1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Crônica do Matador do Rei (Patrick Rothfuss)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Fingolfin, 19 Mar 2012.

  1. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    A Crônica do Matador do Rei

    Comecei a ler esse livro ano passado por indicação de um amigo e simplesmente adorei. Escrito por um jornalista nerd (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) as Crônicas do Matador do Rei são divididas em 3 livros. O primeiro, O Nome do Vento, é o livro de estreia do escritor e foi considerado o melhor livro do ano(2007) de ficção/fantasia pelo New York Times e venceu o premio Quill Awards na Categoria. O segundo, O Temor do Sábio, foi lançado em março do ano passado nos EUA e em novembro no Brasil. O terceiro e último da série está marcado para maio de 2013.

    O livro conta a história de Kvothe, um lendário guerreiro, Arcano/mago, O Sem Sangue e o Matador do Rei, cujas lendas ultrapassam fronteiras. Ela inicia no presente, onde Kvothe, já desaparecido, é apenas um pacato dono de uma pousada, tentando sumir e não atrair mais atenção quando por uma ironia do destino, encontra sem querer com O Cronista e resolve contar a ele toda sua história durante 3 dias.

    O livro me é interessante pela forma com que ele lida com a fantasia. A magia por exemplo é quase cientifica. Nada mais é do que uma transformação de energia(cinética para calor ou vice versa) e não tem nada de varinhas mágicas ou raios sendo trocados de um lado para o outro. Não é a toa, que tais habilidades são ensinadas na Universidade e o uso da magia ainda espanta a maioria dos povos.

    O livro no entanto foca pouco na magia em si e se preocupa mais em contar a biografia de Kvothe, seus relacionamentos, problemas, dia a dia e aventuras. Isso faz todo sentido uma vez que o que estamos lendo, dentro do livro é a biografia de Kvothe escrita pelo Cronista.

    Admito que o livro começa um pouco devagar e até meio confusa e melhora consideravelmente após Kvothe entrar na Universidade e daí em diante mantém o ótimo nivel tanto no 1o quanto no 2o volume.

    Gosto do tom do livro, que na minha opiniáo não é infanto juvenil (como acaba sendo a maioria dos livros do genero) e gosto da narrativa, que flui bem sem ser detalhista demais e ao mesmo tempo, sem deixar os detalhes de lado também.

    Outra coisa a favor é que o livro foi todo escrito de uma só vez e só depois, foi decidido junto com a editora a divisão em 3 volumes. Com isso, sabemos que a história foi toda vendida de uma única maneira, coesa e com sentido, sem que o futuro dos personagens sejam decididos a posteriori de acordo com a reação do publico.

    De contra só a demora do lançamento. O primeiro livro foi lançado nos eua em 2007, o 2o em 2011 e o 3o está marcado para maio de 2013. Não sei se isso faz tanto sentido uma vez que o livro inteiro já está pronto. Pelo menos no Brasil, após o lançamento do 1o livro, 2009 o 2o veio já em 2001 não tanto tempo após o lançamento nos EUA o que indica um provável sucesso do livro por aqui e um mínimo de preocupação da editora.

    Resumindo: recomendo e muito a todos os fãs de aventura/fantasia, que são praticamente todos aqui né rs.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    • Ótimo Ótimo x 7
    • Gostei! Gostei! x 7
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  2. TT1

    TT1 Dilbert

    Eu acho que vi esse livro na Saraiva mas não dei muita atenção. Vou dar uma olhada nele com calma
     
  3. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    TT, se quiser te empresto o meu pra vc ler.
     
    • LOL LOL x 1
  4. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Eu vi "O temor do sábio" na Leitura, em uma das minhas idas ao Cinema (sim, vou mais cedo, compro o ingresso e vou para a Leitura, olhar mil livros e não comprar nenhum, infelizmente), e lembro de ter ficado procurando pelo primeiro livro, porque li a sinopse do segundo e achei interessante. Achei interessante, mesmo. Mas nem cogitei a ideia de comprar porque nem tive como comprar O Festim dos Corvos, ainda.

    Mas, se eu encontrar alguém que tenha para me emprestar (você não vale, Fingol, tá muito longe), lerei, sim.
     
  5. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Eu to na vontade de ler esse livro faz muito tempo.
    Até pedi-o no Amigo Secreto da Valinô se não me engano! :lol:

    Este e o "Último desejo" tão na minha lista de próximos livros a serem lidos.
    Bom saber que alguém já leu e gostou.
     
  6. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Engraçado, toda vez que olho pra imagem da capa de O temor do sábio, que tá ali no post do Fingolfin, lembro que fiquei uns cinco minutos com o livro na mão. Mas não consigo lembrar se o trequinho era em alto-relevo.

    Btw, gente, aceito o primeiro livro de páscoa. Vantagens de me presentear com um livro ao invés de me darem ovo de páscoa? O livro pode ser enviado pelo correio sem correr o risco de maiores danos. Em contrapartida, o calor pode não ser muito amigo do chocolate. O livro não vai atacar a minha vesícula. O livro será devorado sem que eu precise sujar minhas mãos... mas, se quiserem mandar uma barrinha de chocolate amargo, que ajuda a controlar a pressão sanguínea, para eu comer antes ou depois de ler o livro (durante, NUNCA. Sujar livros? NÃO TRABALHAMOS!), também acho justo.
     
    • LOL LOL x 1
  7. Zatar

    Zatar Usuário

    A capa desse livro me chamou muito a atenção pelo desenho (que por sinal, é muito mais bonita que a versão em inglês, na minha opinião). Comecei a procurar algumas resenhas para ter uma noção e vi várias críticas positivas. Comprei o livro, e devo admitir, fiquei bastante surpreendido. Eu gostei muito do livro e da forma como ele constrói a vida de Kvothe, o personagem principal. É um tipo de abordagem de história totalmente diferente de Tolkien no Silmarillion, que se concentra no mundo. Rothfuss enfoca muito mais a construção do personagem, e o faz com maestria. Estou doido pra comprar o segundo e ler, e recomendo.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Bel, vc já leu, podia dar sua opinião aqui né
     
  9. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Eu não li, eu devorei o livro :lol:

    Depois que ler o segundo eu comento direitinho, no momento só quero que o Werther morra logo para eu voltar para as desventuras dos três Baudelaires ><'
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    São mesmo livros de devorar e chorar querendo o 3o.

    O 2o é ainda melhor que o 1o.
     
  11. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Super vou procurar quando chegar em casa. E essas capas são lindas também! Se a próxima for azul, já dá as cores da bandeira nacional, :lol:
     
  12. Baruk Khazâd

    Baruk Khazâd Usuário

    Essa série é FANTÁSTICA. Já li os 2 livros, três vezes cada para vocês terem uma ideia de como me apaixonei pelos personagens e pela história.

    A ideia em si já é incrível. Uma pessoa se tornar uma lenda viva em todos os reinos, e agora ficar sentado contando sua história de vida para um escriba famoso e entre cada flash back você vê que as coisas ainda não chegaram ao fim.

    Estou muito ansioso pelo 3º livro, que se for mesmo fechar a saga como o autor promete deve passar fácil 1000 paginas.

    Fica aqui a dica para quem leu, está lendo ou ainda quer ler: Uma trilha sonora que combina perfeitamente com o livro é o CD Tingaralatingadun da banda brasileira Tuatha de Dannan
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Tô na espera do 3 sair pra eu poder ler logo todos de uma só vez.
     
  14. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

  15. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Não curti. O autor é tão elíptico narrativamente quanto o Raphael Draccon (trilogia "Dragões de Éter"), tornando incoerente a percepção de alguns acontecimentos. Só funciona - tal qual "Filhos do Éden" - se você ignorar os lugares-comum da narrativa.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Droga! ¬¬

    - - - Updated - - -

    Mas ao menos o autor confirmou que é trilogia né?
     
  17. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Sim, serão apenas 3.

    Nem tem como mudar, pq isso tá preso no livro já... são os 3 dias q ele narra sua história ao cronista.
     
  18. AlexandreFolch

    AlexandreFolch Usuário

    Maio de 2013 mesmo? Isso é ótimo, pelo que ouvi falar nem lança esse ano ainda :S
     
  19. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Opa! Ganhei os dois primeiros livros (presentes da Fernanda :joy: ). Em breve, voltarei aqui para comentar.
     
  20. Sellenium

    Sellenium Usuário

    Incoerente é a última coisa que se pode dizer desse livro, é a minha opinião. Pra mim, todos os eventos estão perfeitamente ligados numa cronologia muito bem trabalhada. Até porque, o livro é narrado pelo ponto de vista de Kvothe, então a ênfase vai estar nos eventos que ele achar importante citar.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1

Compartilhar