• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A crueldade do homem

O que eu não gostei nesse tópico foi a distinção que alguns fizeram entre cachorros e outros animais. Acho que todos os animais têm o mesmo direito à vida, não é porque chacinam cachorros em especial que os caras são abomináveis, abominável mesmo é chacinar qualquer ser vivo apenas para servir aos seus caprichos.
Alimentação não é necessariamente um capricho, mas nós temos a capacidade de viver saudavelmente comendo pouca ou, de preferência, nenhuma carne. E, como eu já disse, somos os únicos animais racionais, temos o poder de escolher de acordo com nossos princípios. E eu sou vegetariana justamente por uma questão de valores, não porque é bonitinho ou o que quer que seja.
 
mas isso eu apoio. é como eu disse, qual a diferença entre uma mosca e um cao? -nenhum é racional.
Se quer defender algo, defenda os animais todos e nao so os que sao mais bonitos..
O problema é que uma grande parte dos vegetarianos, so o é pk esta na moda, e isso infelizmente, nao é o que o mundo precisa.:(
 
Por mim eu não encontro direito nenhum de reclamar desse problema. A gente mata galinha, peixe e outros animais de jeito similar ou muito próximo, as vezes até pior. Não tente pensar só nos cães, só porque são os animais mais próximos de nós.

Enquanto existir humanidade vai existir crueldade contra animais.
 
Vou demorar muito mais tempo para escrever esse post do que demoro no geral na tentativa (espero que bem sucedida) de não ser rude.

Para começar, o argumento principal dos vegetarianos parece ser "os animais sentem dor". Então se não sentissem estaria tudo bem comer carne? Porque se for assim podem comer carne dos animais que morrem de causas naturais. Tipo, eles não precisam ser "assassinados". Seu cachorro de 12 anos morreu? Pode virar um bom bife. :yep: (em tempo, eu não faria isso porque não vejo problema algum em ir ao açougue)

Você não quer comer o "cadáver de um ser vivo"? Então também não como plantas, pois um dia elas já estiveram vivas. Faça como as plantas: viva de luz.

Para os chineses é cultural comer carne de cachorro. Qual o problema disso? Alguém aqui se julga culturamente superior aos chineses por causa disso?

Acho que o grande problema nessa discussão é que o "ser vegetariano" atualmente é quase uma religião, cheia de "eu acredito" e "não há diferença entre animais e gente".

Bom, há diferenças sim e caso alguém aqui tenha esquecido um dia nós todos também serviremos de alimento para os vermes. É o ciclo da vida A come B que come C que come D que come E que come A. (sem piadinhas com sexo por favor)

Agora por favor, quando me responderem não venham com besteiras do tipo "afoguem os humanos e salvem o planeta" porque senão eu surto.

Só quotando alguns posts que me chamaram a atenção:

...O clássico 'animais são amigos, NÃO comida'. Todos sabemos que podemos viver sem proteina animal, e mesmo assim pessoas insistem em acreditar em suas teses mal desenvolvidas apenas para suprir a consciencia de que 'estou fazendo isso para o meu proprio bem', sendo que na verdade, está fazendo isso pois a carne é saboroza. Alimentos servem para nos manter em pé. A função da alimentação é nos dar energia apenas. Não precisamos nos alimentar de outros seres para isso. Matar animais por prazer 'estomacal'?! Infelizmente a sociedade não está desenvolvida o bastante para entender isso. (não estou querendo ofender ninguem com esse comentário, até porque tambem estaria ofendendo a mim mesma).

Eu era ovolactovegetariana, tive de voltar a comer carne por problemas no organismo. Bom, eu nao sei mais como lidar com tais noticias. Me dá um nojo terrivel do ser humano em si. Isso ultrapassa os limites da crueldade. Apenas por um simples capricho. Não irei prosseguir com minha ideia pois seria sensacionalista demais.:disgusti:
Seja vegetariano e faça a sua parte.

Anne, nem você mesma acredita na teoria que o ser humano pode se alimentar apenas de vegetais. Como você mesma postou no início desse tópico. Então, se nem você acredita porque não deixar de ser contraditória? (desculpas antecipadas se pareci rude, não foi minha intenção).

Outra coisa: quando consome ovo não se sente culpada de comer o embrião de uma nova vida? Ou de consumir o produto do "trabalho escravo" das galinhas?



O problema é infligir um sofrimento e morte desnecessários a seres vivos sencientes. Além de todas as implicações ecológicas, éticas e morais já citadas nesse mesmo tópico... por mim e outras pessoas.

Isso atende a qual objetivo? Sinceramente parece-me muito estranho cuidar de um animal imbuído de um sentimento de compaixão/respeito com todo zelo e cuidado se você pretende matá-lo no fim das contas.

A pistola de ar comprimido tem eficácia duvidosa, ainda mais quando operada por gente sem instrução - como convenhamos, é a grande realidade dessa mão-de-obra no Brasil. Nesse caso, o animal perde a habilidade motora, mas não morre, sequer desfalece, e ainda tem tempo de vida suficiente pra sentir a dor de ser erguido por uma das patas (deslocando articulações, rasgando tendões e músculos por conta de seu peso) e degolado.
Não entram nesse exemplo os inúmeros casos de crueldade maior do que essa presente em abatedouros clandestinos.
O abate de frangos consegue ser de longe pior do que esse. Pois são escaldados ainda vivos.

E os vegetarianos os evitam todos. Ou a grande maioria deles.

Quer saber? Quando se mata um animal para comer isso não é "causar sofrimento e morte desnecessários". É necessário sim, para alimentar a humanidade e se isso pode ser feito de maneira indolor para oa nimal então por que não fazer?

Se me dessem a escolha entre preservar a vida das baleias e acabar com a fome no mundo eu nem iria pestanejar. Bye bye baleias. Me comove muito mais a situação de crianças morrendo de fome do que a da caça as baleias.
 
Última edição:
O que eu não gostei nesse tópico foi a distinção que alguns fizeram entre cachorros e outros animais. Acho que todos os animais têm o mesmo direito à vida, não é porque chacinam cachorros em especial que os caras são abomináveis, abominável mesmo é chacinar qualquer ser vivo apenas para servir aos seus caprichos.
Alimentação não é necessariamente um capricho, mas nós temos a capacidade de viver saudavelmente comendo pouca ou, de preferência, nenhuma carne. E, como eu já disse, somos os únicos animais racionais, temos o poder de escolher de acordo com nossos princípios. E eu sou vegetariana justamente por uma questão de valores, não porque é bonitinho ou o que quer que seja.

Exato, somos os unicos capazes de escolher a vida dos outros animais e deveriamos cuidar dessa decisão com cuidado pois eles não conseguem se defender sozinhos de nós. E não podemos fazer algo para que não comam os cães só porque são nossos 'brinquedos' de estimação, pois se pensarmos por um lado, é quase um racismo, pois os cães tem o mesmo fireito que outros animais como a galinha ou o boi ou o cavalo por exemplo.

Concordo... Se eu posso comer vaca, gato ou galinha, pq não cachorro?

Caso você não se sinta culpado, fique a vontade pois como já disse, em termos de valores, todos os animais tem a mesma importancia e devem ser tratados com o mesmo direito então pode comer todos os animais que quizer.:blah:

Por mim eu não encontro direito nenhum de reclamar desse problema. A gente mata galinha, peixe e outros animais de jeito similar ou muito próximo, as vezes até pior. Não tente pensar só nos cães, só porque são os animais mais próximos de nós.

Enquanto existir humanidade vai existir crueldade contra animais.

Exato, só porque podemos usar os cães para um beneficio próprio não devemos ver-los com outros olhos.:no:

.

Se me permite Anigel como seu post é longo preferi escrever embaixo de cada paragrafo.

Para começar, o argumento principal dos vegetarianos parece ser "os animais sentem dor". Então se não sentissem estaria tudo bem comer carne? Porque se for assim podem comer carne dos animais que morrem de causas naturais. Tipo, eles não precisam ser "assassinados". Seu cachorro de 12 anos morreu? Pode virar um bom bife. (em tempo, eu não faria isso porque não vejo problema algum em ir ao açougue)

*Exato mas da mesma maneira que os homem só cortam as árvores sem esperar as que vão nascer, ele matam os animais sem esperar que eles morram. A humanidade em si é muito apressada, não esperando nada e retirando da Terra tudo o que quizer se ainda resta algo sem se importa com a extinção de tal coisa, como as raças exóticas e os tipos de árvores.

Você não quer comer o "cadáver de um ser vivo"? Então também não como plantas, pois um dia elas já estiveram vivas. Faça como as plantas: viva de luz.

*Isso é praticamente uma resposta para pessoas que são vegetarianas por qualquer motivo que não seja a própria felicidade e o próprio contentamento, pois a questão para eles não é salvar os animais mas sim, não contribuir para que mais morram mais rapidamente.:yep:

Para os chineses é cultural comer carne de cachorro. Qual o problema disso? Alguém aqui se julga culturamente superior aos chineses por causa disso?

*Da mesma maneira que para alguns é proibido comer carne de vaca. Isso é uma coisa que devemos respeitar pois querendo ou não cada um da seus valores a coisas e no nosso caso o cão tem mais valor que uma vaca mas para outros uma cabra pode ter mais valor que um cão e etc. É natural do ser humano julgar as coisas e as pessoas e isso é um enorme erro que raramente podemos consertar.

Acho que o grande problema nessa discussão é que o "ser vegetariano" atualmente é quase uma religião, cheia de "eu acredito" e "não há diferença entre animais e gente".

*Esta praticamente se tornando isso, uma religião sobre a forma de viver pois da mesma maneira que uma pessoa não come carne porque não há diferença entre animais e gente, e o outro só come carne porque os animais são inferiores que nós em racionalidade, sub-julgando os animais pois receio que quem tem essa mentalidade seja menos inteligente que um animal.

Bom, há diferenças sim e caso alguém aqui tenha esquecido um dia nós todos também serviremos de alimento para os vermes. É o ciclo da vida A come B que come C que come D que come E que come A. (sem piadinhas com sexo por favor)

*Dessa forma você só olha a lei da sobrevivencia e do mais forte e como somos seres bem inteligentes, creio que tal coisa é dispensável pois podemos deixar que os animais sejam comidos por eles mesmo pois podemos facilmente viver sem carne, seja branca ou vermelha, mas há animais que depender apenas da carne e são para eles que deveriamos dar a prioridade.

Agora por favor, quando me responderem não venham com besteiras do tipo "afoguem os humanos e salvem o planeta" porque senão eu surto.

*:no:

Outra coisa: quando consome ovo não se sente culpada de comer o embrião de uma nova vida? Ou de consumir o produto do "trabalho escravo" das galinhas?

*Por outro ponto de vista, só porque ainda não se desenvolveram não quer dizer que não tenham importancia mas infelismente se existem mães capazes de matar o próprio filho creio que a importancia de um ovo seja menor e não esqueça que tais ovos de consumo não são capazes de gerar uma galinha por isso neste caso não há culpa.

Quer saber? Quando se mata um animal para comer isso não é "causar sofrimento e morte desnecessários". É necessário sim, para alimentar a humanidade e se isso pode ser feito de maneira indolor para o animal então por que não fazer?

*O problema é que na verdade o processo é muito mais que dolor, é um massacre, e realmente não haveria tanto mal em matar um animal para o consumo humano, mas apenas se fosse sem dor, o que não acontece nos matadouros.:disgusti:

Se me dessem a escolha entre preservar a vida das baleias e acabar com a fome no mundo eu nem iria pestanejar. Bye bye baleias. Me comove muito mais a situação de crianças morrendo de fome do que a da caça as baleias.

*Você foi muito radical agora pois a fome do mundo não é algo que simplesmente se acaba pois quando todas a baleias em sua hipótese estiverem mortas vamos pegar alguma outra raça para extinguir até que ela acabe ? Percebe como a fome é uma coisa que não pode ter solução desta maneira ?
 
Exato, somos os unicos capazes de escolher a vida dos outros animais e deveriamos cuidar dessa decisão com cuidado pois eles não conseguem se defender sozinhos de nós. E não podemos fazer algo para que não comam os cães só porque são nossos 'brinquedos' de estimação, pois se pensarmos por um lado, é quase um racismo, pois os cães tem o mesmo fireito que outros animais como a galinha ou o boi ou o cavalo por exemplo.

Sinceramente, eu achava que não poderia ler nada mais absurdo neste tópico que "o gás metano produzido pelos bois aumenta o efeito estufa" como justificativa para ser vegetariano, mas você chegou bem perto com essa história de "racismo" contra os animais. Não seria na realidade um "especicismo"?

Caso você não se sinta culpado, fique a vontade pois como já disse, em termos de valores, todos os animais tem a mesma importancia e devem ser tratados com o mesmo direito então pode comer todos os animais que quizer.:blah:

Acho que comer carne humana é proibido.


Exato, só porque podemos usar os cães para um beneficio próprio não devemos ver-los com outros olhos.:no:

???

Se me permite Anigel como seu post é longo preferi escrever embaixo de cada paragrafo.


Nossa Gelloneth, seu post ficou um bocado confuso. Na próxima vez por favor cite parte por parte para responder.

*Exato mas da mesma maneira que os homem só cortam as árvores sem esperar as que vão nascer, ele matam os animais sem esperar que eles morram. A humanidade em si é muito apressada, não esperando nada e retirando da Terra tudo o que quizer se ainda resta algo sem se importa com a extinção de tal coisa, como as raças exóticas e os tipos de árvores.

Esclarecendo: eu estava sendo irônica quando falei esperar seu cão morrer de causas naturais para fazer com que ele vire bife. :hanhan:

Esse argumento que você usou de "esgotar os recursos naturais" não se aplica no caso de carne de corte porque esses animais são criados para isso. Ou seja, há toda uma preocupação do pecuarista em aumentar seus rebanhos.

Você não quer comer o "cadáver de um ser vivo"? Então também não como plantas, pois um dia elas já estiveram vivas. Faça como as plantas: viva de luz.

*Isso é praticamente uma resposta para pessoas que são vegetarianas por qualquer motivo que não seja a própria felicidade e o próprio contentamento, pois a questão para eles não é salvar os animais mas sim, não contribuir para que mais morram mais rapidamente.

E as pobres plantas que morrem de maneira rápida apenas para que você possa se alimentar? Fica realmente satisfeita com isso?


*Da mesma maneira que para alguns é proibido comer carne de vaca. Isso é uma coisa que devemos respeitar pois querendo ou não cada um da seus valores a coisas e no nosso caso o cão tem mais valor que uma vaca mas para outros uma cabra pode ter mais valor que um cão e etc. É natural do ser humano julgar as coisas e as pessoas e isso é um enorme erro que raramente podemos consertar.

Então está tudo bem para você os chineses comerem carne de cachorro? Então porque os brasileiros não podem comer carne de vaca?

Anigel disse:
Acho que o grande problema nessa discussão é que o "ser vegetariano" atualmente é quase uma religião, cheia de "eu acredito" e "não há diferença entre animais e gente".

*Esta praticamente se tornando isso, uma religião sobre a forma de viver pois da mesma maneira que uma pessoa não come carne porque não há diferença entre animais e gente, e o outro só come carne porque os animais são inferiores que nós em racionalidade, sub-julgando os animais pois receio que quem tem essa mentalidade seja menos inteligente que um animal.

A parte me negrito foi para tentar ofender alguém em especial ou você só estava denegrindo a inteligência dos animais?

Anigel disse:
Bom, há diferenças sim e caso alguém aqui tenha esquecido um dia nós todos também serviremos de alimento para os vermes. É o ciclo da vida A come B que come C que come D que come E que come A. (sem piadinhas com sexo por favor)

*Dessa forma você só olha a lei da sobrevivencia e do mais forte e como somos seres bem inteligentes, creio que tal coisa é dispensável pois podemos deixar que os animais sejam comidos por eles mesmo pois podemos facilmente viver sem carne, seja branca ou vermelha, mas há animais que depender apenas da carne e são para eles que deveriamos dar a prioridade.

Não. Uma dieta exclusivamente vegetal não supre todas as necessidades de aminoácidos que o ser humano precisa para sobreviver. E o ciclo da vida não é "a lei da sobrevivência e do mais forte" como você falou.
surto.

Anigel disse:
Outra coisa: quando consome ovo não se sente culpada de comer o embrião de uma nova vida? Ou de consumir o produto do "trabalho escravo" das galinhas?

*Por outro ponto de vista, só porque ainda não se desenvolveram não quer dizer que não tenham importancia mas infelismente se existem mães capazes de matar o próprio filho creio que a importancia de um ovo seja menor e não esqueça que tais ovos de consumo não são capazes de gerar uma galinha por isso neste caso não há culpa.

Novamente: eu estava sendo irônica.

Anigel disse:
Quer saber? Quando se mata um animal para comer isso não é "causar sofrimento e morte desnecessários". É necessário sim, para alimentar a humanidade e se isso pode ser feito de maneira indolor para o animal então por que não fazer?

*O problema é que na verdade o processo é muito mais que dolor, é um massacre, e realmente não haveria tanto mal em matar um animal para o consumo humano, mas apenas se fosse sem dor, o que não acontece nos matadouros.

Quer por favor se decidir. Afinal qual é o problema para você comer carne ou o modo como os animais são mortos? Não acho que seja nenhum "massacre" matar animais que são criados para isso para as pessoas poderem se alimentar. Por essa mentalidade uma colheita também é um massacre.

Anigel disse:
Se me dessem a escolha entre preservar a vida das baleias e acabar com a fome no mundo eu nem iria pestanejar. Bye bye baleias. Me comove muito mais a situação de crianças morrendo de fome do que a da caça as baleias.

*Você foi muito radical agora pois a fome do mundo não é algo que simplesmente se acaba pois quando todas a baleias em sua hipótese estiverem mortas vamos pegar alguma outra raça para extinguir até que ela acabe ? Percebe como a fome é uma coisa que não pode ter solução desta maneira ?

Acho que você não me entendeu. :roll: Eu quis dizer que se acabasse com a fome do mundo eu não iria ter dúvidas em extinguir as baleias, etc. Em uma situação hipotética onde a fome não retornasse após a extinção das baleias.

No entanto, felizmente, não precisamos nos preocupar com a extinção do gado de corte. E assim muitas pessoas podem se alimentar sem que as pobres baleias se sintam ameaçadas.
 
Como você discordou de praticamente tudo que eu falei, creio que o meu proximo post seria o mais longo que já fizera mas não estou com paciência no momento e não é por sua causa caso se sinta ofendida.

Nossa Gelloneth, seu post ficou um bocado confuso. Na próxima vez por favor cite parte por parte para responder.

Sorry.

A parte me negrito foi para tentar ofender alguém em especial ou você só estava denegrindo a inteligência dos animais?

Não foi para ofender ninguém.

Não. Uma dieta exclusivamente vegetal não supre todas as necessidades de aminoácidos que o ser humano precisa para sobreviver.

Vou comentar só isso. Uma porção de arroz e feijão (mais ou menos, duas escumadeiras de arroz e uma concha de feijão) possui todos os aminoácidos de que precisamos ou seja, caso queira falar das propriedades perdidas com a falta da carne no organismo, essa não são as adequadas.

(Desculpe a alguém se fui grossa em algum post.)
 
Vou comentar só isso. Uma porção de arroz e feijão (mais ou menos, duas escumadeiras de arroz e uma concha de feijão) possui todos os aminoácidos de que precisamos ou seja, caso queira falar das propriedades perdidas com a falta da carne no organismo, essa não são as adequadas.

(Desculpe a alguém se fui grossa em algum post.)

Não supre não. Vá abrir um livro e estudar essa parte. Alguns aminoácidos necessários para os seres humanos só são encontrados em proteínas de origem animal.

Quem te disse o contrário ou queria te enganar ou estava equivocado.
 
Não supre não. Vá abrir um livro e estudar essa parte. Alguns aminoácidos necessários para os seres humanos só são encontrados em proteínas de origem animal.

Quem te disse o contrário ou queria te enganar ou estava equivocado.
Tem certeza que não está usando a palavra aminoácidos de maneira errada querendo dizer proteinas ou outra coisa ?
Então você deve estar falando de algo em específico, mas não vamos discutir sobre culinária e nutrição neste tópico.
 
Tem certeza que não está usando a palavra aminoácidos de maneira errada querendo dizer proteinas ou outra coisa ?
Então você deve estar falando de algo em específico, mas não vamos discutir sobre culinária e nutrição neste tópico.

gelloneth, a discussão "nutricional" veio da afirmação que "podemos viver só de vegetais".

quanto a pseudo-confusão, eu acho que é você quem está fazendo... As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos.
 
Você não quer comer o "cadáver de um ser vivo"? Então também não como plantas, pois um dia elas já estiveram vivas. Faça como as plantas: viva de luz.

A questão principal da, digamos assim, "doutrina" do vegetarianismo não está em comer um cadáver. Está em não comer um ser capacitado de sentir dor, em poupá-lo do sofrimento, e, até onde sabemos, as plantas não possuem terminações nervosas e nem sistema nervoso central, o que se supõe que incapacitaria o indivíduo de sentir dor.


Acho que o grande problema nessa discussão é que o "ser vegetariano" atualmente é quase uma religião, cheia de "eu acredito" e "não há diferença entre animais e gente".

Não é exatamente uma religião, é mais uma doutrina de vida. Não há diferenças entre animais e gente, todos possuem igualmente o mesmo direito à vida, dizer que não é ser especista. Nenhum animal é superior ao outro apenas porque está num patamar acima da cadeia alimentar. E o argumento de que os seres humanos são os maiores predadores e que está na nossa natureza dominar todos os outros e fazer o que quiser com eles é falho, de certa forma. Ao mesmo tempo que somos os maiores predadores, somos também os únicos animais dotados de inteligência, o que nos permite escolher a nossa alimentação, se vamos comer carne ou não. É perfeitamente possível ser vegetariano hoje em dia e ter uma alimentação balanceada, soja pode substituir (em quantidade moderada, soja demais pode causar problemas, como acidez do estômago) a proteína animal necessária. Mas é lógico que aquele que aceita virar vegetariano vai ter que comer muito mais verduras e legumes do que o carnívoro, se quiser continuar saudável.
Infelizmente, é complicadíssimo viver sem comer alguns produtos de origem animal. Ovos e laticínios, por exemplo. Mas já é de grande ajuda não comer carne em si.

Se me dessem a escolha entre preservar a vida das baleias e acabar com a fome no mundo eu nem iria pestanejar. Bye bye baleias. Me comove muito mais a situação de crianças morrendo de fome do que a da caça as baleias.

Raciocínio especista mais uma vez. Tudo bem, é um direito seu. Mas não acho que deva existir uma distinção tão grande entre os dois problemas. A causa ambiental e a causa social devem ter o mesmo peso e estar interligadas, não separadas. Não se pode subestimar os problemas ambientais dessa maneira. Não se sabe que tipo de dificuldade a perda de um certo espécime pode causar, desestabilizando ecossistemas e chegando até o ser humano. O homem é dependente da natureza e do equilíbrio ecológico sim, e se todos os esforços da humanidade fossem visados para a salvação da humanidade em si, talvez fosse até tarde demais para salvá-la. Não teriam ocorrido avanços nos estudos sobre impactos ambientais, nem avanços tecnológicos na área e, quem sabe, talvez estivéssemos fadados ao fim.
 
Última edição:
A questão principal da, digamos assim, "doutrina" do vegetarianismo não está em comer um cadáver. Está em não comer um ser capacitado de sentir dor, em poupá-lo do sofrimento, e, até onde sabemos, as plantas não possuem terminações nervosas e nem sistema nervoso central, o que se supõe que incapacitaria o indivíduo de sentir dor.

E? Eu apenas respondi aos argumentos usados.



Não é exatamente uma religião, é mais uma doutrina de vida. Não há diferenças entre animais e gente, todos possuem igualmente o mesmo direito à vida, dizer que não é ser especista.

Nossa! Descobri hoje que o leão, o tigre, e outros animais são extremamente "especistas". Pois esses animais, assim como o ser humano, precisam de carne para se alimentar.

Nenhum animal é superior ao outro apenas porque está num patamar acima da cadeia alimentar. E o argumento de que os seres humanos são os maiores predadores e que está na nossa natureza dominar todos os outros e fazer o que quiser com eles é falho, de certa forma.

De que forma é falso e de que forma é verdadeiro?

Ao mesmo tempo que somos os maiores predadores, somos também os únicos animais dotados de inteligência, o que nos permite escolher a nossa alimentação, se vamos comer carne ou não.

Sim, mas você se esquece que o ser humano precisa de carne.

É perfeitamente possível ser vegetariano hoje em dia e ter uma alimentação balanceada, soja pode substituir (em quantidade moderada, soja demais pode causar problemas, como acidez do estômago) a proteína animal necessária.

Queria saber de onde vocês tiraram isso? Pela milésima vez, os vegetais não possuem todos os aminoácidos necessários para o organismo humano.

E só por amor aos detalhes a soja não causa "acidez do estômago". O estômago já tem o pH ácido, por isso ele digere proteínas.


Raciocínio especista mais uma vez. Tudo bem, é um direito seu. Mas não acho que deva existir uma distinção tão grande entre os dois problemas. A causa ambiental e a causa social devem ter o mesmo peso e estar interligadas, não separadas. Não se pode subestimar os problemas ambientais dessa maneira.

Lá vou eu de novo:


Eu mesma em outro post disse:
Acho que você não me entendeu. :roll: Eu quis dizer que se acabasse com a fome do mundo eu não iria ter dúvidas em extinguir as baleias, etc. Em uma situação hipotética onde a fome não retornasse após a extinção das baleias.
 
De que forma é falso e de que forma é verdadeiro?

É falso na parte de que somos os únicos animais racionais e, portanto, capacitados de escolher que tipo de alimentação teremos.
Btw, só são especistas os seres humanos. Nenhum animal tem a capacidade de julgar os outros, portanto, nenhum se coloca num patamar superior ao outro. Eles seguem a natureza deles, apenas. Mas o ser humano tem a capacidade de pensar, de escolher se segue ou não. O raciocínio especista se baseia na tese de que o ser humano (e apenas o ser humano) é superior aos outros animais, e que todos eles devem servir aos seus caprichos.

Queria saber de onde vocês tiraram isso? Pela milésima vez, os vegetais não possuem todos os aminoácidos necessários para o organismo humano.

"A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los."

Procura por "soja", na wikipédia ^^

"A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Alimentos como castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim (tahina), quinoa, gérmen de trigo, alfafa, também incluem uma boa proporção de aminoácidos.
São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e o tempeh.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais."

Fonte: http://www.centrovegetariano.org/Article-326-+Como+substituir+a+carne%3F.html

Ps.: antes que as fontes sejam condenadas por parcialidade, ou algo do tipo :roll: devo acrescentar que falei com um nutricionista antes de me tornar vegetariana, mostrei inclusive um material sobre os prós e contras da dieta vegetariana, pra saber se era possível ou não viver sem carne. Ele recomendou apenas que eu comesse vegetais e legumes em grande quantidade, soja para repor a carne (moderadamente), quinua, grãos e outros alimentos. Tenho a lista que ele fez comigo e, sim, ele afirmou ser perfeitamente possível viver sem carne. Só não considerou saudável viver sem alimentos de origem animal, como ovos e laticínios. E aqui estou eu, um ano e meio depois, até mais saudável do que antes!


E só por amor aos detalhes a soja não causa "acidez do estômago". O estômago já tem o pH ácido, por isso ele digere proteínas.

Acho que você me entendeu mal. A soja contribui para a acidificação do estômago, e também esqueci de citar: em excesso pode também trazer problemas na tireóide.
 
Última edição:
Desculpem a demora em responder, ando meio sem tempo...


É falso na parte de que somos os únicos animais racionais e, portanto, capacitados de escolher que tipo de alimentação teremos.

Eu não entendo porque pessoas racionais iram escolher racionalmente alimentos que não suprem todas as suas necessidades.


Btw, só são especistas os seres humanos. Nenhum animal tem a capacidade de julgar os outros, portanto, nenhum se coloca num patamar superior ao outro. Eles seguem a natureza deles, apenas.

Justamente. As outras espécies animais apesar de serem "irracionais" agem de acordo com a sua natureza consumindo os alimentos que são necessários para garantir a sua nutrição adequada.

Mas o ser humano tem a capacidade de pensar, de escolher se segue ou não. O raciocínio especista se baseia na tese de que o ser humano (e apenas o ser humano) é superior aos outros animais, e que todos eles devem servir aos seus caprichos.

:uhum:


"A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los."

"Dentre as fontes de proteínas completas - aquelas que contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas - estão os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves. Os alimentos de alta qualidade protéica são essencialmente de origem animal, enquanto a maioria das proteínas vegetais (lentilhas, feijões, ervilhas, soja, etc) são incompleta em termos de conteúdo protéico e, portanto, possui um valor biológico relativamente menor."

"Os aminoácidos não sintetizáveis são os chamados aminoácidos essenciais. Geralmente as fontes protéicas vegetais não possuem esses aminoácidos em quantidade balanceada, sendo que alguns cereais possuem grande quantidade de um ou poucos desses aminoácidos. Caso falte na alimentação algum dos aminoácidos essenciais, este é denominado aminoácido limitante."

Procura por "soja", na wikipédia ^^

Claro, a Wikipéda é um totalmente confiável... :roll:


"A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Alimentos como castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim (tahina), quinoa, gérmen de trigo, alfafa, também incluem uma boa proporção de aminoácidos.
São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e o tempeh.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais."

Fonte: http://www.centrovegetariano.org/Article-326-+Como+substituir+a+carne%3F.html

Agora que eu vi que foi usada uma fonte isenta eu irei acreditar que a uma dieta 100% vegetal é saudável.


Ps.: antes que as fontes sejam condenadas por parcialidade, ou algo do tipo :roll: devo acrescentar que falei com um nutricionista antes de me tornar vegetariana, mostrei inclusive um material sobre os prós e contras da dieta vegetariana, pra saber se era possível ou não viver sem carne. Ele recomendou apenas que eu comesse vegetais e legumes em grande quantidade, soja para repor a carne (moderadamente), quinua, grãos e outros alimentos. Tenho a lista que ele fez comigo e, sim, ele afirmou ser perfeitamente possível viver sem carne. Só não considerou saudável viver sem alimentos de origem animal, como ovos e laticínios. E aqui estou eu, um ano e meio depois, até mais saudável do que antes!

Esse nutricionista por um acaso era vgetariano? Por que os únicos nutricionistas que eu conheço que defendem esse tipo de dieta são os vegetarianos...

Mais saudável segundo quem? E você viveu quantos anos sem ser vegetariana? Acha realmente que uma pessoa que sempre teve uma boa alimentação levará apenas um ano para conseguir deixar o organismo expoliado a ponto de apresentar sintomas?


Acho que você me entendeu mal. A soja contribui para a acidificação do estômago, e também esqueci de citar: em excesso pode também trazer problemas na tireóide.

Não diga! As alterações tireoidianas ocorrem em função da presença das isoflavonas que podem causar desequilíbrio hormonal não só na tireóide.

O meu ponto é: não ache que você se tornou uma especialista em nutrição e saúde apenas porque leu meia dúzia de artigos tendenciosos escritos por vegetarianos militantes. O organismo humano é demasiado complexo para poder abrir mão de uma fonte essencial de nutrientes.
 
nossa, eu pensava que era um tópico sobre a crueldade humana para com os animais, não um debate sobre os beneficios de ser vegetariano ou não...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo