aliás, estamos todos.
Sinceramente, estou chegando a conclusão de que essa discussão não vai ter fim. Vão ser os mesmos argumentos de cada lado. Eu já fiz o possível para defender o vegetarianismo, estamos nos tornando tão repetitivos que esse tópico já virou uma perda de tempo.
Mas admito que o debate foi divertido :lol: espero não ter ofendido ninguém.
 
Quotando apenas os pontos principais.
Você também é especialista em soja, para dizer se é ou não uma fonte de proteína completa?

Não. Sou especialista em gente. :mrgreen: Médica com três especialidades. :kiss:

Acredite, eu pesquisei antes de me tornar vegetariana e, como disse, consultei especialistas no assunto que puderam me informar de maneira confiável sobre a soja.


E citando seus próprios argumentos, mesmo se a soja não fosse uma fonte completa de proteínas, você acabou de dizer algo em prol dos vegetarianos: "Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves."
Primeiro: o vegetarianismo em si não é uma dieta 100% vegetal. Existem vegetarianos, como no meu caso, que consomem ovos e laticínios.

E não se sente culpada de comer aborto de galinha? E de roubar o leite dos pobres bezerros cujas mães são escravizadas para produzir leite?


Eu sei que estou mais saudável pois tenho os resultados dos meus exames de sangue comigo, e já comparei-os com os de antigamente,

O que melhorou? Seu colesterol, sua glicose? Sabe que existem muito mais parâmetros para se avaliar o estado de saúde do que dois exames de sangue?


fora que ao me tornar vegetariana minha alimentação se tornou muito mais rica do que antes e mais balanceada. Já citei tudo no outro post, acho que não preciso repetir.

Sua alimentação se tornou mais pobre e menos variada uma vez que você passou a excluir todo um grupo de alimentos. Isso é indiscutível.

E ah. Não, ele (esse nutricionista em especial, que considerei o melhor que consultei, só pra constar) não era vegetariano.

:hanhan:


Segundo: não faça pouco do que é considerada a doutrina especista. Existem várias teses contra o especismo, e poucas estão perto do sensacionalismo. Sugiro que leia Ética Prática, de Peter Singer, e saiba um pouco do que ele fala sobre subjugar os outros animais. Não estou exagerando, é isso que o ser humano faz. E, segundo meu código de conduta (e o de vários outros), é errado. E não é estritamente necessário, nem quando diz respeito à alimentação.

:abraco:

Desculpe, mas não irei ler tal coisa.

Sobre subjugar outros animais, você também faz isso ao comer aborto de galinha roubar o leite dos pobres bezerros.


Nunca disse que sou especialista em em nutrição e saúde,

Pareceu querer passar essa impressão quando resolveu falar nas propriedades da soja.


só tenho certeza de que não estou arriscando a minha vida ao seguir uma dieta vegetariana.


Sua vida talvez não, mas sua saúde com certeza.


Btw, não fui apenas em um nutricionista. Já disse que me informei a respeito o suficiente para me sentir segura. E, sem levar para o lado pessoal, não serei convencida do contrário, e creio que todos os outros vegetarianos do fórum também não.

Que pena!


E é. Informe-se a respeito do assunto antes de dizer que anti-especismo é sentimentalismo ou o que quer que seja.


Eu disse isso em algum lugar?



Vou repetir, mais uma vez. Eu me informei bastante antes de me tornar vegetariana. Era algo que eu sempre achei interessante, mas não sabia se poderia ser realmente levado à prática. Ouvi opiniões diversas e confiáveis, vegetarianos e não-vegetarianos, e, no final, acabou por ser possível seguir uma dieta vegetariana e ser saudável, ao mesmo tempo.

A wikipedia não é uma fonte 100% confiável de informações e sites vegetarianos não são imparciais.
 
Andava eu a ver as notícias de hoje quando me deparei com esta notícia que ao meu ver é a o auge da crueldade do homem para saciar um costume ou uma tradição. Na China, dentro de uma jaula, alguns cães aguardam o momento em que os vão escolher para serem mortos. Alguns grupos de defesa dos direitos dos animais opõem-se a esta prática, não pelo conceito em si mas pela forma como os cães são chacinados. Os chineses acreditam que a carne de cão, considerada uma especialidade na cozinha asiática, se torna mais saborosa se os animais morrerem com medo e, por isso, deixam-nos enclausurados junto ao local onde os seus antigos companheiros de cela morrem para poderem sentir, cheirar e ouvir o momento da morte.

Teremos nós o direito de tirar a vida a um ser vivo de forma tão desonrada ???

A dificuldade para mim, que vivo no Rio Grande do Sul, é que, como o que aconteceu aqui (nesse tópico de 208 posts), as pessoas são voláteis, incendeiam. Aqui, a gente as joga no rio Guaíba inúmeras vezes até que elas aceitem a brincadeira e percebam que ao iniciar uma exposição de idéias, não se pretendia arrancar-lhe a alma com a xerenga (faca velha, ordinária), e que os dois podem sair vivos de uma peleia pela verdade.

O comportamento riograndense é fascinante, tanto que vivo aqui apesar de conhecer lugares fascinantes no Brasil, com pessoas mais "temperadas", como se diz por aqui. Mas, eu queria saber o que nos faz ser de "faca na bota", ânimos aquecidos, porque amo a minha família.
É claro que não vou colocar a minha cabeça na guilhotina agora, não sou besta, mas deixo um recado aos criadores e mercadores:

Aplausos, continuem torturando os animais, conforme a descrição de Riku acima.
O motivo? Para que você possa babar sobre o prato, antecedendo o prazer de ter dentro de si uma criatura horrorizada, apavorada.
Poderá depois, recheado do elixir de pavor, andar por aí assombrando criaturas, isolado pelos demais, persona não grata em qualquer mesa ou sala. Mesmo aqui no Rio Grande do Sul, onde vivemos praticamente de carne, já somos muitos a perceber que a crueldade transforma quem a pratica em um selvagem, cujo o sorriso nos enjoa.
 
Última edição:
Aplausos, continuem torturando os animais, conforme a descrição de Riku acima.
O motivo? Para que você possa babar sobre o prato, antecedendo o prazer de ter dentro de si uma criatura horrorizada, apavorada.
Poderá depois, recheado do elixir de pavor, andar por aí assombrando criaturas, isolado pelos demais, persona não grata em qualquer mesa ou sala. Mesmo aqui no Rio Grande do Sul, onde vivemos praticamente de carne, já somos muitos a perceber que a crueldade transforma quem a pratica em um selvagem, cujo o sorriso nos enjoa.

Disse tudo.
E sobre todos os quotes feitos por Anigel a respeito do meu post, para mim a discussão está encerrada. Tudo que foi quotado já foi anteriormente explicado em todos os meus outros posts do tópico, em todos eu disse que me informei o suficiente (e isso inclui ouvir opiniões a favor e contra)a respeito do vegetarianismo para me sentir 100% segura ao seguí-lo, e, só a respeito de subjugar galinhas e vacas ao consumir ovos e laticínios, eu JURO pra você, se eu tivesse como ter uma galinha e uma vaca numa fazendola e consumir leite e ovos de maneira que não as maltratassem (eu sei que o bezerro é separado da vaca e que galinhas são "drogadas" e mantidas sobre um controle cruel para botarem mais ovos), eu o faria. Mas, infelizmente, não vivo num mundo onde tudo é perfeito, então eu faço o que está dentro do possível. E também, minha alimentação se tornou mais rica e balanceada SIM, passei a comer verduras, legumes, frutas, grãos e legumes constantemente, coisa que eu nunca fazia. Mas, depois de pesquisar e ouvir opiniões de diversos nutricionistas, concluí que provavelmente não seria saudável viver sem ovos e laticínios, também devido a certos fatores genéticos familiares, que não serão citados no post. Mas isso não é razão para se comer carne e, enfim, já nos tornamos repetitivos, já estamos expondo os mesmos argumentos e, como eu já disse, já estamos perdendo o nosso tempo.
Meu ponto final é: é uma questão de valores ser vegetariano, e, pessoalmente, é algo que me faz muito mais feliz. Pode não seguir o seu código de conduta, você pode achar que não é saudável, mas aí já estaria sendo radical e meus motivos para acreditar nisso já foram expostos nos outros posts do tópico. Ser vegetariano é dizer não a carne, vermelha ou não. É dizer não à morte desnecessária.
 
Última edição:
Olá Menta, eu sinto realmente falta apenas de uma coisa aqui no fórum, não tomem como crítica apenas como sugestão, pois tenho o hábito de acompanhar um tópico desde o começo até o encerramento - por esse motivo você não me vê em todos os tópicos - Aqueles para os quais volto a minha atenção é porque o assunto me interessa - eu pediria que se o tópico for em outra direção, abrissem um novo tópico com o assunto "carnívoros versus vegetarianos" - porque "A crueldade desnecessária" poderia ser discutida verdadeiramente - a distração criada pela defesa de outro assunto, faz com que o pessoal não discuta "A crueldade desnecessária". E, eu embora simpatize com a nova discussão vejo meu interesse ir pelo ralo.
 
Violência é tão bem retratada em Tolkien.
Há divisão entre todos os que lutam pela não violência ou crueldade e "O" oponente de peso > "UM", único, capaz de grande influência e destruição, mesmo pessoas muito boas e poderosas não estão imunes a sua influência.

Um significado interessante se alinha em minha tela mental - No caso de tudo ser "Verbo", ter nascido do verbo (da mente) eu diria que o mal (Melkor) seria a irracionalidade (instinto) e os outros a racionalidade. Essa racionalidade divide-se em inúmeros aspectos de criação.

Nesse tipo de raciocínio, o conselho de Clarice Linspector vem a calhar - é bom respeitar a violência (irrracionalidade) que todos nós temos, pois ela é um bloco inteiro. Possivelmente 50%, ou desconfio um pouco mais (algumas razões se aliam a violência para se impor sobre as demais), enquanto a razão se divide em compreensões, divagações, experimentos.

Hipócrates, até hoje respeitado, no entanto, afirma:
O que somos e o que vivenciamos em nosso corpo precisa de uma avaliação da pessoa + seu habitat. Também é dele a afirmação: "somos o que comemos".

Nesse caso imagino o sentido possível dessa cosmologia e me parece que se for uma luta contra o instinto (a irracionalidade), e que isso signifique crescimento > estamos aqui discutindo o que é instinto > como se manifesta no cotidiano > se devemos pactuar com ele ou... superá-lo?
 
Última edição:
Nesse caso imagino o sentido possível dessa cosmologia e me parece que se for uma luta contra o instinto (a irracionalidade), e que isso signifique crescimento > estamos aqui discutindo o que é instinto > como se manifesta no cotidiano > se devemos pactuar com ele ou... superá-lo?


O instinto é importante, ele nos guia em situações que a razão não consegue abranger completamente. Porém, se fôssemos só instinto, estaríamos matando uns aos outros. É como tudo o que você disse: o instinto é a irracionalidade. O pensamento é a razão. Mas não podemos viver sem um nem outro, sempre com um certo equilíbrio. Mas existem situações específicas em que o instinto não seria muito confiável, e aí teríamos a razão para nos guiar plenamente. Por exemplo: se reconhecemos que um ato é cruel, por mais que tenhamos vontade de praticá-lo, normalmente usaríamos a razão, o pensamento, e tomaríamos a decisão de não fazê-lo ou evitá-lo. Ou talvez já usamos a razão justamente no ato de discernir entre uma atitude cruel e uma boa, e suas consequências.
O instinto não deve ser superado, devemos pactuar com ele até certo ponto. É preciso encontrar o equilíbrio entre o instinto e a razão, entre o que é certo. Aí saberemos como agir corretamente em praticamente toda situação.
 
Lindo! Adorei.. porém talvez fosse mais interessante abrir (ou resgatar, pq deve ter por aí) algm tópico sobre os intintos, mas podemos falar dele aplicado à causa aqui discutida.

Nesse caso imagino o sentido possível dessa cosmologia e me parece que se for uma luta contra o instinto (a irracionalidade), e que isso signifique crescimento > estamos aqui discutindo o que é instinto > como se manifesta no cotidiano > se devemos pactuar com ele ou... superá-lo?

O instinto é importante, ele nos guia em situações que a razão não consegue abranger completamente. Porém, se fôssemos só instinto, estaríamos matando uns aos outros. É como tudo o que você disse: o instinto é a irracionalidade. O pensamento é a razão. Mas não podemos viver sem um nem outro, sempre com um certo equilíbrio. Mas existem situações específicas em que o instinto não seria muito confiável, e aí teríamos a razão para nos guiar plenamente. Por exemplo: se reconhecemos que um ato é cruel, por mais que tenhamos vontade de praticá-lo, normalmente usaríamos a razão, o pensamento, e tomaríamos a decisão de não fazê-lo ou evitá-lo. Ou talvez já usamos a razão justamente no ato de discernir entre uma atitude cruel e uma boa, e suas consequências.
O instinto não deve ser superado, devemos pactuar com ele até certo ponto. É preciso encontrar o equilíbrio entre o instinto e a razão, entre o que é certo. Aí saberemos como agir corretamente em praticamente toda situação.

:cerva: Adorei!

Só uma contestaçãozinha, se seguíssemos o instinto não mataríamos uns aos outros, pq em última instantância o instinto existe justamente para perpetuarmos na terra... a não ser é claro que fosse por competição de escasses de comida e/ou parceiros reprodutivos :P Acho eu.. Mas seria ainda mais importante eu manter alguém da minha espécie vivo do que outro que compete com ela..mas isso eh outro assunto

Acho essencial e fascinante esse equilíbrio do instinto e da razão e como passamos como "domadores de instinto" a nossa vida inteira... é uma guerra eterna que ocorre dentro da gente em tdo que fazemos... E isso eu acho que seja uma das características mais marcantes do ser humano.. a possibilidade de análise de seus atos e sendo assim de domar o instinto. Por isso que acho condenável (e mais uma vez me coloco como eterna culpada) qualquer ato de transgressão injustificada à outra forma de vida... como algo apenas de satisfação do ego e de algum instinto violento e sádico que gera prazer ao ver o sofrimento de outrém.. (nisso pelo menos eu acho que me abstenho :P).
Porém nossa (pretensa) racionalidade nos dá argumentos tb para perceber que o instinto não é algo plenamente malvado (como dito no quote acima), mas antes necessário porém de forma coordenada ( e aí reside o perigo!). Acho que utilizarmos de outros seres vivos para nossa sobrevivência é um padrão da natureza e até um meio de ela por si mesma conseguir se reciclar.. claro que com isso não quero dizer que é justo o que ser o humano faz e ele apenas está 'entrando no jogo >P', mas que a utilização de animais na alimentação é algo que me satisfaz instintiva e racionalmente e não me agride como vivente desse mundo (tendo em vista claro, o respeito e o não sofrimento desnecessário dos animais, mas isso é tão óbvio que nem precisa ser dito :X).
 
A dificuldade para mim, que vivo no Rio Grande do Sul, é que, como o que aconteceu aqui (nesse tópico de 208 posts), as pessoas são voláteis, incendeiam. Aqui, a gente as joga no rio Guaíba inúmeras vezes até que elas aceitem a brincadeira e percebam que ao iniciar uma exposição de idéias, não se pretendia arrancar-lhe a alma com a xerenga (faca velha, ordinária), e que os dois podem sair vivos de uma peleia pela verdade.

Legal.

O comportamento riograndense é fascinante, tanto que vivo aqui apesar de conhecer lugares fascinantes no Brasil, com pessoas mais "temperadas", como se diz por aqui. Mas, eu queria saber o que nos faz ser de "faca na bota", ânimos aquecidos, porque amo a minha família.

parece ponderado.

É claro que não vou colocar a minha cabeça na guilhotina agora, não sou besta, mas deixo um recado aos criadores e mercadores:

Aplausos, continuem torturando os animais, conforme a descrição de Riku acima.

deixa pra lá, enganei-me sobre ponderação...

somos realmente elite intelectual?
 
Lindo! Adorei.. porém talvez fosse mais interessante abrir (ou resgatar, pq deve ter por aí) algm tópico sobre os intintos, mas podemos falar dele aplicado à causa aqui discutida.

:cerva: Adorei!

Só uma contestaçãozinha, se seguíssemos o instinto não mataríamos uns aos outros, pq em última instantância o instinto existe justamente para perpetuarmos na terra... a não ser é claro que [...]
Estou a pouco no fórum, não sabia que houve esse debate - vou procurar - se tiverem indicação do post, eu agradeceria.

Legal.

parece ponderado.

deixa pra lá, enganei-me sobre ponderação...

somos realmente elite intelectual?
:lol: um dia quem sabe eu chego lá...
Enquanto não chego, preciso declarar que tenho a pretenção de passar uma idéia completa através de uma só frase. Enquanto isso não acontece, pediria a você Prímula a paciência de olhar todo o parágrafo. Estou praticando, um dia chego lá.
 
Última edição:
Me intrometendo um pouco na discussão.

Sua vida talvez não, mas sua saúde com certeza.

E porque com certeza?

Eu andei dando uma pesquisada, e segundo boa parte dos estudos que eu achei, uma dieta vegetariana pode sim suprir os aminoácidos essenciais.

We also describe recent studies that attempt to assess the effects of a vegetarian diet on performance and comment on other nutritional aspects of vegetarianismnext term of relevance to athletes. Although well-controlled long-term studies assessing the effects of vegetarian diets on athletes have not been conducted, the following observations can be made: 1) well-planned, appropriately supplemented vegetarian diets appear to effectively support athletic performance; 2) provided protein intakes are adequate to meet needs for total nitrogen and the essential amino acids, plant and animal protein sources appear to provide equivalent support to athletic training and performance; 3) vegetarians (particularly women) are at increased risk for non-anemic iron deficiency, which may limit endurance performance; and 4) as a group, vegetarians have lower mean muscle creatine concentrations than do omnivores, and this may affect supramaximal exercise performance. Because their initial muscle creatine concentrations are lower, vegetarians are likely to experience greater performance increments after creatine loading in activities that rely on the adenosine triphosphate/phosphocreatine system. 5) Coaches and trainers should be aware that some athletes may adopt a vegetarian diet as a strategy for weight control. Accordingly, the possibility of a disordered eating pattern should be investigated if a vegetarian diet is accompanied by unwarranted weight loss.

Fonte: Nutritional considerations for vegetarian athletes - Susan I. Barr PhD and Candice A. Rideout PhD - University of British Columbia
http://www.sciencedirect.com

Não defendo o vegetarianismo, mas acho que se é para argumentar contra, pelo menos que usemos argumentos consistentes. Uma dieta bem balanceada pode suprir sim as necessidades nutricionais e ao que indica o estudo, um atleta pode se manter com uma dieta vegetariana.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo